Treinador com motor combustão e FPV

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Treinador com motor combustão e FPV

Mensagem por diegostf »

Pessoal, não lembro de ter lido sobre isso aqui no fórum, por isso estou abrindo esse post para trocar algumas ideias: tenho um Calmato Alpha com motor evolution 10cc. Ótimo treinador.

Minha ideia é tentar um FPV com ele: gimbal brushless + Go Pro. Seria que o maior problema é a vibração do motor. Além desse, quais outros problemas devo encontrar?

Sobre o ruido do CDI, uso vela OS G5, então não terei problemas com isso.

Aero: http://www.poleposition-pt.com/imagensp ... -1_big.jpg


Gimbal: https://www.hobbyking.com/hobbyking/sto ... 1328s3.jpg
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Treinador com motor combustão e FPV

Mensagem por ricardovasc »

Só posso dizer que se a ideia é pilotar pela imagem da câmera instalada no gimbal, não é boa ideia. O mais recomendado é pilotar através de uma câmera fixa para assim ter certeza de qual direção o aero está.
Avatar do usuário
mmoreto
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 10:44 am
Localização: Brasília - DF

Re: Treinador com motor combustão e FPV

Mensagem por mmoreto »

Eu não confio no funcionamento de motores a combustao para FPV Long Range... Caso seja por perto e alto a ponto de conseguir pousar em caso de pane, acredito que é tranquilo...
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Re: Treinador com motor combustão e FPV

Mensagem por diegostf »

ricardovasc escreveu:Só posso dizer que se a ideia é pilotar pela imagem da câmera instalada no gimbal, não é boa ideia. O mais recomendado é pilotar através de uma câmera fixa para assim ter certeza de qual direção o aero está.


Como o voo vai ser bem estabilizado e "lento", pense que seja possível voar com a Go Pro no gimbal + horizonte artificial. Todavia, se não ficar confortável de pilotar, posso instalar a câmera fixa, com algum sistema para eliminar a vibração do motor.
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Re: Treinador com motor combustão e FPV

Mensagem por diegostf »

mmoreto escreveu:Eu não confio no funcionamento de motores a combustão para FPV Long Range... Caso seja por perto e alto a ponto de conseguir pousar em caso de pane, acredito que é tranquilo...


A ideia não é voo Long Range e nem muito baixo. Os motores a combustão estão bastante confiáveis e estou fazendo um sistema de partida elétrica pro motor. Mas certamente levo que consideração a questão do motor falhar em voo, pois isso os voo não ultrapassarão 1000m.
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Treinador com motor combustão e FPV

Mensagem por stickier »

Muito interessante parceiro..
Vai postando fotos do projeto. Tenho um conjunto bem parecido e estou querendo instalar FPV.

Boa sorte aí
Avatar do usuário
iscarelli
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 12:00 pm
Localização: Barbacena - MG

Re: Treinador com motor combustão e FPV

Mensagem por iscarelli »

diegostf escreveu:
mmoreto escreveu:Eu não confio no funcionamento de motores a combustão para FPV Long Range... Caso seja por perto e alto a ponto de conseguir pousar em caso de pane, acredito que é tranquilo...


A ideia não é voo Long Range e nem muito baixo. Os motores a combustão estão bastante confiáveis e estou fazendo um sistema de partida elétrica pro motor. Mas certamente levo que consideração a questão do motor falhar em voo, pois isso os voo não ultrapassarão 1000m.


Você vai descobrir rapidamente que 1000m é nada para FPV.

[]'s
Ismael
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Treinador com motor combustão e FPV

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados ! tem um membro aqui do fórum que até postou um vídeo de um projeto assim, ele colocou uma bolha de acrílico similar a essas de câmera de segurança na barriga do aero, um mecanismo movimenta a câmera para cima para olhar o combustível e para baixo para voar, procurei mas não achei o post . . . abraço.
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Re: Treinador com motor combustão e FPV

Mensagem por diegostf »

iscarelli escreveu:
diegostf escreveu:
mmoreto escreveu:Eu não confio no funcionamento de motores a combustão para FPV Long Range... Caso seja por perto e alto a ponto de conseguir pousar em caso de pane, acredito que é tranquilo...


A ideia não é voo Long Range e nem muito baixo. Os motores a combustão estão bastante confiáveis e estou fazendo um sistema de partida elétrica pro motor. Mas certamente levo que consideração a questão do motor falhar em voo, pois isso os voo não ultrapassarão 1000m.


Você vai descobrir rapidamente que 1000m é nada para FPV.

[]'s
Ismael


Inicialmente o objetivo é os 1000m. Depois estudarei as melhorias e um novo objetivo.

Se a vibração atrapalhar muito, mudo a motorização para elétrico.
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Re: Treinador com motor combustão e FPV

Mensagem por diegostf »

Jacimar escreveu:Boa tarde prezados ! tem um membro aqui do fórum que até postou um vídeo de um projeto assim, ele colocou uma bolha de acrílico similar a essas de câmera de segurança na barriga do aero, um mecanismo movimenta a câmera para cima para olhar o combustível e para baixo para voar, procurei mas não achei o post . . . abraço.


Lembro desse aero, mas também não encontrei o post.

Sobre a medição de combustível, desenvolvi um sistema, que vai enviar a quantidade de combustível do tanque junto com dados do OSD. Acho que vai funcionar bem. Depois posto o resultado.
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
Responder