Fpv Custo x Beneficio Hobbyking

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
frodox
membro
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Set 23, 2010 4:10 pm
Localização: Itabira - MG

Fpv Custo x Beneficio Hobbyking

Mensagem por frodox »

Bom pessoal, estou lendo sobre FPV já faz um tempo, procurando em vários tópicos mas são tantas opções, informações, todas misturadas que fica difícil pra quem quer iniciar saber oquê é melhor comprar etc.
Tenho grande interesse em montar um Aero equipado com sistema FPV, quero um sistema que me dê autonomia de pelo menos uns 10km com segurança.
Creio que simplificando as coisas vai ficar mais fácil para todos os iniciantes entender com clareza, então vamos focar em um sistema que atenda um iniciante/intermediário pois tenho certeza que ninguém aqui gosta de ficar "jogando dinheiro fora", por esse motivo não quero comprar um sistema que me dê apenas 300m de voo pois sendo assim é melhor nem gastar... Porem quero conseguir um equipamento com bom custo beneficio...

Gostaria de receber dicas do que comprar, de preferencia (se possível) no site da HK, muitos falam mal, mas a maioria aqui compra de lá por ser mais fácil, mais barato (nem sempre com boa qualidade) mas que pelo menos atenda, está ótimo , não sou exigente e ultra detalista, adorador das melhores marcas e qualidade etc srsrs...

Então, segue abaixo o setup que penso em comprar, por gentileza me dê dicas se preciso substituir alguma coisa etc...

Desde já agradeço!

Obs.: voo aeros a uns 4 anos, tenho boa experiencia em construção e voo...

Radio: Turnigy 9XR

Aero: Pretendo montar outro ou usar o piper da foto...
Anexos
radio da foto não é o meu...
radio da foto não é o meu...
piper.jpg (38.29 KiB) Exibido 8274 vezes
Avatar do usuário
frodox
membro
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Set 23, 2010 4:10 pm
Localização: Itabira - MG

... TX e RX de Video

Mensagem por frodox »

Ninguém vai me dar dicas? ... =/

Sobre TX e RX de vídeos, será que algum daqueles boscam 5.8 da HK atende?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__758__540__FPV_Telemetry-5_8GHz.html


Qual antena teria que usar para conseguir o alcance desejado?
Avatar do usuário
Roberto Dias
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 9:40 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Fpv Custo x Beneficio Hobbyking

Mensagem por Roberto Dias »

[quote:747995d1cf="frodox"]... Então, segue abaixo o setup que penso em comprar, por gentileza me dê dicas se preciso substituir alguma coisa etc...[/quote:747995d1cf]

Olá Frodox, bom dia!

Vc não listou o que planejava comprar então talvez por esse motivo não tenha ainda recebido alguma dica.

Por outro lado, aqui nesta parte de FPV do fórum, podes encontrar tudo que precisas. Inclusive dicas do que não comprar.

Boa sorte! :)
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

10km é FPV de gente grande. Sua pergunta é muito ampla e requer vários compromissos de dinheiro e desempenho para atingir o seu objetivo. Por exemplo, para usar o seu modelo, você tem que ver se há espaço nele para carregar o equipamento extra (Video Tx, OSD, Estabilizador com PA etc) e, principalmente, a bateria extra para garantir a autonomia necessária para chegar lá. Colocar os transmissores e receptores próximos também não é uma boa ideia, então a possibilidade de montar a antena do Rx e do Video Tx nas asas tem que ser avaliada.
Veja o tópico sobre FPV daqui do fórum e leia até começar a chegar no nível da dúvida. Aí posta uma perguntas por lá mesmo que o Juvencio, fera no assunto, pode te ajudar.
Faça testes com o seu modelo, autonomia, velocidade, carga de bateria consumida no voo etc. Aí já vai te dar uma boa idéia se vai poder usar o seu modelo.
Dougluh
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Abr 26, 2012 12:17 am
Localização: Campinas

Mensagem por Dougluh »

Desculpa, mais eu não concordo com o criador desse post, pois eu consegui montar todo meu sistema tendo como base o e-voo 90% e o rcgroups 10%, tem muitos topicos bons aqui, basta ler.

ps: concordo com o @ferrabra.

Nada contra, mais parece que o frodox está querendo tudo muito facíl... tente ler amigo, material é o que mais tem na internet, depois traga suas dúvidas como o ferrabra falou..
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

Já quer começar no fpv com 10km? então comece comprando:

módulo ezuhf
rx ezuhf com diversity
2 receptores de vídeo (lawmate para 1.2 ou boscan rc305)
1 transmissor de vídeo ( lawmate de 1w ou boscam de 600mw)
baterias que combinadas dê pelo menos uns 10aa
Sistema de diversity eagle eyes
jogo de antenas ibcrazy bluebeam
antena direcional de alto ganho como black canon ou pepperbox
piloto automático/osd como arkbird, dianmu, eagletree ou cyclops
dia ensolarado e com baixa humidade.
muita fé nesse seu piper
Avatar do usuário
frodox
membro
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Set 23, 2010 4:10 pm
Localização: Itabira - MG

Mensagem por frodox »

Li vários tópicos aqui no fórum sobre FPV, consegui tirar varias duvidas sim, mas acaba ficando muita coisa no "ar", deve ser falta de experiencia por nunca ter visto um sistema desse de perto.

Então por exemplo, aqueles óculos (Goggles) operam na frequência 5.8 Ghz certo?
Como são usados em um sistema de 1.2 Ghz? Tenho opção de usar o sistema completo fatshark (RX e TX) porem com um alcance reduzido ou usa-lo com um TX e RX boscam ou lawmate, deixando assim de usar a frequência do óculos para transmissão.

Qual seria a distancia máxima que conseguiria usando esse
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__28342__FatShark_PredatorV2_RTF_FPV_Headset_System_w_Camera_and_5_8G_TX.html

com essas antenas:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__27750__ImmersionRC_5_8GHz_Circular_Polarized_spiroNet_Antenna.html

ou

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__35657__5_8_GHz_Circular_Polarized_Antenna_RP_SMA_Set_.html


Oquê seria mais vantajoso, comprar o sistema completo como esse fatshark que citei acima, ou um boscam ou lawmate de 1.2 1000 mw?
Claro que o equipamento de 1.2Ghz me dará maior distância, porem irei ter mais gastos e demanda maior de tempo e conhecimento.

Obrigado pelas respostas, aguardo mais dicas...

Abraço
Avatar do usuário
frodox
membro
Mensagens: 93
Registrado em: Qui Set 23, 2010 4:10 pm
Localização: Itabira - MG

hehehe

Mensagem por frodox »

O piper não deve ser bom pra fpv mesmo rsrsr, mas é um ótimo modelo, excelente voo e consome pouco, não sei ao certo quanto mas voa muito...
Pretendo tentar fazer ou se não der certo, comprar um skywalquer ou bixler etc...

Fotos do Guerreiro! hehehe
Anexos
mont.jpg
mont.jpg (33.38 KiB) Exibido 8077 vezes
piperj3.jpg
piperj3.jpg (36.18 KiB) Exibido 8077 vezes
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Você pode comprar um receptor para o Lawmate 1.2GHz e mandar o vídeo para o óculos por cabo.
Outra coisa, é melhor você usar uma antena mais direcional no receptor do que aumentar a potência do transmissor. Isso porque muita potência perto dos outros sistemas pode gerar alguma interferência impossível de ser resolvida afastando os equipamentos.
Se for comprar modelo para FPV não esqueça de considerar uma asa zagi como o Fx-61.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Cara, vou te afirmar uma coisa, se quer um equipamento bom de FPV, segue a dica de equipamentos do sandman_br e não tenha fé no seu Piper com eles, na HK tem um modelo pra FPV muito bom e barato que poucos falam dele aqui, o Skywalker Syrius, com esses equipamentos do sandman_br nesse aero, você vai ter sucesso no seu FPV.
Todo mundo que começa no FPV diz, "quero voar 8...10Km" mas no primeiro vôo quando chega no 800mts já tá doido pra voltar porque "tá longe demais".
Distância no FPV é questão de tempo e testes dos equipamentos.
Se você quer usar seu Piper, compre o Kit Fatshark que você citou, coloque as antenas cloverleaf da HK mesmo, e você terá diversão por muito tempo.
Responder