Motor RCM BL700MX dados das bobinas,restauração (tentativa)
Motor RCM BL700MX dados das bobinas,restauração (tentativa)
[color=red:35f387471a]Este post não tem nenhuma pretensão se der um TUTORIAL, HOW-TO e etc.[/color:35f387471a]
Companheiros,
Estou com um motor da Align RCM-BL700MX de 510Kv, esse motor queimou e meu amigo, ao comprar outro, me deu apara tentar reaproveitá-lo.
Porém ele está com o estator vazio e não tenho nenhuma informação sobre suas bobinas originais, numero de voltas, bitola dos fios e quantidades de fio.
Procurei no DriveCalc mas não tem essas informações, se alguém souber me acenda essa luz.
Pretendo converter um t-rex 600 Nitro escala para 12s, aceito sugestões
Grato.
Companheiros,
Estou com um motor da Align RCM-BL700MX de 510Kv, esse motor queimou e meu amigo, ao comprar outro, me deu apara tentar reaproveitá-lo.
Porém ele está com o estator vazio e não tenho nenhuma informação sobre suas bobinas originais, numero de voltas, bitola dos fios e quantidades de fio.
Procurei no DriveCalc mas não tem essas informações, se alguém souber me acenda essa luz.
Pretendo converter um t-rex 600 Nitro escala para 12s, aceito sugestões
Grato.
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Um motor queimado pode danificar mais do que espiras do enrolamento.
Antes de iniciar o trabalho, verifique se não tem nenhum imã fraco ou "apagado" pelo excesso de calor,e também recomendo a troca dos rolamentos mesmo que eles estejam aparentemente bons.
Seria lamentável se, depois de tanto trabalho, sofrer uma lenha por causa de um rolamento danificado.
Aproveite para instalar rolamentos de classificação mais alta e terá um bom motor por muito mais tempo.
Antes de iniciar o trabalho, verifique se não tem nenhum imã fraco ou "apagado" pelo excesso de calor,e também recomendo a troca dos rolamentos mesmo que eles estejam aparentemente bons.
Seria lamentável se, depois de tanto trabalho, sofrer uma lenha por causa de um rolamento danificado.
Aproveite para instalar rolamentos de classificação mais alta e terá um bom motor por muito mais tempo.
Junior
[quote:14ddaf3773="GRANATO"]Tem que pesquisar mais, mas nesse site: http://www.brushlesstuning.de/index_11.htm#x:700mx
pela imagem parecem ser 6 voltas.[/quote:14ddaf3773]
Grande Granato, como sempre, quando não pode lançar um bote para salvar alguém que está se afogado, ao menos mostra para que lado nadar e sair da correnteza, muito obrigado.
Tinha encontrado isso nas minhas pesquisas, não sei se entendi bem, mas creio que sejam 6 voltas na primeira e segunda bobinas com 9 fios de 0,3mm e fechamento em D(delta), (6+6D) para se chegar aos 510Kv originais.
Creio que seja fio 22 ou 23 AWG, não me lembro agora, vou consultar a tabela AWG.
[color=blue:14ddaf3773][i:14ddaf3773]Here we go,
below is the dismantled 700-MX.
The process of getting the stator off is described in the Stator Removal thread.
The original winding is 6+6D with a strand of 9 x 0.3mm wires.
The stator is a 4232.[/i:14ddaf3773][/color:14ddaf3773]
fonte:[url]http://www.helifreak.com/showthread.php?t=382312[/url] (não sei se é permitido esse link, mas como é uma fonte de informação... Li as regras e não percebi nada, caso eu esteja errado eu faço a devida correção, grato)
Agora, dando uma olhada no seu link ele também fala em 9x0,35mm, creio estar no caminho certo.
Vou ver se tem algo mais para comparar, ou outras sugestões.
Grato, para quem estava se afogando já consigo pelo menos flutuar.
[quote:14ddaf3773="Junior"]
Um motor queimado pode danificar mais do que espiras do enrolamento.
Antes de iniciar o trabalho, verifique se não tem nenhum imã fraco ou "apagado" pelo excesso de calor,e também recomendo a troca dos rolamentos mesmo que eles estejam aparentemente bons.
Seria lamentável se, depois de tanto trabalho, sofrer uma lenha por causa de um rolamento danificado.
Aproveite para instalar rolamentos de classificação mais alta e terá um bom motor por muito mais tempo.
[/quote:14ddaf3773]
Correto,
O estator foi desmontado e limpo e tive a sugestão de passar uma camada de uma mistura de epoxi com álcool para fazer uma camada de isolamento para proteger as primeiras voltas, antes de enrolar novamente. O dano (a princípio) foi provocado por um curto nos terminais roçando no frame o que comprometeu o isolamento dos mesmos.
Aparentemente toda a estrutura esta sem danos maiores, não deve ter gerado tanto calor ao ponto de comprometer algo mais, mas está sendo feita uma revisão geral.
Grato
Como disse anteriormente, ele será usado para converter um T-R600N para elétrico num Escala, não será exigido como antes em manobras 3D num 700.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=169984&highlight=
pela imagem parecem ser 6 voltas.[/quote:14ddaf3773]
Grande Granato, como sempre, quando não pode lançar um bote para salvar alguém que está se afogado, ao menos mostra para que lado nadar e sair da correnteza, muito obrigado.
Tinha encontrado isso nas minhas pesquisas, não sei se entendi bem, mas creio que sejam 6 voltas na primeira e segunda bobinas com 9 fios de 0,3mm e fechamento em D(delta), (6+6D) para se chegar aos 510Kv originais.
Creio que seja fio 22 ou 23 AWG, não me lembro agora, vou consultar a tabela AWG.
[color=blue:14ddaf3773][i:14ddaf3773]Here we go,
below is the dismantled 700-MX.
The process of getting the stator off is described in the Stator Removal thread.
The original winding is 6+6D with a strand of 9 x 0.3mm wires.
The stator is a 4232.[/i:14ddaf3773][/color:14ddaf3773]
fonte:[url]http://www.helifreak.com/showthread.php?t=382312[/url] (não sei se é permitido esse link, mas como é uma fonte de informação... Li as regras e não percebi nada, caso eu esteja errado eu faço a devida correção, grato)
Agora, dando uma olhada no seu link ele também fala em 9x0,35mm, creio estar no caminho certo.
Vou ver se tem algo mais para comparar, ou outras sugestões.
Grato, para quem estava se afogando já consigo pelo menos flutuar.
[quote:14ddaf3773="Junior"]
Um motor queimado pode danificar mais do que espiras do enrolamento.
Antes de iniciar o trabalho, verifique se não tem nenhum imã fraco ou "apagado" pelo excesso de calor,e também recomendo a troca dos rolamentos mesmo que eles estejam aparentemente bons.
Seria lamentável se, depois de tanto trabalho, sofrer uma lenha por causa de um rolamento danificado.
Aproveite para instalar rolamentos de classificação mais alta e terá um bom motor por muito mais tempo.
[/quote:14ddaf3773]
Correto,
O estator foi desmontado e limpo e tive a sugestão de passar uma camada de uma mistura de epoxi com álcool para fazer uma camada de isolamento para proteger as primeiras voltas, antes de enrolar novamente. O dano (a princípio) foi provocado por um curto nos terminais roçando no frame o que comprometeu o isolamento dos mesmos.
Aparentemente toda a estrutura esta sem danos maiores, não deve ter gerado tanto calor ao ponto de comprometer algo mais, mas está sendo feita uma revisão geral.
Grato
Como disse anteriormente, ele será usado para converter um T-R600N para elétrico num Escala, não será exigido como antes em manobras 3D num 700.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=169984&highlight=
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Os ventos, por enquanto, sopram a meu favor.
Fiz contato com o antigo dono e ele tinha guardado em sua sucata os terminais cortados do motor, peguei e após desencapar a parte boa, pude constatar 18 fios em cada terminal(foto).
Com isso reforça a tese dos 9 fios, amanhã vou aproveitar e levar numa loja de motores aqui perto e verificar a bitola do fio para ver se bate com os 0,35mm, pelo jeito serão 6 voltas mesmo.
[img:c573a56675]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141027_181708_zps5193c7e4.jpg[/img:c573a56675][/URL]
[quote:c573a56675="GRANATO"]Sim, 6+6D no caso, significa que são 6 voltas por bobina.
Como é DLRK ( LRK distribuído ), são 6 no sentido horário e 6 no anti-horário na bobina subsequente.[/quote:c573a56675]
Correto, está batendo com isso:
Fiz contato com o antigo dono e ele tinha guardado em sua sucata os terminais cortados do motor, peguei e após desencapar a parte boa, pude constatar 18 fios em cada terminal(foto).
Com isso reforça a tese dos 9 fios, amanhã vou aproveitar e levar numa loja de motores aqui perto e verificar a bitola do fio para ver se bate com os 0,35mm, pelo jeito serão 6 voltas mesmo.
[img:c573a56675]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141027_181708_zps5193c7e4.jpg[/img:c573a56675][/URL]
[quote:c573a56675="GRANATO"]Sim, 6+6D no caso, significa que são 6 voltas por bobina.
Como é DLRK ( LRK distribuído ), são 6 no sentido horário e 6 no anti-horário na bobina subsequente.[/quote:c573a56675]
Correto, está batendo com isso:
- Anexos
-
- 2_bobina_142_143.jpg (27.4 KiB) Exibido 13094 vezes
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Me diga uma coisa, esse produto verde é uma resina?
Em alguns pequenos pontos esse revestimento está danificado.
Dar uma pincelada leve de resina epóxi 30min diluída em álcool, faz o mesmo efeito, ou posso usar qualquer verniz?
Sugestões para o acabamento serão bem vindas.
[img:483295d934]http://www.brushlesstuning.de/index_htm_files/1161.jpg[/img:483295d934]
Acho que já posso considerar esse motor salvo.
Em alguns pequenos pontos esse revestimento está danificado.
Dar uma pincelada leve de resina epóxi 30min diluída em álcool, faz o mesmo efeito, ou posso usar qualquer verniz?
Sugestões para o acabamento serão bem vindas.
[img:483295d934]http://www.brushlesstuning.de/index_htm_files/1161.jpg[/img:483295d934]
Acho que já posso considerar esse motor salvo.
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- GRANATO
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- Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
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Limpe bem a superfície onde irá restaurar, com álcool isopropílico.
Aplique o epóxi puro mesmo, apenas o suficiente para preencher o que foi perdido e nivelar a área, nada mais.
Use a ponta de um palito de dentes, ou coisa parecida.
Em áreas maiores, uso o epóxi e mais alguma coisa, tipo um pouco de bicarbonato de sódio, para aumentar a dureza superficial.
Aplique o epóxi puro mesmo, apenas o suficiente para preencher o que foi perdido e nivelar a área, nada mais.
Use a ponta de um palito de dentes, ou coisa parecida.
Em áreas maiores, uso o epóxi e mais alguma coisa, tipo um pouco de bicarbonato de sódio, para aumentar a dureza superficial.
Foram recobertos com resina epóxi as falhas no revestimento provocadas pela retirada da fiação antiga.
[img:4116eeb960]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/53ebfb55-486a-48f2-93ef-739237aeae57_zps397f5612.jpg[/img:4116eeb960]
Acho que ficou bom
[img:4116eeb960]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141028_104506-Coacutepia_zpsda300a71.jpg[/img:4116eeb960]
Amanhã é dia de correr atras do fio.
[img:4116eeb960]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/53ebfb55-486a-48f2-93ef-739237aeae57_zps397f5612.jpg[/img:4116eeb960]
Acho que ficou bom
[img:4116eeb960]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141028_104506-Coacutepia_zpsda300a71.jpg[/img:4116eeb960]
Amanhã é dia de correr atras do fio.
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI