Montando um motor Brushless de cdrom /Guga e Carlos

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

hehehe....

Peguei um de uma unidade de CD Creative (x24... eu acho...) de 96... Sem modificar ficou uma belezinha... Só falta remover o resto da placa de circuito que ficou presa junto... =P

É até estranho motor... tipo... Tem um estator com núcleos enormes e um fiozinho fino enrolado várias e várias vezes, formando uma bobininha bem pequena... Tem espaço sobrando para uma bobina mais generosa!
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

[quote:8979226984="Sukyake"]hehehe....

Peguei um de uma unidade de CD Creative (x24... eu acho...) de 96... Sem modificar ficou uma belezinha... Só falta remover o resto da placa de circuito que ficou presa junto... =P

É até estranho motor... tipo... Tem um estator com núcleos enormes e um fiozinho fino enrolado várias e várias vezes, formando uma bobininha bem pequena... Tem espaço sobrando para uma bobina mais generosa![/quote:8979226984]


Então...deve ser igual ao que estou começando agora, os outros que postei as fotos também tinham o enrolamento muito fino e com diversas voltas, nem pisquei...arranquei tudo eheh, talvez esse que tirei da filmadora nem precisasse trocar o imã, ele era bem forte e cinza claro, nitidamente de neodímeo porém um aro, e os imãs avulsos ficam bem mais fortes.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Neodímeo cinza claro?

Nomalmente os imãs de neodímeo são absurdamente fortes (teste: bote uma moeda de 1 centavo dentro do estator e tente tirar depois, se você se borrou todo de tanta força é porque é neodímeo) e possuem uma proteção cromadinha.... ^^
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

[quote:4111d7a359="Sukyake"]Neodímeo cinza claro?

Nomalmente os imãs de neodímeo são absurdamente fortes (teste: bote uma moeda de 1 centavo dentro do estator e tente tirar depois, se você se borrou todo de tanta força é porque é neodímeo) e possuem uma proteção cromadinha.... ^^[/quote:4111d7a359]

Pois é Sukyake,...o neodímeo e sua pintura protetora depende da empresa que fabricou e a sua finalidade, tem prata, preto cinza claro, dourado etc.
Mas com certeza é o mais forte eheheheh!!! Té mais, vou dormir.
Abraço amigo.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Ops... correção: não é estator... é ROTOR! O.o'
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

[quote:ab4704aade="Sukyake"]Ops... correção: não é estator... é ROTOR! O.o'[/quote:ab4704aade]

É verdade, é verdade...às vezes eu também troco até os nomes dos meus filhos eheh, acho que é a idade meu velho, não esquenta.; ahah!

Amigo, eu sou de Curitiba também...qquer hora nos encontramos para uns voos, eheh abraços!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Stright, eu já vi uma página de um camarada que reenrolava e adaptava os motores dos capstans do Video Cassete, aquele grandão, e com isso acionava os rotores de helis em direct drive, pois o motor tem diâmetro grande e grande número de pólos, e portanto baixa rotação e elevado torque... Acho que o link está nesse tópico mesmo, tinha algo como "alligator" na página, se bem me lembro era o nome que ele dava aos motores....
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

[quote:7c9faccb93="claudiorfernandes"]Stright, eu já vi uma página de um camarada que reenrolava e adaptava os motores dos capstans do Video Cassete, aquele grandão, e com isso acionava os rotores de helis em direct drive, pois o motor tem diâmetro grande e grande número de pólos, e portanto baixa rotação e elevado torque... Acho que o link está nesse tópico mesmo, tinha algo como "alligator" na página, se bem me lembro era o nome que ele dava aos motores....[/quote:7c9faccb93]


Eheheh, Boa Idéia.... sei qual motor voce tá falando, já vou disbuiá um aqui prá ver, talvez amanhã já te diga como que é a bagaça e já ponho foto, tenho uns treis ou quatro vídeos cassetes queimados no meu paiol de utilidades eheh!!
Ah, antes que me esqueça,...nos motores de 9 botei 12 imãs e no de 12 pus 14 imãs, porém analizando aqui, percebi que todos os imãs de (argola, aro, anel, etc, como queiram) que tenho em muitos bells aqui, têm oito polos 4 x N e 4 x S o que praticamente seria colocar oito de neodímeo ( prá econimizar eheh), acho que daria rotação maior e menor força, analizando só o aspecto do magnetismo sem contar voltagem e amperagem que daí é outra história, concorda?

Té mais, amigo.
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

Óia, prá alegrar vcs, começei mais dois motores hoje, um que tirei dum hd de computador com bell de alumínio super leve acho que vai ficar massa, e outro que é aquele do cd rom genérico que postei anteriormente.
O grande lance foi colocar nos bells a roda dianteira de autorama (aqueles das pistas grandes), que já vêm com trava de eixo e tudo mais, só tive que dar uma desgastadinha numa das extremidades (externa) com lima usando a furadeira como torno ( presa na morsa), a parte desgastada ficou com um diâmetro de 10mm exatamente o furo do bell do cdrom,...e o bell do hd usei uma broca de 10mm para alargar o orifício já existente, quanto aos enrolamentos não vou ficar enrolando, já têm muitas postagens sobre isso. Os propsavers se não construir uns decentes é só comprar que dá certinho nos eixos. Para as travas tbém coloquei os eixos na furadeira e com a serra p ferro fiz uma pequena canaleta no finalzinho de cada um.
Aquelas peças que vêm em cima dos bells (originais) acho que são de latão maciço ou qquer coisa parecida, muito pesadas, joguei no lixo.
Espero que gostem....
Abraços.
Anexos
Outra visualização2.jpg
Outra visualização2.jpg (37.74 KiB) Exibido 31256 vezes
descrição 01.jpg
descrição 01.jpg (20.1 KiB) Exibido 31256 vezes
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Caramba... da onde você tirou esses imãs N50??? O.o'

Tô vendo que virou vício mesmo! XD
Se eu tivesse mais sucata também estaria fazendo a festa! :lol:
Tem motores enormes com vários pólos... por acaso já apareceu algum pequeno?

A propósito... nós poderíamos se ver no Barigui, não?

Mais detalhes me envie via MP.
Responder