Guia de Referência Glow / Elétrico

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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Mensagempor Marcio H » 22 Fev 2009 21:27

acho q pela diferença de preço mínima e o fato de nem fazer cócegas (qto a peso) no seu modelo , pegaria sem pestanejar o de 100A...

o Suppo vendido nos EUA de 100A é pra até 7S lipo . portanto um máximo de 8S A123.
85 amp Max 5S-6S
70 amp Max on 7S

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Mensagempor caioect » 22 Fev 2009 23:19

Legal, Segundo esses dados o Speed Super Simple de 70A suporta no max 1200W e o de 100A suporta 1800W!

Só acho um pouco extranho o speed de 100A suportar menor voltagem que o de 70A!

A BPHobbies sugere o uso de um fusível para evitar sobre carga no speed... isso é realmente necessário?

http://www.bphobbies.com/view.asp?id=A0780193&pid=B1818513

Outra coisa, como fez para colocar um pack A123 8s 2300mAh no Coral? Tem espaço suficiente para um pack desse porte? Qual o peso final do modelo?

Abraço,

Caio

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Mensagempor caioect » 27 Fev 2009 17:36

Testes do motor Turnigy SK 3548 1100kv

Código: Selecionar todos

==============================================================================================
TR SK 3548 1100kv - A123 4s 2300mAh - Speed Emax 60A - Io (13.7V) = 2.6A (13750rpm -> 1000kv)
==============================================================================================
 Hélice         I (A)    V (V)   P (W)  Rotação (rpm)   ps (km/h)  Empuxo (kg)  Eficiência (%)
==============================================================================================
 APC 9 x 6E      27      11.9     320     10500             96         1.2          63       
 APC 10 x 5E     27      11.9     320     10600             81         1.5          79       
 APC 11 x 5,5E   36      11.5     410      9700             81         1.6          71
 APC 11 x 7E     42      11.2     470      9100             97         1.5          60
 APC 12 x 6E     45      11.2     500      8900             81         2.1          69
 APC 12 x 8E     52      10.8     560      8200            100         1.9          61
==============================================================================================


Motor + Acessórios: 210g

Motor equivalente a um glow 0.40 2t que poderá ser utilizado com packs de LiPO 3s!

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=7392


Estou colocando este motor num Calmato 40 Sports (kyosho) com speed 60A e pack A123 4s2p 4600mAh! Em breve colocarei algumas fotos da conversão.

http://www.kyoshoamerica.com/airplanes/ ... _num=11215

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em 03 Jul 2015 23:33, em um total de 1 vez.

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Mensagempor Marcio H » 27 Fev 2009 18:09

[quote:32a98ec135="caioect"]Legal, Segundo esses dados o Speed Super Simple de 70A suporta no max 1200W e o de 100A suporta 1800W!

Só acho um pouco extranho o speed de 100A suportar menor voltagem que o de 70A!

A BPHobbies sugere o uso de um fusível para evitar sobre carga no speed... isso é realmente necessário?

http://www.bphobbies.com/view.asp?id=A0780193&pid=B1818513

Outra coisa, como fez para colocar um pack A123 8s 2300mAh no Coral? Tem espaço suficiente para um pack desse porte? Qual o peso final do modelo?

Abraço,

Caio[/quote:32a98ec135]

acabei só vendo agora tua resposta.

o coral é um modelo pesado pra uma conversão.
tudo nele menos a bateria do receptor e a bateria do motor -> 2040g

590g bateria 8S A123
110g bateria nicad rx

total: 2740g

pelo o que o pessoal da pista falou , tá ainda compativel com o peso como se fosse um glow.

sobre a bateria e como foi colocada , veja as fotos abaixo.
tenho 4 packs de 4s montados como na foto. peguei 2 deles e como eu nao tinha o Y pra ligar em serie soldei direto.

[img:32a98ec135]http://img3.imageshack.us/img3/5713/dsc00700d.jpg[/img:32a98ec135]
[img:32a98ec135]http://img3.imageshack.us/img3/6995/dsc00701.jpg[/img:32a98ec135]
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Mensagempor Marcio H » 27 Fev 2009 18:21

outro dia eu estava namorando este 3548 pra colocar ele num modelo pra sofrer com um pack 8S e uma helice pequena e de bom passo. tipo uma 8x8... o modelo? um p-51 racer com 1,20m de asa...

abraço

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Mensagempor caioect » 27 Fev 2009 18:59

Marcio, O peso é isso mesmo!

Há uns 6 anos atras eu tive um modelo asa baixa de 148cm de envergadura e área da asa de 40dm2... o modelo tinha exatos 2,8kg (com tanque vazio)!!! O motor era um OS 40La que gerava apenas 1,4kg de empuxo com hélice APC 11 x 5! E olha que o modelo voava bem... tá certo que voava no gas o tempo todo!

No seu caso você tem 700W puxando 2.7kg... isso representa ~260W/kg o que está excelente para um modelo esportivo! E com toda essa voltagem o pitch speed deve estar bastante elevado!

Gostei da montagem do pack 8s... ficou simples e encaixou perfeitamente!

No Calmato 40 vou colocar os packs na mesma configuração que você colocou no Coral, porém serão dois packs 4s 2300 (quadrado) ligados em paralelo usando um cabo Y com conectores de 4mm!

A minha idéia quanto ao Motor TR SK 3548 era justamente usar um pack 4s2p 4600mAh num treinador 40! Vamos ver se vai voar bem... a hélice inicial será a 12 x 6E, pelo menos já tenho mais empuxo que um 40 La e um bom pitch speed!

Já um pack A123 8s 2300mAh no TR SK 2548 1100kv vai fazer o motorzinho girar muito... mas também o consumo será muito baixo o que dará um bom tempo de vôo!

Abraço,

Caio

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Mensagempor Marcio H » 28 Fev 2009 21:59

pra ficar registrado: hoje das 14hs até o anoitecer fiz 10 vôos com o coral (inclusive anotei horario de cada voo e os tempos de carga da bateria)...
10 voos com 1 pack de bateria...
como são fantásticas as A123. com um bom carregador vc voa até cansar , os tempos médios das cargas ficaram em 14-15 minutos .
e olha que não tem energia no meu clube e eu estou limitado aos 250W do meu carregador . na bateria nautica de 105Ah tá dando máximo de 8,3A para carga. estou deixando setado em 8A. a "chumbinho" sofre pra carregar o pack de 8S... imagino que deva puxar uns 23A durante cada carga.

não vejo nenhum motivo para sequer pensar em voltar a usar lipos , pelo menos do jeito que elas são atualmente nesta geração.
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Mensagempor caioect » 01 Mar 2009 16:05

Marcio, Isso sim que é voar! Auheuaa!!

10 cargas num pack A123 8s 2300mAh significa que retirou ~50Ah da bateria nautica... ~50% da carga nominal!!!

Já a descarga de 23A até que é baixa perto dos 105Ah... isso representa ~0.2C contínuo! Qual a voltagem da bateria durante a descarga?

Também gostei de saber que o Icharger 1010B+ (300W) libera 250W com uma bateria de 12V!!! Já o icharger 106B+ (250W) precisa de uma voltagem maior (~14V) para liberar 220W sem perder a eficiência... principalmente em dias quentes! Será que existe alguma bateria estacionaria de 16V? Seria o ideal para carregar packs de alta voltagem!

Estou usando uma bateria estacionária Tudor de 12V 65Ah... mas tenho limitado o carregador em 180W para carregar os packs A123 6s 2300mAh (cargas de ~8A), o que tem levado em média 15min de carga! O carregador chega a puxar uns 17A da bateria estacionária! Tenho observado que a voltagem da bateria estacionária durante as descargas começa em ~12.2 V no inícnio do dia e vai caindo para ~11,9V no final do dia (após ~7 recargas)! No meu caso a descarga representa 0.26C da carga nominal!

Sabe dizer se vida útil dessas baterias são afetadas pela taxa de descarga? O manuais só informam a vida útil em função da profundidade de descarga!

Abraço,

Caio

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Mensagempor Marcio H » 01 Mar 2009 21:04

kkkk e eu me enganei , foram 11 voos

Caio , como já tem um bom tempo que sei que você também adora números , aqui vai as anotações que fiz neste dia , justamente pra ver como está a saúde dela , que tem exatamente [b:8db7479dde]1 ano de uso [/b:8db7479dde]desde a semana do carnaval.

coisinhas gerais:

pelos meus cálculos (teoria) , achava que 1 celula A123 tirava 0,69Ah de uma bateria de chumbo 12V pra ser carregada totalmente...
pequeno erro : nos testes práticos que fiz cheguei a um número pior , são 0,79Ah

portanto pros meus packs de 8S ---> 8 x 0,79 = 6,3Ah retirados da bateria de chumbo para cada voo completo. não to voando o coral até esgotar por razões obvias... tenho colocado menos no pack 8S. digamos que pra cada voo tá tirando 6Ah da chumbinho.

1 voo veio carregada de casa e não conta... 10 voos x 6Ah= 60Ah....
mas creio que como as anotações de capacidade ficaram na média em 1900mah , isto cai pra uns 50Ah mesmo...

hoje de manhã medi a chumbinho: 11,75v
de acordo com tabelas de capacidade esta tensão em descanso significa 30% de capacidade ainda disponível... bate bem direitinho , até pq o regime de descarga de 24-24,5A que o carregador puxa delas coloca sua capacidade total disponivel bem abaixo dos 105Ah que são pra um regime de 20 horas.

agora uma coisa que me preocupou mas pelo que vi é isto mesmo e não tem escape... medi a tensão da chumbinho durante cada carga... veja só:
1-12,2
2- 12,13
3- 12,00
4- 11,75
5- 11,67
6-11,55
7- 11,51
8- 11,39
9- 11,10
10-10,90

somando todos tempos de carga: 2h e 22 minutos carregador ligado drenando 25A... não é pra qualquer chumbinho não...

considerando a maneira como tava caindo e que não se pode descer abaixo dos 10.5V , acho que teria mais uns 3 voos no máximo ...

mas isto é pros quase 25A de descarga... acho que se pegar leve , principalmente no final , deve fechar uns 18 voos num dia ( kkkkkk )


to começando a me preocupar pro dia que o hotspot for voar... são 16 celulas A123... 12,6Ah retirados da chumbinho pra cada voo... se não colocarem energia eletrica no meu clube , vou ter que comprar um gerador kkkk
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Mensagempor caioect » 01 Mar 2009 22:18

Que isso! Não imaginava que a tensão caísse tanto assim... 10.9V no final do dia é um valor um tanto baixo! Isso deve reduzir um pouco a eficência do carregador, pois a corrente vai aumentar a fim de manter a potência de carga constante!!!!

Acho que você vai precisar comprar mais uma bateria nautica e mais um carregador para alimentar as 16 células A123! Ainda assim, ficará mais em conta que um gerador... só que terá 2 chumbinhos para carregar!!! hehehe!!!

Por enquanto estou pegando leve com a minha chumbinho, hehehe!!!... Está com 5 meses de uso! Tenho retirado em média 25Ah por semana, o que representa uma descarga de 38% do valor nominal de 65Ah... mas segundo o fabricante Tudor, a bateria é capaz de fornecer apenas 43Ah sob descarga de 17A, ou seja, ainda está sobrando uns 18Ah para mais uns 4 vôos! Já estou vendo que em breve precisarei de mais uma!

Na próxima semana farei alguns testes para ver como anda a saúde da bateria estacionária!!!

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Mensagempor caioect » 10 Mar 2009 23:34

Marcio, fiz um teste como prometido, mas não consegui usar tanta capacidade de carga quanto você... preciso voar mais.

Teste de descarga da Bateria Tudor Estacionária TE 12V 65Ah. Para isso foi utilizado o carregador icharger 106B+ V3.09, um whatímetro (watts up) e um multímetro.


Teste em casa:

Ao carregar o pack A123 6s 2300mAh com 8A a corrente drenada da bateria de 12V ficou na média em 16A/190W ( eficiência de ~88%)!

Assim que terminou a carga, foram colocados 1003mAh no pack 6s e retirados 1960mAh da bateria de 12V... isso significa que para carregar um pack 6s completamente (~2200mAh) será necessário retirar 4,3Ah da bateria de 12V! Portanto cada célula está retirando 0.72Ah da bateria de 12V.

Posteriormente coloquei a bateria de 12V na carga até completar e deixei descançar... a leitura de descanço foi 12,80V!


Teste no clube:

Leituras da tensão durante carga de 8A num pack A123 6s 2300mAh, das 16h até escurecer:

1a 12,10V
2a -
3a 12,06V
4a -
5a -
6a 12,00V
7a -
8a 11,90V
9a -
10a 11,80V

A 2a,4a,5a,7a e 9a carga foram efetuadas num pack A123 3s 1100mAh. Durante as cargas o pack carregou em média ~0.8Ah, o que representa uma descarga de ~4,0Ah da bateria de 12V (considerando a eficiência de 88%)!

Na 1a,3a,6a,8a e 10a carga, foram colocados em média ~1.8Ah no pack A123 6s, o que representa 82% da capacidade do pack... logo cada carga retirou 0.82 x 0.72/célula x 6 x 5 = ~18Ah!

Isso representa um total de ~22Ah retirado da bateira de 12V!

Após as descargas, a voltagem de descanço estava em 12,27V, que segundo o manual da Tudor representa 67% da carga da bateria do valor nominal 65Ah, ou 33% utilizados = 21,5Ah, o que está coerente com o valor de 22Ah!

Porém sob descarga de 190W a bateria de 12V é capaz de liberar apenas 43Ah reais ou seja ainda restavam 43Ah - 22Ah = ~21Ah na bateria, o suficiente para mais uns 5 vôos com o pack A123 6s 2300mAh.

Tudo indica que a saúde da bateria está muito boa... Se utilizar somente os 22Ah a vida útil da bateria esta estimada em ~1000 ciclos o que é muito ciclo!

Abraço,

Caio

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Mensagempor Marcio H » 11 Mar 2009 14:21

legal o teste.
preciso repetir o meu pra ver o pq da diferença dos seus 0,72Ah por celula para os meus 0,79Ah . posso ter feito algo errado, pois outra vez eu calculei e tinha chego a 0,69Ah. o que pode estar rolando é uma grande piorada no resultado por eu ter feito a medição enquanto carregava um pack de 8s , com isso reduzindo muito a eficiencia devido aos 25A fluindo na entrada do carregador...


ahh notei uma melhora nas tensões de descarga dela depois que eu fiz duas cargas com baixa corrente nela. carreguei a 800mA !!! demorou uma eternidade.

segundo a teoria ajuda a remover sulfatação.

abração

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Mensagempor caioect » 11 Mar 2009 20:27

Marcio, deve ser isso mesmo... Lembro que há um tempo atras coloquei o pack A123 6s 2300mAh para carregar com 10A/210W, o que elevou a corrente drenada da bateria para ~23A/270W derrubando a eficiencia do carregador para ~77% e aumentando a temperatura interna do carregador ~56C (muito quente)! Neste caso o cada célula estaria retirando em média 0.82Ah da bateria de 12V!

Já ao carregar o pack 6s com 8A/170W a eficiência do carregador aumenta para ~88% drenando ~16A/190W da bateria de 12V e a temperatura interna do carreador não passa dos 46C! Quanto mais frio o carregador trabalhar maior será a eficiência, logo menor será a carga drenada da bateria de 12V.

O ideal mesmo seria usar uma fonte com maior voltagem ~14V o que deve elevar um pouco a eficiência do carregador.

Abraço,

Caio

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Mensagempor Marcio H » 12 Mar 2009 22:03

Fiz uns testes com o Turnigy SK42-50-650

Não tenho dados de empuxo pois testei com helices não padrão e não tenho bancada de testes , ainda mais para este empuxo...

Bateria 8S 2300mAh A123
Speed Simple 70A

Dados coletados com Eagletree Micrologger V2 e Sensor brushless conectado no esc

coletei tambem dados com 50% de acelerador.

i0=1.96A @26V
16233RPM KV=625
__________________________________________________
11x10 EMP
11A 26V 4780RPM 73km/h (nao foi no meio , foi uns 35%)
49A 21.71V 11160RPM 1061W 170km/h
__________________________________________________
11x8.5 EMP
12.5A 25.1V 8025RPM 104km/h 50%
43.2A 22.4V 11600RPM 964W 150km/h
__________________________________________________
10x7 EMP
12.15A 25.12V 9236RPM 99km/h 50%
34.75A 22.95V 12500RPM 800W 133km/h
__________________________________________________
10x5 apc style
10.68A 25.32V 9970RPM 76km/h 50%
28A 23.6V 13227RPM 660W 100km/h

animal com a 11x10 , clube do kilowatt!!!

o motor tá no coral. com o micrologger e seu sensor de velocidade marcou 145 com a 10x5 e seus 600W... imagina com a 11x10 e seus 1000... vou brincar este FDS.
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Mensagempor caioect » 13 Mar 2009 12:35

Marcio, Se for como a hélice 10 x 5 que teve um aumento de 45% na velocidade em vôo com relação ao teste estático, a hélice 11 x 10 deve passar dos 220km/h em vôo... teu modelo está preparado para alta velocidade?

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Mensagempor Marcio H » 13 Mar 2009 13:11

os 145km/h foram o máximo em um dos voos , pode ter sido num breve mergulho. no plano ele voa a 115-120km/h com ela. imganino que com a 11x10 atinja uns 200 mesmo num mergulho. duvido que ele suporte EHEHEH

impressionante a força que esta 11x10 fez no teste estático... o modelo queria se soltar de mim de qualquer jeito...

sobre as EMP: belas helices , já tem alguma?

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Mensagempor caioect » 13 Mar 2009 23:15

Não conheço essas hélices... são boas? suportam alta rotação? pois 1 kW de potência, não é brincadeira não!

O funtana 40 está com o TR SK 4260 500kv / A123 7s 2300mAh que chega a conssumir 1kW com a APC 13 x 6,5E onde gera mais de 3,2kg de empuxo!!! É assustador!

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Mensagempor caioect » 19 Mar 2009 20:47

Teste do motor Turnigy 50-55A 400kv (1300W)

Código: Selecionar todos

==============================================================================================
  TR 5055 400kv - A123 7s 2300mAh - Speed TR 60A - Io (23.5V) = 2.4A (11300rpm -> 480kv)
==============================================================================================
 Hélice         I (A)    V (V)   P (W)  Rotação (rpm)   ps (km/h)  Empuxo (kg)  Eficiência (%)
==============================================================================================
 APC 12 x 6E     23      21.2     490      9000             82         2.2          72
 APC 12 x 8E     28      20.6     580      8600            105         2.1          67
 APC 13 x 6.5E   32      20.4     650      8400             83         2.3          65
 APC 14 x 7E     37      20.0     740      8000             85         2.5          61
==============================================================================================


Motor equivalente a um motor glow 46 2t.

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em 03 Jul 2015 23:34, em um total de 1 vez.

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Mensagempor caioect » 21 Mar 2009 20:34

Hoje fiz um teste em vôo com o motor TR 5055A 400kv no funtana 40 com pack A123 7s 2300mAh e speed TR plush 60A. O motor acelera suavemente, mas dá umas enrroscadas de leve ao reacelerar... enrrosca bem menos que o TR SK 4260 500kv!!!

Coloquei a hélice APC 14 x 7E onde o consumo max foi de 37A/740W! Antes de decolar levantei o nariz do modelo para cima para ver a força do motor com toda aceleração... quase que pendura! Acredito que o empuxo está beirando os 3kg (0,5kg a mais que o calculado). O modelo voou macio precisando de pouca aceleração... ficou um vôo lento e com muito torque... perfeito para o funtana, só preciso aumentar um pouco o empuxo! O tempo de vôo ficou na média em ~8min, o que achei muito bom!

O motor não é tão ruim quanto eu achava... pelo preço, vale a pena! Vou ver se arrumo um hélice maior ~APC 15 x 8 para ver como fica!

Abraços,

Caio

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Mensagempor Buts » 24 Mar 2009 18:16

Sei que o lugar certo, não deve ser aqui. Mas como sei que os dois mais ativos deste tópico são Caio e Marcio, então vou postar aqui...

Estou comprando peças para converter um Piper de 2,00mts de envergadura e como já tinha perguntado ao caio, estou quase comprando um extra .40..

Bom o caso que andando pela Himodel, vi estas baterias que o preço está mais em conta do que as celulas originais que tenho comprado de A123.


3s
http://www.himodel.com/electric/2000mAh_9.6V_20C_LiFePo4_Battery_Pack.html

4s
http://www.himodel.com/electric/2000mAh_12.8V_20C_LiFePo4_Battery_Pack.html


[img:dee6d86417]http://www.himodel.com/img_sub/rc_img/08/02/4285.gif[/img:dee6d86417]

To quase comprando para testar, ou vocês já viram ? sabem se prestam ? Se bem que se for na fama das LiPo Himodel, sei não.. rsrsrsrsrs
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!

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caioect
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Mensagempor caioect » 24 Mar 2009 23:58

Nunca testei um pack desse... mas segundo comentários no rcgroups aceitam no máximo 2C de carga e 20C de descarga. Ainda resta saber se realmente liberam a capacidade informada e se possuem vida util longa.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=915738

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Buts
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Mensagempor Buts » 25 Mar 2009 01:19

Valeu Caio, devia ter pesquisado antes no RCG, hehehehe 2C to fora.. Hoje em dia 15 minutos já é uma eternidade, 30 então.. rsrsrsrsrsrsrs.

renipeixoto
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Motor 1000W 850Kv 22.2V

Mensagempor renipeixoto » 31 Mar 2009 17:57

Ola comandantes,

Tenho um helicoptero hurricane 550 e resolvi montar um paramotor com o motor do heli... depois de muito pesquisar e fazer diversas contas, ainda nao cheguei a um denominador.

Retirei o motor e esc do heli e instalei no paramotor, porem nao sei qual helice usar diretamente no eixo desse motor, ja que ele gira a 18500 rpm (850kv 22.2V).

Fiz um palpite e comprei uma helice 12x6, porem acho que nao ta rendendo o quanto seria bom...

Na realidade estou precisando de um conjunto que gere 2kg de empuxo e utilize Li-po 3S ou 6S com 2.200 de amperagem maxima (porque ja tenho as baterias e carregadores).

Agradeco as sujestoes.
Rení Peixoto

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caioect
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Mensagempor caioect » 01 Abr 2009 01:26

Rení, Qual o sistema de propulsão original do paramotor?

Um bom sistema de propulsão que gere 2kg de empuxo com LiPO 3s é o motor TR SK 3548 1100kv com speed 60A e Hélice APC 12 x 6E:

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=74

Abraço,

Caio

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Mark
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Re: Guia de Referência Glow / Elétrico

Mensagempor Mark » 01 Abr 2009 03:40

Alguem sabe me informar se um motor speed 550 aguenta puxar um aero de uns 1.2 kg mais ou menos?
esse motor era de um wingtiger de 1kg. estou querendo comprar esse modelo desse site: http://www.artal.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=65
esse motor aguenta puxar esse black bird?

obrigado


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