Guia de Referência Glow / Elétrico

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Pelo visto tenho muito o que prestar atenção. Quando chegar em casa eu vou providenciar os testes e passo as minhas anotações aqui.
Mais uma vez, obrigado galera!
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Teste do motor Turnigy Easy Match G25 870kv:

Código: Selecionar todos

===================================================================================
                 TR Easy Match G25 870kv - Speed Himodel Prof. 80A
                      Io (17.37V) = 2.19A  (14705pm -> 847kv)
===================================================================================
Pack (mAh)       Hélice        I(A)    V(V)   P(W)   R(rpm)  ps(km/h)   Emp.Med.(g)
===================================================================================
A123 5s 4600  APC 11 x 5,5E   40.80   15.29   624    10870      91         2050
A123 5s 4600  APC 11 x 7,0E   46.78   14.86   693    10204     109         1940
A123 5s 2300  APC 12 x 6,0E   47.02   13.75   647     9375      86         2070
A123 5s 4600  APC 12 x 6,0E   53.00   14.81   787     9930      91         2300
===================================================================================
Leitura: Micro Power eLogger V3 - Eagle Tree


Motor + Acessórios: 215g

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 70kv_.html

Mesmo sob 800W o motor se manteve morno ~57C! Provavelmente aceita mais potência!

O adaptador de hélice que acompanha o motor veio torto (furo desalinhado), sendo necessário adquirir um outro para eixo 5mm.

Motor equivalente a um glow 0.40 - 46 2t!

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 1:58 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Segue um teste comparativo da rotação em função da potência dos motores abaixo:

- Turnigy Easy Match G25 870kv
- Turnigy SK 3548 900kv
- Emax BL2826 850kv
- Hyperion ZS3025-10 775kv

No teste foi utilizado um pack A123 5s e hélice APC 12 x 6E!





Como pode ser observado na figura, ambos motores Emax 2826 e TR Easy Match G25 possuem praticamente o mesmo comportamento.

Já o motor TR SK 3548 900kv apresentou uma curva levemente deslocada para a direita, o que indica que o motor precisa de mais potencia para obter o mesmo giro e portanto menos eficiente.

O motor hyperion ZS3025 775kv apresentou uma curva levemente deslocada para a esquerda, indicando que o motor precisa de menos potência para manter o mesmo giro e portanto mais eficiente.

A linha continua (preta) é o valor calculado da potência absorvida em função da rotação da hélice APC 12 x 6E. Esta linha se refere a 100% de eficiência. Calculado com o programa Scorpion_Calc 3.17.

A partir do valor calculado é possível estimar a eficiência do motor para uma determinada hélice (tabela - APC 12 x 6E). O motor Hyperion apresentou 80% de eficiência média, enquanto que o motor Emax e TR G25 ficaram com 74% e o motor TR SK com 67%.

O consumo pode ser comparado fixando uma determinada rotação (ex: 9000 rpm). Consumo (A) = Potência (W)/Tensão (V). Considerando a mesma tensão de 15V para todos os motores. O motor Hyperion apresentou um consumo de ~ 33A, enquanto que o Emax e o TR G25 consomem ~36A e o TR SK com ~38A.

O motor Hyperion é 10% mais econômico que o Emax e o TR G25, e 15% mais econômico que o TR SK. O Emax e o TR G25 são 5% mais econômicos que o TR SK.

Abs,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 1:31 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Caio,

Parabéns pelo comparativo. Assim que você você publicou o testes do G25 fui buscar o teste antigo do 2826 para comparar.

Para completar a análise, comparei o preço de cada um deles (sem frete):

[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14401__Turnigy_G25_Brushless_Outrunner_870kv_.html]Turnigy G25 Brushless Outrunner 870kv[/url] U$ 24,46 (Hobby King)
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16231]NTM Prop Drive 35-48 Series 900KV*[/url] U$ 21,30 (Hobby King)
[url=http://www.himodel.com/electric/EMAX_850KV_Outrunner_Brushless_Motor_for_2_to_3.2kg_Airplane_Type_BL2826.html]EMAX BL2826/6 850KV Outrunner Brushless Motor[/url] U$ 26,89 (Himodel)


[i:15b2c44c03]*No caso do 3548, substitui pelo preço dos NTM, pois o SK não se encontra mais na lista de produtos da HK. Somente com KVs diferentes.[/i:15b2c44c03]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Valeu Marco! Seria legal comparar agora com um motor mais eficiente como por exemplo, o Scorpion SII 3026 890kv. Só que o preço que não ajuda muito, U$124,99!!!

http://www.scorpionsystem.com/catalog/motors/s30_series_v2/SII-3026-890KV/

Abraços,

Caio
Andresec
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Sex Set 24, 2010 11:22 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Andresec »

Caioect é possível usar um 3548 900Kv da NTM em um planador do tipo speedy (hotliner) com com hélice folding 10x6 e esc de 30A ?

Link do hotliner: http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=16_52&products_id=3033
Quadricoptero F450 c/Naza v2 / CAP / zagi
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

O motor 3548 possui diâmetro muito grande para ser utilizado no speedy. Recomendo os motores de 28mm de diâmetro que suportem pelo menos 300W de potência.

No speedy coloquei o motor HET 4w-25 1400kv que possui 28mm de diâmetro e suporta 50A/1100W.

Abs,

Caio
Andresec
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Sex Set 24, 2010 11:22 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Andresec »

Na verdade já coloquei o motor, e queria saber se com essa combinação de hardware vai funcionar mesmo que não fique em alta velocidade.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Deve ter ficado bem justo! Como o espaço para a instalação do motor é bastante reduzido, é bom ter cuidado com os fios que saem pela lateral do motor.

Vai ficar bom sim! O legal desse modelo é ganhar altura e depois mergulhar sem o motor! Vai ganhar velocidade muito fácil... o modelo é bem liso!

Se for usar LiPO 3s seria bom usar uma hélice maior 12" ou 13". Caso utilize LiPO 4s poderá reduzir um pouco a hélice para 11" - 12". De qualquer modo verifique o consumo antes de voar!

Procure manter o empuxo:peso próximo ou maior que 1:1... isso permitirá ganhar altitude mais rapidamente.

Abs,

Caio
Andresec
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Sex Set 24, 2010 11:22 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Andresec »

[quote:7508f93680="caioect"]Deve ter ficado bem justo! Como o espaço para a instalação do motor é bastante reduzido, é bom ter cuidado com os fios que saem pela lateral do motor.

Vai ficar bom sim! O legal desse modelo é ganhar altura e depois mergulhar sem o motor! Vai ganhar velocidade muito fácil... o modelo é bem liso!

Se for usar LiPO 3s seria bom usar uma hélice maior 12" ou 13". Caso utilize LiPO 4s poderá reduzir um pouco a hélice para 11" - 12". De qualquer modo verifique o consumo antes de voar!

Procure manter o empuxo:peso próximo ou maior que 1:1... isso permitirá ganhar altitude mais rapidamente.

Abs,

Caio[/quote:7508f93680]


O espaço até foi suficiente, mas como só tenho um esc de 30A disponível no momento, preferi reduzir a hélice para 10x6 para não exceder a amperagem, mas assim que chegar o outro esc coloco uma maior
Quadricoptero F450 c/Naza v2 / CAP / zagi
Responder