Eixo rotacionando em falso motores 2212/13t

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Eixo rotacionando em falso motores 2212/13t

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

Boa noite pessoal.
Tenho um multirotor com motores 2212/13t(os amarelinhos rsrsr) e notei recentemente que alguns motores estão com os eixos girando falso, ou seja, a carcaça do motor rotaciona de acordo com meu comando mas como os eixos não estão bem presos eles apresentam certa resistência e não acompanham o giro exato do motor.
Tentei apertar os parafusos que travam o eixo na carcaça mas alguns estão espanados, noutros é a rosca do motor que está espanada, enfim eles não estão mais na condição de desempenhar seu papel perfeitamente.
Tentei colar os eixos a carcaça com Cianocrilato(superbonder) e não tive sucesso, tentei epóxi(Araldite) e até que aguentaram bem mas ainda assim não vejo como fixação ideal sendo que qualquer força que eu faço nas hélices o eixo se desloca novamente.
Como ultima opção penso em ver alguma oficina que trabalhe com aluminio e pedir para que coloquem um pontinho de solda fixando o eixo a carcaça do motor. Tenho consciência de que daí em diante não poderei trocar o eixo ou fazer modificações/manutenções semelhantes mas como pretendo trocar esses motores a médio prazo, não será um problema.

O que acham? Será que resolve? Alguma ideia?
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Eixo rotacionando em falso motores 2212/13t

Mensagem por brunobragantine »

Se adicionar solda vai desbalancear o motor, como consequência rolamentos vão estragar prematuramente e haverá vibração, além do mais a carcaça pode até ser de alumínio mas o eixo é feito de aço, não sei se é possível soldar esses dois materiais...

Eu tentaria um Fixador Anaeróbico antes de partir para a solda, ou se possível usar um parafuso de diâmetro maior, refazendo a rosca com uma macho.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Eixo rotacionando em falso motores 2212/13t

Mensagem por LaercioLMB »

Compra motor novo, são tudo descartável atualmente. Não perca tempo tentando gambiarras que só terá dores de cabeça.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Re: Eixo rotacionando em falso motores 2212/13t

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

LaercioLMB escreveu:Compra motor novo, são tudo descartável atualmente. Não perca tempo tentando gambiarras que só terá dores de cabeça.

Problema é dinheiro né Laércio kkkkkkkk
Queria colocar motores originais dji mas $$$
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Re: Eixo rotacionando em falso motores 2212/13t

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

brunobragantine escreveu:Se adicionar solda vai desbalancear o motor, como consequência rolamentos vão estragar prematuramente e haverá vibração, além do mais a carcaça pode até ser de alumínio mas o eixo é feito de aço, não sei se é possível soldar esses dois materiais...

Eu tentaria um Fixador Anaeróbico antes de partir para a solda, ou se possível usar um parafuso de diâmetro maior, refazendo a rosca com uma macho.

Vou procura-los na loja de ferragens amanhã!
Vc poderia recomendar algum específico, qual o melhor pra esse caso na sua opinião?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Eixo rotacionando em falso motores 2212/13t

Mensagem por LaercioLMB »

mavi201120@hotmail.com escreveu:
LaercioLMB escreveu:Compra motor novo, são tudo descartável atualmente. Não perca tempo tentando gambiarras que só terá dores de cabeça.

Problema é dinheiro né Laércio kkkkkkkk
Queria colocar motores originais dji mas $$$



Entendo que o problema é dinheiro, mas quanto mais gambiarras se faz, mais dinheiro se gasta. Eu mesmo conto cada centavo na hora de comprar alguma coisa, mas procuro comprar o que certamente não me trará problemas depois.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Re: Eixo rotacionando em falso motores 2212/13t

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

LaercioLMB escreveu:
mavi201120@hotmail.com escreveu:
LaercioLMB escreveu:Compra motor novo, são tudo descartável atualmente. Não perca tempo tentando gambiarras que só terá dores de cabeça.

Problema é dinheiro né Laércio kkkkkkkk
Queria colocar motores originais dji mas $$$



Entendo que o problema é dinheiro, mas quanto mais gambiarras se faz, mais dinheiro se gasta. Eu mesmo conto cada centavo na hora de comprar alguma coisa, mas procuro comprar o que certamente não me trará problemas depois.


Acho que o jeito é trocar mesmo. Pensei nos 2312 da Racerstar, vc recomendaria outro que já aproveitasse pra aumentar meu tempo de vôo(10min atualmente) ?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Eixo rotacionando em falso motores 2212/13t

Mensagem por LaercioLMB »

Nesse caso agora sobre recomendar motores, eu não poderia te ajudar, pois uma série de fatores influenciam o desempenho de um motor e se eu recomendasse um, poderia ficar ótimo ou uma verdadeira porcaria, e problemas podem ser resistência interna da bateria usada, configuração e marca do ESC usado, tipo de hélice usada, se está corretamente balanceada ou não, pois hélice vibrando reduz desempenho de motor.
Geralmente quando um motor com carcaça de alumínio apresenta folgas e espana parafusos, significa que hélices desbalanceadas estão sendo usadas, pois nenhuma hélice vem balanceada de fábrica, pois se viessem, o preço seria muito maior. A maioria faz balanceamento de forma errada, mas não afirmo que você faça isso, pois não o conheço e não sei como você faz o balanceamento de uma hélice. Quando um modelo rádio controlado tem pouso forçado e raspa uma hélice, essa já perde o balanceamento e necessita ser refeito, coisa que a maioria sequer pensa em fazer isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Re: Eixo rotacionando em falso motores 2212/13t

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

LaercioLMB escreveu:Nesse caso agora sobre recomendar motores, eu não poderia te ajudar, pois uma série de fatores influenciam o desempenho de um motor e se eu recomendasse um, poderia ficar ótimo ou uma verdadeira porcaria, e problemas podem ser resistência interna da bateria usada, configuração e marca do ESC usado, tipo de hélice usada, se está corretamente balanceada ou não, pois hélice vibrando reduz desempenho de motor.
Geralmente quando um motor com carcaça de alumínio apresenta folgas e espana parafusos, significa que hélices desbalanceadas estão sendo usadas, pois nenhuma hélice vem balanceada de fábrica, pois se viessem, o preço seria muito maior. A maioria faz balanceamento de forma errada, mas não afirmo que você faça isso, pois não o conheço e não sei como você faz o balanceamento de uma hélice. Quando um modelo rádio controlado tem pouso forçado e raspa uma hélice, essa já perde o balanceamento e necessita ser refeito, coisa que a maioria sequer pensa em fazer isso.


Entendo as implicações que o set como um todo trazem para a eficiência e funcionamento do multirotor. Me refiro apenas ao bom funcionamento básico do sistema de propulsão, já prepondo hélices balanceadas, ESC corretamente configurado para bateria e o suposto motor em questão, além de uma bateria decente com resistência inferior a 10mΩ
Responder