transmissor de vídeo de 800mW

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
fzanoto
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Sex Ago 10, 2012 10:55 pm
Localização: ribeirao preto, sp
Contato:

transmissor de vídeo de 800mW

Mensagem por fzanoto »

Pessoar,
a muito tempo eu tinha comprado um transmissor de vídeo de 1.2Ghz e 800mW no mercadolivre.
tenho ele até hoje.
mas a antena do transmissor é somente um fiozinho simples encapado..
Pergunta:
qual o alcance máximo disso que eu poderia voar sem arriscar ?
Avatar do usuário
Roberto Dias
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 9:40 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Dias »

Com um conjunto de antenas apropriado, usando essa potência e banda podes obter alcances superiores a 10Km.

Todavia, se seu rádio transmite em 2.4GHz, existe uma boa possibilidade do TX de vídeo interferir no seu receptor do aero já a bem curta distância.

Sugiro vários testes com tudo ligado ainda no solo antes de se aventurar em voo.

Boa sorte! :)
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:868c2dc79f="Roberto Dias"]Com um conjunto de antenas apropriado, usando essa potência e banda podes obter alcances superiores a 10Km.

Todavia, se seu rádio transmite em 2.4GHz, existe uma boa possibilidade do TX de vídeo interferir no seu receptor do aero já a bem curta distância.

Sugiro vários testes com tudo ligado ainda no solo antes de se aventurar em voo.

Boa sorte! :)[/quote:868c2dc79f]

Já cheguei a 700m com um 1.2 x 700, meu rádio é o guerreiro Turnigy 2.4., voltei com medo pois sofri alguns panes rápidos, mas deu pra brincar, quanto ao vídeo, seguiu firme e forte.
Renato Boró... RC e Parapente
thalles.pereira
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sex Fev 29, 2008 8:41 pm
Localização: Paraty,RJ

Mensagem por thalles.pereira »

Um radio 2.4g sofre bastante com interferencia gerada por um vTx de 1.2ghz,

no meu equipamento de FPV, tenho um vTx 1.2/1.3ghz de 800mw, que reduz o alcance do rádio para uns 70% do que sem o vTx ligado ( testes feitos com o radio em modo teste de alcançe ). o radio em questão é um fr-sky djt com receptor d8rII.

meus voos regulares em FPV, consigo ir a 1800m de distancia com 350m de altitude sem problemas de perda de radio e ja cheguei a ir a 2200m de distancia mas com perdas momentâneas de sinal de radio, e nestes voos, sem qualquer perda de sinal de video usando antenas CL ( clover leaf ) e SPW (skew planar ) feitas em casa.

Thalles
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

A maioria desses tx e rx sofrem interferencias entre um e outro pelo que chamamos de frequencia harmonica gerada pelo oscilador fundamental.

Se o tx ou VTX trabalha em 1.2 Ghz e os radios com 2.4Ghz (frequencias fundamentais) então este segundo trabalha com o dobro da frequencia do Vtx.

Existe um fenomeno que chamamos de harmonicos, ou seja:

Quando se gera uma frequencia fundamental em por exemplo 1 Ghz existem harmonicos em 2 Ghz, 3 Ghz, 4 Ghz, etc.....harmonicos pares e ímpares.

Ilustrando tendo por base um som de violão:



[img:62ff8cde6b]http://www.stellfner.com.br/Engenharia%20Instrumentos/Imagens/Ondas%20harmonicas.gif[/img:62ff8cde6b]

A forma de sanar esse problema são filtros de saída do tx ou rx (vtx ou Vrx) para que somente entre ou saia a frequencia fundamental.

É esse o motivo de certas interferencias.

É bom citar que quanto mais multiplos se propagarem menores são as potencias dos harmmonicos, mas a 1ª e a 2ª harmonica geralmente são mais fortes e interferem diretamente na captação.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder