Hélice para Leigos

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, eu costumo calcular velocidade de um aeromodelo usando o drivecalc. Você insere os dados do aeromodelo e ele te da a velocidade de voo do modelo e com isso, você tem como escolher um conjunto de motor e hélice ideal.
O próprio drive calc já te daria isso se ele fosse mais completo em motores e hélices, mas aqui mesmo no fórum foi colocado como calcular velocidade de conjunto motor hélice para saber se vai ficar bom em um aeromodelo. Eu não tenho as fórmulas agora, pois estou em outra cidade,
Só para começar,aeromodelo com 1 metro de envergadura, o 2822 já é muito motor. Um pratinha HXT2730 1300 de 26g com um esc de 15A e uma hélice 7x4 com uma bateria de 1300 mA já te daria um bom tempo de voo. Esse modelo poderia ter um peso ideal em torno de 500g e colocar duas baterias nem sempre vai aumentar o tempo de voo, pois mais baterias significa mais peso e com isso, mais potencia do motor e mais consumo. Fazer aeromodelo bem leve ao meu ver só serve para ocupar o peso com baterias para dar mais tempo de voo.
Se você constrói um modelo que o peso final fica em 500 g e com bateria vais para 700g, poderia deixar ele com 300g e usar duas baterias de 200g ou uma bateria maior que é o mais correto. Isso tudo só o tempo te ensinará a acertar, pois eu mesmo levei tempo até conseguir encaixar tudo para dar certo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder