Enrolamento de motores brushless

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

OK vou comprar um fio mai grosso e testar entao, 25 24`.



[b:58677a34f2]EDIT01:[/b:58677a34f2]

Terminei agora de enrolar e testar o motor, ficou 10 voltas fio AWG25 1 perna.


Resultado, NAO ESQUENTA!

Melhor doque eu esperava, eu achava que nem iria ligar xD.


Mas não apita todas vezes que eu vou ligar ele o.O bem loko.


Acho que apenas é mal contato que ainda nao estanhei


[b:58677a34f2]Edit 2:[/b:58677a34f2]

60-70% do stick ele segura no ar, se sustenta.


Esquentar? frio frio! hélice de 11*4.7!


Se der alguma m***a outra vez de romper fio do Estator, vai para 8 voltas! hahahahah
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Para quem quiser ler um pouco mais sobre motores elétricos, seguem alguns links interessantes. Infelizmente estão em inglês. Se eu fizer a tradução, disponibilizo.

[url]http://www.southernsoaringclub.org.za/a-BM-motors-1.html[/url]
[url]http://www.southernsoaringclub.org.za/a-BM-motors-2.html[/url]
[url]http://www.southernsoaringclub.org.za/a-BM-motors-3.html[/url]
[url]http://www.southernsoaringclub.org.za/a-BM-motors-4.html[/url]
[url]http://www.southernsoaringclub.org.za/a-BM-motors-5.html[/url]

[color=red:63f1352638]Edit1:[/color:63f1352638]

Segundo o autor do site acima: [color=blue:63f1352638]Typically, a Delta hookup is chosen when you want to swing a propeller at high revs and a Star hookup is used for low revving motors and big propellers.[/color:63f1352638] Normalmente, um fechamento em Delta é usado quando desejamos girar hélices pequenas em altas rotações, enquanto que o fechamento em Estrela (ou "Y") é usado para motores de baixo KV e que giram grandes hélices.

Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:d0409d8027="GRANATO"]
...
Um número totalmente empírico é 3W para cada grama de motor.
...[/quote:d0409d8027]

Como o motorzinho que enrolei pesava originalmente 79g, a potência máxima teórica seria então de:

3 x 79 = 237W

Este valor seria Pin ou P?

Quanto mais estudo mais descubro que menos sei!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Pin = Potência Máxima de Entrada no motor, expressa em Watts.

Haverá perdas e POut = Potência de Saída será menor.

Pout / Pin = Eficiência do Motor.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:05cfc441ee][b:05cfc441ee]EMAX BL2826-06[/b:05cfc441ee][/size:05cfc441ee]

Estou começando um novo trabalho de re-enrolamento de motor brushless. Desta feita, será um motor EMAX que equipava o meu finado extrinha (este do meu avatar) e que após perder o clip C que fixava o rotor no lugar, causou um sério curto-circuito nos seus fios de alimentação, destruindo meu ESC e fazendo-me perder o controle total sobre o aeromodelo, que vi cair e despedaçar-se, sem nada poder fazer.

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1pbeZueQJ0XwVqfm1oTB98Sl34OIrddU6rlQ59k510v8mqAaQ14U1Q-nPO8RmFZWf_H3k414VuJLd4CnstELWDNw/EMAX%20BL2826-06_001.jpg[/img:05cfc441ee]

É um motor que já vinha com problemas de soltar os imãs, e que por algumas vezes eu já os tinha colado no lugar usando JB-Weld. Não sei se soltavam outros ou os mesmos que eu havia colado. :?: :roll: :?:

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1pcS21c0h3EaGGdLK3tBa8ykd4hz7XupBRd7vGCCMJ4xsib4eAIq5SYuc-Vm7It2JTVFArDTI0D1_3i-nOBZRFww/EMAX%20BL2826-06_002.jpg[/img:05cfc441ee]

O motor é formado por 14 pólos magnéticos no rotor...

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1pzcadrgCquO4-L1CvS-It4c-kY4Zb9eUlswghWTTUUshjf3aDJcfmeNdbmbPFdwvQoNMbcN7ah9W_8TOTasTpWg/EMAX%20BL2826-06_003.jpg[/img:05cfc441ee]

e 12 bobinas no estator.

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1pTV8rVfBod52lKXabBr9hkLnxr8VbDlcplCO-8yjKvcQFf5LoRBdJao2wZ6uM8AbZEarJ7ZTACE_YFdeBGjZHEg/EMAX%20BL2826-06_007.jpg[/img:05cfc441ee]

É enrolado com 10 pernas de fio 28AWG.

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1poPeNM3t1Wd1-MCGQXiHgSuGRoocGUOwEWfPiPWefv_mCA6H8TO_ObCeioskhAiljp4FZkBTT_7VYQYOzqihdAQ/EMAX%20BL2826-06_005.jpg[/img:05cfc441ee]

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1px11Cj9p6FosIFHtCvjbYP72EDa_dSExx7dgUTTeVxlgOtShhsuAe0Iw6TnkfPN_l-tOaX6e4QJoauJclS02PyQ/EMAX%20BL2826-06_004.jpg[/img:05cfc441ee]

No acidente, ocorreram estes danos ao estator. Aqui tenho que ver se tem como consertar e como fazê-lo (aguardo orientações!).

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1p0sxQOb1p0OHUdhrUZjsuzCDYCW2ShwxxLXfnYP7_rgdcv7yRF5goj_epFhfmq59FaxJ4y6o5P2pzmmBCFEKJ1A/EMAX%20BL2826-06_008.jpg[/img:05cfc441ee]
A imagem ficou meio desfocada, mas além de ter rompido o isolamento, o metal levantou também e está um pouco torto. :cry:

Originalmente, o motor deve girar hélices de 12" ou 13" e usar ser alimentado com LiPo 3S ou 4S.

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1pbkzzsfVlYlhrPFYd5CHZFf-08C-pL_MZlD7jIrlmShKXpNWctwZ_SHR2rOmru_OXz7LUXTjO4kG4qc30XThfzA/EMAX%20BL2826-06_010.jpg[/img:05cfc441ee]

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1ptm7kJexiWToVIl0tEynstJusrr1tRMMaQnWMVE3WjlfpNyEAIbC702N6r3eNnbWR3m6PD0vy5wq9sXolyV5LLw/EMAX%20BL2826-06_009.jpg[/img:05cfc441ee]

Então surgem algumas questões:

Poderia reduzir o número de pólos magnéticos para aumentar o KV? Pois pelo que já andei lendo, motores com vários pólos magneticos geralmente tem baixo KV e giram hélices grandes.

Que tipo de enrolamento fazer?

Em delta ou estrela?

Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Para desentortar o estator, que é de um material ferroso bem flexível, basta forçá-lo até a posição original, usando um pedacinho de madeira dura.

Eventuais descascados, epóxi nele, apenas o suficiente para refazer a parte perdida, nada mais.

Para aumentar o kv, diminua a quantidade de voltas e, se não for suficiente, utilize um enrolamento paralelo, ou semi-paralelo, que irá dobrar o kv usando a mesma quantidade de voltas do original.

Tutorial aqui: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1249657

[img:b84bf5033e]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/2/1/1/0/2/1/a3273758-133-Manuel_12N14P.jpg[/img:b84bf5033e]

[img:b84bf5033e]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/3/1/5/7/5/a3263248-52-six.jpg[/img:b84bf5033e]

[img:b84bf5033e]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/3/1/5/7/5/a3263251-79-seven.jpg[/img:b84bf5033e]
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Granato, em relação ao consumo, dobraria tb em paralelo? Como ficaria, o ESC? aumentar?
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Considerando o mesmo número de voltas e o mesmo fechamento, SIM.

Reduz-se pela metade a resistência e dobra o kv, dobra o consumo.

São 2 motores completos, rodando em paralelo no mesmo motor.

Ainda existem os paralelos puros:

YYY - 2 motores fechados em estrela, no mesmo motor.

DDD - 2 motores fechados em delta, no mesmo motor.

No Delta paralelo, o kv é multiplicado por 3,46 , a resistência cai para 16% e o consumo multiplica por 6.

[img:3c09df5015]http://www.powerditto.de/schemamodus12N_YY2/xx1.jpg[/img:3c09df5015]

Só para ilustrar, os 2 motores em "paralelo", veja que saem 6 fios, ao invés dos 3 "normais" do enrolamento tradicional:

[img:3c09df5015]http://www.powerditto.de/schemamodus12N_DD/12N9.GIF[/img:3c09df5015]
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Tem alguém lá no RCgroups que sugeriu fazer este enrolamento. Será que funicona?

[img:724b31544d]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/1/4/2/0/9/0/a4429093-146-MotorStatorABCx4Parallel.jpg[/img:724b31544d]

Agora, mestre Granato, quanto à questão de reduzir o número de pólos magnéticos. Você já fez alguma vez? Tem algum conhecimento sobre o assunto? Daria certo?

Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Esse enrolamento aí é para fazer o half-parallel de motores com enrolamento ABCABCABCABC, ou seja aqueles que tem 12 polos x 16 imãs, como os Hextronic 2730 (famoso "azulzinho").

A diminuição dos pólos magnéticos também funciona, mas tem que dimensionar o tamanho dos imãs (existe um percentual de área a ser coberta pelos imãs, senão a eficiência despenca) e respeitar as quantidades, de acordo com o número de pólos do estator. E, claro, as polaridades dos imãs NSNSNSNS.

Por exemplo: 12 pólos no estator podem ter 8, 10, 14, 16 imãs.

E, para cada quantidade dessas de imãs, tem-se um esquema diferente de enrolamento.

Menos imãs, maior kv, maior velocidade, menos torque. O inverso é verdadeiro.

Aqui tem um simulador que ajuda: http://www.powerditto.de/bewicklungsrechner.html

Informe em "Nuten" os pólos do estator e em "Pole" os imãs.

Por isso se vê por aí a notação 9N12P, 9N6P, 12N10P, 12N14P, etc... nos motores :wink:
Responder