motor 3715-01a da E-Domodel , helice correta ? ( resolvido troquei o ESC )

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

motor 3715-01a da E-Domodel , helice correta ? ( resolvido troquei o ESC )

Mensagem por man1aco »

Comprei usado um Bonanza V-35 da marca E-domodel, achei o setup motor X helice fraco tendo que manter 75% de acelerador para vôo de cruzeiro com a helice original 10x7x3 aparentemente uma GWS HD clonada.

Como possuo telemetria de bateria, digo que essa performance pifia foi obtida com mais de 15vols na bateria 4S em vôo.

ele vem com um motor 3715-01a do qual o google não encontra especificações confiaveis.

Só para comparativo, o motor do meu Stuka G2 da Durafly 3536-850kv gira uma 10,5x7x3 com mais RPM no 3S do que este motor da E-domodel na 4S.

Estaria essa helice 10x7x3 subdimensionada para o motor ? O motor não presta ? ( para esta aplicação pois a helice certa iria pegar no chão de tão grande )




Hoje farei diversos testes de bancada com auxilio do PC-Taco e publicarei as RPMs obtidas com as helices que eu tenho.

Tripás:

9x6x3 7900rpm @ 15V
10x7x3 7500rpm @ 15V

Bipá:

10x6 8100rpm @ 15V
10x8 6300rpm @ 15V

Peso do aeromodelo com bateria 1.565g , area de asa 26,2 dm²
Editado pela última vez por man1aco em Ter Mai 23, 2017 6:27 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: motor 3715-01a da E-Domodel , helice correta ?

Mensagem por LaercioLMB »

Uma hélice 10,5x7 e com 3 pás certamente exige bem mais do motor já que pelo passo, é uma hélice para um rpm não muito elevado.
Eu procurei por esse motor e encontrei da himodel e essa e-domodel é uma loja e não marca de motor.
Um motor de baixo kv tem mais força para girar esse tipo de hélice sem ela perder desempenho, pois rpm muito elevado para hélices tripá e principalmente quadripá, só fazem elas perderem desempenho devido a turbulência de ar gerada por uma pá, ser pega logo em seguida pela pá seguinte Para o seu motor se comportar bem com essa hélice, ele teria que aceitar no mínimo uma 11X8, coisa que pelo visto ele não suporta, pois seguindo uma regra básica de compatibilidade para não forçar o motor, uma hélice tripá tem que ser uma polegada menor no diâmetro do que uma bipá de mesmo passo.
Como a sua é uma 10,5, para compensar um pouco já que não sei se tem 11,5, seria uma 11X8X2 para compensar a 10,5X7X3
Aumentar o rpm só fará o motor forçar mais e a hélice perder desempenho em rpm mais elevada.
Se em médio rpm a hélice não está dando conta é sinal que o seu modelo está muito pesado ou o desenho dele exige mais velocidade.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: motor 3715-01a da E-Domodel , helice correta ?

Mensagem por man1aco »

LaercioLMB escreveu:Uma hélice 10,5x7 e com 3 pás certamente exige bem mais do motor já que pelo passo, é uma hélice para um rpm não muito elevado.
Eu procurei por esse motor e encontrei da himodel e essa e-domodel é uma loja e não marca de motor.
Um motor de baixo kv tem mais força para girar esse tipo de hélice sem ela perder desempenho, pois rpm muito elevado para hélices tripá e principalmente quadripá, só fazem elas perderem desempenho devido a turbulência de ar gerada por uma pá, ser pega logo em seguida pela pá seguinte Para o seu motor se comportar bem com essa hélice, ele teria que aceitar no mínimo uma 11X8, coisa que pelo visto ele não suporta, pois seguindo uma regra básica de compatibilidade para não forçar o motor, uma hélice tripá tem que ser uma polegada menor no diâmetro do que uma bipá de mesmo passo.
Como a sua é uma 10,5, para compensar um pouco já que não sei se tem 11,5, seria uma 11X8X2 para compensar a 10,5X7X3
Aumentar o rpm só fará o motor forçar mais e a hélice perder desempenho em rpm mais elevada.
Se em médio rpm a hélice não está dando conta é sinal que o seu modelo está muito pesado ou o desenho dele exige mais velocidade.


Ouve uma pequena confusão aqui a helice 10,5 ( Dez e meio ) pertence ao Stuka, é helice escala da FMS mais pesada que a GWS 10x7x3 que a deste bonanza.

A helice 10x8 que testei bipá foi uma do Spitfire 4 pá que quebrou uma pá e tirei a outra e já esta balanceada, helice da FMS pá bem robusta, mas não chega a ser exagerado como se eu tivesse forçando uma SF.

Pela baixa RPM que obtive com essa helice 10x8 percebo que passo 8 esta fora do alcanse deste motor.

Ontem pesei pela primeira vez o modelo, me surpreendi que o peso com a bateria que veio 4S 2200 é superior ao falado no site do fabricante, pesou 1.565g

http://www.e-domodel.com/product/showproduct.php?lang=en&id=83


Arrasto não lhe falta olha como a fuselagem é robusta:


Cada vez mais estou convencido que esse motor original esta muito mal dimensionado para o avião, um pouco que voar a bateria abaixo do 15V esterei voando a 100% do motor sem margem para erros sem potencia extra pra sair de qualquer situação.

Desde que montei meu primeiro usuario de bateria 4s um Votec 322 com um motor 900kv NTM 3548 sempre achei que usar 4S significaria ter abundancia de giro e torque, esse motor usado pela e-domodel me mostrou o quanto um motor de aparencia robusta pode ser ruim pra kcte dependendo de quem fabricou.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: motor 3715-01a da E-Domodel , helice correta ? ( resolvido troquei o ESC )

Mensagem por man1aco »

Troquei o ESC por um de 70A que estava em outro avião e olha só o resultado é:

INSANOS 12460 RPM com a Helice 10x7x3 na bateria 4S


Vou ter que testar a 3S pois é giro demais arriscado até estourar a helice, e com certeza deveria estar consumindo absurdos amperes.

Se com 3S e esse novo ESC ficar acima de 9000rpm esta muito bom para voar.
Anexos
pctaco.jpg
pctaco.jpg (27.14 KiB) Exibido 11448 vezes
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: motor 3715-01a da E-Domodel , helice correta ? ( resolvido troquei o ESC )

Mensagem por man1aco »

Teste com bateria 3S revelou ser mais que suficiente.

pico de 10680 rpm na helice original.

por muitos segundos após sustentou acima de 10000rpm.

Estou satisfeito com a velocidade de passo acima de 100km/h , acredito que vai voar a meio acelerador.

Vou comprar um ESC descente pra ficar nele em definitivo e devolver este ao meu votec322.
Anexos
pctaco3s.jpg
pctaco3s.jpg (27.83 KiB) Exibido 11447 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: motor 3715-01a da E-Domodel , helice correta ? ( resolvido troquei o ESC )

Mensagem por LaercioLMB »

Então, veja se não bate com o que eu falei sobre rpm elevado.
Não estou dizendo que seja você, mas a maioria atualmente ignora muita coisa sobre hélices e acham que se girar, tá bom, mas não é bem assim.
Toda a hélice tem limite máximo de rpm e acima disso só tende a perder desempenho e isso acontece muito com as SF que são hélices para força e baixo rpm, mas a maioria insiste em usar para velocidade em rpm mais elevada.
Velocidade não é aeromodelo que voa a 300 km/h, voo lento é até 40 km/h, acima disso começa a deixar de ser lento.
Ahhh, mas eu notei muita diferença na aceleração com uma hélice SF.
Sim, claro e é mais do que óbvio isso, pois em baixo rpm, com aceleração baixa a hélice consegue ter um ótimo rendimento com um empuxo muito bom e muitos se iludem com isso na arrancada, mas não sabem por que o modelo não rende muito em voo ou até acham que por estar voando, está bom e não se importam com o consumo e tão pouco o desempenho lá em cima já que sempre usaram as hélices de forma errada e com isso, ainda não aprenderam a diferenciar o bom do ruim.
De fato, mais de 12000 rpm com uma hélice tripá é insano mesmo e só tem a perder desempenho e que bom que pensas assim, ao usar o termo insano, pois demonstra discernimento em aceitar que algo está errado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder