FPV Long Range 10,5 km

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por animus »

schurhaus escreveu:Vamos as Perguntas...

1 - vc voa somente com a camera mobius? usa ela para gravar no cartão e transmitir via vtx?
2 - Se for isso mesmo isso não gera delay no video? já li muito a respeito disso e sempre fico com o pé atras?

E parabéns pelo vídeo muito legal mesmo. e o lugar é ideal para voar.

Exatamente. Uso a câmera mobius pra gravar Full HD e transmitir o vídeo com osd. Como o amigo repondeu logo acima, o delay pra este tipo de vôo é insignificante. Nunca me atrapalhou. Inclusive faço pousos com o óculos. T q ficar mais esperto se for voar razante rápido e com de obstáculos.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por Japaparadoxx »

Fazer esse feito com radio 2.4 é empolgantee hein. Uso uma asa para long range, porém uso uhf no controle.
Tenho uma pergunta, você disse que usa 10.400mha de bateria e esteve limitado ao cosumo.
Qual o consumo em velocidade de cruseiro dele?
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por animus »

Japaparadoxx escreveu:Fazer esse feito com radio 2.4 é empolgantee hein. Uso uma asa para long range, porém uso uhf no controle.
Tenho uma pergunta, você disse que usa 10.400mha de bateria e esteve limitado ao cosumo.
Qual o consumo em velocidade de cruseiro dele?


Então. Ainda estou testando algumas hélices para adequar o melhor rendimento consumo/velocidade.
Já testei com hélice 11x6 e 11x7.
Agora no feriado devo fazer teste com uma hélice 12x6.
Ainda não consegui testá-lo em condições favoráveis para mensuração do consumo/velocidade, pois sempre tenho voado com vento moderado.
Geralmente costumo sempre realizar o vôo FPV long range contra o vento, e tenho obtido, na ida, um consumo médio entre 9 a 11A com uma velocidade cruzeiro de 30km/h. Já na volta (a favor do vento) o consumo cai pra entre 4 e 6A e a velocidade vai para 60km/h.
Digo que estou limitado ao consumo mas sempre sobra bateria e fica aquela frustração de "poderia ter ido mais longe".
Embora tenha 10.400mah exclusivo para motor e servo, já que utulizo outra bateria para alimentar tx de vídeo e câmera, eu faço as contas de apenas 8000mah pra não judiar da bateria.
Eu acredito que em um dia sem vento o consumo ficaria entre 7 a 10a com uma velocidade de 40 a 45/km/h.
É que na decolagem, devido ao peso, até ganhar uma certa altitude o consumo é um pouco elevado.
Vamos ver como vai ser neste final de semana.
Qual sistema de radio vc usa. Qto leva de bateria e qual a distância máxima que já atingiu?
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por Japaparadoxx »

Então. Ainda estou testando algumas hélices para adequar o melhor rendimento consumo/velocidade.
Já testei com hélice 11x6 e 11x7.
Agora no feriado devo fazer teste com uma hélice 12x6.
Ainda não consegui testá-lo em condições favoráveis para mensuração do consumo/velocidade, pois sempre tenho voado com vento moderado.
Geralmente costumo sempre realizar o vôo FPV long range contra o vento, e tenho obtido, na ida, um consumo médio entre 9 a 11A com uma velocidade cruzeiro de 30km/h. Já na volta (a favor do vento) o consumo cai pra entre 4 e 6A e a velocidade vai para 60km/h.
Digo que estou limitado ao consumo mas sempre sobra bateria e fica aquela frustração de "poderia ter ido mais longe".
Embora tenha 10.400mah exclusivo para motor e servo, já que utulizo outra bateria para alimentar tx de vídeo e câmera, eu faço as contas de apenas 8000mah pra não judiar da bateria.
Eu acredito que em um dia sem vento o consumo ficaria entre 7 a 10a com uma velocidade de 40 a 45/km/h.
É que na decolagem, devido ao peso, até ganhar uma certa altitude o consumo é um pouco elevado.
Vamos ver como vai ser neste final de semana.
Qual sistema de radio vc usa. Qto leva de bateria e qual a distância máxima que já atingiu?

Entao, eu nao sei o modelo exato que você usa, mas as vezes vc pode encontrar um tópico dedicado a ele no rcgroups com bastante informações sobre um bom conjunto motor/prop para usar.

No momento eu uso os modulos Orange da vida com fimrware openlrsnr. E de vídeo uso um fox-800 com aquele receptor "digital" 1.2ghz que é o pior que existe no mercado. Uso so equipamento barato pois nao tenho muita experiência em long range, se acontecer algo o preju é menor.
Meu recorde pessoal foi 7,5km limitado pelo video ja que estou usando antenas stock na receptora. Uso uma bateria 3.300 mha para tudo.
O modelo que uso é uma asa de 1500mm, o problema é que qualquer ventinho já nao da pra colocar a asa no ar.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por John-Henrique »

@ JAPA
Acho que tenho o mesmo problema que você, quando voo com asa tenho a impressão que o vento atrapalha demais porque nela não tem um centro de gravidade horizontal abaixo da asa como nos aeromodelos convencionais, neles o peso fica 'pendurado' dai minha impressão é que cria uma espécie de fixação quando dá um vento lateral por exemplo.
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por animus »

Meu aeroé um Easyflite 1,8m da MRModelismo.
O motor indicado pra ele seria um 3536.
Mas estou com um motor 3542/6.
A quantidade de bateria está no limite q o aero suporta. Não tem mais espaço pra outra bateria no aero.
2x5200mah totalizam quase 800g. Outra bateria iria pra 1.200g e não sei se o aero suportaria se eu conseguisse alocar.
Além do mais, conforme vai aumentando o peso demasiadamente, maior será o consumo também pra manter a sustentação do aero.
Vou testar a hélice 12x6 e mudar a forma de voar. Irei subir até 250m de altura logo na decolagem e deixar o motor só o suficiente pra manter a altitude ou ir ganhando mais altitude bem devagar de modo a chegar no máximo a 400m.
Daí farei um último teste long range. Isso porque quero ver qual a distância máxima que esse FRSKY L9R pode chegar.
Depois disso ficarei nos vôos por perto, cerca de 5km no máximo apreciando as paisagens a uns 150m de altura.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por Japaparadoxx »

John-Henrique escreveu:@ JAPA
Acho que tenho o mesmo problema que você, quando voo com asa tenho a impressão que o vento atrapalha demais porque nela não tem um centro de gravidade horizontal abaixo da asa como nos aeromodelos convencionais, neles o peso fica 'pendurado' dai minha impressão é que cria uma espécie de fixação quando dá um vento lateral por exemplo.

E como atrapalha, lá no alto da pra sentir os "tapas" que o vento da na asa. Sem contar as vezes em velocidade de cruseiro se estiver ventando mto, a asa começa da uns drift chato. Ja vi um pessoal colocando estabilizadores verticais para melhorar.

animus escreveu:

Eu também vou so testar o alcance do esquipamente e depois só curtir. Ir longe assin eu acho particularmente entediante, tanto que uso o mission planner pra isso, coloco o modelo no ar e depois fico so monitorando. Onde moro tabem é meio difícil achar um local adequado, onde nao tem casa tem montanha, o lugar mais livre é na praia, porém, lá venta demais.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por Jacimar »

animus escreveu:
. . .

Então. Ainda estou testando algumas hélices para adequar o melhor rendimento consumo/velocidade.
Já testei com hélice 11x6 e 11x7.
Agora no feriado devo fazer teste com uma hélice 12x6.

. . .



Bom dia prezados ! Animus, testei com bateria 4 e 3S uma hélice 12X6, o melhor resultado foi com a 11X6 em 3S mesmo, mas cada caso é um caso . . . sem falar que meu motor é o 3548, uso um 3548 em um treinador também e a mesma situação, 12x6 nem pensar . . . o Easy Flite ainda está em fase de testes e estou colocando a bateria quase no bico para acertar o CG, o seu ficou assim também ? se não for abuso poderia colocar umas fotos da sua montagem ? antecipadamente agradeço.
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por animus »

Jacimar escreveu:Bom dia prezados ! Animus, testei com bateria 4 e 3S uma hélice 12X6, o melhor resultado foi com a 11X6 em 3S mesmo, mas cada caso é um caso . . . sem falar que meu motor é o 3548, uso um 3548 em um treinador também e a mesma situação, 12x6 nem pensar . . . o Easy Flite ainda está em fase de testes e estou colocando a bateria quase no bico para acertar o CG, o seu ficou assim também ? se não for abuso poderia colocar umas fotos da sua montagem ? antecipadamente agradeço.


Vou fazer mais testes com a 11x6 também. Mas a 11x7 ficou legal pra mim tb.
Então. O meu está com motor 3542/6 e coloquei o transmissor de vídeo bem atrás na cauda do aero. Com isso, mesmo voando com bateria Hobbyking 4500mah, coloco qse perto do bico do aero. Se colocar encostado no bico fica com peso de nariz. Deixo um pouquinho recuado pra ficar legal. Quando vôo com 2x5200mah daí tenho que recuar mais pra ficar bom.
Vou tirar fotos no próximo vôo do interior pra vc ver como ficou.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por Japaparadoxx »

Apenas um relato.
Da ultima vez que fui a 7km, meu video estava no limite, ja quase nao dava mais para ver as informações no osd.
Aos 3 km, se eu saísse da polarização da antenna eu tbm ficava sem video.
Troquei a antenna no vtx por uma circular polarizada e comprei uma patch tbm circular.
Fui e voltei 6km e nao tive um chuvisco, ou chiado. Ate agora me pergundo pq eu ainda estava usando as antennas stock do vtx, mudou da agua para vinho.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Responder