Montando um motor Brushless de cdrom /Guga e Carlos

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
weberschi
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Set 07, 2009 5:38 am

Mensagem por weberschi »

Parabéns guga, lindo modelo, e ótimo motor de CD-ROM, as fotos da ponte são fantásticas. Apesar de ter muita gente contra atualmente, pois é só postar algo relativo a DIY (faça você mesmo) e adaptações criativas, que o pessoal cai em cima, dizendo que não vale a pena, que hoje em dia tudo é barato etc.. Como num tópico sobre ESC Brushed do RGManica, onde deram até risada e me chamaram de coveiro! Mas e o aprendizado? E o orgulho de ter feito algo com suas próprias mãos? Particularmente tenho enorme satisfação em fazer algo que necessite atenção, habilidade, destreza, criatividade, que apresente desafios, realmente os amigos estão certos, comprar é mais fácil, pra quem quer somente voar existem pacotes RTF e até brinquedos sendo vendidos no Mercado Livre é só colocar pilhas e voar!
O que me trouxe à este fórum, foi o fato dele ser nacional, ter um pessoal com iniciativa bem legal, com váárias construções do zero, alguns até mesmo sem planta, mostrando que o autor realmente pegou o espírito da coisa, usando de conhecimento da engenharia/aerodinâmica muitas vezes conseguido no processo de tentativa e erro, acho muito enriquecedor.

Gostaria de deixar uma sugestão, de que fosse criado um canto exclusivo para as ditas "geringonças" feitas, pois acredito que não sejam poucos os que compartilham da idéia, afinal não é dificil achar em algum tópico um camarada que faz seu próprio combustível (metanol, óleo de mamona) , que constroi seu avião do zero, a partir de materiais alternativos, como bambu, papel de seda, que projeta seu próprio ESC Brushless, ou melhora o que já tem colocando mais FETS ou até mesmo fabricando caminhões "FENEMÊ" com incrivel habilidade a partir de latas de tinta recicladas! Admins, por favor uma seção DIY!!!!

Abraços a todos e parabéns pelas incríveis iniciativas, acredito que sem espírito, Santos Dummont seria um zé-ninguém.
Edgar
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Qui Set 13, 2007 12:38 pm
Localização: Rolândia PR

Mensagem por Edgar »

Bom dia a todos gostaria da ajuda de voces para identificar as posiveis causas de meu motor de cdrom esquentar. Li o topico segui a reseita de 10 vomtas de fio 24 fehado em delta
Ele esquenta mesmo sem helice a diferença esta só no tempo que leva para isso aconteser. Com bateria s2 e helice 7X4 ou 6X3 não faz muita diferença em pouco tempo não se consegue segura o motor por causa da temperatura
Obrigado
Edgar
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Qui Set 13, 2007 12:38 pm
Localização: Rolândia PR

Mensagem por Edgar »

Como o tempo esta ajudando tentei fazer outro motor de cdrom para ver se encontrava algum erro. Utilizando o enrolamento original ele funcionou fraco não esquentou. Então parti para o enrolamento novo esse motor me permitiu enrolar 16 voltas de fio 24 por bubina, em delta esquentou como o outro e em estrela esquentou menos mais ainda esquentou demais.
Obrigado a todos
neumar
membro
Mensagens: 199
Registrado em: Sáb Jan 16, 2010 3:57 pm
Localização: goiania goias

Mensagem por neumar »

Ufa...
ate q em fim conssegui ler o topiko todo...
parabens pelo tutorial, vou tentar fazer um motor deste...
VLW.
so uma sugestao, o motor tem q ser bem refrigerado, estes motores se tornan muito pequenos pela corrente q eles conssomem e pela potencia q eles soltan, dai o motivo dele estar esquentando.
experimente fazer alguns furos ou aberturas pra ventilacao na tanpa dele, pode resolver parte do problema...
felipe1991
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jul 08, 2010 10:51 pm
Localização: Fortaleza, CE

Mensagem por felipe1991 »

Com licença amigo esse motor serve pra algum aeromodelo ?

pq tenho aki 2 driver's de dvd-rom, e um aparelho de dvd.....

posso fazer algo com eles ?

agradeço !
André Luiz Mendes
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Dez 16, 2010 11:58 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por André Luiz Mendes »

legal, gostei, tenho ums 20 cdrom aqui, sou téc. informática, ja pensou se der certo, vou fazer varios motores para varios modelos, e o melhor e que um moter deste para um aviãozinho da pra pegar 20 conto mole, e um cdrom funcionando aqui em uma loja de usados custa R$ 5,00, devido a não ser mais usado, estado de novo, por isso eu acumulei tantos, achando que um dia eu fosse aproveitar alguma peça, tai o resultado, vai ser bem aproveitado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:ab992d2b04="André Luiz Mendes"]legal, gostei, tenho ums 20 cdrom aqui, sou téc. informática, ja pensou se der certo, vou fazer varios motores para varios modelos, e o melhor e que um moter deste para um aviãozinho [color=red:ab992d2b04]da pra pegar 20 conto mole,[/color:ab992d2b04] e um cdrom funcionando aqui em uma loja de usados custa R$ 5,00, devido a não ser mais usado, estado de novo, por isso eu acumulei tantos, achando que um dia eu fosse aproveitar alguma peça, tai o resultado, vai ser bem aproveitado.[/quote:ab992d2b04]

http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2074

Melhor, muito mais potente, mais barato, com peças de reposição....
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:32cc1d5c32="André Luiz Mendes"]legal, gostei, tenho ums 20 cdrom aqui, sou téc. informática, ja pensou se der certo, vou fazer varios motores para varios modelos, e o melhor e que um moter deste para um aviãozinho [color=red:32cc1d5c32]da pra pegar 20 conto mole,[/color:32cc1d5c32] e um cdrom funcionando aqui em uma loja de usados custa R$ 5,00, devido a não ser mais usado, estado de novo, por isso eu acumulei tantos, achando que um dia eu fosse aproveitar alguma peça, tai o resultado, vai ser bem aproveitado.[/quote:32cc1d5c32]


Parece que você não leu tudo... principalmente sobre os imãs...
E, só para efeito de comparação:

http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2074

Melhor, muito mais potente, mais barato, com peças de reposição....
ermandinho
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 9:46 am
Localização: joão pessoa,PB

Mensagem por ermandinho »

nossa cara,muito bom esse tutorial,ta de parebens ^^
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Mensagem por gabrieltimm »

iai galera em qual e melhor E-max ou TURNIGY

espero respostas
ate
Responder