Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

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Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagempor GRANATO » 11 Fev 2009 14:41

Muita gente me manda MP perguntando isso, então, resolvi postar aqui.

Assim eu mando só o link quanto perguntarem novamente :roll:

O programa pode ser baixado em www.drivecalc.de

A maioria dos motores da base de dados do programa não tem os dados sobre o enrolamento, apenas medidas sobre o funcionamento do motor original.

Nesse caso dá apenas para ficar alterando hélices e voltagens e ver o que acontece.

Quando ser quer alterar o motor, reconfigurando o enrolamento, é preciso inserir os dados do enrolamento original e marcar o motor para que fique disponível na lista dos motores que podem ser "alterados".

Vou usar como exemplo o Emax 2822, que é o mais usado pelo pessoal, hoje em dia.

Sigam os seguintes passos:
Anexos
Edit_Mot_1.JPG
Vá em Edit / Motor...
Edit_Mot_1.JPG (18.43 KiB) Exibido 29706 vezes
Edit_Mot_2.JPG
Selecione o motor desejado da lista ( no caso o Emax 2822 )
Edit_Mot_2.JPG (38.38 KiB) Exibido 29706 vezes
Edit_Mot_3.JPG
Preencha os campos circulados em vermelho ( que são os dados do motor original ). Depois clique em "Save".
Edit_Mot_3.JPG (31.68 KiB) Exibido 29706 vezes

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Mensagempor GRANATO » 11 Fev 2009 14:42

Agora, para alterar o motor, use a função "Reconfigurar", indo ao Menu:

- Tools / Reconfigurator....
Anexos
Reconfig.JPG
Reconfig.JPG (13.42 KiB) Exibido 29694 vezes

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Mensagempor GRANATO » 11 Fev 2009 14:45

O motor, agora, irá aparecer na lista de motores passíveis de alterações:
Anexos
Reconf_2.JPG
Reconf_2.JPG (34.63 KiB) Exibido 29697 vezes

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Mensagempor GRANATO » 11 Fev 2009 14:54

Agora, já dá para "brincar" com os parâmetros do enrolamento, além de alterar voltagem ( ou selecionar uma determinada bateria ) e hélices.
Anexos
Reconf_3.JPG
Reconf_3.JPG (39.64 KiB) Exibido 29689 vezes

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Mensagempor GRANATO » 11 Fev 2009 14:57

Ainda no menu tools, pode-se calcular a eficiência do motor, indicando as rpm ( que podem ser obtidas com o PCTaco ) e o consumo do motor para uma determinada hélice.
Anexos
Tool_Prop.JPG
Tool_Prop.JPG (26.15 KiB) Exibido 29685 vezes

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Mensagempor GRANATO » 11 Fev 2009 15:00

E um conversor de medidas. Basta indicar o valor de um lado da tabela e pressinar <TAB> para obter o valor correspondente.
Anexos
Conversor.JPG
Conversor.JPG (20.12 KiB) Exibido 29684 vezes

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Mensagempor Rodrigo C » 11 Fev 2009 15:05

Show o tutorial, vai ajudar muuuuita gente :wink:

O 2822 que vc enrolou pra mim fica com esses numeros que vc colocou no tutorial?

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Mensagempor GRANATO » 11 Fev 2009 15:15

Basta informar "19" no número de voltas, a sua bateria e depois ir trocando as hélices e vendo os resultados de consumo.

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Mensagempor Rodrigo C » 11 Fev 2009 15:20

O fechamento continua Delta e o fio de 0.4mm entao...

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Mensagempor GRANATO » 11 Fev 2009 15:26

Sim.

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Mensagempor Sukyake » 12 Fev 2009 11:53

Puxa vida...

Eu já mexo nesse programa a algum tempo e já fiz alguns testes e até criei um 2408-21 (esse é fácil: 24x8mm, 21 voltas, etc) ali com os dados que obtive em vários testes e obtive um 'motor virtual' de confiança média (observem as 2 reguinhas para ver quão confiável são suas estimativas).

Se eu quisesse compartilhar um motor, como eu faço?

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Mensagempor GRANATO » 12 Fev 2009 12:09

No site tem instruções para enviar as informações. O autor disponibiliza nas versões ( que são atualizadas automaticamente, quando disponíveis ) ao executar o programa e houver acesso à Internet.

Clique em File / Data Submission e aparecerá a lista dos motores que alterou.
Marque o checkbox e clique em Submit Now, que as informações serão enviadas.

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Mensagempor Zoil Junior » 12 Fev 2009 12:50

Muito bom, parabens pela iniciativa!

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Mensagempor GRANATO » 12 Fev 2009 14:25

Como está todo mundo "enrolando" :roll: uma boa ferramenta sempre ajuda :wink:

E é preciso conhecer a ferramenta, lógico. Nada adianta comprar a melhor e mais cara chave de fenda e usá-la para bater pregos :lol:

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Mensagempor Rodrigo C » 12 Fev 2009 14:34

Ontem a noite fiquei brincando com o drivecalc, mudando volta, diametro do fio, e acabei descobrindo que o modo como vc reenrolou para mim (900kv) chega a render 930gr (10x4.7) com um consumo bem baixo, gostei bastante desse enrolamento para 900kv...

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Mensagempor GRANATO » 12 Fev 2009 14:47

Apenas tome o cuidado de que esses números são baseados em um motor original que foi medido e o sistema recalcula as variáveis.

Esses motores xing são todos diferentes um do outro ( mesmo sendo mesma marca, mesmo modelo ).

O correto é medir tudo, após o reenrolamento, e ajustar, se necessário.

Às vezes é preciso refazer o trabalho, acrescentando ou diminuindo uma volta, para que o resultado calculado fique próximo do real.

E depende ainda das condições do motor a ser retrabalhado. Itens que interferem diretamente nos resultados:
- Situação dos rolamentos.
- Situação dos imãs ( se o motor queimou anteriormente, sofreu com altas temperaturas, por exemplo ).
- Alinhamento do eixo.
- Alinhamento do bell.

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leonardocardoso
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Mensagempor leonardocardoso » 31 Jul 2009 21:37

é...

eders
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Mensagempor eders » 18 Ago 2009 12:36

Poxa não estou conseguindo baixar/acessar o site da erro pra mim, alguém pode me enviar por email?
eders@uol.com.br

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Mensagempor warne » 13 Out 2009 14:10

Muito bom esse tutorial!!!Gostei, agora é aprender a mexer, sem erros.

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

gravinafilho
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Mensagempor gravinafilho » 24 Jun 2010 20:36

muito show esse tutorial.
enrolo meus 2822 tudo no olho.
agora saberei o mellhor resultado.
vlw

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Mensagempor salmacedo » 29 Set 2010 09:45

granato...

queria saber como adicionar um motor que não tem ali ou é só pegar algum com o KV igual e mudar o peso, diâmetro do motor e tamanho e colocar os numeros de voltas... é isso????

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Mensagempor GRANATO » 29 Set 2010 09:47

Não é tão simples assim adicionar um motor. É preciso ter mais uma série de dados obtidos através de medições de rpm / consumo, com várias tensões e hélices, para preencher algumas tabelas. Senão não ficam exatos os cálculos do programa.
Anexos
Edit_Motor.JPG
Edit_Motor.JPG (36.76 KiB) Exibido 23779 vezes
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.

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Mensagempor salmacedo » 29 Set 2010 11:20

[quote:8df07d47d4="GRANATO"]Não é tão simples assim adicionar um motor. É preciso ter mais uma série de dados obtidos através de medições de rpm / consumo, com várias tensões e hélices, para preencher algumas tabelas. Senão não ficam exatos os cálculos do programa.[/quote:8df07d47d4]

vlw mesmo granato...

uma pequena pergunta consegui uma tabela com as espessuras das espiras do fio AWG queria saber assim..
se o fio AWG 30 tem 0,25mm // se eu colocar 4 fios juntos vou ter 1,0mm é isso????

e qual a diferença de enrolar com um fio mais grosso se o mais fino é mais facil de enrolar e cobre melhor os espaços????

segue tabela abaixo

[img:8df07d47d4]http://lh6.ggpht.com/_-sexAkLhDoA/TKNLKxBLNFI/AAAAAAAAAEQ/aydkMdFSZK0/s512/fio%20awg.jpg[/img:8df07d47d4]
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Mensagempor GRANATO » 29 Set 2010 11:37

[quote:c95ee09366="salmacedo"]se o fio AWG 30 tem 0,25mm // se eu colocar 4 fios juntos vou ter 1,0mm é isso????
[/quote:c95ee09366]

Não, os fios tem um perfil redondo. Juntando 4 ficam espaços entre eles, portando não é somar a espessura e sim a área do perfil de cada um deles.
-------
OOOO
-------

4 fios Awg 30 = 0,5mm


[quote:c95ee09366="salmacedo"]e qual a diferença de enrolar com um fio mais grosso se o mais fino é mais facil de enrolar e cobre melhor os espaços???? [/quote:c95ee09366]

A diferença estará na resistência interna final. E um conjunto de fios finos equivalentes a um mais grosso, suporta mais amperes sem queimar que o outro.

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Mensagempor salmacedo » 29 Set 2010 11:42

[quote:87698efed4="GRANATO"][quote:87698efed4="salmacedo"]se o fio AWG 30 tem 0,25mm // se eu colocar 4 fios juntos vou ter 1,0mm é isso????
[/quote:87698efed4]

Não, os fios tem um perfil redondo. Juntando 4 ficam espaços entre eles, portando não é somar a espessura e sim a área do perfil de cada um deles.
-------
OOOO
-------

4 fios Awg 30 = 0,5mm


[quote:87698efed4="salmacedo"]e qual a diferença de enrolar com um fio mais grosso se o mais fino é mais facil de enrolar e cobre melhor os espaços???? [/quote:87698efed4]

A diferença estará na resistência interna final. E um conjunto de fios finos equivalentes a um mais grosso, suporta mais amperes sem queimar que o outro.[/quote:87698efed4]

e como seria esta calculo porque estou fazendo uns testes aqui e queria saber direitinho....

e em relação ao que te perguntei qual a diferença entre enrolar com um fio mais grosso???
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