Montagem TBS Discovery PRO

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!

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Rodrigo2004
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Montagem TBS Discovery PRO

Mensagempor Rodrigo2004 » 09 Jul 2014 23:05

Pessoal,

Iniciei a montagem de um TBS Discovery Pro e irei compartilhar aqui com vocês.

[u:0139dd7cba]Configuração[/u:0139dd7cba]:
-Controladora Naza-M V2 com GPS
-Motores TBS 900kv
-Speed control TBS 30A
- Bateria 4S 4500mah 35C
-Vídeo TX Immersionrc 5.8ghz 600mw
-Câmera para FPV - TBS 69
-Óculos Fat Shark dominator com receptor 5.8ghz
-Antenas vídeo: fiz um teste com as originais e consegui 700m sem obstáculos (liguei somente o vídeo tx e rx com uma câmera fora do quadri). Ainda vou testar com um par de antenas com polarização circular e depois com uma patch da team blacksheep no óculos.
-Radio Futaba 7CHP com dragon link

Seguindo o manual iniciei pela montagem do gimbal e depois do frame, mas quando fui instalar a controladora apareceu uma interferência com um parafuso do gimbal. Troquei o parafuso allen por um escariado e agora não está mais encostando, porém ficou com uma folga de 2mm, achei bem apertado.

[img:0139dd7cba]http://i.imgur.com/AuQJouq.jpg[/img:0139dd7cba]

[img:0139dd7cba]http://i.imgur.com/2plUiuL.jpg[/img:0139dd7cba]

[img:0139dd7cba]http://i.imgur.com/OWovMvY.jpg[/img:0139dd7cba]

Pessoal que montou esse quadri também teve essa interferência?

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Rodrigo2004
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Mensagempor Rodrigo2004 » 10 Jul 2014 22:57

Dando continuidade na montagem

Montei o transmissor de vídeo com a antena para baixo, irei fazer o teste e comparar o resultado que obtive anteriormente que foi de 700m
[img:d7300d4231]http://i.imgur.com/Kx18zC4.jpg[/img:d7300d4231]

O led montei sob um dos ESCs por baixo para melhor visualização
[img:d7300d4231]http://i.imgur.com/RDfxkZx.jpg[/img:d7300d4231]

Uma das coisas que não gostei desse quadri é que ele fica muito baixo e o gimbal estava praticamente encostando no chão. Fiz 4 prolongadores de 50mm em polietileno e ficou bem melhor!
[img:d7300d4231]http://i.imgur.com/UUm1Cbz.jpg[/img:d7300d4231]

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rhumba
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Mensagempor rhumba » 11 Jul 2014 13:01

Amigo parabéns pela iniciativa! Ficou bem bacana. Teria como vc disponibilizar umas fotos maiores? Com essas fotos pequenas não tem como ver os detalhes da sua montagem.
Abraço!

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Rodrigo2004
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Mensagempor Rodrigo2004 » 14 Jul 2014 21:09

[quote:9c48f1dc8c="rhumba"]Amigo parabéns pela iniciativa! Ficou bem bacana. Teria como vc disponibilizar umas fotos maiores? Com essas fotos pequenas não tem como ver os detalhes da sua montagem.
Abraço![/quote:9c48f1dc8c]

Imagens redimensionadas!

Fim de semana de estréia, no primeiro vôo o quadri ficou com uma tendencia de girar que logo depois foi corrigida com uma pequena rotação no GPS, conforme sugestão do manual.
[img:9c48f1dc8c]http://i.imgur.com/9MTuI4F.jpg[/img:9c48f1dc8c]

primeiro voo sem ajuste no gps:
https://www.youtube.com/watch?v=AkCETmFNPgA

Voo com GPS rotacionado 10 graus:
https://www.youtube.com/watch?v=0Nt6O9oyrb8

Testei o RTH mas não consegui fazer funcionar, configurei uma chave de 3 posições e pelo software está tudo ok, quando a chave está no meio ele entra no failsafe.
Porém lendo o tópico http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=124389 vi que para o failsafe funcionar o controle de aceleração deveria estar em 50% e analisando os videos do vôo vi que quando o quadri estava pairando o led verde da controladora estava piscando 2x, logo o stick de acelaração não estava totalmente centralizado, acredito que esse seja um dos motivos do RTH não ter funcionado.

Estava pensando em fazer uma mixagem para que quando acionasse a chave para entrar no failsafe a aceleração automaticamente fosse para os 50%, mas estou apanhando um pouco para fazer isso no Futaba T7CHP.

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Rodrigo2004
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Mensagempor Rodrigo2004 » 14 Jul 2014 21:21

O Primeiro vôo foi com as antenas originais, como já tinha testado antes fiquei mais tranquilo pois já tinha obtido um alcance de 700m.

Como o RTH ainda não estava funcionando não voei mais de 200m. Com as antenas originais não tive nenhum problema de recepção, já com as antenas com polarização circular foi um fiasco, 50m e já estava falhando.

originais:
[img:8e7534d43d]http://i.imgur.com/kL59C7s.jpg[/img:8e7534d43d]

Polarização circular:
[img:8e7534d43d]http://i.imgur.com/BpHll4s.jpg[/img:8e7534d43d]

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Mensagempor Rodrigo2004 » 04 Ago 2014 22:47

Algum tempo depois...

Consegui fazer uma mixagem de tal modo que quando aciono a chave de 3 posições e o software acusa que ele entrou em fail safe, a aceleração obrigatoriamente vai para os 50% independente da posição do stick.

segue um vídeo de como ficou essa configuração:
https://www.youtube.com/watch?v=t-MiP6rLLV0

Apesar de tudo isso não consegui fazer o quadri retornar para o home durante alguns testes em campo.
Fiz os procedimentos de inicialização, esperei encontrar mais de 6 satelites e apagar as luzes vermelhas do led, até que ficou piscando somente a luz verde. Decolei, voei uns 20m e acionei a chave para entrar no fail safe, porém parace que o quadri entrou em ATT e começou a ser levado pelo vento e não retornou. Fiz isso umas 3 vezes e foi a mesma coisa.

Alguém poderia comentar o que pode estar acontecendo?

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rhumba
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Mensagempor rhumba » 05 Ago 2014 12:30

Já tentou ligar a naza no pc para verificar se os comandos estão certos?

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diego_trevesan
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Mensagempor diego_trevesan » 05 Ago 2014 19:48

Boa noite Rodrigo, tenho uma naza v2 também e notei que a mesma não fica tão estável porem não sabia da necessidade de modificar o angulo do GPS v2. Isso está correto pois no site da DJI tem este vídeo e pelo que eu entendi não há essa necessidade de correção.
https://www.youtube.com/watch?v=UxxZYgqzyEM

Aos mais experientes, confere o vídeo ou realmente é necessário modificar a direção do "GPS V2" em alguns graus??? Sei que dá V1 sim mas a V2 para mim é novidade!!!!

Obrigado
Hitec Aurora 9 / DJI F450 / EasyStar

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Mensagempor Rodrigo2004 » 05 Ago 2014 21:32

[quote:ebd9aa5896="rhumba"]Já tentou ligar a naza no pc para verificar se os comandos estão certos?[/quote:ebd9aa5896]

Já liguei no software sim, lá esta tudo ok aparentemente, mas na hora do voo não consegui fazer ele retornar ao acionar o fail safe.

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Rodrigo2004
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Mensagempor Rodrigo2004 » 05 Ago 2014 21:38

[quote:cf63846e43="diego_trevesan"]Boa noite Rodrigo, tenho uma naza v2 também e notei que a mesma não fica tão estável porem não sabia da necessidade de modificar o angulo do GPS v2. Isso está correto pois no site da DJI tem este vídeo e pelo que eu entendi não há essa necessidade de correção.
https://www.youtube.com/watch?v=UxxZYgqzyEM

Aos mais experientes, confere o vídeo ou realmente é necessário modificar a direção do "GPS V2" em alguns graus??? Sei que dá V1 sim mas a V2 para mim é novidade!!!!

Obrigado[/quote:cf63846e43]

Diego, pelo que li no manual na pagina 30 são duas situações:

1 - Efeito de "Toilet Bowl" que acontece quando se está fazendo hovering. Nesse caso o quadricoptero tende a fazer um movimento circular quando você estiver pairando.

2 - É um efeito do quadri não seguir em uma linha reta em vôo frontal, nesse situação segundo o manual, o Naza m V2 corrige automaticamente.

Já na situação 1 ele pede para realizar o ajuste do angulo do GPS para corrigir o efeito.

kleber moraes
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Mensagempor kleber moraes » 06 Ago 2014 17:11

[quote:5b2e3384cf="Rodrigo2004"]Algum tempo depois...

Consegui fazer uma mixagem de tal modo que quando aciono a chave de 3 posições e o software acusa que ele entrou em fail safe, a aceleração obrigatoriamente vai para os 50% independente da posição do stick.

segue um vídeo de como ficou essa configuração:
https://www.youtube.com/watch?v=t-MiP6rLLV0

Apesar de tudo isso não consegui fazer o quadri retornar para o home durante alguns testes em campo.
Fiz os procedimentos de inicialização, esperei encontrar mais de 6 satelites e apagar as luzes vermelhas do led, até que ficou piscando somente a luz verde. Decolei, voei uns 20m e acionei a chave para entrar no fail safe, porém parace que o quadri entrou em ATT e começou a ser levado pelo vento e não retornou. Fiz isso umas 3 vezes e foi a mesma coisa.

Alguém poderia comentar o que pode estar acontecendo?[/quote:5b2e3384cf]

Isso acontece de entrar em modo attitude pois ele esta em modo attitude ( a seta esta ficando embaixo do modo attitude no seu pc ) mesmo com o modo failsafe acendendo azul ...
Tenta colocar a seta debaixo do modo failsafe
------------------------------------------------------------
asa baixa acrobatico--shock fly--hk190--blade mcp x---> tre x 500----> tre x 700E

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Mensagempor Rodrigo2004 » 07 Ago 2014 22:19

[quote:99055ffc04="kleber moraes"][quote:99055ffc04="Rodrigo2004"]Algum tempo depois...

Consegui fazer uma mixagem de tal modo que quando aciono a chave de 3 posições e o software acusa que ele entrou em fail safe, a aceleração obrigatoriamente vai para os 50% independente da posição do stick.

segue um vídeo de como ficou essa configuração:
https://www.youtube.com/watch?v=t-MiP6rLLV0

Apesar de tudo isso não consegui fazer o quadri retornar para o home durante alguns testes em campo.
Fiz os procedimentos de inicialização, esperei encontrar mais de 6 satelites e apagar as luzes vermelhas do led, até que ficou piscando somente a luz verde. Decolei, voei uns 20m e acionei a chave para entrar no fail safe, porém parace que o quadri entrou em ATT e começou a ser levado pelo vento e não retornou. Fiz isso umas 3 vezes e foi a mesma coisa.

Alguém poderia comentar o que pode estar acontecendo?[/quote:99055ffc04]

Isso acontece de entrar em modo attitude pois ele esta em modo attitude ( a seta esta ficando embaixo do modo attitude no seu pc ) mesmo com o modo failsafe acendendo azul ...
Tenta colocar a seta debaixo do modo failsafe[/quote:99055ffc04]

Ótima observação!!! nem tinha reparado nisso, eu só estava olhando o quadrinho ficando azul
Vou fazer as modificações e testar.
Obrigado

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Mensagempor Rodrigo2004 » 07 Ago 2014 22:24

As vezes ficamos tão bitolados que não conseguimos enxergar uma coisa que agora parece óbvio!

Fazendo as correções e configurando a chave de 3 posições conforme sugerido, ficou assim:

Modo GPS:
[img:0afb79bd33]http://i.imgur.com/gj6YzTR.jpg[/img:0afb79bd33]

Modo Atti:
[img:0afb79bd33]http://i.imgur.com/huzViXD.jpg[/img:0afb79bd33]

Modo Fail Safe:
[img:0afb79bd33]http://i.imgur.com/ekIXR3F.jpg[/img:0afb79bd33]

Vou testar com essa nova configuração e depois posto o resultado

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Mensagempor Rodrigo2004 » 02 Set 2014 21:46

RTH funcionando 100%, não sei porque no software da naza aconteceu essa confusão, mas seguindo as dicas de configurar pela indicação que aparece logo abaixo da tela do software e não pela indicação gráfica dos botões, finalmente funcionou!

Agradeço as dicas!

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Mensagempor Rodrigo2004 » 02 Set 2014 22:04

Realizei um novo upgrade pois achei que o OSD original do core do TBS faltou algumas informaões, basicamente ele indica:

- Corrente
- Consumo em mAh
- Tempo de vôo
- RSSI

Para complementar instalei o mini IOSD da DJI e agora também tenho as informações:

- distância horizontal
- distância vertical
- Velocidade horizontel
- Velocidade vertical
- Sinal do GPS (Não precisei de um gps adicional)
- Bussola com indicação do home

Para fazer essa instalação sem sobrepor as informações durante o vôo eu instalei um switch de câmera em paralelo ao switch original do core utilizando o mesmo canal que já utilizava para mudar da Gopro para a câmera de FPV, resultado, quando eu aciono a chave de 2 posições e vou para a câmera de FPV eu tenho as informações do mini IOSD e quando eu vou para a Gopro eu tenho as informações do OSD original do core.

Mini IOSD
[img:9cac5d5634]http://www.uavdirect.com/v/vspfiles/assets/images/DJI-iosd-mini-screen-shot.jpg[/img:9cac5d5634]

OSD original do core TBS
[img:9cac5d5634]http://i.imgur.com/kVeiXLA.jpg[/img:9cac5d5634]


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