Reenrolar motor LRK ( E-max 2822 ) com vídeo tutorial
Moderadores: Alvaro Sala, benites
- Toninho LourenÇo
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Reenrolar motor LRK ( E-max 2822 ) com vídeo tutorial
O Juninho nosso amigo aqui da forum pediu uma força para reenrolar o E-max 2822
Comecei a desenrolar o motor e reparei que havia voltas anti-horário e aí como não havia enrolado nada dessa maneia fiz o enrolamento dos modos convencionais dos shing- ling mais não deu certo em delta em estrela
Ai falei com o Julio Cesar e ele me passou a informação do site da Komodo e obtive as respostas que precisava e sucesso no enrolamento
E salvei o passo a passo o modo de reemrolar de uma olha nas figuras abaixo com os comentarios.
Vídeo tutorial do enrolamento, espero que este passo a passo facite e tire as dúvidas de nossos colegas de e-voo
http://www.youtube.com/watch?v=FD3074s_Fmo&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=-nNcLrpPZb0&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=2UpUBgMbZS0&feature=channel
Comecei a desenrolar o motor e reparei que havia voltas anti-horário e aí como não havia enrolado nada dessa maneia fiz o enrolamento dos modos convencionais dos shing- ling mais não deu certo em delta em estrela
Ai falei com o Julio Cesar e ele me passou a informação do site da Komodo e obtive as respostas que precisava e sucesso no enrolamento
E salvei o passo a passo o modo de reemrolar de uma olha nas figuras abaixo com os comentarios.
Vídeo tutorial do enrolamento, espero que este passo a passo facite e tire as dúvidas de nossos colegas de e-voo
http://www.youtube.com/watch?v=FD3074s_Fmo&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=-nNcLrpPZb0&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=2UpUBgMbZS0&feature=channel
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e 72710 Isopor de Tecnologia Aerodinâmica.
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- Toninho LourenÇo
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1º desenho
O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 estatores para fazer o terceiro e quarto estatores
Nota-se no desenho que tambem começa o terceiro estator sentido horario e o quarto anti-horário e assim fechando ou seja S-1 no primeiro estator ponta inicial e E-1 no quarto estator ponta final ou saida
2º e 3º desenho
No segundo e terceiro enrolamentos proceder como no primeiro acima, mais acompanhando o desenho, nesta maneira como mostra, facilita no encontro dos fios para o fechamento em delta.
Para fechamento em delta
S1 soldar com E3
S2 soldar com E1
S3 soldar com E2
Para fechamento em estrela
E1,E2 e E3 soldar juntos
S1,S2e S3 vão para os terminais do ESC
Espero ter ajudado, como eu já fui também :wink: :wink: :wink: :wink:
E= end fim
S= Start início
Já está corrigido conforme o Sr Julio Colocou
Toninho
O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 estatores para fazer o terceiro e quarto estatores
Nota-se no desenho que tambem começa o terceiro estator sentido horario e o quarto anti-horário e assim fechando ou seja S-1 no primeiro estator ponta inicial e E-1 no quarto estator ponta final ou saida
2º e 3º desenho
No segundo e terceiro enrolamentos proceder como no primeiro acima, mais acompanhando o desenho, nesta maneira como mostra, facilita no encontro dos fios para o fechamento em delta.
Para fechamento em delta
S1 soldar com E3
S2 soldar com E1
S3 soldar com E2
Para fechamento em estrela
E1,E2 e E3 soldar juntos
S1,S2e S3 vão para os terminais do ESC
Espero ter ajudado, como eu já fui também :wink: :wink: :wink: :wink:
E= end fim
S= Start início
Já está corrigido conforme o Sr Julio Colocou
Toninho
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- 1_bobina_363.jpg (22.19 KiB) Exibido 105718 vezes
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- 2_bobina_142.jpg (27.4 KiB) Exibido 105718 vezes
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- 3° bobina.jpg (30.72 KiB) Exibido 109284 vezes
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- Odair Justo
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- Toninho LourenÇo
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- Julio Cesar
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[quote:b54cf05ede] Muito bem Toninho...
Só um detalhe, o correto é:
S = Start = Início
E = end = Fim
Em português parece o contrário: E de entrada e S de saída, mas o tutorial está em Inglês. [/quote:b54cf05ede]
Mas e aí, acaba alterando alguma coisa?
Só um detalhe, o correto é:
S = Start = Início
E = end = Fim
Em português parece o contrário: E de entrada e S de saída, mas o tutorial está em Inglês. [/quote:b54cf05ede]
Mas e aí, acaba alterando alguma coisa?
Os naturistas, naturalmente, são naturais por natureza.
- Julio Cesar
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[quote:697aff2530="Juninho"][quote:697aff2530] Muito bem Toninho...
Só um detalhe, o correto é:
S = Start = Início
E = end = Fim
Em português parece o contrário: E de entrada e S de saída, mas o tutorial está em Inglês. [/quote:697aff2530]
Mas e aí, acaba alterando alguma coisa?[/quote:697aff2530]
Se você analisar a figura 1 por exemplo, verificará que fica impossível seguir o tutorial citado.
Se não for para seguir o tutorial, então pode começar de qualquer jeito, é só não se enrolar. :lol:
Só um detalhe, o correto é:
S = Start = Início
E = end = Fim
Em português parece o contrário: E de entrada e S de saída, mas o tutorial está em Inglês. [/quote:697aff2530]
Mas e aí, acaba alterando alguma coisa?[/quote:697aff2530]
Se você analisar a figura 1 por exemplo, verificará que fica impossível seguir o tutorial citado.
Se não for para seguir o tutorial, então pode começar de qualquer jeito, é só não se enrolar. :lol:
Júlio César
- Toninho LourenÇo
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[quote:63557d2672="Julio Cesar"]Muito bem Toninho...
Só um detalhe, o correto é:
S = Start = Início
E = end = Fim
Em português parece o contrário: E de entrada e S de saída, mas o tutorial está em Inglês.[/quote:63557d2672]
Tudo bem, valeu pela correção.
Eu fiz exatamente entendo em portugues entrada e saida e deu certo, não houve alteração
Valeu Julião
Toninho
Só um detalhe, o correto é:
S = Start = Início
E = end = Fim
Em português parece o contrário: E de entrada e S de saída, mas o tutorial está em Inglês.[/quote:63557d2672]
Tudo bem, valeu pela correção.
Eu fiz exatamente entendo em portugues entrada e saida e deu certo, não houve alteração
Valeu Julião
Toninho
Engenheiro formado no I.T.A Frequência 72.690
e 72710 Isopor de Tecnologia Aerodinâmica.
e 72710 Isopor de Tecnologia Aerodinâmica.
Pessoal, aproveitando o tópico um colega me trouxe um motor e-max 2812 com os fios esmaltados completamente queimados, eu retirei os fios danificados e vi que ele tambem é enrolado conforme o tutorial acima, fechado em delta com fios trifilados, o que me surpreendeu é a quantidade de voltas de cada bobina, eram 11 ou 12 voltas de fio triplo, não é pouco não pra enrolamento em delta? eu reenrolei ele como o original mas acho que o fio era um pouquinho mas grosso.
Se alguem tiver as informações do 2812 seria bom! abraços!
Se alguem tiver as informações do 2812 seria bom! abraços!
Até estatores de 9 pólos podem ser enrolados assim :shock: .............para reenrolar um motor de cd-rom com 9 pólos, seria melhor enrolar todas voltas pro mesmo lado ou assim [/img]
obrigado!!!!!
Foi mal se minha dúvida não estiver em post correto, de qualquer modo, pode ser movida :o
obrigado!!!!!
Foi mal se minha dúvida não estiver em post correto, de qualquer modo, pode ser movida :o
- Anexos
-
- 9N4p stator.gif (10.62 KiB) Exibido 109124 vezes
freq. 72830
ch 52
ch 52
[quote:3104eaeb42="GRANATO"]Danageli,
Esse tipo de enrolamento é para motores de alto KV, com apenas 4 polos magnéticos (imãs).
Em motores de CDROM, só se for daqueles que já vem com rolamentos, e dos bons.
Para os que tem buchas, não é aconselhável ultrapassar as 10.000rpm.[/quote:3104eaeb42]
Obrigado, Granato!!!! acho que agora estou começando a entender....
Valeu :!:
Esse tipo de enrolamento é para motores de alto KV, com apenas 4 polos magnéticos (imãs).
Em motores de CDROM, só se for daqueles que já vem com rolamentos, e dos bons.
Para os que tem buchas, não é aconselhável ultrapassar as 10.000rpm.[/quote:3104eaeb42]
Obrigado, Granato!!!! acho que agora estou começando a entender....
Valeu :!:
freq. 72830
ch 52
ch 52
- Toninho LourenÇo
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Granato,
Este motor vem configurado diferente em cada caso o do Juninho tinha 14 voltas de fio 31 AWG triplo
Enrolei com um fio 25 AWG, 14 voltas fechado em delta, o motor quase saía voando da mão nos testes e infelismente saiu voando mesmo do modelo como citado pelo Juninho, fica muito forte esse motor
Também achei poucas voltas para fechar em delta ou seja se fechar em estrela pode usar o mesmo método.
Dividir 14 por 1,73 que dá 8, ou seja 8+8 16 voltas por bobina de um fio de maior bitola ex: 24 AWG se fechar em estrela, e com isso economizar na amperagem ?
Toninho
Este motor vem configurado diferente em cada caso o do Juninho tinha 14 voltas de fio 31 AWG triplo
Enrolei com um fio 25 AWG, 14 voltas fechado em delta, o motor quase saía voando da mão nos testes e infelismente saiu voando mesmo do modelo como citado pelo Juninho, fica muito forte esse motor
Também achei poucas voltas para fechar em delta ou seja se fechar em estrela pode usar o mesmo método.
Dividir 14 por 1,73 que dá 8, ou seja 8+8 16 voltas por bobina de um fio de maior bitola ex: 24 AWG se fechar em estrela, e com isso economizar na amperagem ?
Toninho
- GRANATO
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- Registrado em: 11 Nov 2005 16:18
- Localização: Birigui-SP (49) 16200-335
A questão desses motores, que tem bastnte torque e ao mesmo tempo certa velocidade, é conseguir "injetar" uma certa quantidade de corrente, sem saturar o estator, por isso o fechamento em delta.
Um mesmo enrolamento (quantidade de voltas e bitola de fio equivalentes), suporta corrente máxima de 17A em estrela e cerca de 30A em delta, antes de saturar e começar a "fabricar calor" ao invés de rpm, ou seja perde muito em eficiência.
Mas sempre existem pontos de equilibrio entre os dois tipos de fechamento.
É questão de se acertar a quantidade de voltas e bitola de fio que dê o melhor rendimento.
O problema das poucas voltas a que se referiu, e fechando em estrela, é que pode-se ter uma cobertura de cobre inferior à necessária.
Um mesmo enrolamento (quantidade de voltas e bitola de fio equivalentes), suporta corrente máxima de 17A em estrela e cerca de 30A em delta, antes de saturar e começar a "fabricar calor" ao invés de rpm, ou seja perde muito em eficiência.
Mas sempre existem pontos de equilibrio entre os dois tipos de fechamento.
É questão de se acertar a quantidade de voltas e bitola de fio que dê o melhor rendimento.
O problema das poucas voltas a que se referiu, e fechando em estrela, é que pode-se ter uma cobertura de cobre inferior à necessária.
- GRANATO
- membro
- Mensagens: 2220
- Registrado em: 11 Nov 2005 16:18
- Localização: Birigui-SP (49) 16200-335
Depende de uma série de fatores, mas basicamente:
Ex: estator de 24mm x 8mm (como o 2408-21).
21 voltas de 32AWG (0,20mm) = 0,36mm2 de seção
fechado em delta
hélice 8x4HD
11,1v (3S)
Consome 16A para 618g de empuxo = 60% de eficiência na aceleração máxima.
Se alterar para 21 voltas de fio 29AWG triplo = 0,49mm2 de seção
Consome 17A para 700g de empuxo = 65% de eficiência na máxima.
ou seja, aumenta um pouco o consumo, o empuxo e a eficiência.
O que foi feito (mesmo número de voltas, maior bitola) foi aumentar a cobertura de cobre e diminuir a resistência interna do motor.
Mas claro, isso tem limites.
Principalmente o físico. Tente enrolar 21 voltas de fio 20AWG em um xingling e verá que não há espaço físico para isso.
Ex: estator de 24mm x 8mm (como o 2408-21).
21 voltas de 32AWG (0,20mm) = 0,36mm2 de seção
fechado em delta
hélice 8x4HD
11,1v (3S)
Consome 16A para 618g de empuxo = 60% de eficiência na aceleração máxima.
Se alterar para 21 voltas de fio 29AWG triplo = 0,49mm2 de seção
Consome 17A para 700g de empuxo = 65% de eficiência na máxima.
ou seja, aumenta um pouco o consumo, o empuxo e a eficiência.
O que foi feito (mesmo número de voltas, maior bitola) foi aumentar a cobertura de cobre e diminuir a resistência interna do motor.
Mas claro, isso tem limites.
Principalmente o físico. Tente enrolar 21 voltas de fio 20AWG em um xingling e verá que não há espaço físico para isso.
- Julio Cesar
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[quote:fe53c6a00f="leandrots"]...se enrolar o motor igual ao original mais usar um fio de maior bitola do que o original, aumentaria o consumo?
e aguentaria mais corrente?
valeu![/quote:fe53c6a00f]
Diminuiria o consumo para a mesma rotação, se comparado como enrolamento anterior, pois a resistência interna diminui, aumentando a eficiência. Mas se acelerar tudo, com certeza consumirá mais.
Via de regra: Se o seu motor tiver espaços onde possa ser preenchido com cobre, re-enrole com uma bitola maior mantendo o número de voltas, você só tem à ganhar.
e aguentaria mais corrente?
valeu![/quote:fe53c6a00f]
Diminuiria o consumo para a mesma rotação, se comparado como enrolamento anterior, pois a resistência interna diminui, aumentando a eficiência. Mas se acelerar tudo, com certeza consumirá mais.
Via de regra: Se o seu motor tiver espaços onde possa ser preenchido com cobre, re-enrole com uma bitola maior mantendo o número de voltas, você só tem à ganhar.
Júlio César
Ontem eu reenrolei o meu 2812 com fio 28 e 25 voltas de 1 fio só...
Ficou uma cáca... gira muito pouco e não tem força nenhuma... parece que tá girando com 1S, hehehe
Hoje vou enrolar ele com fio 28 duplo e apenas 15 voltas, será que é mais vantajoso do que enrolar com fio 28 triplo e 10 voltas? qual é a diferença!?
Será melhor eu reenrolar com fio 24? quantas voltas vcs me aconselham?
Vou fechar em delta pra ter mais rpm do que torque.
Abs
Ficou uma cáca... gira muito pouco e não tem força nenhuma... parece que tá girando com 1S, hehehe
Hoje vou enrolar ele com fio 28 duplo e apenas 15 voltas, será que é mais vantajoso do que enrolar com fio 28 triplo e 10 voltas? qual é a diferença!?
Será melhor eu reenrolar com fio 24? quantas voltas vcs me aconselham?
Vou fechar em delta pra ter mais rpm do que torque.
Abs
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
- Toninho LourenÇo
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- Localização: Guarulhos -SP
Então Toninho!
O seu é o 2822 pra torque, o meu é um 2812 pra velocidade.
Tudo bem que depois de desenrolar é a mesma coisa, mas o que eu to precisando mesmo é pra velocidade.
Será que 24 com 11 voltas dá certo mesmo!?
Abs
O seu é o 2822 pra torque, o meu é um 2812 pra velocidade.
Tudo bem que depois de desenrolar é a mesma coisa, mas o que eu to precisando mesmo é pra velocidade.
Será que 24 com 11 voltas dá certo mesmo!?
Abs
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
- Toninho LourenÇo
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- Localização: Guarulhos -SP
[quote:4ad053457b="Prego"]Então Toninho!
O seu é o 2822 pra torque, o meu é um 2812 pra velocidade.
Tudo bem que depois de desenrolar é a mesma coisa, mas o que eu to precisando mesmo é pra velocidade.
Será que 24 com 11 voltas dá certo mesmo!?
Abs[/quote:4ad053457b]
Eu entendo sua preocupação, agora só fazendo e colocando as helices e testando e com certeza a amperagem vai ser bem menor e boa eficiencia
Em qual modelo vai colacar este motor?
Toninho
O seu é o 2822 pra torque, o meu é um 2812 pra velocidade.
Tudo bem que depois de desenrolar é a mesma coisa, mas o que eu to precisando mesmo é pra velocidade.
Será que 24 com 11 voltas dá certo mesmo!?
Abs[/quote:4ad053457b]
Eu entendo sua preocupação, agora só fazendo e colocando as helices e testando e com certeza a amperagem vai ser bem menor e boa eficiencia
Em qual modelo vai colacar este motor?
Toninho
Engenheiro formado no I.T.A Frequência 72.690
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Toninho
Vou colocar na Zagi Speed da AMB de 86cm...
Vou realizar os testes no PCTaco, o importante é o rpm com hélice 5x5, se girar a 15.000 no mínimo tá certo.
Aí depois eu testo no shunt...
Acabei de enrolar ele, vou fechar direitinho, montá-lo e aí eu faço os testes...
Abs
Vou colocar na Zagi Speed da AMB de 86cm...
Vou realizar os testes no PCTaco, o importante é o rpm com hélice 5x5, se girar a 15.000 no mínimo tá certo.
Aí depois eu testo no shunt...
Acabei de enrolar ele, vou fechar direitinho, montá-lo e aí eu faço os testes...
Abs
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
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