Conversão - Kyosho Osmose 70 - Dados do motor rebobinado

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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Mensagem por Padero »

[quote:76d004ba20="Padero"]Bom pessoal, escolhi o motor com a ajuda das MP´s do amigo Caioect:

Motor Turnigy 50-55A 400kv - 300g
Speed Control Turnigy SuperBrain 80A - 52g
Bateria Zippy 6S 4000mAh 20/30C - 590g

Peso do aero = 1.976g
Peso do setup = 942g
Peso total = 2.918g

Fiz um teste rápido com este motor onde apenas medi a rotação com 6S e hélice APC 14x7E, speed Turnigy plush 80A e bateria Turnigy 6S 3000mAh 20/30C, atingiu 8500 RPM (DriveCalc acertou na mosca!). Com outra bateria, agora uma Zippy 5S 5000mAh 20/30C, com a mesma hélice e speed, ele atingiu 7500 RPM (DriveCalc acertou novamente).

Usando o DriveCalc, a hélice APC 14x7 E com 6S deve consumir 43A o que seria um consumo muito bom, uma projeção com a APC 15x8E e 6S deve consumir 54A porém com rotação de 7500 RPM e 4,3 kg de empuxo. Esta é a hélice que pretendo utilizar.[/quote:76d004ba20]

[b:76d004ba20]Valores de peso atualizados[/b:76d004ba20]

Motor Turnigy 50-55A 400kv - 300g - [b:76d004ba20] 336g[/b:76d004ba20] (Peso com conectores, montante, porca e arruela
Speed Control Turnigy Plush 80A - 91g -[b:76d004ba20] 78g[/b:76d004ba20] (Peso com conectores)
Bateria Zippy 6S 4000mAh 20/30C - 590g - [b:76d004ba20]604g[/b:76d004ba20] (Peso com conectores)

Teste com bateria Turnigy 6S 3000mAh 20/30C e hélice APC 13x8 E, 8800RPM.
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Mensagem por Padero »

Pergunta: Uso 4 servos Futaba S3151, digitais "econômicos". Vou fazer um teste e usar um speed control Turnigy Plush 80A que tem UBEC de 3A, enquanto meu Castle ICE Lite 100 não chega.... Terei algum problema de subdimensionamento do BEC ???
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Bom pessoal, aí vão as primeiras fotos da conversão do Osmose. Fiz um adaptador para utilizar os mesmos furos do montante glow e o resultado ficou muito bom. Porém durante os testes de sentido de rotação do motor, em uma certa rotação ele produz um "zunido" muito chato. Mas nada vibra até por que não tinha hélice em cima. As fotos a seguir mostram melhor o procedimento.
Anexos
Molde cortado a laser, peça porcamente fundida, peça pronta depois de muita lixa e lima...
Molde cortado a laser, peça porcamente fundida, peça pronta depois de muita lixa e lima...
Conversão 01.jpg (21.68 KiB) Exibido 6651 vezes
Montante pronto.
Montante pronto.
Conversão 02.jpg (14.59 KiB) Exibido 6651 vezes
Montante parafusado no motor.
Montante parafusado no motor.
Conversão 04.jpg (39 KiB) Exibido 6651 vezes
Motor montado e termo-retrátil para receber o speed-control.
Motor montado e termo-retrátil para receber o speed-control.
Conversão 05.jpg (39.76 KiB) Exibido 6651 vezes
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Mais fotos...
Anexos
Speed posicionado e preso... acredito que ele não vá se soltar...
Speed posicionado e preso... acredito que ele não vá se soltar...
Conversão 06.jpg (39.32 KiB) Exibido 6649 vezes
Velcro para receber a bateria.
Velcro para receber a bateria.
Conversão 07.jpg (39.4 KiB) Exibido 6649 vezes
Vai ficar tudo gelado!
Vai ficar tudo gelado!
Conversão 09.jpg (37.73 KiB) Exibido 6649 vezes
Saída do ar quente.
Saída do ar quente.
Conversão 10.jpg (32.53 KiB) Exibido 6649 vezes
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Bom dia pessoal, no domingo fiz o primeiro e o segundo vôo do Osmose eletrificado, e ficou excelente, verticais ilimitadas, vôo nivelado com um pouco mais de 1/2 motor com a hélice 14x7. Fiz 2 vôos de 6 minutos e "entraram" 2260mAh e 2340mAh respectivamente com carga balanceada. O primeiro vôo fiz com uma tampa no compartimento da bateria e o segundo sem. O aquecimento da bateria ficou inalterado, e bastante brando. O speed parece que nem tomou conhecimento da corrente e estava em temperatura ambiente em torno de 32º. Já o motor esquentou bastante, infelizmente não dispunha de um termômetro, mas não era possivel deixar os dedos sobre ele por mais de 2 ou 3 segundos. Fato este que não teve alteração entre o primeiro e o segundo vôo, o que tira a responsabilidade da tampa do compartimento da bateria. Diante disso vou ter que fazer algumas alterações para sanar o problema.

O peso final do modelo ficou em 3,060kg não oficiais, pois tive que fazer algumas alterações e pode ser que o peso fique com valor diferenciado. O CG ficou ruim com o nariz um pouco pesado fazendo que o modelo voar "cabrado" e durante a faca tive que picar para manter a trajetória.

Mais tarde portarei algumas fotos.
Anexos
Detalhe dos cortes de refrigeração.
Detalhe dos cortes de refrigeração.
Conversão 11.jpg (37.13 KiB) Exibido 6588 vezes
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[quote:8ecd9ec691="Padero"]Bom dia pessoal, no domingo fiz o primeiro e o segundo vôo do Osmose eletrificado, e ficou excelente, verticais ilimitadas, vôo nivelado com um pouco mais de 1/2 motor com a hélice 14x7. Fiz 2 vôos de 6 minutos e "entraram" 2260mAh e 2340mAh respectivamente com carga balanceada. O primeiro vôo fiz com uma tampa no compartimento da bateria e o segundo sem. O aquecimento da bateria ficou inalterado, e bastante brando. O speed parece que nem tomou conhecimento da corrente e estava em temperatura ambiente em torno de 32º. Já o motor esquentou bastante, infelizmente não dispunha de um termômetro, mas não era possivel deixar os dedos sobre ele por mais de 2 ou 3 segundos. Fato este que não teve alteração entre o primeiro e o segundo vôo, o que tira a responsabilidade da tampa do compartimento da bateria. Diante disso vou ter que fazer algumas alterações para sanar o problema.

O peso final do modelo ficou em 3,060kg não oficiais, pois tive que fazer algumas alterações e pode ser que o peso fique com valor diferenciado. O CG ficou ruim com o nariz um pouco pesado fazendo que o modelo voar "cabrado" e durante a faca tive que picar para manter a trajetória.

Mais tarde portarei algumas fotos.[/quote:8ecd9ec691]
Fernando,
Você deixou uma abertura no cowl para a ventilação do motor? Converti um SUper Sports e o motor não tem esquentado além do aceitável. Esquenta um pouco, mas dá para manter o dedo nele tranquilamente. Apesar do meu motor ser mais fraco, possui kv maior e está puxando um aero de 2600g e uma bateria 7S LiFe (equivalene a uma 6S LiPo)
Abs
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Pois é Marco, tem mais 4 desses motores voando aqui no clube e nenhum deles esquenta tanto quando o meu, mas todos estão em treinadores e de cara no vento. Olhando bem o formato da carenagem, da para perceber que ela manda o ar para longe do motor. Acredito que eu terei que fazer alguns defletores de ar dentro da carenagem para melhorar a refrigeração.
Anexos
Conversão 14.jpg
Conversão 14.jpg (33.66 KiB) Exibido 6582 vezes
Conversão 13.jpg
Conversão 13.jpg (35.27 KiB) Exibido 6582 vezes
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Mensagem por Mac2 »

Se te ajuda, dê uma olhada como fiz a refrigeração do meu motor:

[img:535a6a6b03]http://e-voo.com/forum/files/snc00469_186.jpg[/img:535a6a6b03]

Abs

Marco Aurelio
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Putz e a área me parece ser menor que a minha... Acho que fui premiado com um motor bixado...
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caioect
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Mensagem por caioect »

Experimente voar sem o carenado. Se o motor ficar frio ou no máximo morno, certamente o carenado está atrapalhando a refrigeração do motor!

Caso contrário, se o motor continuar muito quente sem o carenado, aí sim tem problema!
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