Posso almentar o fio do motor

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Samuel
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Qui Dez 16, 2004 12:18 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Samuel »

Se precisar aumentar a distância, aumente os fios entre a bateria e o ESC. Se possível, use uma bitola acima do original.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Resposta a sua pergunta.....

[b:a01c2e1949][size=24:a01c2e1949]NÃO[/size:a01c2e1949][/b:a01c2e1949]

E se alguém disser sim existe uma pilha de argumentos matemáticos como propagação de ondas eletromagnéticas e campo elétrico induzido e outro tanto de argumentos técnicos.

Vai encarar???

:P
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Tigrão
membro
Mensagens: 288
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 12:46 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Tigrão »

[quote:277258e124="Marco Antonio"]Resposta a sua pergunta.....

[b:277258e124][size=24:277258e124]NÃO[/size:277258e124][/b:277258e124]

E se alguém disser sim existe uma pilha de argumentos matemáticos como propagação de ondas eletromagnéticas e campo elétrico induzido e outro tanto de argumentos técnicos.

Vai encarar???

:P[/quote:277258e124]






ta se não se pode aumentar o fio do motor se pode aumentar o fio que vai no receptor ? eo fio da bateria ?
Voando e aprendendo .Chego meu 11xzero . novas promoções solicite
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O fio que vai a bateria pode se:
A bitola usada não acrescentar mais resistência, o que acarreta maior peso.
E o fio que vai ao receptor sim se seu comprimento não ultrapassar mais de um metro.. mais que isso é necessário um buffer de sinal.

.. bom, pode usar metro e meio, mas tem que testar antes e naõ pode parrar proximo a fontes de ruido.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
danilofalioni2
membro
Mensagens: 557
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 12:14 pm
Localização: são jorge do ivai paraná

Mensagem por danilofalioni2 »

Obrigado.
Avatar do usuário
nunol
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Ter Fev 08, 2011 9:07 am
Localização: Barreiro - Portugal

Mensagem por nunol »

Saudações modelistas!! :wink:

Bem, talvez eu não seja a pessoa mais indicada para falar sobre este assunto, mas vou tentar explicar o que sei. :roll: :oops:

Quem achar que deve corrigir ou acrescentar, esteja à vontade porque eu não sou nenhum experto na matéria e apenas vou transmitir o que aprendi lendo e pesquisando a net.

É claro que a bitola ou secção dos fios nunca deve ser reduzida para não dificultar a passagem da corrente por meio de resistência. Mas neste caso concreto (o aumento do tamanho dos fios da bateria para o controlador), estamos perante um problema de indução e não de resistência.

O problema não é que o controlador queime instantaneamente. Mas sim, que com o tempo, os condensadores (ou capacitores em português do Brasil) que servem também para proteger o circuito dos aumentos e das variações na tensão, vão sobreaquecer e pifar. E repito, pode não ser instantâneo. É com o tempo, e não sabemos quando. Se for durante um voo, já se foi… :( :evil:

Segundo aquilo que percebi, a indução dá-se porque os FETs (field efect transistors), que são os componentes que realmente controlam a corrente entregue ao motor, para fazer este trabalho, abrem e fecham [u:877567393e]totalmente[/u:877567393e] o circuito milhares de vezes por segundo. Eles trabalham com frequências de 8, 16 ou 32khz em PWM.

Este abrir e fechar constante do circuito faz com que a corrente, que num milésimo de segundo estava a fluir livremente, no outro milésimo logo a seguir já encontra um obstáculo. É como se uma multidão (electrões) estivesse a sair de um recinto por uma porta e de repente a porta fecha. O que acontece? Todo o mundo se empurrando contra a porta e aumentando a pressão nela. Este aumento de pressão sobre a porta, equivale ao aumento de tensão – Volts. E isto milhares de vezes por segundo!

Uma analogia comum: :idea:

Já experimentaram abrir uma torneira, daquelas de ¼ de volta, no máximo e depois fechar imediatamente e de uma vez só? Melhor ainda se for com uma válvula eletromagnética. Fecha mais rápido!
O que acontece é que a água que passava pelo cano a uma velocidade elevada é parada num ápice, e aumenta em muuuito a pressão no tubo, logo antes da torneira. Algumas vezes até faz um barulho de batida, que parece que a água está dar com a cabeça na torneira, e o cano vai rebentar. :shock: :roll: :evil: :twisted:


Os condensadores presentes nos controladores estão preparados para aguentar e “amortecer”, mas só a indução relativa ao tamanho de fio original. Talvez um pouco mais. Mas só um pouco mesmo!
Ora, aumentando o tamanho dos fios da bateria para o controlador, o fenómeno indução cresce com relação proporcional ao tamanho de fio acrescentado.
A solução recomendável e mais fácil é aumentar os fios do outro lado do controlador. Os que vão para o motor. Torcendo-os ou entrançando-os uns nos outros para evitar rádio-interferências, possivelmente colocando um anel de ferrite. :idea:

Se não for possível fazer isso, e se tivermos mesmo que aumentar os fios do lado da bateria, devemos então colocar condensadores de baixo (ESR) e baixa impedância, que são os mais adequados, junto dos outros. Por exemplo os Rubicon-ZL ou os Panasonic-FM. Estes devem ser de voltagem idêntica ao/s que já existir/em no controlador e devemos colocar um condensador de 220uF (microfarads) por cada 10cm de fio acrescentado.

Espero ter ajudado!

Desculpem ter sido tão longo.

Fonte:
Ron van Sommeren, em RCGroups
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" - Albert Einstein

Sócio ACCA n.º 33928, orgulhosamente.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

E como ajudou Nunol, essa dúvida eu tinha já a um bom tempo e o que me repassaram aui era algo semelhante, mas sem essa explicação mais completa.
Fiquei sabendo sim que poderia aumentar os fios do motor e evitar aumentar os da bateria.
Mas nesses anos que faço parte do e-voo, que são poucos por sinal, tenho visto em vários tópicos essa explicação sendo distorcida e contrariada inúmeras vezes, pois um afirmavam não poder aumentar os fios da bateria, mas em outro tópico recomendavam o uso de fios mais longos do ESC a bateria interligados em paralelo entre as duas baterias que ligavam os dois ESC,s.
Não levei o meu projeto do P-38 adiante, pois devido a tantas controvérsias aqui apresentadas, não tive confiança alguma no esquema de ligação apresentado por muitos e agora com a sua explicação mais plausível, posso dizer que poderei levar adiante o projeto do P-38 tendo a certeza do posso ou não fazer.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
kiev-locha
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Qua Out 05, 2005 11:44 pm
Localização: xxx

Mensagem por kiev-locha »

O golpe que ocorre qdo fechamos a torneira podemos chamar de golpe de aríete.

E a pergunta, - Qdo digo que o motor funciona com 17 Amperes, onde está localizada essa corrente ? Nos fios que saem da bateria para o Esc ou do Esc para o Motor ? O motor que usamos é um motor trifásico, e todo o processamento e distribuição de tensão, corrente e tempo é fornecido pelo Esc.

Como será a distribuição de corrente nos fios que alimentam o motor, em relação ao fios que fornecem tensao ou corrente para o Esc ?

Nikolas
Avatar do usuário
nunol
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Ter Fev 08, 2011 9:07 am
Localização: Barreiro - Portugal

Mensagem por nunol »

Boa! Não conhecia esse nome de "golpe de ariete"!

Vamos ver se eu consigo explicar isso! :shock: :oops:
Volta a dizer que não sou experto na matéria.

A intensidade da corrente elétrica é medida em amperes (A).
A potência dos aparelhos é medida em watts (W).
A tensão ou diferênça de potencial é medida em volts (V).

Um determinado motor, com determinada hélice a trabalhar com uma determinada tensão ou diferênça de potencial, tem um determinado consumo em A.
Consumo determinado pelo quê?
A=w/v
As baterias só fornecem a intensidade de corrente que o motor consumir ou pedir com uma determinada hélice.
Se tiveres um motor com 150w de potência e este motor estiver a funcionar no seu máximo, com voltagem nominal de 10V, vamos ter um circuito a consumir 150w/10v= 15A. (grosso modo)
Portanto a intensidade da corrente não está localizada, atravessa todo o circuito porque é solicitada pelo motor numa ponta, e fornecida pela bateria na outra ponta.
Sim, "O motor que usamos é um motor trifásico, e todo o processamento e distribuição de tensão, corrente e tempo é fornecido pelo Esc." e ainda os nossos controladores convertem a corrente contínua (da bateria) em corrente alterna (nos 3 fios para o motor).
No meio disto tudo ainda há outros fatores que eu não equacionei, resistência, perdas, etc.

A distribuição pelas fases é assim DC:
[img:7436985a0f]http://img130.imageshack.us/img130/1031/motor3phase.gif[/img:7436985a0f]


E na saida da betaria é assim AC:
[img:7436985a0f]http://img651.imageshack.us/img651/3593/dcvoltage.gif[/img:7436985a0f]



Fontes: RCGroups; GSCE Phisics; e aerodesign.de
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" - Albert Einstein

Sócio ACCA n.º 33928, orgulhosamente.
kiev-locha
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Qua Out 05, 2005 11:44 pm
Localização: xxx

Mensagem por kiev-locha »

As figuras são bastante elucidativas, e é interessante ver no osciloscopio o que acontece em tempo real de funcionamento.

Para o controle das rotações do motor, qual o parametro principal que varia, seria a alteração das diferenças de fase ? E qdo a rotação do motor aumenta, a corrente também irá aumentar, pois haverá uma realização de maior trabalho, mas esse aumento de corrente é uma característica natural das rotações ou é controlada pelo ESC.

Nikolas

Usando o oráculo, encontrei esse link, com as explicações necessárias :

http://www.dm.ufscar.br/~waldeck/pic/ponte-h/
Responder