Teste FPV - Arkbird UHF - 13km

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Teste FPV - Arkbird UHF - 13km

Mensagem por animus »

Boa noite pessoal.
Quero compartilhar com vcs minhas impressões após o primeiro teste com o sistema LRS Arkbird UHF 433.
Primeiramente gostaria de ressaltar que substituí a antena original do receptor por uma dipolo que eu mesmo fiz em 10 minutos de trabalho, haja vista que a antena original é de péssima qualidade de acordo com relatos de usuários do rcgroups. Não ficou uma obra prima pois nunca fui bom com essas coisas, mas respeitei as medidas exatamente como deveria ser.
Seguem fotos da alteração.






Uma coisa que me agradou no Arkbird UHF foi a possibilidade de usá-lo como repetidor.
No momento estou usando-o desta forma. Assim, coloco o TX Arkbird UHF em um tripé de 2m de altura e posso utilizar meu rádio Turnigy 9Xr com Módulo FRSKY e receptor L9R no repetidor, evitando colocar o UHF pendurado no rádio.

Abaixo segue o vídeo do vôo.

https://www.youtube.com/watch?v=KLq8n0YdJW4

Estava ventando muito no dia e, como vão perceber no vídeo o vento estava lateral, o que fez com que o aero voasse de lado, tendendo a encarar o vento. por isso briguei com ele o tempo todo, pois estava querendo manter o vôo paralelo à rodovia caso acontecesse alguma coisa seria menos impossível chegar até o aero.
Uma coisa que aprendi com esse vôo é que fica muito feio tentar ganhar altitude sem aumentar demais o consumo, o que nos força a dar umas cabradas mais bruscas seguidamente, por isso o vídeo não ficou muito bom, mas serviu de experiência.
Das próximas vezes tentarei ganhar altitude em uma "rampa de subida" linear, mesmo que me custe um consumo maior, mas o vídeo fica mais limpo e agradável de assistir.

Pois bem, como o que mais interessa no vídeo é o teste do sistema Arkbird UHF, achei o sistema muito bom.
Fui a 13km de distância com altitude de 320m e tinha 100% de sinal de rádio no RSSI. Ou seja, mantive uma proporção de 1/40 de relação altura/distância.
Pelo que leio em tópicos de FPV, a relação ideal altura/distância para se ter o melhor aproveitamento de rádio e vídeo é de no máximo 1/20.

Mais pra frente farei mais testes com outra plataforma de FPV. Estou montando um Mini Talon que vai me permitir alcançar distâncias maiores, acredito que pouco mais de 30km, daí farei mais testes de alcance em distâncias maiores com o Arkbird UHF.

Abraço.
Avatar do usuário
lirajunior
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Dom Abr 27, 2008 2:57 pm
Localização: Itajaí/SC
Contato:

Re: Teste FPV - Arkbird UHF - 13km

Mensagem por lirajunior »

Olá Amigo. Por gentileza, você poderia nos dar mais detalhes sobre o seu sistema e sobre o aeromodelo em que você fez o teste?

Desde já, obrigado.
Lira Júnior
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Teste FPV - Arkbird UHF - 13km

Mensagem por ricardovasc »

Já faz pouco mais de 2 anos que pratico FPV e até hoje nunca tive esta coragem de voar longe.

Parabéns!

Conta mais sobre os equipamentos de vídeo e de sistema de controle.
Avatar do usuário
nery
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 11:10 am
Localização: Vitoria da Conquista-BA
Contato:

Re: Teste FPV - Arkbird UHF - 13km

Mensagem por nery »

Muito bom parabéns!!!
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: Teste FPV - Arkbird UHF - 13km

Mensagem por animus »

lirajunior escreveu:Olá Amigo. Por gentileza, você poderia nos dar mais detalhes sobre o seu sistema e sobre o aeromodelo em que você fez o teste?

Desde já, obrigado.


Claro amigo.
Segue dados do equipamento:
Aero: EasyFlite 1,80 MR Modelismo
Receptor Arkbird UHF
2x Bateria 5.200mah Lumenier 3s
Bateria 1.300mah Lumenier pro vídeo e câmera
Lawmate 500mw 1.2G
MAD Mushroom IBCRAZY
Mobius Action CAM Wide Lens B
Arkbird OSD

Em Terra:
Rádio Turnigy 9xr
Módulo FRSKY e Receptor L9R
Arkbird UHF em modo repetidor
Vrx1 Lawmate Antena MAD Mushroom IBCRAZY
Vrx2 Lawmate Antena Pepperbox IBCRAZY
Eagle Eyes
DVR Hobbyking SD
Quanun Diy FPV
Quanun Diy FPV PRO 2
Monitor 7¨

Veja foto do aero e parte do equip:
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: Teste FPV - Arkbird UHF - 13km

Mensagem por animus »

nery escreveu:Muito bom parabéns!!!
ricardovasc escreveu:Já faz pouco mais de 2 anos que pratico FPV e até hoje nunca tive esta coragem de voar longe.

Parabéns!

Conta mais sobre os equipamentos de vídeo e de sistema de controle.


Vlw amigos.
Postei a descrição do equipamento.
Avatar do usuário
lirajunior
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Dom Abr 27, 2008 2:57 pm
Localização: Itajaí/SC
Contato:

Re: Teste FPV - Arkbird UHF - 13km

Mensagem por lirajunior »

Caro Animus, muito obrigado pela descrição e pela foto.

E parabéns pelo projeto.

Sem querer abusar de sua boa vontade, você poderia me falar um pouco sobre esta antena que está no tripé?

Saudações,
Lira Júnior
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: Teste FPV - Arkbird UHF - 13km

Mensagem por animus »

lirajunior escreveu:Caro Animus, muito obrigado pela descrição e pela foto.

E parabéns pelo projeto.

Sem querer abusar de sua boa vontade, você poderia me falar um pouco sobre esta antena que está no tripé?

Saudações,


Esta antena maior que está no tripé é a Pepperbox desenvolvida pela VAS (do IBCRAZY).
É uma antena direcional que tem um ângulo de abertura muito bom, dispensando o uso de tracking.
A maioria dos FPVs Long Range que você encontrar na internet são utilizando desta antena.
É vendida na ReadymadeRC ou GETFPV.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Teste FPV - Arkbird UHF - 13km

Mensagem por ricardovasc »

animus escreveu:animus


Assistindo o vídeo mais uma vez e de olho nos dados do HUD e prestando mais atenção no voo pude notar que durante o trajeto de ida o aero dá várias cabradas quando se encontra na lateral da rodovia. Isso foi intencional para tentar corrigir a altitude ou algo do tipo?

A volta foi bem mais tranquila e foi praticamente uma rampa suave de descida. Curti bastante a volta.

Só desta vez observei que o tempo total foi de mais de 40min. Caramba, muito tempo hein.

Seu vídeo me deu bastante vontade de montar um aero com baterias maiores para poder desfrutar de um voo com tempo maior. Com o preço atual das baterias acho que vou começar usando um par de baterias novas de 2,2A em paralelo que já tenho para me dar um tempo maior de voo. A plataforma será uma clone da Zephyr II.

Mais uma vez parabéns!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Teste FPV - Arkbird UHF - 13km

Mensagem por John-Henrique »

Ricardo, o vento estava forte e no sentido lateral do aeromodelo, daí dá essas tendências de ter que ajustar a direção do vôo.
No caso do animusele usa um aeromodelo com peso que permite voar em dias com vento e equipamentos extras que auxiliam o vôo, nada disso é interessante para quem vai iniciar. Pra iniciar o melhor mesmo é manter tudo simples até entender como funciona e depois avançar para um equipamento melhor.

Mas quanto a duração do vôo, isto varia muito do peso do aeromodelo, da razão de planeio, do tipo de vôo é vento (se tiver muito vento contrário consome mais).

Tenho uma asa de 1 metro que voa 40 minutos com uma bateria de 2000 mA. Mas neste caso uso um motor cf2822 que consome pouco.
Responder