dificuldades em montar um motor 3530

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Bom, temos a medida do seu aeromodelo, então poderemos ver em que escala ele está.
Sua pergunta inicial foi; Tenho uma hélice 9X6, é boa para ele?
Já disse isso várias vezes e irei repetir de novo.
A envergadura do Cessna 182 original é de 11000 mm ou 11 metros. O seu tem 1200 mm ou 1,2 metros, então dividiremos 11000 por 1200 e teremos 9,16, vamos arredondar então para 9 e colocaremos o seu aeromodelo na escala 1:9, o que não é o ideal nos cálculos, mas não vamos minimizar tanto os cálculos.
Bom, vimos que o seu aeromodelo está na escala 1:9 e então vamos procurar qual é o tamanho da hélice de um Cessna 182 e pesquisando na internet, encontrei as medidas entre 82" e 86" de diâmetro para hélices bipá.
Pegaremos essas medidas e dividiremos por 9 e teremos 82 : 9 = 9,11 e 86 : 9 = 9,55.
Como a hélice maior tem pouco mais de 9 polegadas e meia, poderemos arredondar então para uma hélice de 10 polegadas que não irá afetar tanto no trem de pouso.
Então deduzimos que o seu aeromodelo poderá usar hélices de 9 ou 10 polegadas.
Bom, sabemos que a sua hélice de 9 polegadas é uma hélice SF e procurando saber o rpm máximo da sua hélice SF, encontramos que é no máximo 7222 rpm e com esse motor e bateria, ela supera esses 7222 rpm e com isso, ela perde desempenho e os resultados teóricos de empuxo dela, seriam caso ela não perdesse o desempenho, mas perde e sendo assim, os resultados reais não são os que aparecem nas propagandas.
Bom, vamos então para a hélice 10X5 APC e procurando saber o RPM máximo dessa hélices de 10 polegadas, encontramos que como não é uma hélice SF, ela suporta 14500 rpm e se fosse SF, ela suportaria no máximo 6500 rpm, veja só a diferença.
Sabemos que você tem muito motor para esse aeromodelo, mas usar uma hélice de forma errada.
Usando a hélice 9X6 SF, você terá um empuxo em torno de 1250 g, velocidade em torno de 80 km/h e consumo de 28 A e com a hélice 10X5, terá um empuxo em torno de 1250 g, velocidade de 77 km/h e consumo em torno de 21 A.
Será que valeu a pena a teimosia em querer usar a hélice SF?
Isso sem falar que o rpm máximo dessa hélice é de 7222 rpm e nessa sua configuração ela chegará em torno de 8770 rpm, ou seja, ela estará forçando o muito muito mais e com isso, consumindo muito mais o que te dará menor tempo de voo.
Se você usasse no lugar da 9X6 SF uma 9X6 E, o consumo iria cair de 28A, para 18.9A, veja bem a diferença de consumo entre uma hélice SF e uma HD do mesmo diâmetro e do mesmo passo. O seu empuxo iria cair de 1250 g para 1100 g, mas a velocidade sobe para 88 km/h.
Mais uma vez, não podemos ver somente empuxo de motores, temos que ver velocidades e consumos.
Deixem de ver somente hélices SF e comecem a pensar mais que não estão voando modelos slow flyers e não vai ser a hélice que deixará o aeromodelo voando mais lentamente.
Será que compensou ter o consumo de 28 A ao invés de 18.9 A só por causa de 150 g a mais de empuxo que não estarão fazendo falta nenhuma para o voo do aeromodelo?
O pessoal tem que parar de falar as coisas no achometro e de ver somente hélice SF em tudo como sendo a melhor opção.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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sandrobqsps
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Mensagem por sandrobqsps »

[quote:cd141e3e83="LaercioLMB"]Bom, temos a medida do seu aeromodelo, então poderemos ver em que escala ele está.
Sua pergunta inicial foi; Tenho uma hélice 9X6, é boa para ele?
Já disse isso várias vezes e irei repetir de novo.
A envergadura do Cessna 182 original é de 11000 mm ou 11 metros. O seu tem 1200 mm ou 1,2 metros, então dividiremos 11000 por 1200 e teremos 9,16, vamos arredondar então para 9 e colocaremos o seu aeromodelo na escala 1:9, o que não é o ideal nos cálculos, mas não vamos minimizar tanto os cálculos.
Bom, vimos que o seu aeromodelo está na escala 1:9 e então vamos procurar qual é o tamanho da hélice de um Cessna 182 e pesquisando na internet, encontrei as medidas entre 82" e 86" de diâmetro para hélices bipá.
Pegaremos essas medidas e dividiremos por 9 e teremos 82 : 9 = 9,11 e 86 : 9 = 9,55.
Como a hélice maior tem pouco mais de 9 polegadas e meia, poderemos arredondar então para uma hélice de 10 polegadas que não irá afetar tanto no trem de pouso.
Então deduzimos que o seu aeromodelo poderá usar hélices de 9 ou 10 polegadas.
Bom, sabemos que a sua hélice de 9 polegadas é uma hélice SF e procurando saber o rpm máximo da sua hélice SF, encontramos que é no máximo 7222 rpm e com esse motor e bateria, ela supera esses 7222 rpm e com isso, ela perde desempenho e os resultados teóricos de empuxo dela, seriam caso ela não perdesse o desempenho, mas perde e sendo assim, os resultados reais não são os que aparecem nas propagandas.
Bom, vamos então para a hélice 10X5 APC e procurando saber o RPM máximo dessa hélices de 10 polegadas, encontramos que como não é uma hélice SF, ela suporta 14500 rpm e se fosse SF, ela suportaria no máximo 6500 rpm, veja só a diferença.
Sabemos que você tem muito motor para esse aeromodelo, mas usar uma hélice de forma errada.
Usando a hélice 9X6 SF, você terá um empuxo em torno de 1250 g, velocidade em torno de 80 km/h e consumo de 28 A e com a hélice 10X5, terá um empuxo em torno de 1250 g, velocidade de 77 km/h e consumo em torno de 21 A.
Será que valeu a pena a teimosia em querer usar a hélice SF?
Isso sem falar que o rpm máximo dessa hélice é de 7222 rpm e nessa sua configuração ela chegará em torno de 8770 rpm, ou seja, ela estará forçando o muito muito mais e com isso, consumindo muito mais o que te dará menor tempo de voo.
Se você usasse no lugar da 9X6 SF uma 9X6 E, o consumo iria cair de 28A, para 18.9A, veja bem a diferença de consumo entre uma hélice SF e uma HD do mesmo diâmetro e do mesmo passo. O seu empuxo iria cair de 1250 g para 1100 g, mas a velocidade sobe para 88 km/h.
Mais uma vez, não podemos ver somente empuxo de motores, temos que ver velocidades e consumos.
Deixem de ver somente hélices SF e comecem a pensar mais que não estão voando modelos slow flyers e não vai ser a hélice que deixará o aeromodelo voando mais lentamente.
Será que compensou ter o consumo de 28 A ao invés de 18.9 A só por causa de 150 g a mais de empuxo que não estarão fazendo falta nenhuma para o voo do aeromodelo?
O pessoal tem que parar de falar as coisas no achometro e de ver somente hélice SF em tudo como sendo a melhor opção.[/quote:cd141e3e83]

Nossa quanto conhecimento parabéns!!
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

O mesmo vale para qualquer aeromodelo para se saber qual será a hélice ideal para ele para podermos escolher o motor ideal.
Vamos supor um Extra 300, como escolher a hélice ideal?
Vamos supor que estaremos fazendo um Extra 300 com 1200 mm de envergadura, temos então que procurar saber em que escala estaremos fazendo esse modelo e pesquisando na internet, encontrei que a envergadura do Extra 300S é de 7500 mm e o que pretendo fazer é de 1200 mm, então divido 7500 : 1200 = 6.25. Cheguei em uma escala bem fora dos padrões, que não dá para ser considerada escala 1:6 por diversos motivos, então vamos manter os 6.25 como base dos cálculos.
Bom, pesquisando na internet, vi que a hélice do Extra 300S é de 78,74", pois converti os 2 metros da hélice, para polegadas, dividindo os 2000 mm por 25,4 mm que é a medida de uma polegada.
Agora, vi que a hélice do Extra 300S é de 78,74" e divido isso por 6,25 e terei 78,74 : 6.25 = 12, 59, ou seja, quase 13 polegadas para a escala que pretendemos usar, mas para evitar problemas com a pista onde iremos voar, vamos manter somente 12 polegadas de diâmetro, então teremos que escolher um motor que suporte uma hélice de 12 polegadas e que dê um empuxo no caso, superior ao peso do modelo caso desejemos fazer tork com ele, pois se for somente para acrobacias, não precisa ter empuxo maior do que o peso.
Escolhemos um passo para que tenhamos uma ótima relação empuxo velocidade, pois se trata de um aeromodelo acrobático e não um slow flyer e infelizmente tenho visto gente usando hélice SF em um Extra 300.
Não é difícil pesquisar e fazer esses cálculos e tão pouco toma tempo desnecessário isso, pelo contrário, serão essas pesquisadas e cálculos que farão o aeromodelo voar muito melhor e por mais tempo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Marcos2012
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Registrado em: Sex Mai 11, 2012 10:22 pm

Mensagem por Marcos2012 »

[quote:a574445e2f="LaercioLMB"]O mesmo vale para qualquer aeromodelo para se saber qual será a hélice ideal para ele para podermos escolher o motor ideal.
Vamos supor um Extra 300, como escolher a hélice ideal?
Vamos supor que estaremos fazendo um Extra 300 com 1200 mm de envergadura, temos então que procurar saber em que escala estaremos fazendo esse modelo e pesquisando na internet, encontrei que a envergadura do Extra 300S é de 7500 mm e o que pretendo fazer é de 1200 mm, então divido 7500 : 1200 = 6.25. Cheguei em uma escala bem fora dos padrões, que não dá para ser considerada escala 1:6 por diversos motivos, então vamos manter os 6.25 como base dos cálculos.
Bom, pesquisando na internet, vi que a hélice do Extra 300S é de 78,74", pois converti os 2 metros da hélice, para polegadas, dividindo os 2000 mm por 25,4 mm que é a medida de uma polegada.
Agora, vi que a hélice do Extra 300S é de 78,74" e divido isso por 6,25 e terei 78,74 : 6.25 = 12, 59, ou seja, quase 13 polegadas para a escala que pretendemos usar, mas para evitar problemas com a pista onde iremos voar, vamos manter somente 12 polegadas de diâmetro, então teremos que escolher um motor que suporte uma hélice de 12 polegadas e que dê um empuxo no caso, superior ao peso do modelo caso desejemos fazer tork com ele, pois se for somente para acrobacias, não precisa ter empuxo maior do que o peso.
Escolhemos um passo para que tenhamos uma ótima relação empuxo velocidade, pois se trata de um aeromodelo acrobático e não um slow flyer e infelizmente tenho visto gente usando hélice SF em um Extra 300.
Não é difícil pesquisar e fazer esses cálculos e tão pouco toma tempo desnecessário isso, pelo contrário, serão essas pesquisadas e cálculos que farão o aeromodelo voar muito melhor e por mais tempo.[/quote:a574445e2f]

Parabens laercio...
Foi uma Aula!
E Obrigado por dividir o seu conhecimento com todos nos do Forum.
Thiago Martins
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Mensagem por Thiago Martins »

[quote:3b590d282a="Marcos2012"][quote:3b590d282a="LaercioLMB"]O mesmo vale para qualquer aeromodelo para se saber qual será a hélice ideal para ele para podermos escolher o motor ideal.
Vamos supor um Extra 300, como escolher a hélice ideal?
Vamos supor que estaremos fazendo um Extra 300 com 1200 mm de envergadura, temos então que procurar saber em que escala estaremos fazendo esse modelo e pesquisando na internet, encontrei que a envergadura do Extra 300S é de 7500 mm e o que pretendo fazer é de 1200 mm, então divido 7500 : 1200 = 6.25. Cheguei em uma escala bem fora dos padrões, que não dá para ser considerada escala 1:6 por diversos motivos, então vamos manter os 6.25 como base dos cálculos.
Bom, pesquisando na internet, vi que a hélice do Extra 300S é de 78,74", pois converti os 2 metros da hélice, para polegadas, dividindo os 2000 mm por 25,4 mm que é a medida de uma polegada.
Agora, vi que a hélice do Extra 300S é de 78,74" e divido isso por 6,25 e terei 78,74 : 6.25 = 12, 59, ou seja, quase 13 polegadas para a escala que pretendemos usar, mas para evitar problemas com a pista onde iremos voar, vamos manter somente 12 polegadas de diâmetro, então teremos que escolher um motor que suporte uma hélice de 12 polegadas e que dê um empuxo no caso, superior ao peso do modelo caso desejemos fazer tork com ele, pois se for somente para acrobacias, não precisa ter empuxo maior do que o peso.
Escolhemos um passo para que tenhamos uma ótima relação empuxo velocidade, pois se trata de um aeromodelo acrobático e não um slow flyer e infelizmente tenho visto gente usando hélice SF em um Extra 300.
Não é difícil pesquisar e fazer esses cálculos e tão pouco toma tempo desnecessário isso, pelo contrário, serão essas pesquisadas e cálculos que farão o aeromodelo voar muito melhor e por mais tempo.[/quote:3b590d282a]

Parabens laercio...
Foi uma Aula!
E Obrigado por dividir o seu conhecimento com todos nos do Forum.[/quote:3b590d282a]

Realmente, uma aula....

Mas Laercio, posta um videozinho qualquer de um aeromodelo que [b:3b590d282a]voce[/b:3b590d282a] fez usando todos esses cálculos maravilhosos e precisos pra gente dar uma olhada e ver se notamos diferenças absurdas dos voos dos demais pobres mortais...

Abs
Se quer aprender mais.... volte ao início.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:893ac358e7="Thiago Martins"][quote:893ac358e7="Marcos2012"][quote:893ac358e7="LaercioLMB"]O mesmo vale para qualquer aeromodelo para se saber qual será a hélice ideal para ele para podermos escolher o motor ideal.
Vamos supor um Extra 300, como escolher a hélice ideal?
Vamos supor que estaremos fazendo um Extra 300 com 1200 mm de envergadura, temos então que procurar saber em que escala estaremos fazendo esse modelo e pesquisando na internet, encontrei que a envergadura do Extra 300S é de 7500 mm e o que pretendo fazer é de 1200 mm, então divido 7500 : 1200 = 6.25. Cheguei em uma escala bem fora dos padrões, que não dá para ser considerada escala 1:6 por diversos motivos, então vamos manter os 6.25 como base dos cálculos.
Bom, pesquisando na internet, vi que a hélice do Extra 300S é de 78,74", pois converti os 2 metros da hélice, para polegadas, dividindo os 2000 mm por 25,4 mm que é a medida de uma polegada.
Agora, vi que a hélice do Extra 300S é de 78,74" e divido isso por 6,25 e terei 78,74 : 6.25 = 12, 59, ou seja, quase 13 polegadas para a escala que pretendemos usar, mas para evitar problemas com a pista onde iremos voar, vamos manter somente 12 polegadas de diâmetro, então teremos que escolher um motor que suporte uma hélice de 12 polegadas e que dê um empuxo no caso, superior ao peso do modelo caso desejemos fazer tork com ele, pois se for somente para acrobacias, não precisa ter empuxo maior do que o peso.
Escolhemos um passo para que tenhamos uma ótima relação empuxo velocidade, pois se trata de um aeromodelo acrobático e não um slow flyer e infelizmente tenho visto gente usando hélice SF em um Extra 300.
Não é difícil pesquisar e fazer esses cálculos e tão pouco toma tempo desnecessário isso, pelo contrário, serão essas pesquisadas e cálculos que farão o aeromodelo voar muito melhor e por mais tempo.[/quote:893ac358e7]

Parabens laercio...
Foi uma Aula!
E Obrigado por dividir o seu conhecimento com todos nos do Forum.[/quote:893ac358e7]

Realmente, uma aula....

Mas Laercio, posta um videozinho qualquer de um aeromodelo que [b:893ac358e7]voce[/b:893ac358e7] fez usando todos esses cálculos maravilhosos e precisos pra gente dar uma olhada e ver se notamos diferenças absurdas dos voos dos demais pobres mortais...

Abs[/quote:893ac358e7]

Já foi postado, inclusive com pouso sem motor por ter acabado a bateria e o ESC cortou o motor.
Se não viu, azar o seu.

Inclusive, por causa desses cálculos todos, um aeromodelo de 1200 mm de envergadura, está usando uma hélice de 12 polegadas, enquanto a maioria que faz aeromodelos dessas dimensões, usam hélices de 8 ou 9 polegadas.
É um aeromodelo da primeira guerra e se pesquisar um pouco sobre os Fokker, se eles usassem hélices pequenas com aquele nariz chato e enorme que eles tinham, a hélice perderia rendimento, mas pelo visto você não dá bola para isso, tudo bem, és livre para fazer o que achar melhor, mas acho que ensinar de forma errada os outros, é mais errado do que você fazer errado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Thiago Martins
membro
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Registrado em: Qui Jul 05, 2007 3:15 pm
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Mensagem por Thiago Martins »

Laercio... voce fala demais e faz de menos.
Se quer aprender mais.... volte ao início.
Drzinho
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Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
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Mensagem por Drzinho »

[quote:20fdc05c43="Thiago Martins"]Laercio... voce fala demais e faz de menos.[/quote:20fdc05c43]


tu so posta m***a... oque faz no fórum se eh para contribuir errado?????????????????????????/
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