Sobre capacidade de motores!

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
felelo
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 11:39 pm
Localização: araraquara sao paulo

Mensagem por felelo »

Entendo, é que curto modelos menores, e queria ter uma ideia do minimo que o 2822 precisa pra trabalhar!
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

Bom é um 1811-2000kv, esc de 10a, servos de 3.7 gramas e lipo 2s 370mah. Tenho um mini shockflyer de 60cm com essa eletrônica e ele voa extremamente bem, mas não faz 3D.
Roosevelt Feitosa
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Set 17, 2009 11:08 am
Localização: Manaus-AM

Re:

Mensagem por Roosevelt Feitosa »

júlioadam escreveu:Kv basicamente define o "tamanho" ha hélice que você vai usar, e se o motor será instalado em um modelo rápido ou lento. Quanto maior o kv, menor é a hélice, e vice-versa. Mas de nada adianta um motor de 700kv, se ele gera uma potencia pequena( os famosos watts). Então, um dos principais fatores para se definir a potencia de um motor seria quantos watts ele gera. Um motor de 1000kv gerando 600w "chuta" um de 1000kv gerando 150w.

Boa noite Julio. Estava procurando nos fóruns as respostas para as minhas dúvidas e encontrei neste tópico algo próximo do que gostaria de saber.
A minha dúvida é a seguinte: Com relação ao que você explicou sobre a quantidade de Kv e quanto de potência(W) o motor gera, gostaria de saber como saberemos quanto de potência é gerado pelo motor?
Eu tenho um motor Turnigy 42-38 de 750Kv, mas não diz quanto de W ele gera. Tenho um aero que pede um motor de 600 a 800 W e estou nesse impasse. Será que esse motor gera a potência que o manual do meu aero exige?
Se puder me ajudar eu agradeceria.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Re: Re:

Mensagem por júlioadam »

Roosevelt Feitosa escreveu:
júlioadam escreveu:Kv basicamente define o "tamanho" ha hélice que você vai usar, e se o motor será instalado em um modelo rápido ou lento. Quanto maior o kv, menor é a hélice, e vice-versa. Mas de nada adianta um motor de 700kv, se ele gera uma potencia pequena( os famosos watts). Então, um dos principais fatores para se definir a potencia de um motor seria quantos watts ele gera. Um motor de 1000kv gerando 600w "chuta" um de 1000kv gerando 150w.

Boa noite Julio. Estava procurando nos fóruns as respostas para as minhas dúvidas e encontrei neste tópico algo próximo do que gostaria de saber.
A minha dúvida é a seguinte: Com relação ao que você explicou sobre a quantidade de Kv e quanto de potência(W) o motor gera, gostaria de saber como saberemos quanto de potência é gerado pelo motor?
Eu tenho um motor Turnigy 42-38 de 750Kv, mas não diz quanto de W ele gera. Tenho um aero que pede um motor de 600 a 800 W e estou nesse impasse. Será que esse motor gera a potência que o manual do meu aero exige?
Se puder me ajudar eu agradeceria.


1 - A potência vai variar conforme a hélice, bateria, etc... Ele gera uma potência, mas não é exatamente fixa. Sabemos que a potência pode ser obtida na multiplicação entre a corrente consumida e a tensão entregue pela bateria, portanto: P=I*V. Pra descobrir a potência que o motor está gerando, pode usar algo como um Watt Meter, medir a corrente/tensão e fazer o cálculo ou procurar em fóruns/manual qual a potência que o motor gera com determinada hélice e bateria.
2 - Ele até pode gerar a potência necessária, porém, potência não é o único item à ser observado. Se o modelo "combinar" com os 750kv e as hélices/baterias utilizadas, além de gerar a potência necessária, ele vai servir sim.
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Roosevelt Feitosa
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Set 17, 2009 11:08 am
Localização: Manaus-AM

Re: Sobre capacidade de motores!

Mensagem por Roosevelt Feitosa »

Obrigado Julio pelo esclarecimento e sua atenção.
Achei num site as seguintes informações utilizando o motor que mencionei :
Prop Tests:
13x10 - 11.1V - 344W - 31A - 1.79kg
13x10 - 14.8v - 740W - 50A - 2.8kg
14 x 6 - 11.1V - 403W - 36A - 2.23kg
14 x 6 - 14.8v - 785W - 53A - 3.05kg
Ou seja, para gerar a potência que eu quero, segundo esses testes, eu teria que ter uma bateria 4 S e hélices 14x6.
https://www.fabmodelismo.com.br/motor-n ... kv---785w/
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Re: Sobre capacidade de motores!

Mensagem por júlioadam »

Roosevelt Feitosa escreveu:Obrigado Julio pelo esclarecimento e sua atenção.
Achei num site as seguintes informações utilizando o motor que mencionei :
Prop Tests:
13x10 - 11.1V - 344W - 31A - 1.79kg
13x10 - 14.8v - 740W - 50A - 2.8kg
14 x 6 - 11.1V - 403W - 36A - 2.23kg
14 x 6 - 14.8v - 785W - 53A - 3.05kg
Ou seja, para gerar a potência que eu quero, segundo esses testes, eu teria que ter uma bateria 4 S e hélices 14x6.
https://www.fabmodelismo.com.br/motor-n ... kv---785w/


Exato, mas ainda deve observar alguns itens além da potência. As hélices que ele gera potência serão "compatíveis" com o modelo que tu tem?
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Sobre capacidade de motores!

Mensagem por Bivo »

Srs.
Essa potência, é a consumida pelo motor! Não é a potência gerada.
O cálculo para potência gerada leva em conta outros parâmetros.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Re: Sobre capacidade de motores!

Mensagem por júlioadam »

Bivo escreveu:Srs.
Essa potência, é a consumida pelo motor! Não é a potência gerada.
O cálculo para potência gerada leva em conta outros parâmetros.


Dei uma pesquisada e vi algumas coisas a mais. kkkk Bom, sempre aprendendo. Obrigado pelo alerta.
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Re: Sobre capacidade de motores!

Mensagem por júlioadam »

"HP = V x I x Eff"
Essa seria a fórmula correta pra calcular a potência gerada?
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Sobre capacidade de motores!

Mensagem por LaercioLMB »

Potência gerada em HP.
Quantos watts equivalem a 1 HP?
1 HP equivale a 745,7 Watts.
Bom, tendo isso, multiplicamos tensão (V) pela corrente (I) e obtemos a potência em Watts (W)
Exemplo;
14,8 V x 52 A = 769,6 W

Temos a potência em Watts, agora vamos converter em HP.

769,6 : 745,7 = 1,03 HP

11,1 V x 36 A = 399,6 W

399,6 : 745,7 = 0,53 HP

Notem que isso varia conforme a tensão da bateria varia também e conforme o consumo do conjunto varia, mas se pode ter uma ideia de potência máxima com bateria em carga total e consumo máximo de todo o conjunto, mas isso somente nos primeiros minutos de voo, pois a medida que o tempo de voo passa a potência do motor vai diminuindo já que a tensão da bateria não é constante do início ao fim.


Bem simples tudo isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder