mais um pra fotografia/fpv - Newton

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

boas novas! apesar de ainda não estrear o newton, resolvi já comprar um vTx 1.2 700mW da HK pra ele, por $16! funciona com o meu vRx, e com as antenas certas, o vídeo deve ser aceitável.

conforme for, acho que já vou comprar um vRx lawmate, as frequencias são compatíveis, e a sensibilidade do Rx é até mais importante que o Tx.
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Tá com uma cara excelente! (bem simétrico, etc.)

Se você não colocar um vídeo em FPV em seis meses eu mando um jagunço cego te espetar aí em valinhos, rsrsrs

Abç
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:2ebccef872="ze_mayer"]boas novas! apesar de ainda não estrear o newton, resolvi já comprar um vTx 1.2 700mW da HK pra ele, por $16! funciona com o meu vRx, e com as antenas certas, o vídeo deve ser aceitável.

conforme for, acho que já vou comprar um vRx lawmate, as frequencias são compatíveis, e a sensibilidade do Rx é até mais importante que o Tx.[/quote:2ebccef872]

Eu estou usando um deste, só que os primeiros a serem vendidos tinham uma antena menor, essa que vem agora parece um pouco grande. Gostei bastante, já esqueci ligado na bateria e estragou a bateria e ele desligou e tá funcionando 100%. Ainda uso o VRX do kit de 900 que eu tinha comprado da HK e perdi o avião. Estou até pensando em comprar mais um. A única coisa que eu achei ruim é a forma de mudar os canais, são 2 chavinhas que se alteram para dar os 4 canais.
Renato Boró... RC e Parapente
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote="ze_mayer"]tá pronto! (fotos tiradas antes de terminar alguns detalhes)

o perfil é meio gordo mesmo, o famoso clarck-y. quis garantir a estrutura. no próximo, vou de MH-32!

[img:7f071316da]http://i.imgur.com/y7uXiJH.jpg[/img:7f071316da]


Desculpe a ignorancia, mas o conjunto de leme não esta muito pequeno?
Renato Boró... RC e Parapente
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

olá borokite

na verdade está no limite...o leme e profundor realmente são pequenos, mas estão bem longe da asa, então o momento está ok. isto deve reduzir também um pouco do arrasto.

e pra ajudar na estabilidade, coloquei alguns graus de diedro nas pontas (não me lembro quantos graus deu).

esqueci de comentar também, o comando do aileron é diferencial (sobe mais do que desce) para evitar guinada adversa (a asa de dentro desce e a de fora sobe, mas o arrasto do comando de aileron é maior e freia a asa de fora, então o modelo vira o nariz pra fora antes de entrar na curva), isso é feito simplesmente deslocando a roseta para frente no ponto neutro do aileron, que é linkado em Y mesmo.

sobre as antenas, eu tenho um kit 900mhz 1.5W que tem essas antenas grandes, e a qualidade é péssima. troquei por antenas de polarização circular no Tx e Rx e a conversa mudou, a qualidade da imagem melhorou absurdamente. vou fazer esta antena para este transmissor também, e se precisar, coloco também antenas direcional no Rx.

juverto, tá faltando tempo pra trabalhar nele, mas prometo que o newton não vai ficar muito tempo sem fpv não! aliás, se tudo ocorrer conforme o esperado, vou fazer o maiden no sábado. dependendo de colo se comportar, já embarco a gopro nele e faço um video onboard.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:169c8087d7="ze_mayer"]olá borokite

na verdade está no limite...o leme e profundor realmente são pequenos, mas estão bem longe da asa, então o momento está ok. isto deve reduzir também um pouco do arrasto.

e pra ajudar na estabilidade, coloquei alguns graus de diedro nas pontas (não me lembro quantos graus deu).

esqueci de comentar também, o comando do aileron é diferencial (sobe mais do que desce) para evitar guinada adversa (a asa de dentro desce e a de fora sobe, mas o arrasto do comando de aileron é maior e freia a asa de fora, então o modelo vira o nariz pra fora antes de entrar na curva), isso é feito simplesmente deslocando a roseta para frente no ponto neutro do aileron, que é linkado em Y mesmo.

sobre as antenas, eu tenho um kit 900mhz 1.5W que tem essas antenas grandes, e a qualidade é péssima. troquei por antenas de polarização circular no Tx e Rx e a conversa mudou, a qualidade da imagem melhorou absurdamente. vou fazer esta antena para este transmissor também, e se precisar, coloco também antenas direcional no Rx.

juverto, tá faltando tempo pra trabalhar nele, mas prometo que o newton não vai ficar muito tempo sem fpv não! aliás, se tudo ocorrer conforme o esperado, vou fazer o maiden no sábado. dependendo de colo se comportar, já embarco a gopro nele e faço um video onboard.[/quote:169c8087d7]

Eu tinha imaginado algo em relação a distância mesmo. Meu primeiro avião FPV eu fiz parecido com o seu e a distancia entre o conjunto do leme e a asa ficou pequeno, então o avião não voou, foi eu jogar mais para trás e ficou excelente, mas meus projetos agora são todos baseados no easystar, depois que você acha algo que realmente funciona é difícil querer mudar.
Quanto a antena, quando você for fazer a sua, se possível me passa as medidas pois quero melhorar a minha ainda, o meu vídeo ainda dá umas falhadas e quero ver se consigo resolver isso, a do VRX eu fiz uma patche mas a do avião continua a original e pelo pouco que entendo é uma 1/4 onda. Fico no aguardo. Valeu.
Renato Boró... RC e Parapente
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

borokite, dá uma olhada no site rcexplorer.se, tem no "educational" uma explicação muito boa sobre antenas, e no "DIY" o guia de como fazê-las (cloverleaf e skew-planar wheel), com as medidas e tudo. tem no RCGroups também um tópico bem extenso do IBCrazy que fala sobre isso. e acho que no FPVBrasil o Antonio Lazaro colocou um tópico em português com o passo-a-passo também.

essas antenas são bem estranhas, e devo admitir que são meio grandes e frágeis no transporte, mas a qualidade delas vale a pena sim.
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1832
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Aqui está o post to Lazaro: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1315270#1315270
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

esse mesmo!
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

finalmente o newton voou! muito bem por sinal, mas com algumas pequenas tendencias a serem corrigidas, que acabaram resultando em avarias no pouso.

1-o motor precisa ser um pouco mais inclinado pra cima. quando acelera ele pica, então a trimagem pra vôo ficou cabrada. no pouso, quando tira motor, ele estufa e não quer pousar de jeito nenhum.

2-o comando de aileron não atua muito, preciso aumentar os angulos de comando. quando eu dou comando máximo, parece que tem um sistema de controle, o diedro não deixa ele rolar demais. com 100% de comando, ele inclina uns 30 gaus e não passa disso! o diedro segura ele ali.

resultado: enquanto eu voava subiu um cara com um aero gasolina, e eu resolvi pousar do meu lado da pista, na grama. ali o espaço não é muito grande, e eu precisaria tocar no ponto certo. fiz uma passagem, ele flutuou, eu resolvi fazer outra, mesma coisa. segui com quase nada de motor, contornei a cabeceira da pista, e com menos velocidade o comando de aileron foi menos eficaz ainda. devia ter usado leme também, mas na hora não vi a tempo. quando estava terminando a curva de base pra final, bati na cerca que separa o estacionamento da área de escape da pista.

resultado: os dois diedros descolaram (a epoxy soltou levando um pouco de isopor, e a fibra de 48g/m² rompeu), um pequeno amassado no bordo de ataque onde pegou na cerca, e soltou o motor junto com um pedaço de isopor.

não tenho a previsão do conserto, assim que der eu ponho mais umas fotos. o vídeo tenho que editar, coloquei a gopro no boné, mas ficou muito inclinada pra cima e só pegou alguns trechos do vôo.
Responder