Hélice para Leigos

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por LaercioLMB »

Praticidade e velocidade não justifica escrever errado. Temos que levar em conta que o site é acessado no mundo todo e tem gente que utiliza tradutores para ler o conteúdo aqui contido e com o internetês escrito atualmente, ninguém conseguirá entender nada. Quantos de nós já utiliou tradutores para colher informações de sites estrangeiros? Não é só brasileiro que usa tradutor, o mundo inteiro usa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Merino
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 3:04 pm
Localização: Santa Maria Madalena - RJ

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por Merino »

Laercio, boa noite.
Tenho guardado várias explicações suas, sobre vários assuntos relativos ao hobby, são muito esclarecedoras. O arquivo só vai aumentando e nos instigando a pesquisar cada vez mais para acharmos nossa própria receita de bolo, abçs.
Avatar do usuário
Patrickabelo
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:43 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por Patrickabelo »

LaercioLMB escreveu:Praticidade e velocidade não justifica escrever errado. Temos que levar em conta que o site é acessado no mundo todo e tem gente que utiliza tradutores para ler o conteúdo aqui contido e com o internetês escrito atualmente, ninguém conseguirá entender nada. Quantos de nós já utiliou tradutores para colher informações de sites estrangeiros? Não é só brasileiro que usa tradutor, o mundo inteiro usa.



Realmente Laércio, não havia me atentado pra esse detalhe, agora sempre que posto algo, observo como está escrito e editei o que estava errado, nosso idioma pode parecer complicado para alguém de outro país, então, dificulta-lo prejudica quem está buscando informações por aqui.
Voando com os pés no chão!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por LaercioLMB »

Patrickabelo escreveu:
LaercioLMB escreveu:Praticidade e velocidade não justifica escrever errado. Temos que levar em conta que o site é acessado no mundo todo e tem gente que utiliza tradutores para ler o conteúdo aqui contido e com o internetês escrito atualmente, ninguém conseguirá entender nada. Quantos de nós já utilizou tradutores para colher informações de sites estrangeiros? Não é só brasileiro que usa tradutor, o mundo inteiro usa.



Realmente Laércio, não havia me atentado pra esse detalhe, agora sempre que posto algo, observo como está escrito e editei o que estava errado, nosso idioma pode parecer complicado para alguém de outro país, então, dificulta-lo prejudica quem está buscando informações por aqui.


Você não tem ideia do quanto você ajuda os outros dessa forma. Se a maioria fizesse o que você fez, muita coisa seria bem melhor nesse país.
Só tenho a lhe agradecer por essa sua atitude e certamente muitos outros também.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
dtox
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Out 11, 2010 1:56 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por dtox »

LaercioLMB escreveu:
mmoreto escreveu:Então, Fabio
Voo FPV, onde o consumo é muito importante para a autonomia de voo.
Logo preciso chegar em um fator em que nao posso baixar muito o passo da helice, poir apesar de diminuir o consumo, tbém não vai tracionar, e nem aumentar muito o passo da helice, pois vai tracionar bastante, mas consequentemente vai aumentar o consumo em amperes, e com isso também diminuindo o tempo de voo.
Por isso o Watimetro + a Balanca conseguem me dar informaçõe de modo que eu consiga chegar em um bom empuxo, sem também estuprar a bateria! hehehe
Se precisar de mais informações não hesite em me solicitar!
Abraço



O que faz o aeromodelo voar são as asas e não o empuxo e se ficar sempre tentando o melhor empuxo, sempre estará no consumo alto.
Para não ter riscos, empuxo sendo a metade do peso do modelo está mais do que ótimo, pois o conjunto tem que fornecer velocidade e não força.
É a velocidade em que o ar passa pelas asas que faz as asas gerarem sustentação igual ou superior ao peso do modelo e nunca o empuxo do motor, pois se fosse assim, planador não voaria, pois não tem motor e cadê o empuxo no planador para ele voar?
A maioria dos elétricos poderiam ter mais de 30 minutos de voo se não fossem cuidados somente o empuxo do motor e no entanto, a maioria não consegue nem passar de 10 minutos de voo, poucos chegam a 15 minutos.
Não adianta se iludir em empuxo de motor, pois não é o empuxo que faz o avião voar e nem o vento da hélice sobre as asas, pois quando o avião está voando, a hélice não faz mais vento nenhum para trás e o pouco que consegue fazer em retomadas de acelerações, mal dá para refrescar alguma coisa.


Laércio, lendo essa sua resposta agora me veio a seguinte dúvida: Existe algum tópico no fórum que ensine a calcular a melhor eletrônica para o meu aeromodelo? Digo isso pois vejo muita gente realmente falando de motores com alto empuxo e que não se importam com a velocidade, já que teoricamente os aeromodelos voariam com 1/3 do empuxo. O caso meu é o seguinte: mesmo com meio motor, meu ESC anda esquentando muito, estou voando com um e-max 2822 com hélice 9x5, duas baterias 1500mah 3s ligadas em paralelo e um esc de 25a. O meu tempo de voo gira em torno de 18 minutos, porém acredito que daria pra aumentar pelo menos pra meia hora corrigindo a eletrônica. O aero é um telemaster de 1m de asa.
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, eu costumo calcular velocidade de um aeromodelo usando o drivecalc. Você insere os dados do aeromodelo e ele te da a velocidade de voo do modelo e com isso, você tem como escolher um conjunto de motor e hélice ideal.
O próprio drive calc já te daria isso se ele fosse mais completo em motores e hélices, mas aqui mesmo no fórum foi colocado como calcular velocidade de conjunto motor hélice para saber se vai ficar bom em um aeromodelo. Eu não tenho as fórmulas agora, pois estou em outra cidade,
Só para começar,aeromodelo com 1 metro de envergadura, o 2822 já é muito motor. Um pratinha HXT2730 1300 de 26g com um esc de 15A e uma hélice 7x4 com uma bateria de 1300 mA já te daria um bom tempo de voo. Esse modelo poderia ter um peso ideal em torno de 500g e colocar duas baterias nem sempre vai aumentar o tempo de voo, pois mais baterias significa mais peso e com isso, mais potencia do motor e mais consumo. Fazer aeromodelo bem leve ao meu ver só serve para ocupar o peso com baterias para dar mais tempo de voo.
Se você constrói um modelo que o peso final fica em 500 g e com bateria vais para 700g, poderia deixar ele com 300g e usar duas baterias de 200g ou uma bateria maior que é o mais correto. Isso tudo só o tempo te ensinará a acertar, pois eu mesmo levei tempo até conseguir encaixar tudo para dar certo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder