Hélice de palito de picolé para motor emax CF 2822

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Hélice de palito de picolé para motor emax CF 2822

Mensagem por John-Henrique »

Havia comprado 10 hélices a 2 meses e mais 5 a 1 mês e nada de chegarem, acabou que quebrei todas as 5 que tinha, dai estou sem, só tenho motores emax CF 2822 1100kv e NTM 13-12 2400kv (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=36894), este último tenho hélices sobrando mas ele dá no máximo 100 gramas de empuxo =(

OBS.: Nem sei pra que comprei 2 deste NTM 12-13 nem tenho baterias que pesem menos de 100 gramas :roll:

De qualquer forma estou sem hélices pra 2822, dai vi aquele tópico sobre hélice de madeira, será que dá pra fazer de palito de picolé? Mas quais as medidas que deve ter visto que as hélices que utilizo são GWS EP8040 (bem maiores que o palito de picolé).

Obs. 1: Não tenho acesso a balsa, vareta de fibra e na minha região não existe loja de modelismo.

Obs. 2: Não quero comprar hélices no ML porque custam R$ 6 cada e já comprei 15 (mas não chegaram)...

Obs. 3: Estou pensando no palito de picolé porque é o mais próximo que encontrei de uma madeira como balsa. É fácil de encontrar e manusear, mas se houver sugestão melhor...
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Eu não faria isso. Como você conseguiria fazer todas as hélices iguais? Palito com um furo no meio para fixar não aguentaria a pressão para segurar um heli...
Eu nem vou falar o resto, mas te aconselharia a esperar a hélice chegar ou comprar de alguém que tenha alguma sobrando por aqui. Tem toda a possibilidade de perder o seu quad ou causar acidente grave.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Se tiver competência...

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=126728

Posso fazer 200 delas, saem todas iguaizinhas!

[img:7c625d7d2f]http://www.e-voo.com/forum/files/helice-013a_111.jpg[/img:7c625d7d2f]

[img:7c625d7d2f]http://www.e-voo.com/forum/files/helice-020a_114.jpg[/img:7c625d7d2f]

[img:7c625d7d2f]http://www.e-voo.com/forum/files/helice-023a_105.jpg[/img:7c625d7d2f]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

John,

Meu ponto de vista é um pouco diferente, vejo que sua ideia tem alguns problemas:

1) Partindo do princípio que os palitos de sorvete possuem resistência para esse uso ( o que não sabemos sem testar), seus palitos não tem as 8 polegadas necessárias para confeccionar a hélice com as mesmas características que você utilizava, além de tudo, você ainda pretende emendar os palitos?

2) Segundo o próprio tópico que foi postado acima, além de "muita competência" foram necessárias diversas tentativas para chegar a um resultado visualmente razoável ( e não estamos falando nem de desempenho real), isso vai consumir várias horas de trabalho para ao final quebrar de novo (como aconteceu com as cinco hélices que você relata no seu post)

Resumo: Tirando questões como desafio pessoal, estética ou completa falta de opção (morar num local onde não exista nem correio), não acho que essa solução seria interessante pra você.

EU esperaria as hélices compradas chegarem e capricharia nos pousos (ou voos), evitando assim perder essas hélices.

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

John

Pelo que pude reparar teus (teu) aero está te prejudicando muito e alguns aspectos.

Aprender a voar... pelo menos o aero que postou até video no outro post não é um aeromodelo é um desafio! Uma briga constante por mante-lo no ar devido a inumeras coisas erradas.

Já quebrou muita hélice.

Quem sabe tu não compra um destes kits de treinadores (stick, scout, telemaster) etc em Depron, monta ele direitinho e aprende a voar, pousar e dominar bem o aero. Desta forma teus problemas se reduziriam de forma considerável. Estes aeros voam muito bem, são leves, estáveis, se prestam a treinar, não te pregarão sustos.

Com as asas que estás construindo, o problema de peso que estás enfrentando e tudo mais, acho que esta seria uma ótima saída.

Tu encontra no ML estes kits por volta de R$ 50 mais frete.

Acho que vale a pena.

Pensa aí.
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

[quote:61a3abedad="Marco Antonio"]Se tiver competência...
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=126728
Posso fazer 200 delas, saem todas iguaizinhas!
[/quote:61a3abedad]

Show de bola esta hélice! Mão de artista!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

@ DOUGLAS
O problema com aquele aero foi resolvido, fiz outra asa e outra fuselagem, só que não pude voar ainda. Mas um amigo foi voar e levou as ultimas 3 hélices que eu tinha e não voltaram pra casa =(

@ FERRABRA
Bom, só testando pra saber...

@ RONDONI
Tá me chamando de incompetente? =p só dá pra saber o resultado depois de tentar várias vezes, ninguém nasceu sabendo...

@ MARCO
Mas é 200x mais metido do que pensava ¬¬

@ TODOS
Ah nem... vou voar um planador que fiz, ficou com 200 gramas, sem a bateria e 'gambiarrei' um pack com pilhas alcalinas.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Errou o coeficiente... o correto é 1000.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

John

Meu ultimo comentário a esse respeito.

Ah nem... vou voar um planador que fiz, ficou com 200 gramas, sem a bateria e 'gambiarrei' um pack com pilhas alcalinas.

Tchê, planador não é simples como parece, tu já deve ter percebido isso. Não é por ter 200g que tem garantia de voar bem, planador é muito mais complexo que peso. Tu está começando pelo mais complicado e teu caminho está mais tortuoso. E sempre tem uma gambiarra.

Como te disse, compra algo pronto, cortado na CNC, retinho, alinhado, consagrado , que sabe-se que vai voar direitinho e aprimora teu voo.

Bom, é só mais uma dica.

Abraço
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

John, sua pergunta foi "será que dá pra fazer"?

Que dá , dá. Os palitos não vão se negar a virar hélice. Sobre ter "muita competência" foi o termo usado por nosso amiguinho acima, achei até engraçado, não entenda errado.

Coloquei em questão se isso vale mesmo a pena, se vale o trabalho e se vai ficar bom.

Se você está se dando mal com hélices compradas, quebrando todas (como você mesmo disse), vai gastar horas a fio pra construir uma hélice a mão e quebrar de novo?

Se mesmo com os pontos de vista apresentados você ainda quiser fazer, vai fundo.

Abraços,

Rondoni
Responder