FPV Long Range 10,5 km

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por animus »

Boa tarde amigos,

Este final de semana fiz um vôo FPV com o intuito de chegar a 15 km de distância. Porém, como estava ventando um pouco, minha intensão foi frustrada.
Minha rota de vôo esta contrária ao vento, um pouco na diagonal, e quando atingi 10,5 km resolvi voltar por causa do consumo de bateria. Assim que pousei me arrependi de não ter tentado ir mais longe, pois na volta, o aero manteve velocidade cruzeiro o dobro da velocidade de ida e com metade do consumo. Daria pra pelo menos ter ido a 14 km.
O sinal estava sólido, com um pouco mais de 50% a 10,5 km.
Porém é uma situação arriscada, pois se eu resolvesse ir mais longe e, quando virasse o aero pra voltar o vento parasse, não teria bateria o suficiente pra todo o percurso de volta.
Mas estou muito satisfeito em poder realizar FPV Long Range com sistema de rádio 2.4ghz e vídeo 1.2ghz, tendo sinal sólido de rádio e vídeo limpo.
Ainda tentarei os 15 km em outra oportunidade e acredito que esta distância seja o limite para os 10400 mah de bateria que tenho a bordo.
Não sei se terei sinal de rádio para 15 km, mas estou confiante, pois já fui a 13 km e ainda tinha 50% de sinal.

Até breve.

https://www.youtube.com/watch?v=_mEXm7uIYg8
Avatar do usuário
jeoman
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 8:12 pm
Localização: Jacobina-BA

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por jeoman »

Que radio vc usa amigo??
Ultimate 20cc gas / Big Tiger Pol 26cc gas/Pastinha Artal 9cc gas/ Turnigy 9x + Er9x + Frsky Telemetry -- Yes gás no Glow!!
Avatar do usuário
nery
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 11:10 am
Localização: Vitoria da Conquista-BA
Contato:

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por nery »

muito bom o vídeo, parabéns!!!
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por Jacimar »

Parabéns mais uma vez ! já pensou em usar um booster no 2.4 ? fala-se muito bem do Sunhans ( o legitimo ).
Muito bonita sua região, tentei achar sua pista com o google maps mas não consegui, poderia me passar as coordenadas ? gostaria de fazer um passeio virtual . . . abraço.
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por animus »

jeoman escreveu:Que radio vc usa amigo??

Uso rádio Turnigy 9XR com módulo Frsky XJT e receptor L9R.

nery escreveu:muito bom o vídeo, parabéns!!!

Obrigado amigo.

Jacimar escreveu:Parabéns mais uma vez ! já pensou em usar um booster no 2.4 ? fala-se muito bem do Sunhans ( o legitimo ).
Muito bonita sua região, tentei achar sua pista com o google maps mas não consegui, poderia me passar as coordenadas ? gostaria de fazer um passeio virtual . . . abraço.

Obrigado amigo. Até tenho um booster Sunhans 2w, não sei se é original. Porém deve aumentar consideravelmente o alcance. Ainda não usei ele pois sem o booster já obtive alcance no limite da bateria. Evitei de usar com medo de atrapalhar os colegas de pista, pois além de aumentar o sinal do rádio, aumenta-se tb os ruídos e pode causar alguma interferência, penso eu. Mas qq dia eu testo quando tiver pouca gente na pista e se tiverem paciência de esperar eu voar.
Quanto às coordenadas da pista:
Barretos - SP
-20.494072, -48.598994
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por John-Henrique »

O que você está usando para o rádio ter tanto alcance? Aparentemente você tem apenas a antena (no tripé), está usando algum sistema UHF?
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por animus »

John-Henrique escreveu:O que você está usando para o rádio ter tanto alcance? Aparentemente você tem apenas a antena (no tripé), está usando algum sistema UHF?

Apenas o Rádio Turnigy com módulo Frsky XJT e antena Patch 7bdi. O receptor no aero é o Frsky L9R. É um receptor longo alcance. não utilizo nenhum tipo de booster. É FRSKY 2.4 mesmo.
No tripé é a antena pra recepção de vídeo. É uma Pepperbox 1.3 do IBCRAZY e uma MADMushroom IBCRAZY.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por Jacimar »

Barretos - SP
-20.494072, -48.598994

Por isso não havia achado, procurei em Frutal . . . lindo lugar, relevo ótimo para FPV, abraço.
schurhaus
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Fev 17, 2011 4:09 pm
Localização: Guabiruba - SC

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por schurhaus »

Vamos as Perguntas...

1 - vc voa somente com a camera mobius? usa ela para gravar no cartão e transmitir via vtx?
2 - Se for isso mesmo isso não gera delay no video? já li muito a respeito disso e sempre fico com o pé atras?

E parabéns pelo vídeo muito legal mesmo. e o lugar é ideal para voar.
P51 Mustang , ASK21 - Aurora 9
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: FPV Long Range 10,5 km

Mensagem por John-Henrique »

@ SCHURHAUS
Na verdade nunca testei na minha, mas acho que ela ou só dá saída ou só grava. O tal delay que todo mundo teme, são coisas de milésimos de segundos... Se você voa mini quadri (multirotor de corrida normalmente de 250 mm) esses milésimos importam muito, mas se você voa lá com os urubus e não está numa corrida não faz muita diferença (pelo menos não pra mim).

Nos primeiros 6 segundos do video você pode ver o aeromodelo e o equipamento, com a mobius instalada. Apesar de eu não ter certeza, o fato de ter no video 2 imagens uma com o OSD e outra sem, aparentemente estava usando a gravação SD da mobius e transmitindo.

Sobre voar com 2 cameras, imagino que a questão era muito mais ter uma camera barata para repor do que o delay =D
Responder