FY31AP - Primeiras impressões

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

FY31AP - Primeiras impressões

Mensagem por alexcmag »

Já fazia um tempão que o FY31AP tinha chegado em casa, mas nada de tempo para instalar e testar. Ele é uma das partes do conjunto de FPV que pretendo testar no camping, mas achei muito legal mesmo sem o resto do conjunto.

No FDS da Páscoa finalmente consegui colocá-lo para rodar.

Ele tem duas chaves que selecionam 5 modos:
-Nenhum
-Estabilização
-Vôo em círculos
-RTH
-Waypoints

A instalação é relativamente simples, entre o receptor e os servos e ESC, e funciona com a maior parte dos modelos, claro que economizando alguns canais. Por exemplo não pude colocar um canal para cada servo da asa, agrupei os ailerons em um canal e os flaps idem (tive que inverter um servo, ou poderia usar um reverser).

Deixei a chave de 3 posições para selecionar entre os modos automáticos:
- Nenhum
- Círculo
- RTH

E deixei a chave ao lado dela para ligar ou desligar a estabilização.

No modo de estabilização (que ainda preciso trimar melhor, está inclinando para a direita), ele vira um tipo de fly-by-wire, você controla mas quem aplica os movimentos é ele. Sticks no centro ele mantém nivelado, comando de aileron todo para a esquerda inclina uns 50 graus para a esquerda, e só, não faz roll. O mesmo ocorre cabrando ou picando, vira um modelo treinador bobão.

No modo círculo ele fica voando em círculos ao redor do ponto onde este modo foi ligado (precisa do GPS instalado).

No modo RTH ele estabiliza de onde estiver e volta para o ponto onde foi ligado mantendo altitude.

O video está meio chacoalhante porque estava meio turbulento no dia e o aero estava bem estranho, queimei o ESC e tive que instalar outro por fora correndo, com uma bateria extra porque não dava para soldar o UBEC, a bateria principal ficou entre a fuselagem e a asa esquerda por fora do modelo, etc. Mesmo assim ficou mais estável que o EasyStar, que é quase igual, que pilotei alguns minutos antes para testar a atmosfera, o estabilizador funciona bem.

Pena que é meio carinho e acrescenta um pouco de peso e complexidade extra, pois dá vontade de instalar um em cada modelo que tenho.

No video tem várias horas em que aciono o RTH, a primeira é após entrar um pouco no lago e perdê-lo de vista atrás de uma árvore, a segunda é depois de ir mais longe no campo, a terceira é após brincar de forçar atitudes estranhas para ver como se recupera. Ele se recuperou bem, mesmo após a bateria do RX ficar pendurada para fora do modelo estragando o CG numa destas peripécias.

Acionei o RTH e ele trouxe o aero nivelado direitinho, mesmo com tudo errado. Para pousar desliguei o RTH e aí a coisa chacoalhou de vez, estava impossível de pilotar, acabei arborissando.

Pode-se usá-lo com qualquer OSD e acabei mantendo o que já tinha, pois não gostei da impressão da tela dele, mas depois pensei bem e me toquei que era melhor usar, pois aparentemente ele manda a atitude na saída serial e com o OSD dele talvez o horizonte artificial fique mais realista que com outros.

[yt]IMEGbv1hVwA[/yt]
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
DaltonRocha
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Ago 06, 2011 6:03 pm
Localização: Montes Claros, MG
Contato:

Mensagem por DaltonRocha »

Caro Alexcmag.

Uso o Fy31 AP no meu Sky Walker a cerca de 06 meses, já no meu segundo voo foi de 3Km de distância e 700 mts de altitude, somente não fui mais longe pois estava com a antena original do receptor Lawmate de 1,2 com apenas 3 Dbi e começou a faltar o sinal de video.

Agora, instalei um antena Pacth de 10 Dbi no receptor e quero fazer voos mais longos e mais altos. Minha segurança com o sistema de RTL é muito satisfatória.

Foram vários testes de RTL e sempre funcionou adequadamente, inclusive com ventos de moderados a fortes.

Estou muito satisfeito com o equipamento.
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Bom Review

Mensagem por Juverto »

Muito bom, Alex!

Eu uso o Eagle Tree e, embora ele esteja bem configurado, com o RTH e antenna tracking bem afinados, estou pensando em passar para o FY31AP, pois já tenho vários estabilizadores da FEYUTECH e confio muito mais neles que na ETree.

Se puder dar algumas dicas da instalação, como onde teve mais trabalho e onde é necessário mais atenção, bem como alguns macetes, acho que será de bom alvitre.

Abç
USUÁRIO INATIVO
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não tem muito macete de instalação não, apenas fiz como manda o manual. A única coisa que alterei um pouco é que usei o cabo de dados como extensão para o GPS, que coloquei na asa no primeiros testes, mas vai ficar no alto da fuselagem.

Como ele é meio caro para colar na fuselagem com as espumas que acompanham, na verdade colei as espumas em meio cartão de crédito, e este foi fixado à fuselagem com velcro, foi o suficiente para fixar com algum amortecimento.

A única coisa que recomendo não fazer a mesma bobeira que fiz, é primeiro configurar o rádio e depois instalá-lo, e verificar se as lincagens dos servos não permitem que eles passem dos limites físicos. Eu instalei-o no modelo, liguei e aí fui configurar o rádio, acabei acionando sem querer o modo de estabilização com o FY31AP pendurado pelos fios (como se estivesse em mergulho), e ele fez o trabalho dele, cabrou tudo que pode para sair do suposto mergulho. Só que o profundor subiu até encostar no leme, ficou forçando e queimou o servo.

Achei o RTH dele bastante confiável e muito fácil de instalar e configurar, se fosse mais barato eu colocaria em tudo quanto é modelo que tenho, e como disse, ele conseguiu pilotar melhor do que eu enquanto trazia o modelo de volta em uma situação totalmente desfavorável de CG errado com bateria pendurada.

Só o estabilizador que ainda preciso trimar melhor, aí vou ler o manual e fazer com cuidado antes do camping (ou no camping).
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Boa, ALex! Acho que vou comprar um conjunto para mim, também.

O RTH do Eagle Tree funciona direito 95% das vezes comigo, mas os 5% me tiram toda a confiança nele, rsrs

Abç
DaltonRocha
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Ago 06, 2011 6:03 pm
Localização: Montes Claros, MG
Contato:

Mensagem por DaltonRocha »

Vejam o primeiro teste de RTH do FY 31 Ap

[yt]OG3MDhAcG60[/yt]
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Belos vôos! Aumentou minha intenção de comprar o FY31

Abç
Avatar do usuário
Italo Serafin
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Out 14, 2006 12:09 am
Localização: Arujá SP

Mensagem por Italo Serafin »

Estou com um FY 31 ap e estou a mais de uma semana tentando configurar o sistema em uma zagi, e está difícil...
Algum colega conhece um tutorial ajudando na configuração do mesmo?
Obrigado...
Avatar do usuário
Italo Serafin
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Out 14, 2006 12:09 am
Localização: Arujá SP

Mensagem por Italo Serafin »

Agora quando instalo o driver da interface USB e conecto ele instala um driver que se chama microsoft serial ballpoint e o mouse do pc fica louco... tanto em win7 como no XP... fica impossivel de configurar qualquer coisa...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Para configurar zagi basta alterar a posição das chaves (dip-switches), não tem que ligar no PC.
Responder