Escolha da hélice ideal

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Escolha da hélice ideal

Mensagem por Bivo »

Senhores,

Adiquiri recentemente um P51 em EPO da Lanyu, com 1400mm de envergadura e que utiliza bateria 3S

Dados do motor:
HK 4023
850kv
380 W
Corrente máxima 35A
Hélice tripá 12x6

Após o primeiro voo utilizando bateria 2200ma 30C nova, verifiquei a necessidade de voar com o motor entre 3/4 e WOT praticamente o tempo todo para voar em velocidade que entendo ainda não ser a ideal para o Mustang.

Visando aumentar a velocidade, comprei uma hélice bipá 12x6 APC style e fiz o teste de bancada obtendo o resultado abaixo:
24A
295W

Com a hélice tripá também fiz o teste e obtive o seguinte resultado:
28A
333W

Sei que utilizando a hélice bipá ganharei velocidade, mas perderei um pouco de força, então estou pensando em comprar uma hélice bipá MA12x8 para aumentar a velocidade e o empuxo, entretanto, tenho receio de compra- la pois se o consumo ultrapassar os 35A que é o a corrente maxima certamente causará perda de desempenho do motor

Qual a opinião dos Srs, será que a MA12X8 dará certo?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuda na escolha da hélice ideal

Mensagem por LaercioLMB »

Seu aeromodelo precisa de velocidade para voar e não empuxo.
Cálculos tendo como base o kv do seu motor e a hélice usada, tendo como referência somente 75% do motor, terá um empuxo em torno de 1577 g, mais do que ótimo para fazer o seu aeromodelo voar.
Calculando velocidade com os mesmos 75% do motor com a mesma hélice, terá uma velocidade em torno de 70 km/k.
Aí virão outros cálculos que não tenho os dados para saber os resultados, que são o perfil usado na asa, a área útil de asa e o peso do aeromodelo para poder determinar qual a velocidade ideal para ele, pois sem isso, serão somente achismos e achismo acredito que você já tem que chegue.
Por que só 75% do motor?
Por que o kv total de um motor é sem hélice, pois ao colocar uma hélice o motor recebe uma resistência mecânica para girar e isso faz com que ele baixe o rpm final que irá depender de que hélice se use nele que pode fazer muita força no motor e cair muito o rpm ou deixar ele com boa folga e cair bem pouco o rpm final.
Sendo assim, de nada adianta você ver que uma hélice te deu maior potência em watts se não sabe o quanto caiu o rpm final.
Não adianta ter potência se não tiver desempenho.
Tem motores que com algumas hélices chegam a desenvolver só 65% e outros podem desenvolver 90%, ou seja, não adianta colocar hélice de passo maior se o desempenho do motor cair, pois a diferença de velocidade adquiridaa poderá ser muito pequena em comparação ao consumo que irá ter.

E outra, não encontrei esse HK4023.
Poste o link com esse motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Ajuda na escolha da hélice ideal

Mensagem por Bivo »

Segue o link
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=18647

O cálculo que você fez foi com base em qual hélice? bipá ou tripá?

Também concordo que a medição dever ser feita utilizando um tacômetro. Quando comparando os resultados da hélice bipá com a tripá presumo que a bipá esteja atingindo um kv mais elevado. Estou presumindo porque não tenho tacômetro.
Eu poderia simplesmente comprar a hélice 12x8 e testá-la, más se possível quero comprá-la na certeza.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Ajuda na escolha da hélice ideal

Mensagem por Bivo »

Segue a foto do P51.
Ele está com aproximadamente 1350 gramas

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1550096
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Ajuda na escolha da hélice ideal

Mensagem por CONDOR 2 »

Esse funfa para a maioria.

http://www.drivecalc.de/
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Ajuda na escolha da hélice ideal

Mensagem por Bivo »

Muito obrigado!!

Muito bom. Mas não encontro o motor na lista. Tem alguma dica para incluí-lo?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuda na escolha da hélice ideal

Mensagem por LaercioLMB »

Só uma dica.
Quando postar um tipo de motor, coloque as especificações corretas dele, pois você postou HK 4023 e é um D4023.
HK é a loja e não especificação de motores.
Isso é somente para te facilitar que encontre os resultados que procura em suas perguntas de forma mais rápida.
O cálculo eu fiz foi baseado em uma hélice GWS 12X6 que tem menor desempenho do que uma APC 12X6, o que significa que se usar uma APC terá melhor desempenho do que com uma GWS.
Ahh, mas as duas tem o mesmo diâmetro e o mesmo passo!!!!
Sim, mas estrutura totalmente diferente, pois a GWS é mais molenga a grosso modo falando e a APC é mais rígida o que garante a APC manter o desempenho em altas rotações, coisa que a GWS deforma e perde desempenho.
Mas mesmo assim sem sabermos perfil de asa, área de asa e peso do aeromodelo pronto para o voo, não se tem como saber o que o aeromodelo exige para saber se o motor dará conta da velocidade ou não, pois o empuxo está mais do que óbvio que sim já que o aeromodelo não deve pesar mais de 1500 g sendo em EPO.
Vou te dar um exemplo do meu P-51B que eu construí todo em derpron e tem 1480 mm de envergadura e pesa 1350g.
Ele tem um perfil Clark Y que eu decidi usar, pois o dele mesmo é outro e muito usado o NACA2415, mas eu usei o Clark Y.
Tem uma área de asa de 367415 mm² que em decímetros quadrados dá 36,75 dm² e uma carga alar de 37,55 g/dm² o que é mais do que ótimo para um aeromodelo desse porte e desse tipo.
Com esses resultados, pude saber que o meu aeromodelo exige uma velocidade mínima de 27,5 km/h para se manter voando, lógico que é uma velocidade muito baixa e que não me dará muito comando sobre ele, mas com apenas 36 km/h ele tem uma boa velocidade segura para voar, o que me faz ver que um motor que pode me dar 70 km/h é mais do que suficiente para ele.
Um programa que te ajudará a ver a velocidade do aeromodelo está aqui; viewtopic.php?f=6&t=2958 e lá no final do tópico eu dou dica de como inserir mais perfis diferentes no software.
Tem a faca e o queijo na mão, eu é que não vou cortar o queijo e nem mastigar para você, pois se eu fizer isso, quem irá comer o queijo serei eu.

Se já tens esses resultados, acredito que tenha como deduzir o que necessita.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Ajuda na escolha da hélice ideal

Mensagem por Bivo »

Obrigado.
Chris_topher
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Jun 11, 2015 3:37 pm
Localização: Maceió

Re: Ajuda na escolha da hélice ideal

Mensagem por Chris_topher »

coloque um 13x6 e seja feliz....
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuda na escolha da hélice ideal

Mensagem por LaercioLMB »

Chris_topher escreveu:coloque um 13x6 e seja feliz....



Com base em quê?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder