Motoplanador FPV

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Motoplanador FPV

Mensagem por brunobragantine »

Entrei nesse mundo do fpv e gostei da brincadeira, até então com modelos asa fixa. construí um aeromodelo baseado no Skywalker (planta encontrada na internet) com 1900mm de envergadura e perfil Eppler 67, voava muito bem em dias sem ventos (voo lento e estável) porem era extremamente ineficiente em ganhar altitude, mudei a asa para uma asa mista com perfil Clarky e reduzi de 1900mm para 1500mm de envergadura, o modelo ficou muito mais eficiente, consigo voar bem em dias de vento o voo continua lento e estável (voa a 30 35km/h) e tenho uma autonomia de 20 min.


Como esse modelo foi desenhando para uma envergadura maior, a fuselagem esta muito grande e pesada para asa, resolvi projetar outro, menor e mais leve ( a diferença de massa posso compensar em uma bateria adicional, talvez).

sk.jpg
sk.jpg (37.83 KiB) Exibido 28277 vezes


Então fui para as analises: em laranja no gráfico esta o aeromodelo atual, asa mista, 1500mm Clark-y, analisei uma asa retangular com perfil MH32 na mesma envergadura e como é de esperar o perfil tem um melhor desempenho (porem com uma leve redução na sustentação) mesmo uma asa retangular com perfil MH32 consegue ser mais eficiente que uma com afilamento usando clark-y, a segunda analise foi considerando uma asa mista de 2000mm perfil MH32 nesse caso a sustentação se manteve igual a asa atual, para a velocidade de cruzeiro (30 a 40km/h) o ganho na relação CL/CD foi de 16,2%, ainda não analisei o impacto que esse aumento de envergadura terá na massa total... Então vai ser construída a fuselagem, e o primeiro teste vai acontecer com a asa atual, tudo correndo bem, será construída a asa de 2000mm com MH32.
Espero conseguir alguns minutos de voo a mais com essa nova fuselagem mais aerodinâmica.

Xflr5.jpg
Xflr5.jpg (27.7 KiB) Exibido 28277 vezes


o Projeto
Capturar2.jpg
Capturar2.jpg (24.84 KiB) Exibido 28277 vezes
Capturar1.jpg
Capturar1.jpg (25.81 KiB) Exibido 28277 vezes


Cortes iniciados
cnc2.jpg
cnc2.jpg (37.54 KiB) Exibido 28277 vezes

cortes.jpg
cortes.jpg (36.77 KiB) Exibido 28277 vezes
Editado pela última vez por brunobragantine em Dom Ago 22, 2021 9:42 pm, em um total de 1 vez.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Motoplanador FPV

Mensagem por LaercioLMB »

Legal. Mas como planadores não são a minha praia, não saberei opinar em algo que possa ajudar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
nery
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 11:10 am
Localização: Vitoria da Conquista-BA
Contato:

Re: Motoplanador FPV

Mensagem por nery »

Bom projeto, eu também estou iniciando nessa area do FPV, estou trabalhando em um modelo parecido com o seu.
gostei da CNC, que material é esse que você esta cortando ? poderia me informar ? agradeço.
boa sorte no projeto.
Eu pretendo usar os modulos orange 433mhz com firmware open ULRS (Ultimate LRS).
o restante é aquele padrão BOSCAM.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Motoplanador FPV

Mensagem por brunobragantine »

nery escreveu:Bom projeto, eu também estou iniciando nessa area do FPV, estou trabalhando em um modelo parecido com o seu.
gostei da CNC, que material é esse que você esta cortando ? poderia me informar ? agradeço.
boa sorte no projeto.
Eu pretendo usar os módulos Orange 433mhz com firmware open ULRS (Ultimate LRS).
o restante é aquele padrão BOSCAM.


Bacana nery, esse o modelo que esta atualmente voando foi o aero mais dócil que já pilotei, modelos desse tipo são uma excelente plataforma para fpv pois sem controladora já voam praticamente sozinhos... sobre o material é depron 5mm mesmo.

A CNC foi um dos melhores investimentos no hobby, ajuda muito, ela ainda não esta pronta totalmente e com alguns problemas típicos de estrutura em madeira (flexão e torção) mas assim que possível volto a melhorar ela.

eu nunca utilizei open LRS, (uso modulo stock do Taranis) mas já li a respeito e mesmo em 2.4ghz os alcances são absurdos, em 433mhz então nem se fala... teu limitante provavelmente vai ser o link de vídeo ou autonomia do aero.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Motoplanador FPV

Mensagem por brunobragantine »

Dando sequência, avancei um pouco na montagem da fuselagem, a ideia inicial era fazer os estabilizadores com chapa dupla de depron e embutir os servos nas mesmas, mas um pequeno erro impediu isso, durante o projeto, sempre vou determinando o material de cada componente, e pela densidade e volume o software calcula a massa de cada peça, e com isso vou mantendo o CG na posição desejada, aconteceu que na peça canopy eu esqueci de especificar o material, no caso o depron, e o software atribui uma densidade bem maior as peças quando não se determina o material, então na pratica não havia toda aquela massa no nariz então o CG ficou bem recuado, para contornar isso os estabilizadores foram feitos com apenas uma chapa para aliviar massa na cauda, se for necessário terei de recuar a asa um pouco.

fuselagem.jpg
fuselagem.jpg (34.97 KiB) Exibido 28156 vezes

fuselagem2.jpg
fuselagem2.jpg (36.21 KiB) Exibido 28156 vezes

stabv.jpg
stabv.jpg (36.28 KiB) Exibido 28156 vezes

fuselagem+stab.jpg
fuselagem+stab.jpg (33.77 KiB) Exibido 28156 vezes



O setup a ser utilizado:
IMG_20210819_092351_403.jpg
IMG_20210819_092351_403.jpg (36.5 KiB) Exibido 28156 vezes
Editado pela última vez por brunobragantine em Sex Ago 20, 2021 3:04 pm, em um total de 1 vez.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Motoplanador FPV

Mensagem por Paulinho »

Que show Bruno! Estou acompanhando, tenho projeto de montar um FPV assim!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Motoplanador FPV

Mensagem por brunobragantine »

Esse fim de semana trabalhei bastante na parte elétrica do modelo, vou seguir o esquema abaixo. Como estou utilizando uma FC Matek f405 STD e uma PDB FCHUB A-5, as mesmas são para drone, portanto tem o BEC limitado a 2A, optei por alimentar todos os servos pelo BEC do ESC que me fornece 5A, ficando a cargo do BEC da PDB apenas a alimentação do RX e da própria FC.

esquema eletrico.jpg
esquema eletrico.jpg (36.33 KiB) Exibido 28057 vezes

fc2.jpg
fc2.jpg (35.97 KiB) Exibido 28057 vezes


Vou instalar tanto o RX como o VTX na asa, um em cada lado, fiz um conector com toda fiação necessária para alimentar ambos 5v, GND, PPM, (e TX para telemetria via lua script para o radio) para o receptor, e Vbat, GND, Video, e Smart áudio para o VTX, fiz na cnc um suporte para o conetor.


cna.jpg
cna.jpg (14.81 KiB) Exibido 28057 vezes

IMG_20210821_183906_714.jpg
IMG_20210821_183906_714.jpg (27.79 KiB) Exibido 28057 vezes

conector asa 3.jpg
conector asa 3.jpg (37.89 KiB) Exibido 28057 vezes


Entelei também a fuselagem com vinil, os estabilizadores foram entelados com fita transparente até então o peso esta em 1280g, única mudança será o VTX que vou instalar um Race Ranger 1600mw, creio que seja pouca coisa mais pesado que o meu atual, então o peso pronto para voo com uma Gopro a bordo é praticamente esse.
massa.jpg
massa.jpg (37.29 KiB) Exibido 28057 vezes
Editado pela última vez por brunobragantine em Seg Ago 23, 2021 3:55 pm, em um total de 1 vez.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Motoplanador FPV

Mensagem por brunobragantine »

Paulinho escreveu:Que show Bruno! Estou acompanhando, tenho projeto de montar um FPV assim!


Obrigado Paulinho, a experiência que tive com skywalker (caseiro) foi muito boa, é um modelo de voo extremamente estável, sem controladora ele voa praticamente sozinho, com a FC então... Vale muito a pena pra quem gosta de um voo calmo.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Re: Motoplanador FPV

Mensagem por vitormixfer »

Legal! Não sei sua pretensão para firmware, mas essa placa roda arduplane.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Motoplanador FPV

Mensagem por brunobragantine »

vitormixfer escreveu:Legal! Não sei sua pretensão para firmware, mas essa placa roda arduplane.


Então, atualmente ela está rodando com Inav (v2.x.x) eu pretendo atualizar para o Inav v3.x.x, mas vou dar uma olhada no arduplane também.

No passado já lutei bastante com um f450 e apm então acho que ainda lembro um pouco como é a configuração do firmware kkk
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Responder