Dúvida sobre hélice

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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LaercioLMB
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Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por LaercioLMB »

Deve estar, mas não tem certeza.
Se está, depois quando estoura uma hélice botam a culpa na marca.
A própria APC fala os limites de rpm das hélices, mas se o pessoal quer extrapolar. o que eu posso fazer?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Chris_topher
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Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por Chris_topher »

Douglas, vc vai querer usar uma hélice de 10x10 em um motor elétrico c kv aprox de 450kv em 4s.....

Para o pessoal... li em um post antigo q se aumentar o passo vc aumenta bem mais o empuxo do que a velocidade... para aumentar a velocidade aumenta o diâmetro e diminui o passo...
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Douglas Lenz
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Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por Douglas Lenz »

Em verdade não tenho uso para esta hélice, mas desde que chegou as minhas mãos achei diferente o seu passo, particularmente não havia visto com este passo ainda nenhuma hélice. Sempre pensava vou abrir um post pra saber onde se usa ela... e sempre esquecia, até que agora abri para tirar a duvida.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
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LaercioLMB
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Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por LaercioLMB »

Chris_topher escreveu:Douglas, vc vai querer usar uma hélice de 10x10 em um motor elétrico c kv aprox de 450kv em 4s.....

Para o pessoal... li em um post antigo q se aumentar o passo vc aumenta bem mais o empuxo do que a velocidade... para aumentar a velocidade aumenta o diâmetro e diminui o passo...



Tem certeza disso?
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Oliver
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Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por Oliver »

Chris_topher escreveu:Douglas, vc vai querer usar uma hélice de 10x10 em um motor elétrico c kv aprox de 450kv em 4s.....

Para o pessoal... li em um post antigo q se aumentar o passo vc aumenta bem mais o empuxo do que a velocidade... para aumentar a velocidade aumenta o diâmetro e diminui o passo...


Chris,

É ao contrário,

Mas para dar uma explicação mais técnica deixa eu falar sobre vento relativo:

A hélice é um aerofolio, ela tem perfil e se comporta como uma asa gerando empuxo na direção do seu extradorso (a parte mais curva que colocamos para a frente). Porem a hélice diferente da asa por seu movimento circular, trabalha com o ar a velocidades diferentes.

Um vetor de velocidade é constante que é o vetor dianteiro, que é igual a velocidade do avião no momento. O segundo é variável no diâmetro, pois a velocidade do ar próxima ao cubo é menor do que na ponta com rotação constante. Está é a razão que o passo na ponta é menor que no cubo.

Ai a conta é variável se aumentarmos o giro e não quisermos aumentar a velocidade do avião reduzimos o passo, se quisermos aumentar a velocidade sem aumentar o giro aumentamos o passo. este é o principio de hélices de passo variável.

pegue uma folha de papel, desenhe o aerofólio em diversos ângulos com os vetores que fica fácil de visualizar.

Mas para resumir. se o motor tem uma capacidade X e iremos manter esta variável como constante temos:

Voo normal hélice - 9X5.
Voo lento com mais torque (empuxo) - hélice 10X4 menor passo reduz a carga, com isso há possibilidade de se aumentar a hélice que irá obter mais ar pelo diâmetro maior, e o passo menor pelo vetor dianteiro menor irá dar mais controle do motor em baixa velocidade.
Voo rápido e mais potência (giro) - hélice 8X6 maior passo para mais velocidade irá exigir mais do motor, com isso reduz se o diâmetro para aliviar a carga. O modelo terá uma capacidade de mais controle do motor em alta velocidade.

Espero ter sido claro
Oliver
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Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por ferrabra »

Há uma relação entre rotação, velocidade de deslocamento, passo, torque e empuxo. Quanto mais rápida for a aeronave, maior terá que ser o passo para ela gerar algum empuxo em baixa rotação. Mas com alto pitch pode ocorrer stall da hélice em baixa velocidade. Está tudo interligado.
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Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por snag »

[
ferrabra escreveu:Há uma relação entre rotação, velocidade de deslocamento, passo, torque e empuxo. Quanto mais rápida for a aeronave, maior terá que ser o passo para ela gerar algum empuxo em baixa rotação. Mas com alto pitch pode ocorrer stall da hélice em baixa velocidade. Está tudo interligado.


Existe um outro fator, ainda não mencionado: a velocidade das pontas da hélice. Como a velocidade da ponta da hélice é função do diâmetro x a rotação e a maioria de nós voa modelos pequenos e relativamente lentos, é um tanto raro ouvir falar do assunto. Mas na aviação escala cheia, ou nos modelos maiores ou muito velozes, isso precisa ser levado em conta.
Por exemplo, as pontas de uma hélice de 30" girando a 6.500 rpm atingem 259 m/s, ou mach 0,76. No caso de uma hélice de 8" girando a 25.000 rpm, a velocidade é de 265 m/s, ou mach 0,78. E neste dois casos, estamos falando apenas da velocidade "rotacional" das pontas da hélice, isto é, de um motor girando mas estacionário. Se o motor estiver num modelo em movimento, é preciso adicionar a velocidade de avanço à velocidade rotacional. Para calcular, basta somar o vetor velocidade de avanço ao vetor velocidade rotacional.
O primeiro problema é o ruído gerado pela alta velocidade nas pontas das hélices. Lá fora, o ruído é uma das principais causas para o fechamento de clubes...
O segundo é a perda de eficiência quando se atinge velocidades próximas a velocidade do som. Depende do autor, mas dizem que próximo a mach 0,6 começam surgir alguns efeitos da "compressibilidade do ar". Para quem quiser saber um pouco mais: http://www.mh-aerotools.de/airfoils/propuls4.htm , http://www.mh-aerotools.de/airfoils/pylonprops_1.htm .
Então, em algumas situações, você pode precisar escolher uma hélice com passo maior e diâmetro menor pra reduzir a velocidade das pontas da hélice.
Oliver
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Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por Oliver »

Sim a ponta da hélice não deve chegar a velocidades supersônicas, até porque ai a física do aerofólio é outra.

Mas eu tive um Funjet com um Motor 2W20 que girava 60.000rpm com hélice de 4,5 pol que fazia um barulho maneirisssiiiimo! 197Km/h em voo nivelado medido no radar!
Oliver
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Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por Chris_topher »

Oliver escreveu:
Chris_topher escreveu:Douglas, vc vai querer usar uma hélice de 10x10 em um motor elétrico c kv aprox de 450kv em 4s.....

Para o pessoal... li em um post antigo q se aumentar o passo vc aumenta bem mais o empuxo do que a velocidade... para aumentar a velocidade aumenta o diâmetro e diminui o passo...


Chris,

É ao contrário,

Mas para dar uma explicação mais técnica deixa eu falar sobre vento relativo:

A hélice é um aerofolio, ela tem perfil e se comporta como uma asa gerando empuxo na direção do seu extradorso (a parte mais curva que colocamos para a frente). Porem a hélice diferente da asa por seu movimento circular, trabalha com o ar a velocidades diferentes.

Um vetor de velocidade é constante que é o vetor dianteiro, que é igual a velocidade do avião no momento. O segundo é variável no diâmetro, pois a velocidade do ar próxima ao cubo é menor do que na ponta com rotação constante. Está é a razão que o passo na ponta é menor que no cubo.

Ai a conta é variável se aumentarmos o giro e não quisermos aumentar a velocidade do avião reduzimos o passo, se quisermos aumentar a velocidade sem aumentar o giro aumentamos o passo. este é o principio de hélices de passo variável.

pegue uma folha de papel, desenhe o aerofólio em diversos ângulos com os vetores que fica fácil de visualizar.

Mas para resumir. se o motor tem uma capacidade X e iremos manter esta variável como constante temos:

Voo normal hélice - 9X5.
Voo lento com mais torque (empuxo) - hélice 10X4 menor passo reduz a carga, com isso há possibilidade de se aumentar a hélice que irá obter mais ar pelo diâmetro maior, e o passo menor pelo vetor dianteiro menor irá dar mais controle do motor em baixa velocidade.
Voo rápido e mais potência (giro) - hélice 8X6 maior passo para mais velocidade irá exigir mais do motor, com isso reduz se o diâmetro para aliviar a carga. O modelo terá uma capacidade de mais controle do motor em alta velocidade.

Espero ter sido claro




Oliver,

Entendi tudo sim... so q aconteceu um pouco diferente para mim aqui onde voo... provavelmente pode ser por causa do vento, que depois de ter aumentado a hélice justamente como vc falou (eu usava um emax 2822 c helice gws 8x6 ou 9x5) de ser um voo normal no 9x5 me deu a impressão da velocidade ter aumentado então realmente precisava de mais empuxo para voar...
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LaercioLMB
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Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por LaercioLMB »

Se o seu aeromodelo precisa de mais empuxo para voar, é sinal de que o arrasto da construção toda está muito grande.
Um aeromodelo todo quadradão tem arrasto muito maior do que um aeromodelo mais arredondado (sem tantos cantos vivos e partes retas na direção em que o aeromodelo voa.
Essa é a função de um spinner, diminuir o arrasto no nariz da fuselagem.
Aquele cone na ponta do eixo do motor não é para esconder a porca da hélice e deixar mais bonitinho, tem função aquilo.
Outra coisa que faz um aeromodelo não conseguir voar contra o vento é falta de peso (massa) para gerar energia cinética suficiente para vencer a força do vento e nesse caso, não será aumentando empuxo que irá resolver, pois o aeromodelo se tornará instável.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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