Motor cortando rotação em Full Throttle

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Motor cortando rotação em Full Throttle

Mensagem por carlos vitor »

Pessoal estou com um motor aqui re-enrolado que quando coloco todo o stick do acelerador para cima ele corta a rotação e faz um barulho de aranho.
Dados do motor:;
Motor Turnigy Aerodrive Xp C5045-890kv para até 8s
Bateria do teste: Turnigy 6s 2200mah 30/35C
Quando ele começou a fazer esse barulho eu achei que fosse hélice então fiz testes com 3 tamanhos de hélices APC-E 14x7, 13x10, 12x6, mas não resolveu nada.
O meu esc é um Red Brick 100A.
Dai vem a pergunta oque pode estar acontecendo, será que o motor não esta suportando a bateria de 6s? (Quando original ele suportava a bateria normalmente).
Será que a configuração do esc esta incorreta para o motor?
Dados do motor original: 12 polos e 14 imas.
Fio AWG 34 28 pernas 8 voltas por bobina fechado em delta

Dados do re-enrolamento
Fio AWG 31 14 pernas 8 voltas por bobina fechado em delta.

A unica mudança que fiz foi diminuir o numero de fios por bobina já que o original continha 28 pernas de fio 34, e a nova enrolação tem 14 pernas de fio 31.
Anexos
Este é o motor!
Este é o motor!
m58.jpg (27.51 KiB) Exibido 7503 vezes
"Decolar é uma opção; Pousar é uma obrigação"
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

O problema é um só: Teu Esc:

Ja vi pelo menos 5 RED BRICK com este mesmo problema...

a maioria deles vem como opto, esquenta demais e não suporta nada.

Tive este mesmo problema num heli, com um RED BRICK de 50A, troquei o motor e nada. Quando troquei o Esc resolveu.

Na pista varios amigos ja tiveram o mesmo problema.

Este esc não vale nada.

Tente outro esc e informe aqui o resultado para que outros não mais comprem este esc porcaria.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Mensagem por groepke »

Não é o timing?
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

[quote:f8f5d6ce55="offsyde"]O problema é um só: Teu Esc:

Ja vi pelo menos 5 RED BRICK com este mesmo problema...

a maioria deles vem como opto, esquenta demais e não suporta nada.

Tive este mesmo problema num heli, com um RED BRICK de 50A, troquei o motor e nada. Quando troquei o Esc resolveu.

Na pista varios amigos ja tiveram o mesmo problema.

Este esc não vale nada.

Tente outro esc e informe aqui o resultado para que outros não mais comprem este esc porcaria.[/quote:f8f5d6ce55]

Caraca... Este ESC é ruim mesmo offsyde?
Comprei um de 70A opto esses dias.. Afff. nem sabia..
Mas quais são os problemas maiores que ele tem??
"✈ ✈ ..... ✈ ✈"
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

Cara eu não sei te falar dos componentes eletrônicos, mais o que percebi é que ele esquenta muito além da conta.

Um amigo meu teve um que furou o deprom de tão quente...

outra surpresa desagradavel foram dois amigos que compraram e veio faltando regulador.


Eles não dão conta de suprir a demanda do motor, e não tem BEC. Faça o teste com motor em maxima corrente e verá que ele vai cortar a alimentação do receptor ou não vai rodar o motor.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18005__HobbyKing_Red_Brick_50A_ESC.html

veja nos comentarios do 50A. Estes problemas são exclusivos da familia RED BRICK.

Troquei por um turnigy plush e meus problemas acabaram.
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

[quote:1ccbd7d151="offsyde"]Cara eu não sei te falar dos componentes eletrônicos, mais o que percebi é que ele esquenta muito além da conta. Eles não dão conta de suprir a demanda do motor, e não tem BEC. Faça o teste com motor em maxima corrente e verá que ele vai cortar a alimentação do receptor ou não vai rodar o motor.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18005__HobbyKing_Red_Brick_50A_ESC.html

veja nos comentarios do 50A. Estes problemas são exclusivos da familia RED BRICK.

Troquei por um turnigy plush e meus problemas acabaram.[/quote:1ccbd7d151]

Então pro meu eu comprei junto um UBEC.. vou ver aqui os comentários... rsrs
"✈ ✈ ..... ✈ ✈"
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Fio 34 Awg = 0,1601101mm x 28 = 0,847mm ou 0,564 mm2 = 15,7 mOhm (delta)

Fio 31 Awg = 0,2267216mm x 14 = 0,848mm ou 0,565 mm2 = 19,3 mOhm (delta)

Aumentou quase 23% a resistência interna.

Consumo maior, maior aquecimento, menor rendimento, talvez, mesmo assim, não deveria ocorrer o problema que descreveu.

Faça o teste utilizando outro ESC.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:d004c9c340="GRANATO"]Fio 34 Awg = 0,1601101mm x 28 = 0,847mm ou 0,564 mm2 = 15,7 mOhm (delta)

Fio 31 Awg = 0,2267216mm x 14 = 0,848mm ou 0,565 mm2 = 19,3 mOhm (delta)

Aumentou quase 23% a resistência interna.

Consumo maior, maior aquecimento, menor rendimento, talvez, mesmo assim, não deveria ocorrer o problema que descreveu.

Faça o teste utilizando outro ESC.[/quote:d004c9c340]


Junte isso a um esc ruim e terás uma bomba...rs....
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
Prego
membro
Mensagens: 759
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 11:01 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Prego »

E digo mais...
Essa bateria não entrega carga suficiente para o que o motor tá puxando pois tá dando apenas 66A de descarga.
Faça o teste trocando o ESC, colocando uma hélice menor/menor passo e aumentando a entrega de descarga da bateria, pois como vc alterou o enrolamento deve estar puxando bem mais para o que ele foi projetado, por isso que só dá essa pane na aceleração máxima, pois em baixa rotação não tem excesso de descarga na bateria.

Acho que uma 6S de 4000mah 30C pra cima já ajuda bastante pois vai ter 120A de descarga.
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Mensagem por carlos vitor »

Galera muito obrigado por todas as dicas que me deram, confesso que aprendi muito com os seus comentários, só tenho uma observação a fazer.
"Tenho 3 esc Red brick 2 de 100A e 1 de 70A, nunca tive qualquer problema com eles nem de aquecimento fora do padrão e nem de timing, então vou fazer novas modificações irei re-enrolar este motor novamente aumentando o numero de pernas de fio 31AWG e irei trocar o esc por outro para poder fazer um teste e ver se o problema que tive foi realmente a má qualidade do mesmo" Muito obrigado pelas dicas pessoal.
Responder