Kit FPV, vTX e vRX esquentando muito

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Kit FPV, vTX e vRX esquentando muito

Mensagem por John-Henrique »

Comprei um kit de 32 canais e potência de 600 mW (TS5828 e RC305). Acontece que estes são aqueles modelos 'analogicos' onde para conectar os canais eu preciso mover as 'chavinhas'. Fui testar este kit aqui e notei que dentro de 1 minuto de uso eles aquecem muito, não tenho como medir a temperatura, mas deixei ligado por 26 minutos e não consigo permanecer tocando eles com a mão por muito tempo (entenda 1 minuto como muito).

É normal isso? :?
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Kit FPV, vTX e vRX esquentando muito

Mensagem por Alexandre Neto »

Sim o Vtx esquenta mesmo, quanto mais potente mais esquenta, tanto que o de 2000mw tem ate ventoinha, se for montar prox. ao isopor ou depron tem que colocar algum tipo de proteção senão derrete. O Vrx esquenta, mas nao muito.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Kit FPV, vTX e vRX esquentando muito

Mensagem por John-Henrique »

Que tipo de material você usa? Isopor não vai servir para este caso...
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Kit FPV, vTX e vRX esquentando muito

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados ! tenho um TS5823 de 200mW que é minúsculo mas esquenta barbaridade, no RC groups há muitas queixas de queima precoce em função disso . . . em compensação tenho um TS351 de 200mW que é bem maior porque já vem com dissipador que tem um funcionamento tranquilo . . . para não correr riscos de perder o vídeo em hora imprópria instalei um pequeno dissipador de calor no TS5823 e um microventilador, resolveu o problema ! poderia ter usado um dissipador maior mas optei por um pequeno com ventilador por questão de peso, você pode fazer isso também ! usei uma cola epóxi própria para dissipadores, existem umas fitas dupla face também . . . no caso dos meus RC305 eu fiz alguns furos para facilitar a ventilação, há quem alimente o RC305 com tensão menor que a indicada pelo fabricante, 12Vcc, internamente ele trabalha com 5Vcc, não sei se vale a pena ficar complicando a instalação com mais uma bateria ou UBEC para os receptores, afinal o fabricante diz que é para alimentar com 12 Volts, acho que melhorando a ventilação já está de bom tamanho . . . forte braço.

Em tempo : procure montar seu VTx fora do isopor, em local ventilado, é muito mais seguro.
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Kit FPV, vTX e vRX esquentando muito

Mensagem por Alexandre Neto »

Eu tinha esse transmissor montado em um planador de isopor, mas eu adaptei uma base de plastico pra nao ficar encostado direto no isopor, atualmente esta montado no braço de um quad. O que esquenta é a rosca da antena, você protegendo essa parte não irá ter problemas.
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Kit FPV, vTX e vRX esquentando muito

Mensagem por Alexandre Neto »

Concordo com o Jacimar, sempre monte fora do aero, melhora a refrigeração e tambem o sinal de transmissão.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Kit FPV, vTX e vRX esquentando muito

Mensagem por John-Henrique »

Este kit comprei pra por em um multicoptero, então, está sempre do lado de fora =D
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Kit FPV, vTX e vRX esquentando muito

Mensagem por Alexandre Neto »

Então não há com o que se preocupar. Pode usar numa boa que é normal esquentar.
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Re: Kit FPV, vTX e vRX esquentando muito

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Outra coisa, estando em voo e instalado fora do modelo, principalmente num multimotor, ventila muito e não dá pra comparar com teste parado em solo.
Nuno Alves Pereira
Clube Paranaense de Aeromodelismo - CPAER
Salgadinho em Campo Largo

Ctba/Pr

Gliders, glows, elétricos, quadris e tentando fpv...
Responder