Transmissor de telemetria de 433Mhz

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
JailtonAndrade
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Jul 25, 2015 1:31 pm
Localização: SALVADOR

Transmissor de telemetria de 433Mhz

Mensagem por JailtonAndrade »

Olá fórum boa noite.

Estou com uma dúvida.
Meu rádio é 2,4ghz e pretendo colocar em meu aero um FPV de 5,8ghz. Pesquisando controladores de voo, achei este produto: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 3Mhz_.html

que tem uma transmissao de telemetria em 433Mhz. Ou seja, eu terei 3 frequências de transmissao entre terra e ar. Terei alguma incompatibilidade entre as frequencias?
Alguém poderia me ajudar explicando porque preciso desse transmissor de 433Mhz se a telemetria vem para a terra pelo OSD/transmissor de vídeo?
Obrigado e abraços
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Transmissor de telemetria de 433Mhz

Mensagem por ricardovasc »

Na APM a telemetria serve para transmitir vários dados sobre o voo e alguns deles são interpretados pelo programa instalado no computador (Ex: coordenadas exibidas no mapa).
Avatar do usuário
andress
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Out 02, 2015 6:28 pm
Localização: Dracena

Re: Transmissor de telemetria de 433Mhz

Mensagem por andress »

Boa noite,
Aproveitando o tópico sobre frequências de telemetria, o pixhawk é comercializado com frequencias de 433 e 915Mhz. Li que a 915Mhz é proibido em alguns paises da Europa. Aqui no Brasil tem alguma proibição? Pois na Bangggood o kit comercializado vem com a 915. E qual a diferença entre os dois?

Obrigado.
Avatar do usuário
mmoreto
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 10:44 am
Localização: Brasília - DF

Re: Transmissor de telemetria de 433Mhz

Mensagem por mmoreto »

Ola! Compre uma Eagle Tree Vector... ja substitui tudo q eu tinha por essa controladora, tem tanta opção de informações que vc pode colocar, tirar, mostrar em grafico, em alerta, trocar de cor de cada uma...
Pode ser configurada pelo PC ou Tela
Vc pode baixar o flyght log, adicionar no google maps, pegar os avisos etc...
Ja uso FPV a algum tempo, e não vi ainda a necessidade de outro envio de informações a não ser os q vejo no OSD!
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: Transmissor de telemetria de 433Mhz

Mensagem por animus »

Eu uso Arkbird e sou muito feliz com ele.
Essa Eagle Tree que o amigo mmoreto disse é muito boa. Adquirindo a eagleeyes também você consegue fazer uma antena tracker.
Avatar do usuário
mmoreto
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 10:44 am
Localização: Brasília - DF

Re: Transmissor de telemetria de 433Mhz

Mensagem por mmoreto »

Então! Tinha duas ArkBirds, troquei as duas por Eagle Tree Vector
Não que ela seja ruim, ao contrario! excelente para quem esta iniciando, pois tem poucas configurações para serem feitas
E tbém como foi dito peno animus, Antena tracker... não precisande mais nada onboard para funcionar, so precisa do eagle eyes.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Transmissor de telemetria de 433Mhz

Mensagem por alexcmag »

Na verdade tem mais uma frequência envolvida a do GPS que não gosta muito nem de transmissores de vídeo nem de telemetria de rádio. Algumas câmeras também causam interferência no GPS.

No quadricóptero não tem muito o que fazer, distribuo como posso com transmissores de video e telemetria na frente, receptor de GPS atrás no alto, antena o RX atrás embaixo.

Nos aeros procuro espalhar o máximo que posso, estou modificando um EasyGlider para FPV, com GPS quase na ponta da asa esquerda, receptor quase na ponta da asa direita, vídeo na frente e se precisar de mais alguma vou colocar no estabilizador vertical.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
nery
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 11:10 am
Localização: Vitoria da Conquista-BA
Contato:

Re: Transmissor de telemetria de 433Mhz

Mensagem por nery »

Olá Alexcmag e colegas do fórum.
Não sei se existe aqui no fórum algum post sobre o que vou falar, caso haja favor desconsiderar esta mensagem.
Eu acompanho um projeto com modulo 433Mhz utilizando os Orange TX 433mhz 1W, que esta disponível neste site http://www.itluxembourg.lu/site/ , o projeto utiliza uma versão do software openlrs modificada pelo criador do projeto.
Este projeto vem apresentando, segundo alguns usuários do mesmo, bons resultados.
O projeto pelo que entendi já disponibiliza telemetria pelo modulo Orange e utilização de placa APM 2.6 e software mission planer.
Seria bom se alguém do fórum com mais experiência, verifica-se o site e o projeto para ter informações melhores.
abraço a todos!
renipeixoto
membro
Mensagens: 101
Registrado em: Seg Set 22, 2008 4:18 pm
Localização: Itaberaba, BA

Re: Transmissor de telemetria de 433Mhz

Mensagem por renipeixoto »

Olá a todos.
Tenho uma telemetria dessas Hobbyking 433 Mhz para APM e estava funcionando normalmente, más houve um incidente com o aeromodelo e acabei o perdendo numa floresta por 16 dias. Quando conseguimos achar o avião, revisei os componentes e o transmissor de dados da telemetria não mais está funcionando corretamente; liga, consegue conectar, mas com pouca distancia perde desconecta. Abri o componente, passei álcool isopropílico, apesar de não ter aparência de sujeira nem umidade, porem o led vermelho de trafego de dados esta acendendo muito fraco.
Gostaria de saber se alguém tem uma pista do que pode esta acontecendo e se é possivel resolver, pois as eletronicas daqui nao sao muito especializadas nesses equipamento.
Obrigado.
Rení Peixoto
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Transmissor de telemetria de 433Mhz

Mensagem por Jacimar »

Olá ! na telemetria que tenho o led vermelho pisca tão rápido que parece fraco mesmo, o seu não era assim ? outra coisa, pode ser que a configuração da potência de transmissão tenha alterado de alguma forma, dê uma conferida ! se estiver usando o Mission Planer dá para fazer com ele mesmo ou usar um emulador de terminal . . . abraço.
Responder