Esquece...povo doido...

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Vitor-Meireles
membro
Mensagens: 585
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 4:11 pm
Localização: Ouro Branco - MG

Esquece...povo doido...

Mensagem por Vitor-Meireles »

Eu em... :? :?
Cessna 182 Skylane 1200mm / Treinadorzão 140cm / Messersmith Bf-109 FMS 800mm. / Zagui 100 / Extrinha 90cm / Turnigy 9XR -Frsky telemetry
Avatar do usuário
headhunter
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Sex Mar 28, 2014 5:37 pm
Localização: Brasília

Re: Ajuda com Escolha de Motor / Bateria, para Telemaster 2,

Mensagem por headhunter »

[quote:7f00c20d36="Vitor-Meireles"]Boa noite amigos, Estou concluindo a construção de eletrico ''grandinho'',,Se trata de um Telemaster em P3 reforçado com compenssado, com envergadura de 2,10 mts. A idéia é um modelo grande porem não muito pesado.

Finalizador deve ficar com no maximo 3kg. dai pra baixo..

Como é meu primeiro aero deste porte, gostaria da ajuda de voces na escolha do Motor e da Bateria... Estive olhando estas opções:

Aeolian C-4240 (1020kv)

Rotational Speed: 1020 (kv) RPM/V
Continuous Current: 50A
Max. Current: 60A
Input Voltage: 11.1 - 25.9V
Max. Efficiency: 98%
No Load Current: 3.9A
Internal Resistance: 31m(Omega)
Power: 660W
Motor Weight (Motor only): 140g
Motor Dimensions (Diameter x Length): 42mm x 40mm
Propeller Dimensions: 12" x 8 "/ 13" x 6 "/13" x 8 "
Input Battery Types: NiCd/ Nimh/ Li-po Battery
Recommend Model: Airplane

Aeolian C-3548 (790kv):
Rotational Speed: 790 (kv) RPM/V
Continuous Current: 60A
Max. Current: 70A
Input Voltage: 6 - 20V
Max. Efficiency: 98%
No Load Current: 1.3A
Internal Resistance: 54m(Omega)
Power: 780W
Motor Weight (Motor only): 170g
Motor Dimensions (Diameter x Length): 35mm x 48mm
Propeller Dimensions: 12" x 7 "/ 13 " x 7"/14" x 7 "
Input Battery Types: NiCd/ Nimh/ Li-po Battery
Recommend Model: Airplane



Poderiam me dizer se algum deles daria conta? Não consegui muita informação em minhas buscas...Se puderem indicar Outros motores caso estes não sejam apropriados... Pretendia utilizar Bateria de até 4s..Mas posso fazer um esforço e passar para uma 5s caso seja melhor...

Por favor, fico grato, em breve topico com fotos do Aero.

:wink:[/quote:7f00c20d36]

Cara esse tipo de dúvida o pessoal meio que acha cansativo, tem um tempo que pedi ajuda e ate hoje estou a ver navios hehe.
Porém sou insistente vou agora mesmo dar um UP no tópico.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Não sei quanto aos outros, fora os palpiteiros, mas o motivo de eu nunca ajudar ninguém a escolher motor e bateria quando vai começar a construir um aeromodelo, primeiro pelo fato de ser um iniciante nas construções, nunca saberemos exatamente o peso final do aeromodelo para indicar alguma coisa relacionada a isso.
Segundo é que nunca incentivo ninguém a comprar os cavalos antes de ter a carroça.
Motivo?
Simples, o cara vem dizendo que vai construir um aeromodelo x, pronto, mas não sei como ele irá fazer e que peso terá no final e nem a aerodinâmica dele se vai ser ótima ou uma parede ao vento.
Ahh, mas eu vou seguir uma planta!! Diz ele.
Já vi muita gente seguindo planta em que o aeromodelo só se parecia com a planta no nome.
Comprar os cavalos antes da carroça, pode ser que a carroça venha a precisar de dois cavalos e só temos um, ou se compramos dois cavalos e a carroça só necessite de um, teremos outro cavalo comendo de graça, sem nos dar nada, mas gastando o que temos.
Aeromodelos elétricos não são iguais aos glow, pois em glow temos somente um motor .46 e nos elétricos, temos vários motores que vão desde os destinados a velocidade até os destinados a força.
Ahhh, mas coloca um meio termo!!!
Besteira, pois um motor de 1000 kv e um de 1100 kv faz toda uma diferença no voo de um aeromodelo, até mesmo pela hélice recomendada ao aeromodelo em questão.
Se escolher um motor que exija uma hélice grande demais para o aeromodelo ou pequena demais, não terá todo o desempenho se a hélice for pequena e poderá bater no chão se for grande.
Por tanto, recomendar motor, esc, hélice e bateria sem antes o aeromodelo estar pronto, é puro palpite furado que se der certo, beleza, mas se não der, quem vai se ferrar?
Quem comprou o motor ou quem deu o palpite furado?
Eu não gostaria de me ferrar, então, não quero ferrar os outros.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

O colega Papalégua está com toda a razão. Em todo caso, para você ter algum parâmetro, voo com um Telemaster (.46) e 186 cm de envergadura pesando cerca de 2,7 Kg em balsa e compensado. Uso um motor 4250 600KV, hélice 12 x 6 e baterias 5s. Voa com cerca de 40% do stick. Óbvio que voa também com 4s, com hélice 13, apenas o acerto do CG já fico mais complicado.
Percebe-se então, que o peso final e acerto de CG são fundamentais para um voo tranquilo, como é o Telemaster. Se o aero nem existe, não dá para afirmar nada, a não ser que faça como muitos aqui, colocando um motor que daria para levar 3 aeromodelos! Percebe-se claramente na decolagem, o aeromodelo "corre" menos de um metro e já está lá no alto. Ao menos o telemaster não foi projetado para isso.
Um aero desse porte, tem que ter uma decolagem e pouso decentes, não é so´"voar"...
Avatar do usuário
headhunter
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Sex Mar 28, 2014 5:37 pm
Localização: Brasília

Mensagem por headhunter »

Você e exceção Papalegua. hehe
Você ajuda e muito.
Abraços amigo.
Avatar do usuário
Vitor-Meireles
membro
Mensagens: 585
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 4:11 pm
Localização: Ouro Branco - MG

Mensagem por Vitor-Meireles »

olha galera...Nao fiz pergunta de iniciante nao, so pedi uma opiniao, obrigado. Ja tenho oque procurava..Forum ta por fora...
Avatar do usuário
Vitor-Meireles
membro
Mensagens: 585
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 4:11 pm
Localização: Ouro Branco - MG

Mensagem por Vitor-Meireles »

A pessoa abre um topico pra pedir opiniao de um motor...E falam tanta mas tanta coisa...Eu sei que a intensao foi boa e que nao gostam de responder este tipo de pergunta, tudo bem...Nao sei pra que ainda me dou trabalho de abrir um topico aqui..

Antes que alguem pensse que eu acho que Aeromodelo tem que ser levinho, etc etc e que estou errado e tals,, eu sei ok...Apenas pretendo fazer o projeto leve para ter o tipo de voo que quero, so queria saber, se o motor e bom, se tem qualidade, essas coisas..e qual bateria ficaia boa para ele...Eu em...
Responder