[VIDEO] Voo com MR Watch FPV e crash após falha na APM

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

[VIDEO] Voo com MR Watch FPV e crash após falha na APM

Mensagem por ricardovasc »

Pessoal,

Este vídeos mostram 2 voo que realizei este sábado agora (07/01/2017) com uma plataforma da MR Modelismos chamada MR Watch FPV.
Gostei bastante deste aeromodelo, voa muito bem e o motor pusher é ideal pra FPV.

No primeiro voo do dia tudo deu certo, mas no segundo voo a APM provavelmente reiniciou no ar e levou a lenha da plataforma. Ainda estou tentando entender o que pode ter acontecido. Alguém tem alguma ideia?

Primeiro voo do dia:

https://youtu.be/KSYg4Eqx_wA



Segundo voo do dia (com crash):

https://youtu.be/ZCB24xoeE74



Abraço a todos,

Ricardo
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: [VIDEO] Voo com MR Watch FPV e crash após falha na APM

Mensagem por John-Henrique »

No minuto 6:19 o OSD mostra falha elétrica, os demais sensores não estão enviando sinais (como se a controladora estivesse desligada), será que algum cabo estava mal conectado ou frouxo? O que achei mais estranho foi o fato do aeromodelo quando perdeu o 'controle' ter afundado para o lado esquerdo, ele estava fazendo uma leve curva pra direita. Se não estou enganado ao perder o sinal os servos deveriam voltar para a posição neutro ou ficar na ultima posição em que estavam quando ainda havia sinal.

Uma pena, mas faz parte.

OBS.: Ainda bem que não atingiu nenhuma propriedade e sorte do motociclista que ia passando na rua aos 6:15...
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: [VIDEO] Voo com MR Watch FPV e crash após falha na APM

Mensagem por ricardovasc »

John-Henrique escreveu:No minuto 6:19 o OSD mostra falha elétrica, os demais sensores não estão enviando sinais (como se a controladora estivesse desligada), será que algum cabo estava mal conectado ou frouxo? O que achei mais estranho foi o fato do aeromodelo quando perdeu o 'controle' ter afundado para o lado esquerdo, ele estava fazendo uma leve curva pra direita. Se não estou enganado ao perder o sinal os servos deveriam voltar para a posição neutro ou ficar na ultima posição em que estavam quando ainda havia sinal.

Uma pena, mas faz parte.

OBS.: Ainda bem que não atingiu nenhuma propriedade e sorte do motociclista que ia passando na rua aos 6:15...


Este final de semana não tive tempo de analisar tudo com calma, mas logo que conseguir vou tentar decifrar o que aconteceu.

Mal contato eu não acredito que tenha sido, pois em todos os conectores havia ou um pingo de cola quente para ajudar a manter os conectores juntos ou um pecado de fita isolante (nos cabos dos servos, por exemplo, tinha fita porque precisava desconectar ao retirar a asa).

Neste estacionamento dai não costuma ter movimento e eu nunca passei dos limites da cerca, pois logo em seguida tem uma estrada e ruas mais movimentadas, porém eu realmente fiquei agradecido de somente eu ter tido prejuízo e quem ninguém correu risco.

Na hora que vi a mensagem do MAVLink sendo reiniciado e ele entrando em parafuso pra esquerda, ainda retirei o óculos e tentei salvar em terceira pessoa mesmo, porém foi tudo muito rápido.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: [VIDEO] Voo com MR Watch FPV e crash após falha na APM

Mensagem por Japaparadoxx »

Posta o log da apm pra gente dar uma olhada.
Mas pelo video ja da pra ter uma ideia de que teve um corte na alimentação do osd e camera/vtx.
Outro detalhe, assim que o osd renicia, aparece escrito "no imput data", ou seja, é bem provável que a apm reiniciou também.

Você esta usando que modelo da apm?
Outra pergunta, esta alimentando a mesma com power module?
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: [VIDEO] Voo com MR Watch FPV e crash após falha na APM

Mensagem por ricardovasc »

Japaparadoxx escreveu:Posta o log da apm pra gente dar uma olhada.
Mas pelo video ja da pra ter uma ideia de que teve um corte na alimentação do osd e camera/vtx.
Outro detalhe, assim que o osd renicia, aparece escrito "no imput data", ou seja, é bem provável que a apm reiniciou também.

Você esta usando que modelo da apm?
Outra pergunta, esta alimentando a mesma com power module?


O power module estava com a voltagem correta de 5v, porém do nada quando fui usar no dia 30 de dezembro de 2016 notei que o OSD não estava funcionando bem a acabei descobrindo que o PM só estava entregando 4,5v. Então removi os fios de alimentação do PM e deixei apenas os dois de voltímetro e amperímetro indo para APM 2.6.
Então soldei um BEC Turnigy de 3A no plug XT60 do ESC e alimentei a APM 2.6 com o BEC.

No dia 30 também notei que o OSD deixava de mostrar as informações na tela quando o motor passava de 50% e como o MinimOSD é bem sensível a voltagem menor que 5v já fiquei desconfiado que a voltagem poderia estar caindo, porém não tinha multímetro na pista e como eu havia acabado de colocar um firmware beta nele achei que seria problema de software. Nos testes de bancada ele funcionou corretamente.

A partir deste dia passei a alimentar a câmera e o transmissor de vídeo com uma bateria separada de 850mA 3S.

A bateria principal era uma 2200mA 35C 3S.

Realmente tudo indica para uma pane de alimentação e também notei que o OSD reiniciou, porém a APM ainda não havia iniciado.

Tentei anexar o log, mas o fórum diz ser muito grande, então segue o link pro google dirve: https://drive.google.com/file/d/0BwfaUs ... sp=sharing
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: [VIDEO] Voo com MR Watch FPV e crash após falha na APM

Mensagem por John-Henrique »

Sei lá, depois deste ultimo post acho que você vacilou, a alimentação não estava suprindo todos as necessidades do sistema todo, nota-se no OSD que algumas vezes apresentou a mensagem "Over speed" (algo similar) mas estava voando 'reto' dai chuto que quando você acelerou mais e virou o consumo dos servos somados ao consumo do demais itens acabou causando queda na alimentação e desligou tudo.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: [VIDEO] Voo com MR Watch FPV e crash após falha na APM

Mensagem por ricardovasc »

John-Henrique escreveu:Sei lá, depois deste ultimo post acho que você vacilou, a alimentação não estava suprindo todos as necessidades do sistema todo, nota-se no OSD que algumas vezes apresentou a mensagem "Over speed" (algo similar) mas estava voando 'reto' dai chuto que quando você acelerou mais e virou o consumo dos servos somados ao consumo do demais itens acabou causando queda na alimentação e desligou tudo.


As mensagens de "Over Speed" e de "Low Battery" são configuráveis no OSD, ou seja, não é a APM que identifica uma situação perigosa e manda o alerta. Posso colocar qualquer valor para ambas mensagens.

Depois que coloquei o BEC a alimentação estava totalmente dentro do que a APM pede, 5v e os 3A suportam tranquilamente a placa, o GSP e o OSD.
Os servos eram alimentados pelo BEC do ESC, pois eu não uso o jumper da APM justamente para que os servos sejam alimentados separados do processador da placa.

O que relatei no último post foi justamente ter identificado um problema na alimentação da APM e tentado resolver com um BEX externo. O problema identifiquei dia 30/12/16, coloquei o BEC e separei a parte de vídeo dia 06/01/17 e fui testar no dia 07/01/17. Fiz um primeiro voo tranquilo e sem problemas com a mesma duração do voo onde ocorreu o problema. Só fiz o segundo voo porque no primeiro nada indicava que havia possibilidade de falha ou alimentação insuficiente.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: [VIDEO] Voo com MR Watch FPV e crash após falha na APM

Mensagem por Japaparadoxx »

Dei uma olhada nos log e não vi nada de significante, além de que o log acaba antes de cair. É bem provavel que a apm reiniciou por algum motivo junto com o osd.
A minimosd é meio chatinho, além de 5V estável precisa ser de um fonte limpa ou quando acelera ela começa a apagar. Já passei por isso.
O que pode ser possivel é que existe um mal contato que alimenta esses dois componentes ou o próprio bec em si esta com mal funcionamento, é bom checar desde o conector xt60 até a apm se existe alguma falha/mal contato das soldas, plugs e o proprio bec.

Uma opinião minha é deixar tudo em uma bateria só o sistema(fc,esc,osd, etc) camera e o vtx, uma bateria adicional é outra preocupação pra monitorar(carregar, descarregar, balancear,etc) além do peso extra. Usa um filtro na alimentação antes do vtx e camera que já te livra dos problemas de ruido. Vai ganhar uns minutos a mais de voo.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: [VIDEO] Voo com MR Watch FPV e crash após falha na APM

Mensagem por ricardovasc »

Japaparadoxx escreveu:Dei uma olhada nos log e não vi nada de significante, além de que o log acaba antes de cair. É bem provavel que a apm reiniciou por algum motivo junto com o osd.
A minimosd é meio chatinho, além de 5V estável precisa ser de um fonte limpa ou quando acelera ela começa a apagar. Já passei por isso.
O que pode ser possivel é que existe um mal contato que alimenta esses dois componentes ou o próprio bec em si esta com mal funcionamento, é bom checar desde o conector xt60 até a apm se existe alguma falha/mal contato das soldas, plugs e o proprio bec.

Uma opinião minha é deixar tudo em uma bateria só o sistema(fc,esc,osd, etc) camera e o vtx, uma bateria adicional é outra preocupação pra monitorar(carregar, descarregar, balancear,etc) além do peso extra. Usa um filtro na alimentação antes do vtx e camera que já te livra dos problemas de ruido. Vai ganhar uns minutos a mais de voo.


Primeiramente gostaria de saber qual característica há no log que fez você identificar que ele acabou antes da plataforma cair.

Ao longo desta semana tentarei fazer testes com todo o conjunto na bancada. Vou dar um jeito de fixar o motor aqui em algum lugar que seja seguro e testarei acelerando e com filtro LC.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: [VIDEO] Voo com MR Watch FPV e crash após falha na APM

Mensagem por Japaparadoxx »

Não sou lá nenhum expert em analizar logs. Mas geralmente eu vejo os basico como acelerador, entrada RC, gps, barometro. E pelo barometro e altitude do gps da pra ver que o log acaba enquanto esta no ar ainda. Pra ter certeza convereti o log para ver no google earth.




Vou deixar os arquivos aqui caso nao tenha convertido. https://drive.google.com/open?id=0B8TyT ... nRQekFRMFk
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Responder