Ajuda com motor elétrico

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

EduardoAzevedo
membro

Ajuda com motor elétrico

Mensagempor EduardoAzevedo » 16 Fev 2015 00:44

Boa noite, venho acompanhando o forum a muito tempo, e com as informações aqui disponiveis começei a montar um motor brushless por conta própria, porém me seurgiram algumas dúvidas principalmente com relação ao enrolamento do mesmo, ficaria muito grato caso alguém me desse alguma luz.

Tenho um estator de 93mm de diametro, por 32mm de altura, 18 bobinas, profundidade do estator é de 20mm, a distancia dos dentes do estator em baixo é de 6mm, a distancia em cima é de 12 mm, a largura do dente é de 4mm.

Fiz algumas simulações de enrolamentos no Drive Calc, mas como esse motor não existe na lista do programa, não estou conseguindo simular o mesmo, gostaria de saber se alguém pode me ajudar a adiciona-lo corretamente no Drive Calc, ou se podem me dar umas dicas de enrolamentos.

Estou criando este motor para usar em um barco com propulsão turbojet como as de jet ski, pelo que eu pesquisei ele teria que ter um kv na faixa de 600 a 800, poder ser usado com uma bateria de 8s 30v ter uma corrente maxima de 160A, gerar em torno de uns 11500w. Esse motor será outrunner e usa 22 imãs.

Desde já agradeço a atenção de todos, qualuqer informação é bem vinda.

Ps: É um rc em escala de 5/1.

LaercioLMB
membro

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagempor LaercioLMB » 16 Fev 2015 12:05

Bom, então você ainda não sabe usar o drive calc.

Vou te dar as dicas.

Abra o Drive Calc, clique na aba Tools e abrirão algumas opções, clique na guia Wire & Stator Calculator, irá abrir uma ferramenta para calcular bobinas.
Certamente irá abrir com os dados do último motor que você abriu no Drive Calc, clique em delete e irá ficar tudo em branco, só os resultados irão permanecer até que você insira novos dados.
coloque ali as medidas todas do estator que você vai enrolar.
Só não sei como irá distribuir as bobinas já que o estator possui 18 bobinas.
Com estatores de 12 bobinas, mais comuns é simples, mas esse de 18, acho que só o Granato poderá te ajudar.
Editado pela última vez por LaercioLMB em 23 Fev 2015 09:09, em um total de 1 vez.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

GRANATO
membro

Mensagempor GRANATO » 16 Fev 2015 15:50

Fácil....

http://www.bavaria-direct.co.za/scheme/calculator/

Informe: Slots = 18 Magnet Poles = 22 e clique em "Calculate"
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.

EduardoAzevedo
membro

Mensagempor EduardoAzevedo » 16 Fev 2015 17:21

Em primeiro lugar vou rasgar uma ceda...heheheh.

É um imenso prazer falar com vocês, GRANATO aprendi muito com seus posts, e LaercioLMB igualmente com os seus, fico grato por dois grandes mestres aqui do e-voo responderem minha dúvida.

LaercioLMB escreveu:Bom, então você ainda não sabe usar o drive calc.

Vou te dar as dicas.

Abra o Criva Calc, clique na aba Tools e abrirão algumas opções, clique na guia Wire & Stator Calculator, irá abrir uma ferramenta para calcular bobinas.
Certamente irá abrir com os dados do último motor que você abriu no Drive Calc, clique em delete e irá ficar tudo em branco, só os resultados irão permanecer até que você insira novos dados.
coloque ali as medidas todas do estator que você vai enrolar.
Só não sei como irá distribuir as bobinas já que o estator possui 18 bobinas.
Com estatores de 12 bobinas, mais comuns é simples, mas esse de 18, acho que só o Granato poderá te ajudar.

LaercioLMB, na parte do wire & Stator eu já sei fazer as simulações, meu problema começa no "Reconfigurator", eu adicionei o motor com os parâmetros que pede na aba "new", ele salva o motor com o nome que quero tudo ok, porém quando abro ele no "reconfigurator" e começo a simular os enrolamentos, as medidas de fios, ele dá erro, começa a abrir uma janela avisando do erro e não consigo mexer mais em nada, então fico sem as informações que precisaria, como melhor voltagem, RPM máxima, quantos wat's ele vai gerar, vou colocar uma imagem aqui mais tarde.

GRANATO escreveu:Fácil....

http://www.bavaria-direct.co.za/scheme/calculator/

Informe: Slots = 18 Magnet Poles = 22 e clique em "Calculate"

GRANATO: eu já usei, peguei este endereço de outro tópico seu, ele fica 6 bobinas por fase, já simulei a forma de enrolamento em Delta e em "y" estrela, a parte do enrolamento eu já esquematizei, meu problema mesmo é saber qual os dados técnicos do enrolamento que vai suprir a minha necessidade.

A minha ideia, é conseguir montar um motor confiável, com uma boa potencia usando materiais de fácil aquisição, pois como a tendencia de mercado é a alta do dólar, não quero que meu hobby fique inviável, como a escala do meu projeto é 1/5 preciso de um motor mais forte do que os de cd-rom heheheh...se conseguir colocar o bichinho para funcionar passo meu KnowHall para que outros que querem um motor para escalas maiores não precisem gastar um rio de dinheiro no exterior, já estou documentando tudo. Desde já agradeço.

groepke
membro

Mensagempor groepke » 16 Fev 2015 18:54

Dica de quem faz isso:

Esquece drive calculator, ele te da um chute e as vezes bem longe (uma vez ele estimou 16A e meu motor consumiu 11) isso que era um motor conhecido e com varios testes ja publicados.

EduardoAzevedo escreveu:então fico sem as informações que precisaria, como melhor voltagem, RPM máxima, quantos wat's ele vai gerar

A tensão é voce quem determina, só saiba que quanto maior melhor, se puder use 12s ou até mais.

A rpm e juntamente o kv é o numero de voltas que vai determinar, cabe a voce saber qual rpm precisa e depois de ter descoberto a constante do motor calcular o enrolamento com o numero de voltas certo.

A potencia é uma variavel, vai depender da qualidade do seu trabalho, tensão aplicada e principalmente da refrigeração do motor.

O GRANATO ja passou o esquema de enrolamento então ja tem tudo que precisa.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 16 Fev 2015 19:24

Um detalhe importante, o Drive Calc não diz quanto o motor vai consumir, ele te diz o máximo que o motor irá suportar e se colocar uma hélice que não force tanto o motor, certamente o consumo será bem abaixo do indicado na tabela do Drive Calc.
O mesmo serve para qualquer motor.
Um exemplo que dou aqui é de um motor que estou fazendo testes agora para um aeromodelo que estou fazendo, o motor é um TR 2830 1050 e na HK agora não tem mais esse motor, só o 2830 1000 ambos da Turnigy. Falo isso para que não tentem procurar por esse motor novo.
Bom, nas especificações dele, diz que ele suporta 14A e hélice de 9 polegadas.
Fiz um teste com uma hélice SF 11X4,7 e bateria 2S 2200 mA 20C ZIPPY e em teste estático, onde o motor costuma forçar muito mais, o consumo dele ficou em 9.5A o que significa que em voo, o consumo certamente será menor que isso o que me possibilitará usar uma bateria de 1300 mA 20C sem nenhum problema.
Andei fazendo alguns testes aqui no Drive Calc e não travou nada, sobre isso não sei te dizer o que pode ser.

Onde diz dentes por fase você colocou 6?
Pois serão 6 bobinas por fase.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

groepke
membro

Mensagempor groepke » 16 Fev 2015 19:50

Laercio acho que voce me entendeu errado, eu fiz uma simulação com um motor conhecido e sem modificar, o que acontece é que o programa calculou que o motor iria consumir 16A e o consumo foi de 11A, na realidade foi 11 só nos primeiros segundos, depois logo caiu pra 10A. Eu não criei nenhum motor, apenas escolhi um, escolhi a helice e bateria, nisso ele me mostrou 16A.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 16 Fev 2015 20:56

Mas é um motor que você tinha realmente ou só fez comparações?
Outro detalhe do Drive Calc, ele te dará o máximo de consumo, mas não significa que ele terá esse consumo constantemente e faça teste com acelerações bruscas de 0 a máximo repentinamente e veja o consumo de pico, pois fazemos isso seguidamente, principalmente nas decolagens que não é correto, mas a maioria faz e isso dá sim um pico de corrente bem alto e se for acelerando gradativamente, o pico de consumo certamente será abaixo.
Outro detalhe é a resistência interna da bateria, bitola dos fios usados nos motores, pois já desenrolei motor xing ling onde as bobinas deveriam ter o mesmo número de voltas e não tinham,, tanto é que se pegar dois motores supostamente iguais, principalmente de lotes bem diferentes, certamente os resultados práticos serão diferentes, inclusive com marcas de baterias diferentes.
Eu já havia percebido que em alguns resultados, o Drive Calc assim como o E-Calc tiveram divergências tanto entre os softwares quanto com os testes reais, mas é preferível termos resultados de consumo a mais do que a menos, assim nunca teremos problema de acabar a bateria antes do previsto e tão pouco de escolher errado a bateria.

groepke
membro

Mensagempor groepke » 16 Fev 2015 22:16

Sim eu ainda tenho o motor, é um 2822 que agora ja foi rebobinado, na epoca estava fazendo testes com ele e pensei em por 6s, lembro que na simulação atingiu o limite do motor e na bancada nem ficou morno hehe. Até teria diferença usando outro 2822 ou outra bateria, mas não tanto como no caso que chegou a 60%. O drive calc ajuda bastante, mas no caso do colega que esta fazendo um motor eu recomendo não usar o programa e partir para os testes praticos.

EduardoAzevedo
membro

Mensagempor EduardoAzevedo » 17 Fev 2015 00:03

Segue as imagens dos erros no drive calc
http://imgur.com/rheHldN

http://imgur.com/cFyWmUY

groepke escreveu:Dica de quem faz isso:

Esquece drive calculator, ele te da um chute e as vezes bem longe (uma vez ele estimou 16A e meu motor consumiu 11) isso que era um motor conhecido e com varios testes ja publicados.

EduardoAzevedo escreveu:então fico sem as informações que precisaria, como melhor voltagem, RPM máxima, quantos wat's ele vai gerar

A tensão é voce quem determina, só saiba que quanto maior melhor, se puder use 12s ou até mais.

A rpm e juntamente o kv é o numero de voltas que vai determinar, cabe a voce saber qual rpm precisa e depois de ter descoberto a constante do motor calcular o enrolamento com o numero de voltas certo.

A potencia é uma variavel, vai depender da qualidade do seu trabalho, tensão aplicada e principalmente da refrigeração do motor.

O GRANATO ja passou o esquema de enrolamento então ja tem tudo que precisa.

To pensando em usar 12s em paralelo para ter um aH razoavel, mas o uso das baterias 12S me geraram um problema...carregador.
Uma coisa sobre a tensão que não entra na minha cabeça é a tensão minima para poder acionar o motor, por isso estou usando o Drive Calc.
Com relação ao Kv não poderia me dar uma luz ou formula para descobrir, pois não faço ideia do Kv que esse motor terá, eu estimo em torno de 500 a 700.

LaercioLMB escreveu:

LaercioLMB, Não localizei no Drive Calc nem uma helice que possa simular a turbina que vou usar, como eu falei no inicio esse motor será usado em um barco com propulsão a jato de agua como as utilizadas nos jet skis.

Desde já agradeço a atenção de todos.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 17 Fev 2015 09:38

O Drive Calc não tem nada ainda para turbinas, mas o e-calc tem, vá na página do e-calc e selecione turbinas que irá poder fazer os testes que deseja.
Só o e-calc agora está um pouco limitado nos resultados, pois eles querem uma contribuição monetária para manter o site no ar.

EduardoAzevedo
membro

Mensagempor EduardoAzevedo » 19 Fev 2015 15:47

Desculpem não ter postado nada estes dias, meu computador teve problemas devido a um raio :evil: .

LaercioLMB escreveu:O Drive Calc não tem nada ainda para turbinas, mas o e-calc tem, vá na página do e-calc e selecione turbinas que irá poder fazer os testes que deseja.
Só o e-calc agora está um pouco limitado nos resultados, pois eles querem uma contribuição monetária para manter o site no ar.

LaercioLMB
Entrei no site do e-calc, porém lá tem turbinas para jatos EDF, e como eu falei, estou desenvolvendo um barco ^^, e não encontrei um método para colocar as informações do motor que estou criando, só encontrei motores que já existem.

Pelo Drive Calc eu axei uma combinação; colocando fios 19 AWG com 6 fios paralelos e 4 voltas apenas, o motor teoricamente geraria 18158,2 W, até o momento foi a melhor combinação que encontrei, o que vocês acham?

GRANATO
membro

Mensagempor GRANATO » 19 Fev 2015 16:53

Muito provavelmente terá problema em manusear fio 19Awg. Ele é bastante rígido e se os cantos do estator onde irá o enrolamento não forem arredondados o suficiente, vai forçar o esmalte do fio podendo provocar curtos. Eu usaria fios com bitola menor e maior quantidade de fios.

EduardoAzevedo
membro

Mensagempor EduardoAzevedo » 19 Fev 2015 21:35

GRANATO escreveu:Muito provavelmente terá problema em manusear fio 19Awg. Ele é bastante rígido e se os cantos do estator onde irá o enrolamento não forem arredondados o suficiente, vai forçar o esmalte do fio podendo provocar curtos. Eu usaria fios com bitola menor e maior quantidade de fios.

O que você me aconselha GRANATO?

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 20 Fev 2015 10:02

Como o Granato falou, fio 19 não é uma boa pelos motivos já citados e outra, gerar muita potência não significa que o motor terá um bom rpm para uma turbina.
Tem que cuidar que essa potência toda pode ser convertida boa parte em calor.
Pelo que vi você falando, o que você quer é uma turbina para o sistema HIDROJET, igual ao dos Jet ski e não igual aos FAN usados em aviões e aerobarcos e Hovercrafts.

EduardoAzevedo
membro

Mensagempor EduardoAzevedo » 20 Fev 2015 15:09

LaercioLMB escreveu:Como o Granato falou, fio 19 não é uma boa pelos motivos já citados e outra, gerar muita potência não significa que o motor terá um bom rpm para uma turbina.
Tem que cuidar que essa potência toda pode ser convertida boa parte em calor.
Pelo que vi você falando, o que você quer é uma turbina para o sistema HIDROJET, igual ao dos Jet ski e não igual aos FAN usados em aviões e aerobarcos e Hovercrafts.

LaercioLMB

Isso mesmo vou usar uma HIDROJET como essa:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__13388__CNC_Precision_Jet_Boat_Drive_X_Large.html
Com relação aos fios, o que vocês me aconselhariam?
Desde já agradeço a todos.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 20 Fev 2015 16:15

Nesse caso, o motor além de alto kv, tem que ter força e terá que ter um meio termo nisso, pois não adianta ter muito kv se a força final ficar baixa, o motor vai forçar, esquentar a transformar a maior parte da potência gerada, em calor.
Fios mais grossos que 25 AWG começam a ficar ruins de manusear em bobinas pequenas e se ao invés de usar 6 fios 19 puder usar 12 fios 25, mesmo que tenha o mesmo número de voltar, a capacidade de carga do motor irá aumentar, mas certamente você terá que aumentar um pouco o número de voltas.
Li nos comentários de quem comprou, usarem motor de 1050 kv com bateria 4S que sem carga daria um rpm final em 15540 rpm e outro usando motor 49 cc com rpm entre 10000 e 15000.
Sendo assim, não adianta você querer fazer o enrolamento do motor para que ele tenha um kv muito alto, pois para força, alto kv não é uma voa e uma hélice dentro d'água faz muita força.

EduardoAzevedo
membro

Mensagempor EduardoAzevedo » 20 Fev 2015 19:12

LaercioLMB escreveu:Nesse caso, o motor além de alto kv, tem que ter força e terá que ter um meio termo nisso, pois não adianta ter muito kv se a força final ficar baixa, o motor vai forçar, esquentar a transformar a maior parte da potência gerada, em calor.
Fios mais grossos que 25 AWG começam a ficar ruins de manusear em bobinas pequenas e se ao invés de usar 6 fios 19 puder usar 12 fios 25, mesmo que tenha o mesmo número de voltar, a capacidade de carga do motor irá aumentar, mas certamente você terá que aumentar um pouco o número de voltas.
Li nos comentários de quem comprou, usarem motor de 1050 kv com bateria 4S que sem carga daria um rpm final em 15540 rpm e outro usando motor 49 cc com rpm entre 10000 e 15000.
Sendo assim, não adianta você querer fazer o enrolamento do motor para que ele tenha um kv muito alto, pois para força, alto kv não é uma voa e uma hélice dentro d'água faz muita força.

LaercioLMB:
em primeiro lugar obrigado mestre ^^.
Tudo isso eu estou levando em conta, por isso falei que o motor deveria gerar um outpower na faixa de uns 11500W, acredito que com essa força ele giraria um eixo com uma hélice tranquilamente, comentei também que deveria ter na faixa de 500 a 800 Kv's, em uma média destes valores com baterias 8S eu teria mais ou menes uns 19000 rpm, tenho um amigo que é nautimodelista e engenheiro naval que está me ajudando na parte do hidrojet para sabermos exatamente quantos rpm's vou precisar.

Como falei em outro post, estou sem condições de postar dados técnicos, pois meu computador sofreu uma pane devido a uma descarga elétrica, mas acredito que este final de semana ele já volte a funcionar, então vou tentar outros enrolamentos, principalmente com fios mais finos como você e o GRANATO falaram, se tiver mais alguma ideia para me ajudar, ficarei grato, pois como falei, se este motor funcionar poderá ser usado para muitos fins, não apenas o nautimodelismo, mas para qualquer modelismo de proporções maiores, conto com o auxilio de todos do fórum.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 20 Fev 2015 19:59

Que mestre o que :lol: :lol: :lol: :lol: nessa parte eu sou fraco, pois não sei as condições reais dessa hidrojet e tão pouco as medidas do seu motor para falar algo com mais exatidão e nesse caso, estou tentando analisar ao máximo a situação, tanto é que fui ler os comentários de quem comprou aquela hidrojet na HK e ver que motores usaram e pelas dimensões dela, os motores não são pequenos.

EduardoAzevedo
membro

Mensagempor EduardoAzevedo » 23 Fev 2015 09:01

Bom dia, este final de semana consegui restaurar meu computador, que depois de uma descarga elétrica acabou ficando com algumas trilhas do HD danificadas.

LaercioLMB:
Fiz os testes com o fio 25 Awg como você e o GRANATO haviam dito, com 12 fios ele me deu uma corrente máxima de mais ou menos uns 240Amp com o fio 19 Awg estava em torno dos 400Amp.
Uma dúvida me ocorreu com este novo teste, com o fio 19 a resistência fica em torno de 40 mOhm e com o fio 25 fica na casa dos 6 mOhm, não sei se meu raciocínio está correto, mas quanto menor a resistência mais eficiente será o conjunto?

Bom a partir desta semana quero finalizar a teoria do enrolamento e começar a parte prática do projeto, vou atras do eixo, bell, rolamentos e imãs, assim que por a mão na massa postarei fotos do andamento do projeto.

Desde já agradeço as respostas, um abraço.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 23 Fev 2015 09:15

Exato, pois a resistência é um obstáculo a circulação de corrente e resistência gera calor e calor é o resultado de perda de rendimento.
Não adianta suportar 400 A se parte dessa corrente será perdida com o calor gerado.
Um exemplo básico de eletrônica.
Quando você quer baixar a tensão em algum componente o que se usa para isso? Resistores.
O que são resistores se não resistências!
Quanto maior for a resistência interna, menor será a tensão utilizada por esse sistema e sendo assim, se entram 12 V no sistema, devido a resistência interna dele, não significa que serão aproveitados esses 12 V, certamente a tensão será cada vez menor o quanto vai aumentando a resistência interna.

EduardoAzevedo
membro

Mensagempor EduardoAzevedo » 23 Fev 2015 10:54

LaercioLMB escreveu:Exato, pois a resistência é um obstáculo a circulação de corrente e resistência gera calor e calor é o resultado de perda de rendimento.
Não adianta suportar 400 A se parte dessa corrente será perdida com o calor gerado.
Um exemplo básico de eletrônica.
Quando você quer baixar a tensão em algum componente o que se usa para isso? Resistores.
O que são resistores se não resistências!
Quanto maior for a resistência interna, menor será a tensão utilizada por esse sistema e sendo assim, se entram 12 V no sistema, devido a resistência interna dele, não significa que serão aproveitados esses 12 V, certamente a tensão será cada vez menor o quanto vai aumentando a resistência interna.

Opa mais uma vez aprendendo com vocês ^^, então estou mais ou menos no caminho certo, preciso encontrar um equilíbrio entre a resistência e o quanto o motor vai aguentar. Uma coisa que esta me tirando o sono é não ter um parâmetro para saber qual será o consumo deste motor seguindo o enrolamento que estou querendo usar, pois não vai adiantar ter um motor que gere a potencia que quero se uma bateria não aguentar 2 minutos, seria como ter uma ferrari para fazer a mudança de casa kkkkkk, alguém tem alguma dica?

Mais uma vez agradeço a resposta.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 23 Fev 2015 12:34

Por esse motivo é que começar pelo motor no modelismo rc elétrico é dar um tiro no escuro (não é no sujeito afro descendente e sim em um lugar totalmente sem luz), pois as chaces de acertar são pequenas, existem, mas pequenas.

EduardoAzevedo
membro

Mensagempor EduardoAzevedo » 23 Fev 2015 15:14

LaercioLMB escreveu:Por esse motivo é que começar pelo motor no modelismo rc elétrico é dar um tiro no escuro (não é no sujeito afro descendente e sim em um lugar totalmente sem luz), pois as chaces de acertar são pequenas, existem, mas pequenas.

Kkkkkkkkkkk, gostei, pois é eu sei disso, mas como estou tentando algo novo vou ter que quebrar a cabeça, pelo visto vou ter que montar todo o motor e fazer a medição, minha esperança, e o que me move, é a viabilidade do projeto, pois como falei em outro post, com a eminente alta do dólar, importar motores para modelos grandes vai ficar inviável, e não quero deixar esse "pequeno" detalhe atrapalhar minha diversão ^^. Conto com a experiencia de todos aqui no fórum para ter mais acertos do que erros em minhas tentativas ^^.

Desde já agradeço.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 23 Fev 2015 22:04

Só te resta então uma coisa a fazer, enrolar o motor e fazer os testes, se der certo, beleza, se não der, faça o enrolamento de outra forma.
Não tem como alguém aqui te afirmar que de determinado modo vai cumprir exatamente o que você deseja e nem se o seu motor por melhor que fique, seja capaz de fazer o que você espera dele.
Não existem milagres, é tudo na tentativa de erro até o acerto nesse caso.

Voltar para “Sistemas de Propulsão - Elétricos”