Guia de Referência Glow / Elétrico

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Mark, Esse modelo ficará com ~1.7kg pronto para voar, logo o motor 550 vai ficar muito fraco! Precisará de um motor com estator 2820 para ficar bom!

Neste link tem algumas dicas para o pastinha:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=57983

Abraço,

Caio
renipeixoto
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Mensagem por renipeixoto »

[quote:98220babfb="caioect"]Rení, Qual o sistema de propulsão original do paramotor?

Um bom sistema de propulsão que gere 2kg de empuxo com LiPO 3s é o motor TR SK 3548 1100kv com speed 60A e Hélice APC 12 x 6E:

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=74

Abraço,

Caio[/quote:98220babfb]

Oi Caio,

O Paramotor R/C que esta me servindo de base eh encontrado em Israel, no link abaixo, que pesa 3kg:

[url]http://www.paralightaviation.com[/url]

Mas estou montando um com apenas 1.9kg e o motor que estou usando eh de 1000W 850Kv 22.2V e estou tentando achar a helice apropriada pra ele, pois instalei uma 12x6 e acelerei a 70% o que provocou um aquecimento superior ao normal no ESC, Bateria e fios; dai cortei simetricamente a helice para ficar com 10x6 e acelerei o motor. Pude perceber um funcionamento melhor, ele girou mais e nao aqueceu como antes, mas ainda nao consigo acelerar a pleno devido ao aquecimento. Sendo assim, estou pensando em reduzir novamente a helice, agora apenas meia polegada e realizar novos testes...
Estou certo? Nesse caso, eh melhor para autonomia de voo, maior rotacao para alcancar o mesmo empuxo ou menor rotacao com maior peso no passo?

Grato.
Rení Peixoto
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caioect
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Mensagem por caioect »

Ao usar o pack de LiPO 6s com hélice 12 x 6 nesse motor é certeza que ultrapassou em muito o limite de consumo e potência. Antes que torre seu motor recomendo medir o consumo com um shunt ou wattímetro.

Em se tratando de um paramotor de 1,9kg, o ideal seia a configuração que te passei logo acima que utiliza LiPO 3s!

Outra possibilidade seria usar o seu motor de 850kv com no máximo um pack de LiPO 4s!

Seria bom você dar uma olhada nas tabelas iniciais deste tópico: http://www.e-voo.com/forum/posting.php?mode=reply&t=43736

Abraço,

Caio
renipeixoto
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Mensagem por renipeixoto »

[quote:0efae9039b="caioect"]Ao usar o pack de LiPO 6s com hélice 12 x 6 nesse motor é certeza que ultrapassou em muito o limite de consumo e potência. Antes que torre seu motor recomendo medir o consumo com um shunt ou wattímetro.

Em se tratando de um paramotor de 1,9kg, o ideal seia a configuração que te passei logo acima que utiliza LiPO 3s!

Outra possibilidade seria usar o seu motor de 850kv com no máximo um pack de LiPO 4s!

Seria bom você dar uma olhada nas tabelas iniciais deste tópico: http://www.e-voo.com/forum/posting.php?mode=reply&t=43736

Abraço,

Caio[/quote:0efae9039b]

Alo Caio,

Vi a tabela que voce me falou daquele outro motor, mas como ainda sou iniciante, fiquei sem entender a amperagem adequada da bateria devemos usar...

Nao ponho os 4S no motor que tenho, devido aos meus pacs serem apenas de 3S e no hurricane, conecto 2 packs de 3S em serie para formar os 6S. Sem contar os caregadores tambem sao para 2 e 3S...

Mas valeu a dica; irei reduzir a helice novamente para ficar com aprox. 9x6 e testa-la novamente...

Abraço,
Rení Peixoto
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Mark
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Mensagem por Mark »

[quote:15afde9d09="caioect"]Mark, Esse modelo ficará com ~1.7kg pronto para voar, logo o motor 550 vai ficar muito fraco! Precisará de um motor com estator 2820 para ficar bom!

Neste link tem algumas dicas para o pastinha:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=57983

Abraço,

Caio[/quote:15afde9d09]
Legal caio!
Que modelo você me indica para que eu possa usar a eletrônica desse (wing tiger) que eu tinha?
Motor Speed 550
Bateria LI-PO 3S 11,1V 1800mah - 15C
3 servos AS100 art-tech
ESC 30A (Acho)
É que eu queria usar essa mesma eletrônica em algum modelo que possa ser usado!
qual modelo você me indicaria!
Valeu!
Abraço!
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caioect
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Mensagem por caioect »

Rení, é fundamental ter um shunt ou wattímetro para testar os motores sem danificá-los e um tacômetro... ficar fazendo testes sem instrumentos de medição é bem provável que irá torrar seu motor!

Se pretende usar somente os packs que você possui, recomendo colocar os dois pack 3s em paralelo formando um pack de LiPO 3s2p 4400mAh e usar uma hélice maior ~13 x 8E, mas lembre de conferir o consumo para não ter surpresas!

Mark, Não vejo vantagem em continuar a usar motores escovados... são ineficientes e muito pesados... recomendo partir para um motor brushless!
renipeixoto
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Mensagem por renipeixoto »

Obrigado Caio.

Ontem, reduzi a helice para 9x6 e funcionei a plena, o que me deu 2kg de empuxo. Gerando 1kg de empuxo, monitorei as Baterias e Esc, e vi que ficaram com temperaturas normais. Acho que agora da pra funcionar ate comprar o conjunto que voce me indicou... quanto as medicoes, estou longe da galera modelista e acho q sou filho unico na cidade, assim nem conhecia esses equipamentos que voce falou, apenas o multimetro q normalmente so mede 10 amperes; mas quero me aperfeicoar...

Obrigado e bons voos.

Reni
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caioect
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Mensagem por caioect »

Segue o link da conversão do Calmato 40 Sports:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=57393

Abraço,

Caio
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caioect
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Mensagem por caioect »

Testes do motor KD 36-10XL 900kv

Código: Selecionar todos

==============================================================================================
Motor KD 36-10XL - A123 4s 2300mAh - Speed TR plush 60A - Io(13.3V) = 3.3A (13200rpm -> 990kv)
==============================================================================================
    Prop        I (A)    V (V)   P (W)  Rotação (rpm)   ps (km/h)   Empuxo (kg)  Eficiência (%)
==============================================================================================
 APC 10 x 5E     26      11.8     310     10500             80         1.5           79 
 APC 11 x 5,5E   36      11.5     410      9600             81         1.6           68
 APC 11 x 7E     41      11.2     460      9100             97         1.5           62
 APC 12 x 6E     46      11.1     510      8900             81         2.1           67
 APC 12 x 8E     52      10.8     560      8300            100         1.9           63
==============================================================================================


Motor + Acessórios: 200g

Motor equivalente a um glow 0.40 2t que poderá ser utilizado com packs de LiPO 3s!

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=4658

Obs: Este motor apresentou praticamente os mesmos resultados do motor TR SK 3548 1100kv.

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 11:36 pm, em um total de 1 vez.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Testes do motor KD 36-12XL 770kv:

Código: Selecionar todos

===============================================================================================
Motor KD 36-12XL - A123 5s 2300mAh - Speed TR plush 60A - Io(16.8V) = 3.2A (13200rpm -> 786kv)
===============================================================================================
    Hélice      I (A)    V (V)   P (W)  Rotação (rpm)   ps (km/h)   Empuxo (kg)  Eficiência (%)
===============================================================================================
 APC  9 x 6E     23      14.8     340     10700             98         1.2           63
 APC 10 x 5E     23      14.8     340     10800             82         1.6           79 
 APC 11 x 5,5E   30      14.6     440     10000             84         1.7           71
 APC 11 x 7E     36      14.2     510      9600            102         1.7           65
 APC 12 x 6E     42      14.1     590      9300             85         2.3           67
 APC 12 x 8E     47      13.9     650      8800            107         2.2           65
===============================================================================================


Motor + acessórios: 206g

Motor equivalente a um glow 46 2t, adequado para LiPO 4s ou A123 5s.

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=4657

Obs: Este motor apresentou eficiência um pouco maior que o TR SK 3548 900kv.

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 11:36 pm, em um total de 1 vez.
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