Guia de Referência Glow / Elétrico
-
- membro
- Mensagens: 398
- Registrado em: Sex Set 24, 2010 11:22 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
O Speedy voou super bem com meio motor, muito agil, porém muito difícil de pousar pois com pouca velocidade estola de ponta de asa e com muita velocidade vai muito longe, acabei quebrando o suporte dianteiro da asa pois a mesma agarrou na grama e fez o modelo dar uma estrela, agora preciso reformar a fibra e vou esperar um motor de 2800kv de 28 mm que comprei na tentativa de fazê-lo ficar um pouco mais leve pois o motor 3548 900Kv agregou muito peso, e acho que prejudicou muito o pouso.
Boa noite caio, comprei o modelo Slick 360 da HK:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=20133
e você que já testou, poderia dizer o que acha desta motorização pra ele (foi um usuário que indicou)
I'm using a KDA 36-12XL 770Kv motor, turnigy dlux 70A ESC, nanotec 3000maH 25C, APC 15x7, castle 10A BEC, TGY-375DMG servos (TGY-2216MG servos would be better). Servo holes are approx 24x12.5mm. AUW is 1650g,
Minha idéia é tirar o BEC e colocar uma Life de 700mah no receptor, diminuir o esc pra 60A (opto), usar hélice 12x6 (de acordo com depoimentos ele faz hover com 50% de aceleração) e usar estes servos:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6608__D_MG16_Metal_Gear_2_9kg_08sec_18_8g.html
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=20133
e você que já testou, poderia dizer o que acha desta motorização pra ele (foi um usuário que indicou)
I'm using a KDA 36-12XL 770Kv motor, turnigy dlux 70A ESC, nanotec 3000maH 25C, APC 15x7, castle 10A BEC, TGY-375DMG servos (TGY-2216MG servos would be better). Servo holes are approx 24x12.5mm. AUW is 1650g,
Minha idéia é tirar o BEC e colocar uma Life de 700mah no receptor, diminuir o esc pra 60A (opto), usar hélice 12x6 (de acordo com depoimentos ele faz hover com 50% de aceleração) e usar estes servos:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6608__D_MG16_Metal_Gear_2_9kg_08sec_18_8g.html
Testei o KDA 36-12XL 770 kv com pack A123 5s 2300mAh (14V) que equivale a um pack de LiPO 4s... ficou muito bom com APC 12 x 6E gerando 2.3kg de empuxo! Como é um modelo 3D, seria interessante testar a APC 13 x 4 que consome o mesmo que a 12 x 6, mas gera mais empuxo e menos velocidade o que é ideal para vôos 3D.
Ao utilizar um pack de LiPO 3s (11V) terá que aumentar um pouco a hélice para 13 x 5" - 14 x 6"! A hélice 15 x 7 é muito grande e certamente vai elevar muito o consumo! Em todo caso é bom conferir o consumo antes de voar!
Se prioriza o peso do modelo, é mais vantagem usar um BEC externo confiável que é bem mais leve que um pack de 700mAh. O ESC deve estar de acordo com o consumo!
Abs,
Caio
Ao utilizar um pack de LiPO 3s (11V) terá que aumentar um pouco a hélice para 13 x 5" - 14 x 6"! A hélice 15 x 7 é muito grande e certamente vai elevar muito o consumo! Em todo caso é bom conferir o consumo antes de voar!
Se prioriza o peso do modelo, é mais vantagem usar um BEC externo confiável que é bem mais leve que um pack de 700mAh. O ESC deve estar de acordo com o consumo!
Abs,
Caio
Teste dos motores TR SK3 Glider Drive 3850
Motor: 150g
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 400kv.html
Motor: 150g
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 960kv.html
A leitura do kv do motor de 1400kv ficou bem próximo ao valor nominal (1450kv). Já o mtoor de 960kv apresentou um valor bem abaixo do valor nominal (869 kv).
Interessante observar que ambos motores tiveram a mesma rotação com packs diferentes o que facilita a comparação (rotação/potência) entre ambos. O motor de 960kv apresenta ser ~10% mais eficiente o de 1400kv. Isto pode ser explicado pela diferença da corrente sem carga ser bem menor no motor de 960kv.
O pack A123 3s estava frio durante o teste o que derrubou a tensão de trabalho. Com o pack quente o consumo deve aumentar um pouco.
Ambos motores se mantiveram frios/mornos durante o teste. Devido a carcaça externa, fica difícil avaliar a temperatura interna do motor.
A hélice AN 14 x 8 devido ao passo relativamente grande estava em stall durante o teste estático. Em vôo o rendimento deve aumentar um pouco.
Bons e práticos motores para serem utilizados em planadores na faixa de 1.3 a 2.5kg.
Bons vôos,
Caio
Código: Selecionar todos
====================================================================================
TR SK3 Glider Drive 3850 1400kv - Speed Himodel Prof. 80A
Io ( 9.72V) = 3.41A (14097rpm -> 1422kv)
Io (13.58V) = 4.45A (19305rpm -> 1450kv)
====================================================================================
Pack (mAh) Hélice I (A) V (V) P (W) Rotação (rpm) Emp.Med.(g)
====================================================================================
A123 3s 2300 AN 12 x 6,5 41.20 7.11 293 7300 1300
A123 3s 2300 AN 13 x 6,5 50.00 7.20 360 7000 1600
====================================================================================
Leitura: Micro Power eLogger V3 - Eagle Tree / RPM: Tacômetro Hangar 9
AN: Aeronaut CAM carbon (folgind)
Motor: 150g
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 400kv.html
Código: Selecionar todos
====================================================================================
TR SK3 Glider Drive 3850 960kv - Speed Himodel Prof. 80A
Io ( 9.92V) = 1.76A ( 8623rpm -> 869kv)
Io (13.66V) = 2.07A (11871rpm -> 869kv)
====================================================================================
Pack (mAh) Hélice I (A) V (V) P (W) Rotação (rpm) Emp.Med.(g)
====================================================================================
A123 4s 2300 AN 12 x 6,5 24.00 11.00 264 7300 1300
A123 4s 2300 AN 13 x 6,5 29.70 10.96 326 7000 1600
A123 4s 2300 AN 14 x 8 40.10 10.50 421 6000 1750
====================================================================================
Leitura: Micro Power eLogger V3 - Eagle Tree / RPM: Tacômetro Hangar 9
AN: Aeronaut CAM carbon (folgind)
Motor: 150g
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 960kv.html
A leitura do kv do motor de 1400kv ficou bem próximo ao valor nominal (1450kv). Já o mtoor de 960kv apresentou um valor bem abaixo do valor nominal (869 kv).
Interessante observar que ambos motores tiveram a mesma rotação com packs diferentes o que facilita a comparação (rotação/potência) entre ambos. O motor de 960kv apresenta ser ~10% mais eficiente o de 1400kv. Isto pode ser explicado pela diferença da corrente sem carga ser bem menor no motor de 960kv.
O pack A123 3s estava frio durante o teste o que derrubou a tensão de trabalho. Com o pack quente o consumo deve aumentar um pouco.
Ambos motores se mantiveram frios/mornos durante o teste. Devido a carcaça externa, fica difícil avaliar a temperatura interna do motor.
A hélice AN 14 x 8 devido ao passo relativamente grande estava em stall durante o teste estático. Em vôo o rendimento deve aumentar um pouco.
Bons e práticos motores para serem utilizados em planadores na faixa de 1.3 a 2.5kg.
Bons vôos,
Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 1:41 pm, em um total de 1 vez.
Teste do motor TR SK3 Glider Drive 3850 4.6 1120kv
Motor: 180g
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 120kv.html
Motor adequado para planadores na faixa de 2 a 3 kg
Bons Vôos,
Caio
Código: Selecionar todos
====================================================================================
TR SK3 Glider Drive 3850 1120kv - Speed Himodel Prof. 80A
Io ( 9.75V) = 2.80A ( 9966rpm -> 1022kv)
Io (13.61V) = 3.35A (13736rpm -> 1009kv)
====================================================================================
Pack (mAh) Hélice I (A) V (V) P (W) Rotação (rpm) Emp.Med.(g)
====================================================================================
A123 3s 2300 AN 13 x 6,5 28.85 7.90 228 6229 1300
A123 4s 2300 AN 13 x 6,5 46.11 10.44 481 7653 2000
====================================================================================
Leitura: Micro Power eLogger V3 - Eagle Tree
AN: Aeronaut CAM carbon (folgind)
Motor: 180g
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 120kv.html
Motor adequado para planadores na faixa de 2 a 3 kg
Bons Vôos,
Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 1:38 pm, em um total de 1 vez.
-
- membro
- Mensagens: 13
- Registrado em: Seg Abr 22, 2013 10:13 pm
- Localização: São Bernardo do Campo
Já vi em muitos lugares que o pessoal faz a conversão do combustivel para o eletrico, estou querendo o contrario... converter um eletrico em glow... Gosto mito dos modelos tipo pylon, mas hoje só acho eletrico, e estou querendo colocar um 46AX. Será que seguindo essa Tabela é possivel fazer isso??? Alguem ja fez??
- allanmarcos
- membro
- Mensagens: 455
- Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
- Localização: Foz do Iguaçu - PR
Acabei encomendando um G25 junto com uma bateria LiPo 4s 4000mAh 25C e um Esc Plush 60.
Gostaria de saber se este conjunto vai ficar bom em um treinador Alpha 40 da Hangar 9 e qual a hélice que você recomendaria para o mesmo?
Obrigado
Allan
[quote:4e170ae716="caioect"]Teste do motor Turnigy Easy Match G25 870kv
[/quote:4e170ae716]
Gostaria de saber se este conjunto vai ficar bom em um treinador Alpha 40 da Hangar 9 e qual a hélice que você recomendaria para o mesmo?
Obrigado
Allan
[quote:4e170ae716="caioect"]Teste do motor Turnigy Easy Match G25 870kv
[/quote:4e170ae716]
Allan, o conjunto que você escolheu ficará muito bom no Alpha 40! Essa configuração deixará o modelo mais leve que a versão glow, com ~2 kg. Procure manter uma relação de pelo menos 250W/kg, ou seja, no mínimo 500W.
Por ser um treinador que não requer muita velocidade de vôo, poderá usar uma hélice APC 11 x 5,5E que será o suficiente. O consumo deve ficar pouco acima de 40A/600W (300 W/kg) e empuxo acima de 1:1. A decolagem será bem curta e com segurança. Antes de voar seria bom verificar o consumo. Se ficar muito elevado ainda poderá usar uma APC 10 x 5E.
Cuidado com o CG! Essa configuração deixará o nariz do modelo um pouco leve e talvez tenha que colocar chumbo no nariz para acertar o CG.
Por ser um treinador que não requer muita velocidade de vôo, poderá usar uma hélice APC 11 x 5,5E que será o suficiente. O consumo deve ficar pouco acima de 40A/600W (300 W/kg) e empuxo acima de 1:1. A decolagem será bem curta e com segurança. Antes de voar seria bom verificar o consumo. Se ficar muito elevado ainda poderá usar uma APC 10 x 5E.
Cuidado com o CG! Essa configuração deixará o nariz do modelo um pouco leve e talvez tenha que colocar chumbo no nariz para acertar o CG.
Teste do motor Hyperion ZS 3025B-10 775kv
Motor + Acessórios: 205g
http://www.aircraft-world.com/shopexd.asp?id=3600
O motor apresentou 721 kv, um pouco abaixo do valor nominal. Durante todo o teste o motor ficou levemente morno.
Na curva de potência em função da rotação, o motor Hyperion apresentou uma eficiência média de 80%, e portanto, mais eficiente que os motores Emax 2826 (74%), TR Easy Match G25 (74%) e TR SK3548 (67%).
forum/viewtopic.php?p=1148397#1148397
Motor equivalente a um glow 0.40 - 46 2t!
Este motor deve ficar bom com as hélices APC 13 x 6,5 e 14 x 7 com potência em torno de 600W.
Também deve ficar bom com um pack de maior voltagem (A123 6s / LiPO 5s) com hélice 11 x 5,5 - 11 x 7 com potência máxima na faixa entre 600 e 700W.
Bons vôos,
Caio
Código: Selecionar todos
====================================================================================
Hyperion ZS3025B-10 775kv - Speed Himodel Prof. 80A
Io (17.24V) = 1.52A (12422rpm -> 721kv)
====================================================================================
Pack (mAh) Hélice I (A) V (V) P (W) Rotação (rpm) Emp.Med.(g)
====================================================================================
A123 5s 4600 APC 11 x 5,5E 25.49 15.37 392 9784 1600
A123 5s 4600 APC 11 x 7E 30.37 15.00 455 9256 1600
A123 5s 4600 APC 12 x 6E 33.79 14.81 500 9003 2000
====================================================================================
Leitura: Micro Power eLogger V3 - Eagle Tree
Motor + Acessórios: 205g
http://www.aircraft-world.com/shopexd.asp?id=3600
O motor apresentou 721 kv, um pouco abaixo do valor nominal. Durante todo o teste o motor ficou levemente morno.
Na curva de potência em função da rotação, o motor Hyperion apresentou uma eficiência média de 80%, e portanto, mais eficiente que os motores Emax 2826 (74%), TR Easy Match G25 (74%) e TR SK3548 (67%).
forum/viewtopic.php?p=1148397#1148397
Motor equivalente a um glow 0.40 - 46 2t!
Este motor deve ficar bom com as hélices APC 13 x 6,5 e 14 x 7 com potência em torno de 600W.
Também deve ficar bom com um pack de maior voltagem (A123 6s / LiPO 5s) com hélice 11 x 5,5 - 11 x 7 com potência máxima na faixa entre 600 e 700W.
Bons vôos,
Caio