Balanceamento de Hélice

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Balanceamento de Hélice

Mensagem por Bivo »

Gostaría de saber sobre a real necessidade de se balancear hélices de plástico ou fibra de aéros elétricos com motores de até 1400kv e hélices de até 10".

Sei que hélices desbalanceadas poderão causar desgaste prematuro dos rolamentos do motor, entretanto, de um modo geral, as hélices que comprei até o momento me pareceram estar com um bom balanceamento.

O que é praticado por vocês?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Sem mais nem menos, nem choro nem vela!!! Você pode até achar mas o rendimento cai e com o tempo danifica os rolamentos.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Existe a real necessidade, e é tão fácil em fazer o balanceamento, não tem porque em não fazer... Se eu não fizer o balanceamento nas zagis de alta velocidade, fica uma m... pode acontecer de tudo, quebra de hélice em voo, afrouxa parafusos pela vibração, quebra de rolamentos, redução da velocidade final, sem falar no som irritante que hélice desbalanceada faz. Parecer que está balanceada não vale, você tem que verificar se está ou não com um balanceador decente. Um exemplo, hélice de marca como a APC vem 99% balanceada, de vez em quando em alguma hélice precisa de algum ajuste, mas é mínimo, por outro lado 99% das hélices vendidas na HK precisam de balanceamento, kkkkkk você tem o que você paga. kkkkk
Humberto Melo
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

As hélices APC que compro na HK me parecem estar bem balanceadas.
zura
membro
Mensagens: 146
Registrado em: Qui Mar 08, 2007 4:02 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por zura »

HK não vende hélice APC, somente falsificadas e estas entram nos 99% desbalanceadas que o Humberto falou.

Não confunda APC com APC Style
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:57aac1db63="Bivo"]As hélices APC que compro na HK me parecem estar bem balanceadas.[/quote:57aac1db63]

Então você não comprou APC! Você quer continuar no eu acho ou quer uma resposta real? Se insiste em não querer fazer porque então pergunta???
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Marco Antonio, meu amigo, não tire conclusões precipitadas a meu respeito somente com base em pouquissimas frases que escrevi.

Informo que utilizo o forum no sentido de compartilhar informações de maneira amigável, sem utlizar expressões arrogantes como você utilizou na última mensagem.

Você com essa experiência que julga ter, precisa ser mais humilde e mais tolerante quando se refere as outras pessoas.

Tenha um bom dia.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:087c854fd3="Bivo"]Marco Antonio, meu amigo, não tire conclusões precipitadas a meu respeito somente com base em pouquissimas frases que escrevi.

Informo que utilizo o forum no sentido de compartilhar informações de maneira amigável, sem utlizar expressões arrogantes como você utilizou na última mensagem.

Você com essa experiência que julga ter, precisa ser mais humilde e mais tolerante quando se refere as outras pessoas.

Tenha um bom dia.[/quote:087c854fd3]

Sinto mas não vou seguir seus conselhos... Tente fazer um seminário e seja padre ou pastor!

Quer balancear as hélices tem dois vídeos ótimos, não quer procure uma entidade filantrópica e seja feliz.
Bom dia!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

kkkk, Risada do dia....
Humberto Melo
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Re: Balanceamento de Hélice

Mensagem por Rondoni »

[quote:fd69675969="Bivo"]Gostaría de saber sobre a real necessidade de se balancear hélices de plástico ou fibra de aéros elétricos com motores de até 1400kv e hélices de até 10".

Sei que hélices desbalanceadas poderão causar desgaste prematuro dos rolamentos do motor, entretanto, de um modo geral, as hélices que comprei até o momento me pareceram estar com um bom balanceamento.

O que é praticado por vocês?[/quote:fd69675969]

Bivo,

O balanceamento de sistemas que possuem maior rotação (como é o caso de nossos motores e hélices) é muito importante e altamente recomendável.

Assim como você pode optar por não balancear as rodas de um carro e rodar muitos quilômetros sem notar nenhum problema aparente, em altas velocidades muitas vezes irão aparecer vibrações e ruídos.

Além disso será inevitável o desgaste prematuro das peças envolvidas no conjunto e mais adiante a ocorrência de defeitos (quebra) durante o uso.

Já utilizei hélices APC Style da HK e posso te garantir que elas necessitam (ainda mais do que as hélices de primeira linha) de um bom balanceamento dinâmico para funcionarem de acordo.

Ps. Não alimente citações de pessoas que possuem o triste prazer de transformar esse espaço em um local tóxico. Essa vontade de se projetar sobre os outros e fazer escândalo lembra muito o barulho das hélices desbalanceadas.

Abraços,

Rondoni
Responder