Motor PM101TR (conhecido como 400BR)

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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jociel luciano
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Mensagempor jociel luciano » 15 Nov 2006 12:08

[quote:866935200e="vhsg13"]Pretendo usar esse motor junto a uma hélice feita com palito de picolé e a bateria 2s 1300mAh 20/28c da himodel,
qual empuxo de vo conseguir ?
desde já obrigado.[/quote:866935200e]Sem saber o passo da hélice e as polegas fica impossivel saber o empuxo.
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

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Mensagempor vhsg13 » 15 Nov 2006 12:34

é realmente... hehe
reformulando a pergunta:
qual hélice consegue levantar o piper do tutorial com a bateria bateria 2s 1300mAh 20/28c da himodel,
ou seria melhor comprar uma 2s 1700mAh 20/28c tbm da himodel ?

a unica diferença que terei será no tempo de voô ??

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Cristiano Campos
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Perguntinha...

Mensagempor Cristiano Campos » 21 Nov 2006 17:27

Tava lendo sobre esse motor, mas não tirou minhas dúvida: posso comprar esse motor para colocar em um "Buster" e futuramente quem sabe fazer um motoplanador com esse mesmo motor? Poderia tambem usar ele em um SlowStick ou algo do genero?
Aguardo, abraços a todos.
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Mensagempor alexcmag » 21 Nov 2006 18:18

Buster, OK

Motoplanador pequeno (até 1,2m) até vai.

Slowstick, só com redução.

Mas hoje em dia não tem valido tanto a pena. Sai R$100,00 um conjunto de motor brushless + speed.

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Mensagempor Cristiano Campos » 22 Nov 2006 06:36

Ola Alex, o preço desse motor é R$10,00, +R$8,00 valor da encomaneda normal. Mesmo por esse preço, não vale a pena?

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Mensagempor alexcmag » 22 Nov 2006 08:08

Você não precisará só do motor, mas de um speed control também.

Aí a conta fica:

Motor: R$10,00
Frete do motor: R$8,00
Speed control: R$75,00
Frete do speed control: R$8,00
Total: R$101,00

Comprando o motor na mesma loja do speed, sai mais em conta o total:
Motor: R$15,00
Speed control: R$75,00
Frete: R$8,00
Total: R$98,00

Comprando um conjunto brushless:
Motor+speed: R$100,00
Frete: R$8,00
Total: R$108,00

Claro que em alguns casos o 400BR continua sendo interessante, como por exemplo em bimotores, onde se usa 1 speed só, em aerobarcos (sai caro molhar um speed brushless), etc.

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Mensagempor Cristiano Campos » 22 Nov 2006 18:41

Agora tendi... heheheh blz Alex, valeu as dicas, a paciencia e o site tambem... ehehehh Abraços.

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Mensagempor Mágico » 12 Jan 2007 13:45

Devo fazer um aero com 125cm de envergadura e 23cm de corda, só q com asa casquinha...Uma redução 6.33:1 com bateria Li-Po 2s nesse 400br da conta?

Eu estava colocando uma redução 4.75:1 só q o pinhão era de plástico e acabou quebrando então consegui um pinhão de metal, só q com menos dentes.

Se eu colocar a redução 6.33:1 q hélice eu posso usar?

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Mensagempor alexcmag » 12 Jan 2007 14:51

Redução de 6,33:1 é muito para estes motores. Melhor algo entre 3:1 e 4:1.

Com 6:1 precisaria usar uma hélice enorme, e o pitch-speed fica muito baixo.

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Mensagempor Mágico » 12 Jan 2007 15:08

Vou ver se consigo um pinhão de metal com mais dentes.

Se for colocar a redução antiga(4,75:1) ou uma redução 4:1 q hélice eu posso usar?

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Mensagempor alexcmag » 12 Jan 2007 15:27

Com 4:1, use 10x8
Com 3:1, use 10x6

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Mensagempor HOT_62 » 16 Jan 2007 22:06

Aproveitando, um 400BR com redução 3:1 vai bem com 3S e helice 10x6 ?

Quanto dá de empuxo? Até avião de quantas gramas?

Obrigado,
Estevam

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bateria

Mensagempor podecha » 08 Ago 2008 20:07

Alex - boa noite

To afim de testar um BR 400 num modelo.

Tenho uma bateria lipo 3s - 11,1 - 20C da Loong Max
da pra usar num motor BR 400 ??

Qual o ESC que eu devo comprar para esse motor ?
Forte abraço !!!

ToTó

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Mensagempor alexcmag » 08 Ago 2008 21:52

Dà, mas... pra que???

Por que você gastaria num motor brushed e ESC e frete mais do que o preço de um combo de motor brushless??

Compare:
Motor PM101TR: R$15,00
ESC brushed: R$70,00
TOTAL: R$85,00

Combo brushless E-Max CF2822 + ESC brushless: R$72,00

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Mensagempor edsonnota1000 » 06 Mai 2009 10:42

Porque esse motor não torra ??? Se ele é pra 1~3 volts alguém poderia me explicar isso ???

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Mensagempor alexcmag » 06 Mai 2009 22:16

Todo motor elétrico tem várias medidas, uma delas é a corrente em aberto, outra a corrente em stall (travado).

O 1-3V é calculado para que a corrente em stall seja baixa o suficiente para que ele possa dissipar como calor sem torrar.

Claro que em aberto a corrente é menor, então dá para colocar até uns 15V nele sem que torre.

Como uma hélice pequena (5x3 por exemplo) não força muito o motor, dá para jogar 11V nele e ele sem que dissipe muita potência, principalmente porque está bem ventilado. Claro que se travar a hélice, ele queima em poucos segundos.

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Mensagempor edsonnota1000 » 08 Mai 2009 11:34

Então quer dizer que a "super - ventilação" que o motor recebe faz com que ele não esquente tanto para se queimar como esquentaria quando o motor esta em "stall", ou seja sem ventilação, por isso agüenta variação de voltagem.
Mas se eu colocar uma hélice muito pesada nele esses valores tendem a reduzir por causa da sua maior força para rotação da mesma e menor condição para a dissipação do calor seria isso ???
Sendo assim motores como esse não teriam boa aceitação de diferentes tipos de hélice ficando restrito a um certo tipo hélice e um total de empuxo, e sendo assim um total de peso para o aeromodelo....estou correto ???

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Mensagempor Julio Kenji » 11 Dez 2009 14:27

Motorind

http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&source=hp&q=Rua%20Guilherme%20George%20260%20&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl

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Mensagempor Julio Kenji » 11 Dez 2009 14:31

re-retificando o do inicio:

Indi Motors/Motor Indi
Avenida Guilherme Giorgi, 260 - Vila Carrão
São Paulo - SP, 03422-000

011-2293-9397

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Mensagempor Marcio2009 » 11 Mar 2010 17:04

Ola vim passar aqui no forum para fazer uma pergunta que uns não vão concordar
mas devido condições financeiras eu pergunto isso o motor brushed 400 é enrolado com que fio esmaltado bom eu tenho um aki com as seguintes especificações buchas de latão escovas de carvão com molas o que falta só é saber quantas voltas de fio esmaltado dar para chegar aquele rendimento obrigado agradeço qualquer ajuda
será bem vinda.

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Mensagempor alexcmag » 11 Mar 2010 17:09

Márcio, o galho é que não é só o motor que precisamos para voar.

Então mesmo que você consiga um motor adequado ainda precisaria de adaptador de hélice (uns 10 reais), ESC (uns 60 reais) e hélice (uns 5 reais), além de conectores.

Como os brushless atualmente são comercializados em grandes volumes, tem lojas que vendem o kit contendo motor, esc, adaptador de hélice, conectores, etc. por 80 reais.

Então, mesmo aproveitando o motor, o custo vai empatar, não economiza nada.

Além do mais não são só de número de voltas e bitola de fio que especificação de motores vive, ainda tem o material do ímã, número de polos no enrolamento, dimensões, etc., então atualmente não é muito útil tentar aproveitar motores.

Seria como você economizar um interruptor para ligar uma lâmpada na sua casa, usando o fio para isto. Economiza alguma coisa? Sim, uns 5 reais... mas e daí? Vai ficar mais perigoso, mais feio, pior desempenho, maior risco de acidentes, etc.

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Mensagempor Marcio2009 » 11 Mar 2010 17:22

sim ele tem tres polos voce pode me dizer quantas voltas de fio e bitola e dado no motor eu tenho radio de um automodelo com alcance de 500 metros e sei enrolar
ja tentei enrolar ele mas não fica com o desenpenho me diga por favor eu irei desenvolver muito se conseguir essas especificações valeu

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Mensagempor alexcmag » 11 Mar 2010 18:42

Sinceramente não sei quantas voltas tem.

Na idade do ímã lascado, quando estes motores eram o que havia disponível, simplesmente comprávamos e usávamos. Não ficávamos reenrolando.

Pelo preço deles (10 reais na época) não valia o dia que se gasta reenrolando. Se eu tiver um dia livre, dispenso a faxineira e limpo eu mesmo o apartamento, e ainda saio no lucro, com a vantagem de ter certeza de que fica bom (tanto a limpeza quanto o motor brushless economizado com o dinheiro da faxina).

Como referência, o Speed 400 Graupner (que não é o PM101TR mas é parecido), foi bem descrito no RCgroups:
[quote:21a76d34c2]
The difference in 4.8V, 6V and 7.2V is only the windings. The 7.2V is designated 4045 (45 turns of 0.4mm wire). 6V is 4535 and 4.8V is 5720.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=70336[/quote:21a76d34c2]

Traduzindo:
7,2V 45 voltas de fio 0,4mm
6V 35 voltas de fio 0,45mm
4,8V 20 voltas de fio 0,57mm

Marcio2009
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Mensagempor Marcio2009 » 11 Mar 2010 19:15

cara valeu mesmo qualquer coisa sobre eletronica pode me dar um toque valeu

heron sena
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Mensagempor heron sena » 02 Nov 2012 14:17

você sabe quantos polos o motor pm101tr tem ?


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