Guia de Referência Glow / Elétrico

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Fernando Cesar
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Impressionante...

Mensagem por Fernando Cesar »

Colegas,
Finalmente medi o tempo de voo do meu SkyRaider Mach I com motor KDA 50-12S:

Com bateria LiPo 5S 5000mAh e hélice 12x6E, voo manso com apenas uns 4 loops, mas com ventos de 18Km/h deu... 32 minutos! :shock: (restando na bateria 5% de capacidade)

Com bateria A123 6S 2300mAh, nas mesmas condições deu 15 minutos, com o motor já cortando :o

Bom, para um avião que pretendo usar apenas para dar aulas e que não fará grandes acrobacias, me pareceu ótimo! O que acham?

Vou ficar com a hélice 12x6 mesmo. A velocidade é menor que a 12x8 mas não preciso mesmo de muita velocidade com esse avião! Além disso, o consumo da 12x6 é bem menor e o torque é maior, proporcionando decolagens ainda mais curtas e mais firmes.

Abraço a todos!
Fernando
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caioect
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Mensagem por caioect »

Fernando, Está excelente!

A APC 12 x 6E é perfeita para esse motor... fornece bom empuxo, boa velocidade de vôo e baixo consumo! O motor trabalha frio com boa eficiência!

O pack A123 6s 2300mAh tem a vantagem de recarregar em 15min ou menos, ou seja, voa 15min e carrega em 15min!

Abraços,

Caio
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Marcio H
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Mensagem por Marcio H »

bahhhh hoje destruí o coral... passei baixo dando uns rolls e bateu uma bobeira , acabei fazendo um treco q geralmente faço com a asinha (que é muito mais ágil) e depois que percebi a cagada foi tarde , a menos de 10 metros de altura , de dorso acabei cabrando o avião... não estragou nada na eletronica , só soltou 1 imã do motor... avião e helice foram pra fita...

a primeira lenha feia minha que não perco nada na eletronica...

agora é montar outro... estou a procura de um modelo leve e que seja bom pra alta velocidade... de preferencia que dê pra usar retracts... e aceite a eletronica do coral (4250-650 com 8s A123, ou até 9S)...
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caioect
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Mensagem por caioect »

Que chato! Pelo menos a eletrônica ficou inteira! Bola para frente!

Como gosta de velocidade, que tal o spitfire 50 da kyosho? É um belo modelo escala, capaz de vôos bem velozes e já vem com os retráteis instalados... deve ficar no mesmo peso do coral ~2.8kg com a eletrônica instalada.

http://www.asaseases.com.br/index.asp?secao=1&categoria=11&subcategoria=187&id=2303

Abraços,

Caio
Fernando Cesar
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Mensagem por Fernando Cesar »

Caio, colegas,
Depois de muito brigar com o prop adapter tipo collet que acompanha o KDA 50-12S, virei o motor ao contrário, usei o prop adapter com parafusos e fixei o motor ao aero com parafusos e com o X de montagem.

Ficou ótimo! Zero de vibração :)

Dêem uma olha nas fotos e no vídeo:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=606790#606790

Abraço!
Fernando
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caioect
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Mensagem por caioect »

Fernando,

O KD 50-12s é um excelente motor... um dos melhores que já testei! É forte e ao mesmo tempo eficiente! Só é uma pena que os adaptadores de eixo virem desalinhados.

O funfly 40 (2.5kg) está com esse motor, pack A123 6s 2300mAh e hélice APC 12 x 6E que fica econômico (32A/570W) e gera ~2.3kg de empuxo... o motor trabalha frio. Algumas vezes costumo usar a APC 13 x 6,5E que consome um pouco mais (38A/650W), gera um pouco mais de empuxo e deixa o modelo um pouco mais acrobático... neste caso o motor trabalha morno.

No seu caso vejo que o motor está consumindo 55A/1050W com LiPO 5s e Hélice APC 13 x 6,5E. Estou achando que é muita potência para esse motor... por acaso o motor não está trabalhando muito quente? Seria bom verificar a temperatura após o vôo.

Abraços,

Caio
Fernando Cesar
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Mensagem por Fernando Cesar »

Puxa Caio, até tenho um termômetro com ponta de prova mas não levei ao campo ontem...
Sei que, pelo web site da Hobby City, 55A é o limite de corrente para esse motor, mas o que posso te dizer, com certeza, é que o motor não esquentou no voo do vídeo do link acima! (se bem que praticamente não usei todo motor além da decolagem e dos loops).
Procurarei lembrar-me de medir a temperatura depois do próximo voo com a LiPo 5S e com a hélice 13x6,5 e posto os resultados aqui.

Abraço!
Fernando
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caioect
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Mensagem por caioect »

Não precisa medir com termômetro. Experimente tocar no motor após o vôo... Se conseguir manter a mão no motor significa que o mesmo está no máximo morno e portanto está trabalhando dentro dos limites toleráveis.

Agora se não conseguir manter a mão sobre o motor, certamente o mesmo está trabalhando muito quente... neste caso deve reduzir a hélice para evitar danos ao motor.

Abraços,

Caio
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caioect
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Mensagem por caioect »

Teste do motor TR 3542 1000kv

Código: Selecionar todos

==========================================================================================
 TR 3542 1000kv - A123 4s 2300mAh - Speed Emax 60A - Io(13.2V) = 2.3A (12000rpm -> 910kv)
==========================================================================================
 Hélice         I (A)    V (V)   P (W)  Rot(rpm)   ps (km/h)  Empuxo (kg)  Eficiência (%)
==========================================================================================
 APC  9 x 6E     20      12.0     240     9600         88         1.0          65 
 APC 10 x 5E     20      12.0     240     9600         73         1.3          80       
 APC 11 x 5,5E   26      11.7     300     8900         75         1.4          74
 APC 11 x 7E     30      11.4     340     8300         89         1.3          64
 APC 12 x 6E     32      11.3     360     8000         73         1.7          71
 APC 13 x 6.5E   40      11.2     450     7500         74         1.9          68
 Zinger 13 x 4   33      11.3     370     8200         50          -            -
 Zinger 13 x 5   36      11.3     410     7800         60          -            -
==========================================================================================


Motor + Acessórios: 153g

Motor equivalente a um glow 0.25 2t!

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=3884

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 3:10 pm, em um total de 1 vez.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Teste do Motor TR SK 3542 1000kv

Código: Selecionar todos

=====================================================================================================
 TR SK 3542 1000kv  -  A123 4s 2300mAh  -  Speed Emax 60A  -  Io (13.6V) = 2.6A  (13300rpm -> 980kv)
=====================================================================================================
 Hélice         I (A)  V (V)  P (W)   Rot(rpm)  ps (km/h)  Emp.Calc.(g)  Emp.Med.(g) Eficiência (%)
=====================================================================================================
 APC  9 x 6E     25    11.9    300     10300        94         1140          1050         65 
 APC 10 x 5E     25    11.9    300     10300        79         1460          1330         79       
 APC 11 x 5,5E   31    11.6    360      9400        79         1550          1550         74
 APC 11 x 7E     37    11.2    410      8700        93         1400          1450         61
 APC 12 x 6E     40    11.0    440      8400        77         1910          1800         67
 APC 13 x 6,5E   48    10.4    500      7700        76         2000          2040         66
 Zinger 13 x 4   38    11.0    420      8500        52          -            1850          -
=====================================================================================================


Motor + Acessórios: 165g

Motor equivalente a um glow 0.25 2t!

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=7125

Obs: Os valores do empuxo foram calculados a partir da rotação e também medidos diretamente numa bancada de teste de empuxo devidamente calibrada.

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 11:41 pm, em um total de 2 vezes.
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