Motor PM101TR (conhecido como 400BR)

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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Pedro Guilherme
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Recomeçando depois de 35 anos parado

Mensagempor Pedro Guilherme » 17 Set 2005 00:45

Ola pessoal. Depois de muito tempo inativo volto ao eromodelismo. E resolvi ir direto no elétrico. Comprei um radio futaba conqust Am frequencia 72 com um receptor MCR-4A com speed. O que eu quero saber é qual bateria usar com esse motor 400 da action motors e esse speed.

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alexcmag
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Re: Recomeçando depois de 35 anos parado

Mensagempor alexcmag » 17 Set 2005 08:36

[quote:d0f83c3a44="Pedro Guilherme"]Ola pessoal. Depois de muito tempo inativo volto ao eromodelismo. E resolvi ir direto no elétrico. Comprei um radio futaba conqust Am frequencia 72 com um receptor MCR-4A com speed. O que eu quero saber é qual bateria usar com esse motor 400 da action motors e esse speed.[/quote:d0f83c3a44]

Pode ser uma LiIon ou LiPo 2S (7,2-7,4V) 1300mAh ou uma NiMh 8,4V 750mAh.

Pela especificação este receptor aguenta muita corrente, mas pouca tensão, http://www.futaba-rc.com/manuals/4nbl-manual.pdf
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Motor 400

Mensagempor Pedro Guilherme » 17 Set 2005 14:07

Obrigado pela resposta. É sempre saber que podemos contar com ajuda dos colegas. Parabéns pelo trabalho de voces, é preciso dedicação e tempo para poder se dedicar a ensinar e ajudar os colegas nos problemas. Elogiável esse site, alias um dos melhores que encontrei nas minhas andanças pela internet pesquisando sobre aeromodelismo. Que Deus os ilumine nesse trabalho. Bom e agora vamos ao trabalho.....rs... gostaria de saber se esse motor serviria numa Zagi. E se servir qual tipo de hélice seria a mais indicada. Obrigado.

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Re: Motor 400

Mensagempor Cassiusfxg » 17 Set 2005 16:18

[quote:d50c2c7c0d="Pedro Guilherme"]Obrigado pela resposta. É sempre saber que podemos contar com ajuda dos colegas. Parabéns pelo trabalho de voces, é preciso dedicação e tempo para poder se dedicar a ensinar e ajudar os colegas nos problemas. Elogiável esse site, alias um dos melhores que encontrei nas minhas andanças pela internet pesquisando sobre aeromodelismo. Que Deus os ilumine nesse trabalho. Bom e agora vamos ao trabalho.....rs... gostaria de saber se esse motor serviria numa Zagi. E se servir qual tipo de hélice seria a mais indicada. Obrigado.[/quote:d50c2c7c0d]

Serve.Use uma hélice 5x3.
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Mensagempor Leovaldo-Bragança » 18 Set 2005 20:51

Pessoal,

Meu 400BR ressurgiu das cinzas... hehe... vejam a história

[quote:ec71afa23a]Pessoal,

Após queimar o meu GWS 350 usando Li-po 3s, desisti de utilizá-las no 400br. Resolvi então usar uma bateria de 8,4v Ni-MH de 1600 mah. Usei uma hélice EP 5043...

Realizei os dois primeiros vôos sem problema algum... Vôou muito bem em um modelo treinador de 1,20 de envergadura pesando 600 gramas.

Porém, no terceiro vôo, o modelo corria sem forças para levantar vôo. Tudo estava ok. Bateria carregada e com voltagem checada ( 9,46 volts - Acredito estar OK para uma NIMH de 7 células ). Sentido da decolagem contra o vento. Trem de pouso ok com todas as rodas girando livremente. Tentei várias vezes mas o danado não vôo.

Desprezando a lógica, pois eu já tinha checado a bateria, resolvi fazer um ciclo nela..... descarreguei-a totalmente e carreguei-a com uma corrente de 0,8 Amps. Descarregou, e carregou a capacidade adequada para a bateria. Chequei voltagem e tudo ok.... Botei no avião e mandei ele pra pista..... O problema continuou e não consegui tirar o modelo do chão.

Após ter muito observado as características da bateria e tb considerando que é semi-nova... com mto pouco uso..... Será que o problema é do motor?

Isso já aconteceu com alguém????

Desde já agradeço pela ajuda...

Um abraço,[/quote:ec71afa23a]

Alex recomendou

[quote:ec71afa23a]Estranho... Amacie o motor deixando ele girar dentro da água alimentado por uma pilha média até esgotar e veja se ele melhora...[/quote:ec71afa23a]

Fiz o seguinte,

Ao invés de colocá-lo para rodar dentro da água, mudei o fluído e coloquei o motor para rodar dentro de fluído de freio para carros, usando uma bateria de NICd antiga que tenho aki.

Ficou muito bom!!!

Valew pela ajuda Alex!

Um abraço,
Leovaldo Jr
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Mensagempor denyszandonadi » 19 Set 2005 15:42

Que hélice eu uso numa redução de 6,75?? :shock:
E quanto de empuxo eu terei???
Tem alguma formula para saber qual hélice usar em tal redução??

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Mensagempor alexcmag » 19 Set 2005 16:40

[quote:897958188d="denyszandonadi"]Que hélice eu uso numa redução de 6,75?? :shock:
E quanto de empuxo eu terei???
Tem alguma formula para saber qual hélice usar em tal redução??[/quote:897958188d]

Dê uma olhada no site da GWS e procure um motor 400 reduzido deles com redução parecida, mas já te adianto que é trabalho para hélice de 13 polegadas ou mais.
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Mensagempor Bruno____ » 04 Out 2005 16:14

AlexcMag, no meu caso estou montando um Slow-Stick com as medidas do que tem fixo aqui no forum. Ai eu pensei em colocar uma redução 7.5:1, que ja esta pronta, com isso eu quero que o motor gaste pouca bateria, ele vai girar uma helice 10x6. Sei que com esta redução tenho que colocar uma helice maior. Vc acha que esta helice para esta redução vai conseguiria tirar o modelo do chão? O modelo esta entre 400 e 500 gramas...
Desde já Obrigado!

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Mensagempor alexcmag » 04 Out 2005 16:34

[quote:f5fd58c412="Bruno____"]AlexcMag, no meu caso estou montando um Slow-Stick com as medidas do que tem fixo aqui no forum. Ai eu pensei em colocar uma redução 7.5:1, que ja esta pronta, com isso eu quero que o motor gaste pouca bateria, ele vai girar uma helice 10x6. Sei que com esta redução tenho que colocar uma helice maior. Vc acha que esta helice para esta redução vai conseguiria tirar o modelo do chão? O modelo esta entre 400 e 500 gramas...
Desde já Obrigado![/quote:f5fd58c412]

7.5:1 é muito pra uma redução de motor 400, só rola se for para usar uma hélice muito grande, de 14 polegadas por exemplo.
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fabianomugnol
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Mensagempor fabianomugnol » 17 Out 2005 12:56

Amigos tem algum motor destes ou outro nacional que possa substituir o motor principal e o da calda do heli honey bee ll? Visto que fica caro comprar de fora estes motores.

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Mensagempor alexcmag » 17 Out 2005 13:00

[quote:099943e8e5="fabianomugnol"]Amigos tem algum motor destes ou outro nacional que possa substituir o motor principal e o da calda do heli honey bee ll? Visto que fica caro comprar de fora estes motores.[/quote:099943e8e5]

Nacional não, mas você pode usar um GWS EDP300H no rotor principal e um GWS EDP50 no rotor de cauda. As lojas por aqui têm estes motores.
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fabianomugnol
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Mensagempor fabianomugnol » 18 Out 2005 12:26

Obrigado pela informação amigo, só mais uma coisa tem como me conseguir sites de lojas que vendem, pois sou do RS e aqui não tem muita opção. Eu agradeceria muito se pudesse fazer esse favor para mim amigo.

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Mensagempor alexcmag » 18 Out 2005 15:29

[quote:f9fb8ee179="fabianomugnol"]Obrigado pela informação amigo, só mais uma coisa tem como me conseguir sites de lojas que vendem, pois sou do RS e aqui não tem muita opção. Eu agradeceria muito se pudesse fazer esse favor para mim amigo.[/quote:f9fb8ee179]

Tente na www.twohobbies.com.br
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voltagem

Mensagempor Pedro Guilherme » 24 Out 2005 14:11

Alguem sabe me dizer a voltagem nominal e a maxima desse motor?

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Re: voltagem

Mensagempor srpab » 24 Out 2005 14:33

[quote:fd08cf8827="Pedro Guilherme"]alguém sabe me dizer a voltagem nominal e a maxima desse motor?[/quote:fd08cf8827]

voce leu o topico ?


[quote:fd08cf8827="okamuwf"]Alex, entrei no site da action motors para comprar porem notei que o[b:fd08cf8827] pm101tr é 1-3v[/b:fd08cf8827], [/quote:fd08cf8827]

[quote:fd08cf8827="alexcmag"][b:fd08cf8827]Que bateria usar?[/b:fd08cf8827]
A bateria para usar com este motor deve aguentar a corrente consumida e não ser pesada demais. NiMh 8,4V*650mAh, LiIon 7,2V*1400mAh e LiPo 2S a partir de 1200mAh são as mais usadas.

[b:fd08cf8827]Qual o rendimento?[/b:fd08cf8827]

7,2V, hélice 5x3, consome 8A e fornece 200g de empuxo;
[b:fd08cf8827]9,6V[/b:fd08cf8827], hélice 5x3, consome 10A e fornece 240g de empuxo;
[b:fd08cf8827]10x8V[/b:fd08cf8827], hélice 5x3, consome 12A e fornece 320g de empuxo.
7,2V, hélice 6x3, consome 10A e fornece 220g de empuxo
9,6V, hélice 6x3, consome 12A e fornece 230g de empuso

Se você tem uma bateria de 2S 7,2V/7,4V que aguente bem uma corrente acima de 10A e precisa de mais performance, pode usar uma 6x3 (mas não com 3S).

[/quote:fd08cf8827]
Combate: Bateu é ponto.

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Mensagempor denyszandonadi » 25 Out 2005 22:19

A bateria recomendada no site do e-voo na seção quanto custa "Bateria LiIon 7,2V/1400mAH" Quanto de empuxo essa bateria irá dar num 400BR com uma 5x3????

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Mensagempor jociel luciano » 25 Out 2005 22:25

[quote:a02be8c66a="denyszandonadi"]A bateria recomendada no site do e-voo na seção quanto custa "Bateria LiIon 7,2V/1400mAH" Quanto de empuxo essa bateria irá dar num 400BR com uma 5x3????[/quote:a02be8c66a]200g.
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

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Mensagempor srpab » 26 Out 2005 09:21

[quote:04e8de20a9="denyszandonadi"]A bateria recomendada no site do e-voo na seção quanto custa "Bateria LiIon 7,2V/1400mAH" Quanto de empuxo essa bateria irá dar num 400BR com uma 5x3????[/quote:04e8de20a9]

ta dificil...

postei a resposta antes da sua pergunta, ja repetindo o topico.

se todo mundo que entrar fazer uma pergunta que ja tem resposta o topico fica enorme e cansativo...

...por favor: [size=18:04e8de20a9][b:04e8de20a9]LEIAM O TÓPICO ANTES DE PERGUNTAR :evil: [/b:04e8de20a9][/size:04e8de20a9]

[quote:04e8de20a9="srpab"]
Qual o rendimento?

[b:04e8de20a9]7,2V, hélice 5x3, consome 8A e fornece 200g de empuxo;[/b:04e8de20a9]
9,6V, hélice 5x3, consome 10A e fornece 240g de empuxo;
10x8V, hélice 5x3, consome 12A e fornece 320g de empuxo.
7,2V, hélice 6x3, consome 10A e fornece 220g de empuxo
9,6V, hélice 6x3, consome 12A e fornece 230g de empuso
[/quote:04e8de20a9]
Combate: Bateu é ponto.

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Mensagempor denyszandonadi » 26 Out 2005 09:58

Uhhhhhhhhhhhhhhh
Dei mancadaaaaaaaaaaaaaaaaa
Mallllllllllsssssssssssssssss :cry: :cry: :cry: :cry:
Eu já havia lido a um tempo atraz mas esqueci completamente :? :?
Falha minha! :evil:

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Mensagempor denyszandonadi » 06 Nov 2005 20:50

Quanto de empuxo o 400br com uma 5x3 daria com uma bateria Lipo 3S 1500mAh ( 10C)?????

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Mensagempor Mario » 06 Nov 2005 22:03

Cnsideracomo 10,8 , vai ser aproximadamentae a mesma coisa...

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Mensagempor srpab » 06 Nov 2005 22:05

[quote:bd641cd0ce="denyszandonadi"]Quanto de empuxo o 400br com uma 5x3 daria com uma bateria Lipo 3S 1500mAh ( 10C)?????[/quote:bd641cd0ce]

deve passar um pouco das 320g, mas voce vai voar no maximo umas 3x e vai jogar o motor no lixo...
Combate: Bateu é ponto.

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Mensagempor denyszandonadi » 06 Nov 2005 22:15

[quote:d475457b88="srpab"][quote:d475457b88="denyszandonadi"]Quanto de empuxo o 400br com uma 5x3 daria com uma bateria Lipo 3S 1500mAh ( 10C)?????[/quote:d475457b88]

deve passar um pouco das 320g, mas voce vai voar no maximo umas 3x e vai jogar o motor no lixo...[/quote:d475457b88]

Vou jogar no lixo por que??? Por causa da voltagem??? É muito alta???

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Mensagempor jociel luciano » 06 Nov 2005 22:17

[quote:70c93c7d9d="denyszandonadi"][quote:70c93c7d9d="srpab"][quote:70c93c7d9d="denyszandonadi"]Quanto de empuxo o 400br com uma 5x3 daria com uma bateria Lipo 3S 1500mAh ( 10C)?????[/quote:70c93c7d9d]

deve passar um pouco das 320g, mas voce vai voar no maximo umas 3x e vai jogar o motor no lixo...[/quote:70c93c7d9d]

Vou jogar no lixo por que??? Por causa da voltagem??? É muito alta???[/quote:70c93c7d9d]a tampa trazeira derrete pelo super aquecimento, se vc usar por muito tempo o motor full.. se dozar bem da fazer mais voos.
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....



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Mensagempor srpab » 06 Nov 2005 22:58

[quote:40f6090006="jociel luciano"][quote:40f6090006="denyszandonadi"][quote:40f6090006="srpab"][quote:40f6090006="denyszandonadi"]Quanto de empuxo o 400br com uma 5x3 daria com uma bateria Lipo 3S 1500mAh ( 10C)?????[/quote:40f6090006]

deve passar um pouco das 320g, mas voce vai voar no maximo umas 3x e vai jogar o motor no lixo...[/quote:40f6090006]

Vou jogar no lixo por que??? Por causa da voltagem??? É muito alta???[/quote:40f6090006]a tampa trazeira derrete pelo super aquecimento, se você usar por muito tempo o motor full.. se dozar bem da fazer mais voos.[/quote:40f6090006]

eh isso ai...
Combate: Bateu é ponto.


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