Dúvida sobre hélice

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Dúvida sobre hélice

Mensagem por Douglas Lenz »

Prezados

Tenho aqui uma hélice 10X10 APC.

A dúvida, que motor se usa esta hélice? Nunca tinha visto passo 10 em hélices.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
dinho.kelss
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Jun 07, 2015 10:04 pm
Localização: são josé

Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por dinho.kelss »

tenho um motor turnigy 3536/5 e estou utilizando um hélice 10x7 e um ESC de 50A mas a bateria de 2200 3s de 20c não aguenta, todo final de voo ela incha, ja danifiquei duas baterias.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por LaercioLMB »

Caro amigo Douglas, como a hélice é de passo 10, o kv do motor tem que ser baixo ou menor o número de células da bateria.
É comum usar hélices de passos maiores em motores 4 tempos, em que o rpm é menor do que um de 2 tempos.
Assim se usamos uma hélice 10X6 em um motor 2 tempos, com o motor 4 tempos essa hélice não irá render bem e colocar uma maior poderia ficar ruim no aeromodelo e por isso, se aumenta o passo da hélice já que motor 4 tempos tem mais força em baixo rpm do que um 2 tempos.
O mesmo poderia valer para os motores elétricos.
Por exemplo, tem um motor 3530 1100 para hélice 10X6 e se colocar um 3530 950, poderá usar uma hélice 10X8 ou 10X10, coisa que se colocasse no 3530 1100, poderia queimar o motor a não ser é claro se diminuísse o número de células da bateria, como por exemplo, tirar uma 4S e usar uma 3S no lugar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por Douglas Lenz »

Laércio meu amigo, valeu a esclarecedora explicação, ainda mais com a comparação dos 4T glow. Então é uma hélice para motores com menor "watts".

Entendi, Valeu.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por LaercioLMB »

Não propriamente menos watts, pois motores de menor kv pode ter a mesma potência em watts que um de maior kv.
Exemplo, um motor de 900 kv e um motor de 1250 kv, ambos consumirem 25A com bateria 3S, lógico que com hélices diferentes, mas ambos poderão gerar a mesma potência em watts.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por Oliver »

Ou,

Para modelos de velocidade, quanto maior a velocidade maior o passo da hélice.
Hélices quadradas (diâmetro = passo), tem justamente esta função.

Abraço
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por LaercioLMB »

Nem sempre Oliver, pois modelos de velocidade normalmente utilizam motores elétricos de alto KV e nesse caso, as hélices não podem ter passo muito grande.
Já motores 2 tempos para aumentar muito o passo da hélice, teremos que diminuir o diâmetro da hélice que pode até ser que nos dê mais velocidade, mas o aeromodelo terá que suportar uma hélice menor.
Seria como colocar uma hélice de 9 polegadas em um aeromodelo que normalmente utiliza hélices de 12 polegadas.
Aumentar muito o passo de uma hélice em um motor 2 tempos sem diminuir o diâmetro, o motor certamente irá sentir o esforço e não conseguir alcançar o rpm final máximo que deveria, já um motor 4 tempos tem mais força que um 2 tempos, mas tem menor rpm final que um 2 tempos e para isso se compensa aumentando o passo da hélice.
Por isso que muita gente não consegue se adaptar com motores 4 tempos, usam um dois tempos com hélice 12X6 por exemplo e ao usarem um 4 tempos compatível com o 2 tempos, querem continuar a usar a hélice 12X6 e o motor não rende como deveria.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por Oliver »

Laercio, sim correto.

Porém o que eu quis indicar é que nem sempre para se aumentar a velocidade o indicado é aumentar o rpm do motor, no caso dos elétricos, aumentr o kV.

Existe um rpm máximo que uma hélice pode girar, a partir daí somente aumentando o passo é possível aumentar a velocidade. E estas hélices da APC "quadradas" para motores elétricos tem justamente essa finalidade.

Para os combustão, sem dúvida os motores 4 tempos necessitam de passo maior, pois como eles giram menos, com mais torque, o vetor de velocidade dinteiro do vento relativo fica maior.

Abraço
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por LaercioLMB »

Oliver escreveu:Laercio, sim correto.

Porém o que eu quis indicar é que nem sempre para se aumentar a velocidade o indicado é aumentar o rpm do motor, no caso dos elétricos, aumentr o kV.

Existe um rpm máximo que uma hélice pode girar, a partir daí somente aumentando o passo é possível aumentar a velocidade. E estas hélices da APC "quadradas" para motores elétricos tem justamente essa finalidade.

Para os combustão, sem dúvida os motores 4 tempos necessitam de passo maior, pois como eles giram menos, com mais torque, o vetor de velocidade dinteiro do vento relativo fica maior.

Abraço



Agora entendi sobre as hélices quadradas, se refere aos kits de aeromodelos escala com hélices especiais.
Sim, existe um máximo que cada hélice pode girar e a constante disso é 145000 para hélices de elétricos.
Não sei se vale para os motores a combustão.
Uma hélice de 10 polegadas poderá girar no máximo 14.500 rpm, coisa que na maioria das vezes não chega nem a 10.000.

Constante dividido pelo diâmetro da hélice.

As hélices SF a constante é 65.000 e uma hélice SF de 10 polegadas suporta um rpm máximo de 6.500, contra os 14.500 de uma hélice HD ou DD ou E, seja qual for.
Veja que na maioria das vezes temos rpm de sobra em uma hélice quando o objetivo é velocidade.

Uma hélice de 10 polegadas com passo de 5 a um rpm de 14.500, teremos uma velocidade final de aproximadamente 110 km/h.
Agora se aumentarmos o passo para 8, teremos uma velocidade final de aproximadamente 176 km/h.
Nesse caso se desejarmos uma velocidade bem superior, teremos que diminuir o diâmetro da hélice também e não somente aumentar o passo da que estamos usando.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Dúvida sobre hélice

Mensagem por snag »

ME-163 Komet, OS91VR-DF pipado (deve estar girando a uns 22.000rpm!!!) e APC 10x10: mais de 300km/h!

Responder