FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
wallacealves
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Ago 07, 2014 9:30 pm
Localização: Salvador BA

FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Mensagem por wallacealves »

Olá Pessoal,

Venho compartilhar a montagem que fiz para FPV, buscava um setup barato, que pudesse usar meu rádio sem partir para módulos caros e sistemas de longo alcance. Li muito em fóruns externos e até aqui no evoo e então montei o seguinte setup:

Aeromodelo Bix 3 PNF
Bateria Multistar 5200mah 3S
APM 2.8
TX: Radio Taranis Original
RX: FrSky L9R
Video TX: Quanum Q58-6-V 5.8GHz 40CH 600mW
Antena Video RX: IBCrazy 5.8GHz Super Cannon 15.5dbic
Antena Video TX: ImmersionRC 5.8 GHz SpiroNET Antenna
Telemetria 433MHz 100mw

Minha meta era alcançar 5Km, os amigos do clube diziam que pra passar de 5km eu teria que usar vídeo de 1,2GHz e um link de rádio 433MHz, mas teimoso que sou, alcancei 7Km com os equipamentos acima.

https://www.youtube.com/watch?v=tRtrn_-c81Q

Durante todo o vôo, além do vídeo, eu também contava com a telemetria no Mission Planner, que não falhou. Mérito de uma antena de rádio amador que eu tinha em casa de uns 5 anos atrás, que aumentou o meu alcance do link de telemetria de 2km pra até agora os 7Km (pode ir mais).

A minha limitação atual é que só posso voar em linha reta, ou ter que ficar procurando direcionar a antena. Agora quero explorar, e pra isso, já planejando uma antena tracker.
WLToys V911, V912, V913, V944, V977 a caminho
Carlos_Junior
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Set 27, 2014 4:53 pm
Localização: RIO DE JANEIRO

Re: FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Mensagem por Carlos_Junior »

wallacealves,
Muito maneiro o seu vídeo.
Gostei muito do Set dos seus equipamentos. Tenho planos de fazer um planador parecido com o seu para fazer FPV de longRange.
Uma duvida que fiquei lendo sua especificação é que vc usou uma antena da ImmersionRC, porém foi o modelo cogumelo ou foi o modelo Pach?

Desde já Muito Obrigado.
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Mensagem por Alexandre Neto »

Caraca 7km com 600mw :shock:

Eu nao consigo passar de 500 metros com o meu boscam. Ta na hora de eu trocar de tx mesmo, rsrrs. Parabens.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Mensagem por ricardovasc »

Alexandre Neto escreveu:Caraca 7km com 600mw :shock:

Eu nao consigo passar de 500 metros com o meu boscam. Ta na hora de eu trocar de tx mesmo, rsrrs. Parabens.


Com que antenas você não consegue passar dos 500m? Com um par antenas de polarização circular já fui a 650m com um vTX Boscam de 400mW (original) e tinha vídeo perfeito.

Veja que neste caso ele utilizou uma antena direcional para conseguir tal feito.
Em sistemas de transmissão é mais barato e dá mais resultado usar antenas melhores e que se adequem melhor ao seu propósito do que aumentar a potência do transmissor.
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Mensagem por sandman_br »

Alexandre Neto escreveu:Caraca 7km com 600mw :shock:

Eu nao consigo passar de 500 metros com o meu boscam. Ta na hora de eu trocar de tx mesmo, rsrrs. Parabens.


O segredo são as antenas e não a potência do transmissor. Já passei de 5km com meus óculos skyzone equipado com duas patches de 5dbi da immersion
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Mensagem por Alexandre Neto »

sandman_br escreveu:
Alexandre Neto escreveu:Caraca 7km com 600mw :shock:

Eu nao consigo passar de 500 metros com o meu boscam. Ta na hora de eu trocar de tx mesmo, rsrrs. Parabens.


O segredo são as antenas e não a potência do transmissor. Já passei de 5km com meus óculos skyzone equipado com duas patches de 5dbi da immersion


Boa dica, atualmente utilizo as spironet e com 500 metros já perco sinal, vou tentar com uma antena patch.
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Mensagem por Alexandre Neto »

ricardovasc escreveu:
Alexandre Neto escreveu:Caraca 7km com 600mw :shock:

Eu nao consigo passar de 500 metros com o meu boscam. Ta na hora de eu trocar de tx mesmo, rsrrs. Parabens.


Com que antenas você não consegue passar dos 500m? Com um par antenas de polarização circular já fui a 650m com um vTX Boscam de 400mW (original) e tinha vídeo perfeito.

Veja que neste caso ele utilizou uma antena direcional para conseguir tal feito.
Em sistemas de transmissão é mais barato e dá mais resultado usar antenas melhores e que se adequem melhor ao seu propósito do que aumentar a potência do transmissor.


Utilizo as antenas spironet, já fui a 600 metros mas em geral a partir dos 500 metros já fica impossivel de voar. Vou tentar utilizar um antena patch.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Mensagem por ricardovasc »

Alexandre Neto escreveu:Utilizo as antenas spironet, já fui a 600 metros mas em geral a partir dos 500 metros já fica impossivel de voar. Vou tentar utilizar um antena patch.


Estranho, pois vejo os gringos falando muito bem dessas suas antenas. As minhas são antenas genérias e me atendem bem.
Esta distância foi sempre no mesmo local ou em diferentes locais de voo o resultado foi o mesmo?
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Mensagem por Alexandre Neto »

ricardovasc escreveu:
Alexandre Neto escreveu:Utilizo as antenas spironet, já fui a 600 metros mas em geral a partir dos 500 metros já fica impossivel de voar. Vou tentar utilizar um antena patch.


Estranho, pois vejo os gringos falando muito bem dessas suas antenas. As minhas são antenas genérias e me atendem bem.
Esta distância foi sempre no mesmo local ou em diferentes locais de voo o resultado foi o mesmo?


Exato, comprei exatamente pela fama, mas não dei sorte. Voo sempre em area urbana oque não ajuda muito.
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: FPV 7Km com Taranis e vídeo 5.8GHz

Mensagem por sandman_br »

Alexandre Neto escreveu:
ricardovasc escreveu:
Alexandre Neto escreveu:Caraca 7km com 600mw :shock:

Eu nao consigo passar de 500 metros com o meu boscam. Ta na hora de eu trocar de tx mesmo, rsrrs. Parabens.


Com que antenas você não consegue passar dos 500m? Com um par antenas de polarização circular já fui a 650m com um vTX Boscam de 400mW (original) e tinha vídeo perfeito.

Veja que neste caso ele utilizou uma antena direcional para conseguir tal feito.
Em sistemas de transmissão é mais barato e dá mais resultado usar antenas melhores e que se adequem melhor ao seu propósito do que aumentar a potência do transmissor.


Utilizo as antenas spironet, já fui a 600 metros mas em geral a partir dos 500 metros já fica impossivel de voar. Vou tentar utilizar um antena patch.


500m é pouco, já passei de 1km usando só antenas spironet. Vale lembrar que as antenas patch e outras antenas direcionais, como o nome diz, têm que ficar apontnda para a antena do vtx. Quanto maior o dbi mais estreita é o ângulo.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Responder