Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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GRANATO
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Mensagempor GRANATO » 29 Set 2010 11:47

Para fazer o cálculo use o próprio DriveCalc.

E quanto mais grosso o fio (sempre considerando o mesmo número de voltas), menor a resistência, mais eficiênte será o motor.

Resistividade: http://www.seed.slb.com/v2/faqview.cfm?id=979&Language=PT
Anexos
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Luiz Phelipe
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Mensagempor Luiz Phelipe » 29 Set 2010 17:52

[quote:f33e78da5e="salmacedo"][quote:f33e78da5e="GRANATO"][quote:f33e78da5e="salmacedo"]se o fio AWG 30 tem 0,25mm // se eu colocar 4 fios juntos vou ter 1,0mm é isso????
[/quote:f33e78da5e]

Não, os fios tem um perfil redondo. Juntando 4 ficam espaços entre eles, portando não é somar a espessura e sim a área do perfil de cada um deles.
-------
OOOO
-------

4 fios Awg 30 = 0,5mm


[quote:f33e78da5e="salmacedo"]e qual a diferença de enrolar com um fio mais grosso se o mais fino é mais facil de enrolar e cobre melhor os espaços???? [/quote:f33e78da5e]

A diferença estará na resistência interna final. E um conjunto de fios finos equivalentes a um mais grosso, suporta mais amperes sem queimar que o outro.[/quote:f33e78da5e]

e como seria esta calculo porque estou fazendo uns testes aqui e queria saber direitinho....

e em relação ao que te perguntei qual a diferença entre enrolar com um fio mais grosso???[/quote:f33e78da5e]
Vou ajudar.
O fio mais grosso ajuda a o motor ter menos resistência interna e aguentar uma amperagem maior sem queimar, como exemplo sua casa.
Você colocaria um fio de 1mm para alimentar o seu ar-condicionado? não, pois se colocar o fio pode esquentar a um ponto de derreter o seu isolamento(capa) e entrar em curto, então você coloca um fio de 5mm e ira perceber que o fio permanece frio e o seu ar-condicionado terá uma potência relativamente melhor.
Então quanto mais espesso o fio, menos resistência e maior amperagem.
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agressiva
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low KV - 6s

Mensagempor agressiva » 27 Out 2010 17:15

GRANATO, a tempos venho observando seus post e aprendendo com eles.
Estou com uma grande duvida e preciso da opinião de alguem que ja tenha experiencia com enrolamento de motores.

Estou usando um motor turnigy 35-30 1100kv com bateria de 3S e helice 10x47.
Tambem tenho alguns turnigy 3632-1200kv usado com helices 12x38

como tenho um grande problema com as correntes envolvidas no meu equipamento estou pensando em usar baterias de 6S.

preciso saber se é possivel enrolar esse motores pequenos para trabalharem com 6S e se eles vão tem um bom rendimento.

estava pensando em enrolar esses 2 motores para 500 ou 450kv para fazer alguns testes mais como eles estão em operação não posso parar eles para fazer testes.

Se voce disser que da pra fazer eu paro o equipamento.

Desde ja grato por qualquer ajuda.
Fenzy90 - Copter X 450
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rbmoreira
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Mensagempor rbmoreira » 31 Ago 2012 22:08

nesse programa não tem o motor Turnigy Aerodrive XP C3536-1450kv ?

estou precisando calcular para poder comprar ESC , bateria e helice para ele.

vlw

jrider
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Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagempor jrider » 11 Out 2012 22:13

[quote:ac1822fa39="GRANATO"]Muita gente me manda MP perguntando isso, então, resolvi postar aqui.

Assim eu mando só o link quanto perguntarem novamente :roll:

O programa pode ser baixado em www.drivecalc.de

A maioria dos motores da base de dados do programa não tem os dados sobre o enrolamento, apenas medidas sobre o funcionamento do motor original.

Nesse caso dá apenas para ficar alterando hélices e voltagens e ver o que acontece.

Quando ser quer alterar o motor, reconfigurando o enrolamento, é preciso inserir os dados do enrolamento original e marcar o motor para que fique disponível na lista dos motores que podem ser "alterados".

Vou usar como exemplo o Emax 2822, que é o mais usado pelo pessoal, hoje em dia.

Sigam os seguintes passos:[/quote:ac1822fa39]
alguem pode me ajudar . estou com um motor 1700kv é um anp , gostaria de re enrrolar para diminuir o kv e almentar a força .
Tudo voa., so é uma questao de tempo, por quanto tempo .

gac
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Mensagempor gac » 15 Dez 2012 00:46

Oi amiga sou novo aqui mas tenho uma duvida meu motor queimou e to afim de errolar mas não consegi indetificar os fios (bruslhess 430 xl 9 polos 6 imãs )me parece que era 5 fios 29ou 28 pode ser ?
Vamos as duvidas , a direção para bubinar seria orario ou anti orario ?
se puderem gostaria de ter um diagrama pra esse motor por que ate agora so achei de motores com 12 ou 24 polos não sei se e amesma coisa tembem se tiver uma modificação prara so um fio agradeço.Asduvidas são do inicio ao fim preciso de tudo,desdeja agradeço.

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Mensagempor marceloveiga » 02 Jan 2013 20:21

Amigo, como eu também tenho um motor turnigy D2836/8 1100kv, gostaria de saber qual fio seria ideal para ele e quantas voltas poderia colocar em cada estrator, e se eu posso fazer esse esquema DELTA ou ESTRELA para reenrrolar.
Grande Abraço e espero resposta...

Leonardom
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Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagempor Leonardom » 06 Jun 2015 11:42

ola amigos, tenho um motor 2836/8 queimado, e retirei os fios dele e nem contei quantas voltas tinha, gostaria de saber se vcs sabem quantas voltas vai nele original
eu gostaria de deixar ele um pouco mais forte, pq eu uso em um modelo acrobatico, obg

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LaercioLMB
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Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagempor LaercioLMB » 06 Jun 2015 19:34

Leonardom escreveu:ola amigos, tenho um motor 2836/8 queimado, e retirei os fios dele e nem contei quantas voltas tinha, gostaria de saber se vcs sabem quantas voltas vai nele original
eu gostaria de deixar ele um pouco mais forte, pq eu uso em um modelo acrobatico, obg



O 8 do 2836/8 significa quantas voltas de fio.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagempor eduardo baungartner » 16 Dez 2015 15:01

2836

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Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagempor LaercioLMB » 16 Dez 2015 18:16

eduardo baungartner escreveu:2836



AAAAUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

Não entendi nada e nem consegui adivinhar o que você quer.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagempor eduardo baungartner » 06 Jan 2016 23:43

Queria o esquema do turningy 2836 ou emax 2836 para rebobinar ele e 1200 mais poderia ser almentado

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Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagempor LaercioLMB » 07 Jan 2016 09:30

Aumentado e não almentado.
É a mesma coisa que enrolar o 2822 1200 que tem no tópico e lá o Granato explica tudo de como fazer o enrolamento, de como calcular o kv do motor, está tudo no tópico de enrolamento do 2822.
Outro detalhe, Turnigy 2836 é bem diferente de um EMAX 2836, pois cada fábrica usa esses códigos de forma diferente e o EMAX 2836 é muito maior que o Turnigy 2836.

Está tudo aqui, não deveria ter procurado o link para você, pois está me parecendo que você não procura, só espera pelas respostas.

viewtopic.php?f=8&t=24707
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