Estou montando um Skywalker (que ainda não comprei...) e surgiu a dúvida sobre a voltagem a utilizar.
Hoje já tenho um ESC Turnigy Trust de 55A, que vai de 3s até 6s! Sei que alimentar o sistema com 4s é mais comum, pela velocidade de subida e potência extra. Então pensei... porque já não ir direto para 6s? Afinal vou acabar comprando uma bateria nova mesmo....
O que eu ganharia e perderia usando 6s ao invés de 4s? Eu só vejo vantagem em usar 6s, acho que o único porém seria que uma bateria de 5000mAh 6s seria um pouco mais pesada que uma 4s, mas coisa que o SW daria conta fácil...
Qual as suas opiniões?
Usar 4s? ou 6s?
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Fala Fabiano! Começamos praticamente junto contigo nesse mundo do aeromodelismo vendo os vídeos de sua esposa lançando o bixler e rindo dele. Agora possuo um Skywalker e digo que quanto maior o S, maior a performance. 6S é muita coisa para o Skywalker, vc vai arrancar as asas dele fora! Com a minha bateria 4S ele já passa de 100km/h com muita rapidez! Eu só uso 4S, pois aqui no nordeste o vento é muito forte e com isso fica fácil enfrentá-lo. Se morasse em um local tranquilo, com certeza iria de 3S para aumentar a amperagem colocando mais uma bateria para dar os 10A e consequentemente aumentar a autonomia.
Bons voos!
Abraço!
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- isaias2412
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[quote:3c95fb90be="rhumba"]Fala Fabiano! Começamos praticamente junto contigo nesse mundo do aeromodelismo vendo os vídeos de sua esposa lançando o bixler e rindo dele. Agora possuo um Skywalker e digo que quanto maior o S, maior a performance. 6S é muita coisa para o Skywalker, vc vai arrancar as asas dele fora! Com a minha bateria 4S ele já passa de 100km/h com muita rapidez! Eu só uso 4S, pois aqui no nordeste o vento é muito forte e com isso fica fácil enfrentá-lo. Se morasse em um local tranquilo, com certeza iria de 3S para aumentar a amperagem colocando mais uma bateria para dar os 10A e consequentemente aumentar a autonomia.
Bons voos!
Abraço![/quote:3c95fb90be]
kkkkk realmente foi uma época complicada, mais emocionante!!
Bom então vou reanalisar minha compra para algo entre 3s e 4s, talvez levando em consideração o custo...
Bons voos!
Abraço![/quote:3c95fb90be]
kkkkk realmente foi uma época complicada, mais emocionante!!
Bom então vou reanalisar minha compra para algo entre 3s e 4s, talvez levando em consideração o custo...
Para o motor trabalhar na eficiência ótima deve operar na metade da velocidade que o motor gira livremente. Nesta situação o torque será a metade do de estol. Portanto, se sua aeronave possui uma certa velocidade de cruzeiro, a hélice e o motor devem estar operando na velocidade ótima para operar com maior eficiência.
O Kv do motor é proporcional ao número de voltas que o fio dá no dentro do motor. Com mais voltas, mais fio, mais resistência. O torque é proporcional a corrente e, portanto, inversamente proporcional ao Kv. Neste ponto que a maior tensão permite uma maior velocidade, já que você pode usar um motor de menor Kv (menos voltas, menos fios, mais corrente, mais torque) e ainda obter maiores velocidades no motor.
Há um [url=http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1877211]tópico[/url] em forum e um [url=http://lancet.mit.edu/motors/motors3.html]site[/url] que falam sobre o assunto de forma didática. Com isso dá para entender um pouco a física do problema, mas para ver se está fazendo um bom projeto seria interessante usar estes [url=http://flbeagle.rchomepage.com/software/webocalc_1.5.2/html/webocalc_metric.html]calculadores de hélices[/url].
O Kv do motor é proporcional ao número de voltas que o fio dá no dentro do motor. Com mais voltas, mais fio, mais resistência. O torque é proporcional a corrente e, portanto, inversamente proporcional ao Kv. Neste ponto que a maior tensão permite uma maior velocidade, já que você pode usar um motor de menor Kv (menos voltas, menos fios, mais corrente, mais torque) e ainda obter maiores velocidades no motor.
Há um [url=http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1877211]tópico[/url] em forum e um [url=http://lancet.mit.edu/motors/motors3.html]site[/url] que falam sobre o assunto de forma didática. Com isso dá para entender um pouco a física do problema, mas para ver se está fazendo um bom projeto seria interessante usar estes [url=http://flbeagle.rchomepage.com/software/webocalc_1.5.2/html/webocalc_metric.html]calculadores de hélices[/url].
basicamente é assim: quanto maior a tensão, menor o Kv do motor para usar a mesma hélice e manter a mesma performance. teoricamente os watts continuariam iguais, assim como o peso da bateria.
por exemplo, com 4S 5A você tem 20X ( 5*4=20, pra facilitar vou deixar nessa unidade maluca, ampere x S = X), e consome, por exemplo, 3A em cruzeiro, então consome 12X. se colocar 6S, os 12X devem se manter, então o consumo cai para 2A, e a bateria, para ter os 20, pesar a mesma coisa e voar o mesmo tempo, vai ter 3,33A.
na teoria também, motores com kv bem baixo, S alto e hélice grande são mais eficientes, mas o pitch speed diminui. No SW a hélice já é fixa, não cabe nada muito grande ali. então não vai ter muita diferença, uma 4S 5A ou 6S 3.3A, desde que o kv do motor seja adequado. se pegar uma 6S de 5A já muda um pouco, fica mais pesado, mas você vai ter 30X, ou 50% a mais de energia para gastar. tem que ver se o consumo para cruzeiro não sobe esses 50% também.
por exemplo, com 4S 5A você tem 20X ( 5*4=20, pra facilitar vou deixar nessa unidade maluca, ampere x S = X), e consome, por exemplo, 3A em cruzeiro, então consome 12X. se colocar 6S, os 12X devem se manter, então o consumo cai para 2A, e a bateria, para ter os 20, pesar a mesma coisa e voar o mesmo tempo, vai ter 3,33A.
na teoria também, motores com kv bem baixo, S alto e hélice grande são mais eficientes, mas o pitch speed diminui. No SW a hélice já é fixa, não cabe nada muito grande ali. então não vai ter muita diferença, uma 4S 5A ou 6S 3.3A, desde que o kv do motor seja adequado. se pegar uma 6S de 5A já muda um pouco, fica mais pesado, mas você vai ter 30X, ou 50% a mais de energia para gastar. tem que ver se o consumo para cruzeiro não sobe esses 50% também.