Multirotor para repetição de sinal?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Jack_Sparrow
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Jan 24, 2007 7:31 am
Localização: São Paulo - SP

Multirotor para repetição de sinal?

Mensagem por Jack_Sparrow »

olá,

Faz um bom tempo que não acompanho o que andam fazendo com rc e fpv. Dando uma pesquisada, vi que nesses últimos 5 - 7 anos, a coisa evoluiu bastante.
Enquanto eu pesquisava no youtube e também aqui no fórum sobre FPV, me ocorreu uma coisa: Seria possível fazer um sistema de FPV no qual eu montaria um aero (no caso um avião) equipado com sistema FPV e utilizasse um multirotor ( um quadricóptero, por exemplo) que carregasse um amplificador de sinal, servindo de repetidor entre o aero e a ground station?

Estou imaginando uma situação onde o multirotor com o repetidor ficasse voando por waypoint, usando gps e sistema de piloto automático, para vôos de FPV a longuíssimas distâncias.

Alguém já fez isso?
Avatar do usuário
HerrKirk
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qua Set 21, 2011 6:10 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por HerrKirk »

Ideia interessante!!
davi_frutal
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Out 22, 2013 7:05 pm
Localização: frutal-minas gerais

Mensagem por davi_frutal »

uma otima ideia o problema seria a autonomia do quad no geral nao da nem 10 minutos de voo e com o peso do amplificador diminuiria mais a autonomia mas o conceito e otimo
Avatar do usuário
Diego Barbosa
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 10, 2005 9:36 am
Localização: auriflama-sp

Mensagem por Diego Barbosa »

[quote:20a715f577="davi_frutal"]uma otima ideia o problema seria a autonomia do quad no geral nao da nem 10 minutos de voo e com o peso do amplificador diminuiria mais a autonomia mas o conceito e otimo[/quote:20a715f577]

Amigo anda meio desinformado a respeito dos quadris , veja esse video onde conseguiu 95 minutos

http://vimeo.com/m/67425568

tem o topico no rcgroups com a receita do bolo
que por sinal e bem simples , ja encomendei todas pecas pra montar um e vo mudar o fpv pra essa plataforma
DELTA
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Nov 26, 2013 9:57 pm
Localização: JABORANDI SP

Mensagem por DELTA »

Uma idéia interessante seria usar uma repetidora com torre nos moldes das de VHF comercial. O detalhe é que nas de VHF se transmite numa frequência e recebe em outra, geralmente com uma separação de 4.600 MHZ ou 600 MHZ para as amadoras.
O inconveniente é que o voo deveria ser realizado em direção da área da torre.
A vantagem é que a autonomia seria "infinita" visto que a repetidora poderia ser alimentada por baterias grandes ou energia comum.
Uma repetidora móvel instalada em um veículo também é de se pensar pois poderia se deslocar para a area a ser voada.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Re: Multirotor para repetição de sinal?

Mensagem por juliogdiana »

[quote:6b7aa085af="Jack_Sparrow"]

Estou imaginando uma situação onde o multirotor com o repetidor ficasse voando por waypoint, usando gps e sistema de piloto automático, para vôos de FPV a [b:6b7aa085af]longuíssimas distâncias[/b:6b7aa085af].

[/quote:6b7aa085af]

Qual distamcia eh longuissima????
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

acho que com um link UHF para rádio e antenas bem dimensionadas para o downlink não precisa disso para uns bons 50Km, ou até mais.

A não ser que a idéia seja colocar um quadricóptero em hover a 1Km de altitude, atuando como um repetidor de sinal. Daria para superar diversos obstáculos. Mas não sei se isso é possível.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

até é uma ideia divertida...
mas não acha mais barato e prático planejar o seu voo e posicionar previamente a sua repetidora no meio do caminho sem a necessidade de um quad?
sai mais barato e bem mais confiável.
Avatar do usuário
Jack_Sparrow
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Jan 24, 2007 7:31 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Jack_Sparrow »

[quote:ebfe1da64c="Rafael Ritter"]acho que com um link UHF para rádio e antenas bem dimensionadas para o downlink não precisa disso para uns bons 50Km, ou até mais.

A não ser que a idéia seja colocar um quadricóptero em hover a 1Km de altitude, atuando como um repetidor de sinal. Daria para superar diversos obstáculos. Mas não sei se isso é possível.[/quote:ebfe1da64c]

Sei lá, uns 80 Km.
Eu andei dando uma olhada no canal desse carinha aqui;

http://www.youtube.com/watch?v=JgX0K4_dOx0

Ele montou uma estação dentro do carro e saiu seguindo viagem com o aero dele.
Teve uma parte onde ele passou perto de uma base aérea que tem o espaço aereo restrito, então ele teve que deixar o aero voando em piloto automático fora da zona proibida, para pegá-lo mais a frente. O avião perde o contato com o rádio e fica se guiando só pelo GPS, pelos waypoints definidos.
Ele usa componentes de arduino, se nao me engano.

Eu pensei no esquema de repetidor usando um quadricóptero em voo bem alto, para contornar interferências urbanas, para filmagens sem dor de cabeça em perder o equipamento.

Acredito que em breve alguém pensará nisso e começará a fabricar algo do tipo.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:81faf06084="Jack_Sparrow"][quote:81faf06084="Rafael Ritter"]acho que com um link UHF para rádio e antenas bem dimensionadas para o downlink não precisa disso para uns bons 50Km, ou até mais.

A não ser que a idéia seja colocar um quadricóptero em hover a 1Km de altitude, atuando como um repetidor de sinal. Daria para superar diversos obstáculos. Mas não sei se isso é possível.[/quote:81faf06084]

Sei lá, uns 80 Km.
Eu andei dando uma olhada no canal desse carinha aqui;

http://www.youtube.com/watch?v=JgX0K4_dOx0

Ele montou uma estação dentro do carro e saiu seguindo viagem com o aero dele.
Teve uma parte onde ele passou perto de uma base aérea que tem o espaço aereo restrito, então ele teve que deixar o aero voando em piloto automático fora da zona proibida, para pegá-lo mais a frente. O avião perde o contato com o rádio e fica se guiando só pelo GPS, pelos waypoints definidos.
Ele usa componentes de arduino, se nao me engano.

Eu pensei no esquema de repetidor usando um quadricóptero em voo bem alto, para contornar interferências urbanas, para filmagens sem dor de cabeça em perder o equipamento.

Acredito que em breve alguém pensará nisso e começará a fabricar algo do tipo.[/quote:81faf06084]

Acho até interessante, mas é muito dinheiro pra pouco resultado.
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Responder