Usar 4s? ou 6s?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
fabianoaspro
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Usar 4s? ou 6s?

Mensagem por fabianoaspro »

Estou montando um Skywalker (que ainda não comprei...) e surgiu a dúvida sobre a voltagem a utilizar.

Hoje já tenho um ESC Turnigy Trust de 55A, que vai de 3s até 6s! Sei que alimentar o sistema com 4s é mais comum, pela velocidade de subida e potência extra. Então pensei... porque já não ir direto para 6s? Afinal vou acabar comprando uma bateria nova mesmo....

O que eu ganharia e perderia usando 6s ao invés de 4s? Eu só vejo vantagem em usar 6s, acho que o único porém seria que uma bateria de 5000mAh 6s seria um pouco mais pesada que uma 4s, mas coisa que o SW daria conta fácil...

Qual as suas opiniões?
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rhumba
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Mensagem por rhumba »

Fala Fabiano! Começamos praticamente junto contigo nesse mundo do aeromodelismo vendo os vídeos de sua esposa lançando o bixler e rindo dele. Agora possuo um Skywalker e digo que quanto maior o S, maior a performance. 6S é muita coisa para o Skywalker, vc vai arrancar as asas dele fora! Com a minha bateria 4S ele já passa de 100km/h com muita rapidez! Eu só uso 4S, pois aqui no nordeste o vento é muito forte e com isso fica fácil enfrentá-lo. Se morasse em um local tranquilo, com certeza iria de 3S para aumentar a amperagem colocando mais uma bateria para dar os 10A e consequentemente aumentar a autonomia.
Bons voos!
Abraço!
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isaias2412
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Mensagem por isaias2412 »

eu uso 3s, e com certeza a melhor performance que consegui, cruzeiro com apenas 2 a 3 amp.
fabianoaspro
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Mensagem por fabianoaspro »

[quote:3c95fb90be="rhumba"]Fala Fabiano! Começamos praticamente junto contigo nesse mundo do aeromodelismo vendo os vídeos de sua esposa lançando o bixler e rindo dele. Agora possuo um Skywalker e digo que quanto maior o S, maior a performance. 6S é muita coisa para o Skywalker, vc vai arrancar as asas dele fora! Com a minha bateria 4S ele já passa de 100km/h com muita rapidez! Eu só uso 4S, pois aqui no nordeste o vento é muito forte e com isso fica fácil enfrentá-lo. Se morasse em um local tranquilo, com certeza iria de 3S para aumentar a amperagem colocando mais uma bateria para dar os 10A e consequentemente aumentar a autonomia.
Bons voos!
Abraço![/quote:3c95fb90be]

kkkkk realmente foi uma época complicada, mais emocionante!!
Bom então vou reanalisar minha compra para algo entre 3s e 4s, talvez levando em consideração o custo...
ferrabra
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Mensagem por ferrabra »

Para o motor trabalhar na eficiência ótima deve operar na metade da velocidade que o motor gira livremente. Nesta situação o torque será a metade do de estol. Portanto, se sua aeronave possui uma certa velocidade de cruzeiro, a hélice e o motor devem estar operando na velocidade ótima para operar com maior eficiência.
O Kv do motor é proporcional ao número de voltas que o fio dá no dentro do motor. Com mais voltas, mais fio, mais resistência. O torque é proporcional a corrente e, portanto, inversamente proporcional ao Kv. Neste ponto que a maior tensão permite uma maior velocidade, já que você pode usar um motor de menor Kv (menos voltas, menos fios, mais corrente, mais torque) e ainda obter maiores velocidades no motor.
Há um [url=http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1877211]tópico[/url] em forum e um [url=http://lancet.mit.edu/motors/motors3.html]site[/url] que falam sobre o assunto de forma didática. Com isso dá para entender um pouco a física do problema, mas para ver se está fazendo um bom projeto seria interessante usar estes [url=http://flbeagle.rchomepage.com/software/webocalc_1.5.2/html/webocalc_metric.html]calculadores de hélices[/url].
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ze_mayer
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Mensagem por ze_mayer »

basicamente é assim: quanto maior a tensão, menor o Kv do motor para usar a mesma hélice e manter a mesma performance. teoricamente os watts continuariam iguais, assim como o peso da bateria.

por exemplo, com 4S 5A você tem 20X ( 5*4=20, pra facilitar vou deixar nessa unidade maluca, ampere x S = X), e consome, por exemplo, 3A em cruzeiro, então consome 12X. se colocar 6S, os 12X devem se manter, então o consumo cai para 2A, e a bateria, para ter os 20, pesar a mesma coisa e voar o mesmo tempo, vai ter 3,33A.

na teoria também, motores com kv bem baixo, S alto e hélice grande são mais eficientes, mas o pitch speed diminui. No SW a hélice já é fixa, não cabe nada muito grande ali. então não vai ter muita diferença, uma 4S 5A ou 6S 3.3A, desde que o kv do motor seja adequado. se pegar uma 6S de 5A já muda um pouco, fica mais pesado, mas você vai ter 30X, ou 50% a mais de energia para gastar. tem que ver se o consumo para cruzeiro não sobe esses 50% também.
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