Hélice para Leigos

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Fabiobr45
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Jan 01, 2012 11:02 pm
Localização: Maringá

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por Fabiobr45 »

Acho interessante toda teoria e conceitos, mas há assuntos avançados que um iniciante não vai entender... aas coisas vão clareando com experiência e teoria. Agora igual o Ericfly disse, de que adianta tanta física pra andar de bicicleta? Bicho, é montar e pedalar e cair pra aprender...
Mas a aula é boa sim, mas pra quem já está no Hobby a muito tempo. Agora pra quem está no Hobby menos de 1 ano, é assunto perdido... então não adianta criticar algo que perguntei "basico" se toda teoria é avançada...

Mas valeu galera...
Att: Fábio Benites
Lama V4 - Copter-x cx 450se v2, V911, V911 Pro V2, V912, V977
Avatar do usuário
Patrickabelo
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:43 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por Patrickabelo »

Cara, fico feliz por essa picuinha do passado, acompanho o evoo desde 2013,e sempre me atento nas coisas que diz Laércio, e o Marco Antônio, que os cara morre de medo por dar respostas diretas e de uma forma única kkkkk, quando vejo a "fotinha" do Nick dele já sei q vem chumbo kkkkkkkkk.
Mas é o seguinte, pra quem tá começando, os vendedores enfiam tudo o que podem neles, e quando comecei foi assim, e o resultado disso é gasto, gasto e mais gasto, porque baterias não duram 3 meses, aeros voam 10 minutos no máximo, você compra motores potentes e caros... Eu passei por isso até meu último aero meses atrás.
Agora tô vidrado no e voo, lendo muito, e aprendendo muito com esses caras experientes.
Iniciei um Cessna 182 depron, seguindo uma construção do Mac,se não me engano o nome dele.
Mas dessa vez resolvi que não vou colocar coisas aleatórias no aero, que tá me dando muito trabalho, e quero vê-lo voar tempo suficiente e como deve voar.
Então vou terminar ele, vê o peso, pra adequar o motor e hélice e bateria, sei que ele é um aero, que apesar de treinador, aparentemente voa um pouco mais rápido, tô caprichando pra diminuir o arrasto, vou usar um motor que dê um pouco de velocidade, talvez o 2822,vou aplicar a lógica de um 1/3 de empuxo, que pra mim vai ser bom pois não consigo colocar hélice maior que 9".
Mas resumindo, esse cara experientes, tão nos dando a oportunidade de fazer o hobbie ser mesmo prazeroso, por que entrar nisso pra ter mais gasto do q poderia, e passar raiva, não é um hobbie,os cara já nos mostram o lado que vai p caminho certo, tem gente q quer q eles levam até o destino kkkkkkk aí é fria.
Cara que tem dúvida busca informações, igual o Laércio aí, cara, eu já vi ele em vários fóruns na Internet comentando sobre muita coisa, quer dizer que o cara sabe o que tá falando pois é um cara que buscou e tenho certeza que busca sempre informações.
Editado pela última vez por Patrickabelo em Sáb Nov 09, 2019 12:03 pm, em um total de 2 vezes.
Voando com os pés no chão!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por LaercioLMB »

Valeu cara.
É sempre bom saber que tudo o que se falou, não foi em vão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
sego
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Ago 29, 2014 3:10 am
Localização: Rio de janeiro - RJ

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por sego »

Pelo menos agora quando puxam o saco dele não critica erro de português.
Avatar do usuário
Patrickabelo
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:43 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por Patrickabelo »

Não imaginei que isso seria uma prova de português com avaliadores rsrsrs...
mas em todo caso,tá editado o post,já que havia escrito pelo celular,e hoje sabemos bem como todo mundo escreve,pela praticidade e velocidade.
Voando com os pés no chão!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por LaercioLMB »

Praticidade e velocidade não justifica escrever errado. Temos que levar em conta que o site é acessado no mundo todo e tem gente que utiliza tradutores para ler o conteúdo aqui contido e com o internetês escrito atualmente, ninguém conseguirá entender nada. Quantos de nós já utiliou tradutores para colher informações de sites estrangeiros? Não é só brasileiro que usa tradutor, o mundo inteiro usa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Merino
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 3:04 pm
Localização: Santa Maria Madalena - RJ

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por Merino »

Laercio, boa noite.
Tenho guardado várias explicações suas, sobre vários assuntos relativos ao hobby, são muito esclarecedoras. O arquivo só vai aumentando e nos instigando a pesquisar cada vez mais para acharmos nossa própria receita de bolo, abçs.
Avatar do usuário
Patrickabelo
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:43 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por Patrickabelo »

LaercioLMB escreveu:Praticidade e velocidade não justifica escrever errado. Temos que levar em conta que o site é acessado no mundo todo e tem gente que utiliza tradutores para ler o conteúdo aqui contido e com o internetês escrito atualmente, ninguém conseguirá entender nada. Quantos de nós já utiliou tradutores para colher informações de sites estrangeiros? Não é só brasileiro que usa tradutor, o mundo inteiro usa.



Realmente Laércio, não havia me atentado pra esse detalhe, agora sempre que posto algo, observo como está escrito e editei o que estava errado, nosso idioma pode parecer complicado para alguém de outro país, então, dificulta-lo prejudica quem está buscando informações por aqui.
Voando com os pés no chão!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por LaercioLMB »

Patrickabelo escreveu:
LaercioLMB escreveu:Praticidade e velocidade não justifica escrever errado. Temos que levar em conta que o site é acessado no mundo todo e tem gente que utiliza tradutores para ler o conteúdo aqui contido e com o internetês escrito atualmente, ninguém conseguirá entender nada. Quantos de nós já utilizou tradutores para colher informações de sites estrangeiros? Não é só brasileiro que usa tradutor, o mundo inteiro usa.



Realmente Laércio, não havia me atentado pra esse detalhe, agora sempre que posto algo, observo como está escrito e editei o que estava errado, nosso idioma pode parecer complicado para alguém de outro país, então, dificulta-lo prejudica quem está buscando informações por aqui.


Você não tem ideia do quanto você ajuda os outros dessa forma. Se a maioria fizesse o que você fez, muita coisa seria bem melhor nesse país.
Só tenho a lhe agradecer por essa sua atitude e certamente muitos outros também.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
dtox
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Out 11, 2010 1:56 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por dtox »

LaercioLMB escreveu:
mmoreto escreveu:Então, Fabio
Voo FPV, onde o consumo é muito importante para a autonomia de voo.
Logo preciso chegar em um fator em que nao posso baixar muito o passo da helice, poir apesar de diminuir o consumo, tbém não vai tracionar, e nem aumentar muito o passo da helice, pois vai tracionar bastante, mas consequentemente vai aumentar o consumo em amperes, e com isso também diminuindo o tempo de voo.
Por isso o Watimetro + a Balanca conseguem me dar informaçõe de modo que eu consiga chegar em um bom empuxo, sem também estuprar a bateria! hehehe
Se precisar de mais informações não hesite em me solicitar!
Abraço



O que faz o aeromodelo voar são as asas e não o empuxo e se ficar sempre tentando o melhor empuxo, sempre estará no consumo alto.
Para não ter riscos, empuxo sendo a metade do peso do modelo está mais do que ótimo, pois o conjunto tem que fornecer velocidade e não força.
É a velocidade em que o ar passa pelas asas que faz as asas gerarem sustentação igual ou superior ao peso do modelo e nunca o empuxo do motor, pois se fosse assim, planador não voaria, pois não tem motor e cadê o empuxo no planador para ele voar?
A maioria dos elétricos poderiam ter mais de 30 minutos de voo se não fossem cuidados somente o empuxo do motor e no entanto, a maioria não consegue nem passar de 10 minutos de voo, poucos chegam a 15 minutos.
Não adianta se iludir em empuxo de motor, pois não é o empuxo que faz o avião voar e nem o vento da hélice sobre as asas, pois quando o avião está voando, a hélice não faz mais vento nenhum para trás e o pouco que consegue fazer em retomadas de acelerações, mal dá para refrescar alguma coisa.


Laércio, lendo essa sua resposta agora me veio a seguinte dúvida: Existe algum tópico no fórum que ensine a calcular a melhor eletrônica para o meu aeromodelo? Digo isso pois vejo muita gente realmente falando de motores com alto empuxo e que não se importam com a velocidade, já que teoricamente os aeromodelos voariam com 1/3 do empuxo. O caso meu é o seguinte: mesmo com meio motor, meu ESC anda esquentando muito, estou voando com um e-max 2822 com hélice 9x5, duas baterias 1500mah 3s ligadas em paralelo e um esc de 25a. O meu tempo de voo gira em torno de 18 minutos, porém acredito que daria pra aumentar pelo menos pra meia hora corrigindo a eletrônica. O aero é um telemaster de 1m de asa.
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Responder