Construção de uma ground station multi-uso

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
felipesalomao
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qui Jun 14, 2012 12:28 pm
Localização: Campos Dos Goytacazes

Mensagem por felipesalomao »

Obs: uma solução que pensei aqui também é de retirar pelo menos o dragonlink do sistema de recepção de vídeo e incorporálo na própri ground, a antena ficaria para fora, como a antena é dobrável, sem problema, porém como espaço é precioso na ground, não consigo com meu atual projeto encaixar o módulo de transmissão do dragonlink em nenhuma das paredes que tenho disponível da minha ground, então pensei em um cabo de extensão, qual é o tipo de conexão padrão do módulo do dragonlink ? SMA ? precisaria de uns 90cm, se não for possível tanto de 60cm.. Dessa forma o dragonlink ficaria uns 4 metros distantes da recepção de vídeo, diminuindo a chance de haver qualquer tipo de interferência.. Fico no aguardo, vlw..
felipesalomao
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qui Jun 14, 2012 12:28 pm
Localização: Campos Dos Goytacazes

Mensagem por felipesalomao »

Segue fotos da base de antenna tracking assim como o cabo de 20 vias comparado a um multimetro para ter uma idéia de tamanho.

[img:930dd192af]http://i642.photobucket.com/albums/uu147/infoearth2/foto211.jpg[/img:930dd192af]
[img:930dd192af]http://i642.photobucket.com/albums/uu147/infoearth2/foto34.jpg[/img:930dd192af]
[img:930dd192af]http://i642.photobucket.com/albums/uu147/infoearth2/foto113.jpg[/img:930dd192af][/img]
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

a idéia do gnd era criar uma barreira e isolar os ruídos de um sinal para o outro.

dessa forma que você colocou deve funcionar, mas é melhor ter mais terra do que +12v. por exemplo, 1, 2 e 3 +12v, 4, 5, 6 e 7 gnd. além de toda a alimentação, a corrente dos sinais também circula pelo gnd (mesmo sendo baixa).

um teste que eu aconselho fazer é ligar os 12v, esticar o cabo flat e medir com o multimetro do outro lado, pra saber quanto você tá perdendo e se vai funcionar assim. se não cair demais, tá ótimo!
felipesalomao
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qui Jun 14, 2012 12:28 pm
Localização: Campos Dos Goytacazes

Mensagem por felipesalomao »

Fiz o teste com um simples fio para positivo e negativo e a voltagem é a mesma direto na bateria (11.84v) ou na ponta mesmo o fio sendo muito fino.. Teste resistência também em 200k e ficou 0.00
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

felipesalomao,
O que todos estao falando tem logica.
Mas nao exite verdade absoluta, faca um teste se nao der certo voce troca os fios.
Desde o ultimo video que mostrei da minha ground pronta, eu ja estou fazendo upgrade. Vou trocar toda a fiacao dos instrumentos por fios de silicone de de 24AWG. Porque com o tempo eles nao ressecam e continuao flexiveis evitando quebra interna do condutor.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

acabei só vendo agora. coloque alguma coisa gastando energia do outro lado do fio, simulando todo o equipamento que precisará ser ligado ali, e faça a medição de novo! alguma diferença vai ter, quanto maior o consumo, maior será.
felipesalomao
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qui Jun 14, 2012 12:28 pm
Localização: Campos Dos Goytacazes

Mensagem por felipesalomao »

Pessoal, acabei a montagem do antenna tracking, ja esta com toda fiação funcionando.

utilizei 11 reles na maleta e 11 no antenna tracking, elas servem para testar 11 vias de cabos (So nao testa o Negativo e o + dos reles que e acionado quando viro uma chave na maleta), porem no antena tem tambem um monitor de bateria 3S que acende so se o - e o + principal estiverem funcionando), nos dois aparelhos que tem na antena, acende um led de cada vez em uma sequencia rapida de 5 segundos testando os 11 cabos, esses leds tambem acendem na maleta, caso alguma falha ocorra em um dos reles, o estado quando nao esta energizado vai direto para o video, audio, eletricidade, servos, etc, apenas quando aciono todos reles que vira todos contatos e testa todos cabos..
Tudo funcionou quase perfeito, a energia fluiu bem atraves do cabo que passei, deu conta de sobra, o video e audio das duas vias funcionaram, porem os servos que sao minha grande duvida.

Fiz o seguinte, servo e composto de 3 fios, + - 4.8V e Sinal PPM, para poupar fio liguei o 4.8v direto no ubec que tem como entrada os 12v da própria antena (onde liga os receptores) e so vem o sinal PPM de cada servo da maleta, o problema e que quando ligo so a alimentacao (ou seja o cabo de 13 vias, o servo do pan fica tremendo pulando posicoes rodando 5 em 5 graus sozinho, mesmo sem eu enviar sinal nenhum no PPM (Desconectado por enquanto), porem quando ligo o PPM do Pan no Negativo, ele congela, agora, se eu ligo em um testador de servo (na maleta) apenas o Sinal PPM, o controle e feito perfeitamente, so que quando eu paro, o servo do Pan nao se decide, ele fica na tremedeira, porem ao inves de andar 5 em 5 graus, fica direita e esquerda 3 graus tremendo meio que sem sair do local so que tremendo, desliguei o cabo de 13vias e alimentei apenas o servo diretamente sem ligar nenhum rele ou receptor de video da antena e alimentando diretamente do testador de servo, e mesmo assim a tremedeira continuou quando o potenciometro do testador do cabo ficava parado, lado esquerdo e direito 3 graus para cada lado mais ou menos, ou seja, liguei a 30cm diretamente sem nenhum eletronico que possa dar qualquer interferencia pois estava tudo desligado... Alguma ideia de como resolver, sera o servo ?

Segue fotos
[img:9bdab1bb92]http://i642.photobucket.com/albums/uu147/infoearth2/foto116.jpg[/img:9bdab1bb92]
[img:9bdab1bb92]http://i642.photobucket.com/albums/uu147/infoearth2/foto214.jpg[/img:9bdab1bb92]
[img:9bdab1bb92]http://i642.photobucket.com/albums/uu147/infoearth2/foto36.jpg[/img:9bdab1bb92][/img]
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Sim.

Tem solução:

Use fios mais grossos em sua ground.

Use um terra único.

A cada par condutores de alimentação enrole 5 voltas desses condutores em um ferrite, pode ser daqueles de lampadas econômicas.

Separe com uma chapinha de alumínio ou latão as etapas da ground.

Separe ela por seções.

O ideal seria revestir o fundo de tudo o que seria material não condutor com um papel aluminio ou placa e aterrada junto á alimentação.

Isso se chama gaiola de Farady, aí você terá uma maleta bonita e eficiente.

Não adianta ter todo recurso em uma maleta com problemas crônicos e simples de resolver.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Só não entendí todos esses reles .....

Qual a função deles?
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

E seria útil também, colocar um daqueles ferrites que se usa em monitores de computadores no cabo que vai ao monitor de imagens.

[img:c303da4da4]http://supermouser.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/12/ferrite2.jpg[/img:c303da4da4]
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder