Câmera fpv para aeromodelo, qual lente 2.8mm ou 3.6mm?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Câmera fpv para aeromodelo, qual lente 2.8mm ou 3.6mm?

Mensagem por fabriciogf »

Boa tarde amigos, já estou usando uma câmera sony ccd 1/3 1000tvl com lente 2.8mm que tem um angulo de abertura muito bom porém a qualidade da imagem fica muito ruim, comprei uma cmos 1000tvl com lente 3.6mm que achei a imagem maravilhosa porém fica com o angulo mais fechado e ainda não voei com ela porque estou com medo do aeromodelo ficar muito ruim.Minha dúvida é se dá pra voar bem com essa lente 3.6mm e se consigo colocar a lente 2.8mm na câmera cmos?
Avatar do usuário
Járabe
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Sex Ago 22, 2014 9:14 am
Localização: Pindaré-Mirim/MA

Re: Câmera fpv para aeromodelo, qual lente 2.8mm ou 3.6mm?

Mensagem por Járabe »

lente de Câmera quanto maior a abertura, menor o angulo e pouca entrada luz, quanto menor abertura, maior angulo e maior entra de luz.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Câmera fpv para aeromodelo, qual lente 2.8mm ou 3.6mm?

Mensagem por John-Henrique »

fabriciogf escreveu:Minha dúvida é se dá pra voar bem com essa lente 3.6mm e se consigo colocar a lente 2.8mm na câmera cmos?
Dá sim, dá pra voar com e sem ela... com ela usando FPV no máximo você vai notar que a imagem é mais centralizada te dando menos informações nas laterais da tela (por exemplo) de coisas que estão longe do aeromodelo, em outras palavras, você terá uma imagem com menos detalhes visuais do ambiente (não tem relação com qualidade da imagem).
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Câmera fpv para aeromodelo, qual lente 2.8mm ou 3.6mm?

Mensagem por fabriciogf »

Como trocar a lente?
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Câmera fpv para aeromodelo, qual lente 2.8mm ou 3.6mm?

Mensagem por John-Henrique »

fabriciogf escreveu:Como trocar a lente?

Você precisa comprar lente de reposição, mas não acho que valha a pena...
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Câmera fpv para aeromodelo, qual lente 2.8mm ou 3.6mm?

Mensagem por Diego Costa »

Vamos por partes. Angulo e abertura não tem necessariamente a ver um com o outro. Tanto que existem lentes 10mm com aberturas entre f/1.5 e f/16 (quanto maior o numero, menor é a abertura, por exemplo, f/1.5 é muito aberto, e f/16 é muito fechado). A abertura é referente ao diafragma, que funciona como nossas pupilas permitindo maior ou menor entrada de luz, se fechando em locais muito iluminados, e se abrindo em locais com pouca iluminação. Já os "milimetros" da lente meio que determinam o angulo, por exemplo, dificulmente vc encontrará uma lente 300mm que seja minúscula, ou uma lente 10mm muito grande.

No seu caso, creio que não dará uma diferença absurda entre 2.8mm pra 3.6mm, ambas tem angulos de visão bem abertos, você continuará a ter referencias durante o vôo. Acredito que a questão da imagem ruim seja justamente pelo fato de utilizar sensor CCD anteriormente, não sei dizer quanto a "troca" de lentes, mas se conseguir utilizar a lente 2.8 com o sensor CMOS haverá uma diferença gritante em relação ao CCD
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Câmera fpv para aeromodelo, qual lente 2.8mm ou 3.6mm?

Mensagem por fabriciogf »

Acredito que a questão da imagem ruim seja justamente pelo fato de utilizar sensor CCD anteriormente, não sei dizer quanto a "troca" de lentes, mas se conseguir utilizar a lente 2.8 com o sensor CMOS haverá uma diferença gritante em relação ao CCD


Minha dúvida é exatamente essa Diego, não sei se a imagem está melhor por ser cmos ou por ser 3.6mm, estou achando mais nítida, menos distorcida.

Você precisa comprar lente de reposição, mas não acho que valha a pena...

Não quero comprar John-Henrique, quero experimentar a lente da câmera cdd na cmos,mas não sei se serve,nem sei como trocar.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Câmera fpv para aeromodelo, qual lente 2.8mm ou 3.6mm?

Mensagem por John-Henrique »

fabriciogf escreveu:Não quero comprar John-Henrique, quero experimentar a lente da câmera cdd na cmos,mas não sei se serve,nem sei como trocar.

Dica de quem nem é assim tão experiente... "Não mexe com quem ta queto", as chances de você danificar a câmera nesta tentativa é razoavelmente grande, ao custo de uma câmera CCD/CMOS compensa bem mais tu comprar logo outra com as características que quer.

Vá pro YouTube e tente encontrar um vídeo de uma câmera no mesmo modelo da tua e compare as imagens, os videos reproduzidos no YouTube, Facebook e qualquer outro não mostram a imagem exatamente como você veria no teu computador mas já dá pra ter uma ideia de comparação.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Câmera fpv para aeromodelo, qual lente 2.8mm ou 3.6mm?

Mensagem por Japaparadoxx »

Lente 2.8 ou 3.6 mm vai de gosto pessoal, não é porque vc pilotava com uma 2.8mm que vai derrubar seu modelo só porque ta usando uma 3.6, a diferença é pouca.
Sobre os sensores, os modelos CCD foram por um bom tempo, sem dúvidas, as melhores camera fpv no mercado. Hoje em dia com os novos modelos cmos essa diferença esta mudando, algumas marcas possuem cameras cmos muito melhores que as ccd mas isso varia de fabricante.
Sobre a troca da lente, é bom sempre ter algumas de reserva, dependendo da pancada elas quebram internamente fácil. Pra trocar é so tirar uma, colocar a outra e ajustar o foco.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Câmera fpv para aeromodelo, qual lente 2.8mm ou 3.6mm?

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezados ! uma coisa que sempre faço é retirar o filtro UV das câmeras de voo, aumenta bastante a sensibilidade à luz o que ajuda se for voar a noitinha . . . as vezes uso um LED IR de 3 Watts como farol e só funciona sem o filtro . . . bom Domingo `a todos !
Responder