Teste de motores

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

oi Augusto, eu vi o teste de vcs. muito bom por sinal. e vi tb dos testes em 50% de motor. e fiquei tentado a fazer isso tb. vou só traçar como deve ser o procedimento e fazer o mesmo. Na verdade, é essa a iniciativa de vcs q me inspirou a fazer os testes, pois nos testes de vcs, não tem os motores que geralmente uso que são os de baixo custo.

Obrigado pelas dicas acima. estou adotando a metodologia dos testes sempre iguais para todos os testes, excetuando pelos equipamento a serem testados. no caso dos speeds, procurei usar a combinação mais usual, pois nem sempre o usuário vai usar um speed muito além do necessário...
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

mais uma dica de leigo:

usar baterias que estao pegando carga total.

eu notei um perda de desempenho grande ,num motor em que a bat de 2200 so pegava 1600mha.
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

ah sim. as baterias são novas. todas pegando carga total. exceto a E-Tec q é usada. mais pra mostrar a perde de desempenho.
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

[quote:20b5cadd41="Ronin"]Críticas e sugestões são bem vindos. :wink:[/quote:20b5cadd41]

Olá Ronin,

Muito boa a sua iniciativa e pela qualidade dos seus testes vai virar referência aqui no site, merecendo até hospedagem na página principal.

Agora vão as dicas.......

Em uma tabela de testes não pode faltar os valores de tensão, corrente e RPM com várias hélices e uma medida desses valores sem hélice.

Com esses dados é possível fazer todos os cálculos necessários para um novo enrolamento do motor.

E pra ficar chique pode ser adicionado o tipo de enrolamento, fechamento e nº de voltas.........

Pode xingar que eu estou merecendo :lol: :lol:

PS: temos que marcar para eu entregar o seu esc já consertado.
Júlio César
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

ae Júlio, obrigado pelo incentivo.

nessa tabela não pretendo incluir testes de motores recondicionados. somente os novos. senão vai virar uma salada sem tamanho. hehe

agora naum entendi direito sobre "valores sem hélice". vc acha q é necessário incluir?? naum tenho como medir o RPM sem hélice... meio complicado...

PS: vc ficou de nos fazer uma visita ao TC. lembra?
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Para medir o RPM sem hélice, você pode colocar no lugar uma tira de cartão de crédito 5x20mm simulando uma hélice.

Essas medições são importantes quando se vai reenrolar o motor, com os valores de tensão, corrente e RPM com várias hélices e sem hélice, dá para calcular a Rm e KV, usando o motocalc na opção Design pode-se calcular o KV do motor para um novo enrolamento e AWG.

Quanto à visita, eu não me esqueci, falta tempo.
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1367
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Julio,

desculpe mas, medir RPM de motor com tira de cartão de crédito além e perigoso não gera dado util algum, pois o que esta se tentando medir é o conjunto motor (helice+motor). Não faz sentido medir um motor sem nenhuma helice pois isto não prova nada, é a mesma coisa que tentar medir a performance de um carro sem rodas! :)

O motor existe para girar a hélice, é ela no final das contas que faz a propulsão do modelo.
Nos voamos o que vendemos.
HYPERION - AIRTRONICS - E-MAX - HET
CASTLE CREATIONS - MULTIPLEX
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

E-max 2812 testado
Avatar do usuário
guga84
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Mai 07, 2006 3:07 am

Mensagem por guga84 »

Ronin, vc é o maior. Meus parabéns pelos testes.
Só uma dúvida, a hélice 7035 q a hobbyfly vende como Slow Flyer é semelhante à HD qnto ao desempenho?
Abraço,
Gustavo.
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

Ae Guga, obrigado pelo incentivo.

acho q só tem 1 tipo de 7035 da GWS... se é fininha na ponta é esse mesmo.
Responder